|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA COORD. PROG. DE POS-GRAD. EM QUIMICA-CT |
|
|
EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
MESTRADO STRICTO SENSU
EDITAL 05/2023 - PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2023
O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), torna público, para conhecimento dos interessados, as normas do processo de seleção dos candidatos para o ingresso no PPGQ, no segundo semestre de 2023.
1. Das vagas
1.1. Estarão abertas 26 (vinte e seis) vagas para admissão para ingresso no segundo semestre do ano de 2023.
1.2. Do total de vagas ofertadas, em atendimento a Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021 e Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022, serão reservadas:
1.2.1. 30% para pessoa autodeclarada negras, de acordo com a classificação prevista na Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021.
1.2.2. No caso da inscrição de ao menos uma pessoa autodeclarada indígena, serão adicionadas 02 (duas) vagas para concorrência exclusiva deste público.
1.2.3. No caso da inscrição de ao menos uma pessoa autodeclarada com deficiência (PcD), serão adicionadas 02 (duas) vagas para concorrência exclusiva deste público.
1.3. Em caso de não preenchimento das vagas reservadas para os candidatos negros, indígenas e com deficiência, o programa poderá destiná-las para os candidatos da ampla concorrência.
2. Da inscrição
2.1. Poderão inscrever-se como candidatos para a seleção do nível Mestrado, os Graduados em Química, Engenharia Química, Farmácia, e áreas afins.
2.2. As inscrições poderão ser realizadas no período definido no cronograma constante no item 7 deste edital, e serão recebidas exclusivamente online por meio do Sistema Acadêmico da UTFPR, disponível no link: http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgq/admissao.
2.3. No ato da inscrição on-line, deverão ser anexados na plataforma de inscrição em um ÚNICO ARQUIVO que contenha toda a documentação constante nas alíneas “a – f”, deste subitem. Este ARQUIVO ÚNICO não poderá ultrapassar 10 (dez) MB em tamanho e deverá ser gerado no formato PDF.
a) Fotocópia do diploma da Graduação, ou atestado de conclusão de curso ou declaração de provável formando emitida pela Coordenação do curso de Graduação do candidato;
b) Currículo no formato Lattes (lattes.cnpq.br) atualizado;
c) Comprovantes do Currículo Lattes constante no Anexo IV;
e) Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação;
f) Fotocópia da carteira de Identidade (ou carteira nacional de habilitação ou Passaporte), CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista para homens. Para candidatos estrangeiros, cópia da Cédula de Identidade para Estrangeiros (RNE), do passaporte e/ou solicitação de Visto, expedido pelo consulado do Brasil no exterior;
2.3. Além dos documentos listados no item anterior, o candidato que concorrer à(s) vagas reservadas deverá anexar:
a) Candidatos negros (pretos ou pardos) - Autodeclaração ASSINADA em que se enquadra nesta categoria;
b) Candidatos indígenas - Cópia do registro administrativo de nascimento indígena (RANI) ou declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena e assinada pela liderança competente;
c) Candidatos com deficiência - Laudo médico atestando sua deficiência, emitido nos últimos 12 (doze) meses indicando o tipo, grau e nível de deficiência."
2.6. Nenhum candidato poderá participar de qualquer etapa do processo de seleção se houver pendência sobre a documentação requerida para a inscrição.
2.7. A inscrição será homologada após a verificação de que o candidato apresentou toda a documentação prevista nas condições explicitadas anteriormente.
2.8. A lista dos candidatos com inscrição homologada será divulgada em ordem alfabética, conforme o cronograma do item 7 deste edital no site http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgq/ppgq.
2.9. Os recursos relativos a essa etapa devem ser encaminhados por escrito para a Comissão de Seleção, via e-mail ppgq-ct@utfpr.edu.br, no prazo de até 24 horas (dias úteis) a partir da divulgação da lista dos candidatos com inscrição homologada.
2.10. Ao se inscrever, o candidato atesta estar ciente e concorda com o contido no presente edital.
3. Da Seleção
3.1. O Processo Seletivo para ingresso no curso de mestrado incluirá as seguintes etapas:
a) Prova sobre temas de Química geral (Anexo I).
b) Análise do Currículo Lattes devidamente comprovado (Anexo II). Será pontuado apenas a produção dos últimos cinco anos.
3.2. A prova será composta por questões discursivas e de múltipla escolha na modalidade remota (on-line) e tem caráter eliminatório e classificatório.
3.3. O candidato deverá providenciar acesso à internet para realização da prova.
3.5. A prova será aplicada conforme o cronograma constante no item 7 deste edital, às 8 h (oito horas) no horário de Brasília e terá duração de 4 h (quatro horas).
3.6. O procedimento para a realização da prova será enviado no e-mail cadastrado no ato da inscrição com antecedência.
3.7. Serão considerados pré-aprovados os candidatos ao mestrado que obtiverem uma nota igual ou superior a 5,0 (cinco), em uma escala de zero a dez. A critério da Comissão de Seleção, as notas da prova poderão ser normalizadas.
3.8. A classificação dos candidatos será em função da nota final, obtida como a média ponderada das notas da prova escrita de temas em Química (80%) e análise do Currículo Lattes (20%).
3.9. Em caso de empate, o desempate será efetuado com base na nota da prova. Persistindo o empate, Comissão de Seleção tomará como segundo critério de desempate a análise do Currículo seguindo os critérios da tabela constante no ANEXO II deste Edital.
4. Da divulgação dos resultados
4.1. A classificação dos candidatos pré-aprovados será divulgada no site no programa, http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgq/ppgq, na data indicada no cronograma constante no item 7 deste edital.
5. Dos Recursos
5.1. Os recursos aos resultados do processo seletivo devem ser encaminhados por escrito para a Comissão de Seleção, via e-mail ppgq-ct@utfpr.edu.br, no prazo de até 24 horas (dias úteis) a partir da divulgação dos resultados.
5.2. A análise dos recursos será feita pela Comissão de Seleção levando em conta a aplicação dos critérios dispostos neste edital.
6. Das matrículas
6.1. A matrícula será realizada conforme o cronograma constante no item 7 deste edital.
6.2. Os candidatos pré-aprovados para o curso de Mestrado só serão considerados aprovados e habilitados a fazer matrícula quando obtiverem uma carta de aceite, emitida por um orientador credenciado ao Programa, ratificando a disponibilidade de orientação. A carta de aceite do orientador é, portanto, documento indispensável para a aprovação final no Processo Seletivo e, se aplicável, para a indicação de bolsa para o aluno.
6.3. Para realizar a matrícula, o candidato habilitado no processo seletivo deverá encaminhar por e-mail, ppgq-ct@utfpr.edu.br, os seguintes documentos:
a) Carta de aceite de orientação emitida pelo orientador credenciado no Programa;
d) Diploma de curso de Graduação, frente e verso, ou declaração de Conclusão de Curso assinada pelo representante IES de Graduação. A declaração de conclusão do curso de Graduação é aceita para a matrícula, porém é necessária a apresentação do Diploma em até 1 (um) ano após a matrícula no curso. O discente será desligado do curso se não apresentar a documentação obrigatória.
7. Cronograma
Etapas |
Datas |
Publicação do Edital |
10/05/2023 |
Período de Inscrições |
10/05/2023 a 23/06/2023 |
Divulgação da Homologação das Inscrições |
26/06/2023 |
Prazo para Recurso das Homologações das Inscrições |
28/06/2023 |
Exame de Seleção |
30/06/2023 |
Publicação do Resultado |
04/07/2023 |
Prazo para Recursos |
06/07/2023 |
Publicação do Resultado Final |
07/07/2023 |
Matrículas |
31/07/2023 a 04/08/2023 |
8. Disposições finais
8.1. A prova é obrigatória e classificatória.
8.2. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do PPGQ.
8.3. O presente edital será publicado conforme o cronograma constante no item 7 deste edital na página do programa (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgq/ppgq) para que atenda aos interessados e cumpra as suas finalidades.
8.4. Fica definido o foro da Justiça Federal de Curitiba, para dirimir quaisquer dúvidas que possam existir no presente edital.
PUBLIQUE-SE.
Curitiba, 10 de maio de 2023
Comissão Permanente de Seleção do PPGQ
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química
Diretoria de Pós-Graduação -UTFPR - CT
Diretoria-Geral do Câmpus Curiba da UTFPR
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) POLIANA MACEDO DOS SANTOS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 08/05/2023, às 22:09, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 09/05/2023, às 11:43, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FRANCIS KANASHIRO MENEGHETTI, DIRETOR(A), em (at) 10/05/2023, às 09:03, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCIANO NASSIF VIDAL, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 10/05/2023, às 10:08, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3431402 e o código CRC (and the CRC code) F4F55913. |
ANEXO I
Prova de Seleção para o PPGQ – UTFPR – Mestrado – 2023/2
A prova terá duração de 4 h, iniciando-se às 8 h conforme o cronograma do item 7 do Edital 05/2023.
Tópicos:
Teoria Atômica e Propriedades Periódicas; Ligações Químicas; Geometria molecular; Propriedade dos Gases; Líquidos e Sólidos; Termodinâmica (Leis da Termodinâmica); Equilíbrio Químico; Ácidos e Bases; Eletroquímica; Cinética Química.
Bibliografia recomendada*:
ATKINS, Peter; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre, Editora Bookman, 2018.
KOTZ, John C.; TREICHEL, Paul M.; TOWNSEND, John R.; TREICHEL, David A. Química geral e reações químicas, v. 1-2. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
BROWN, Theodore; LEMAY, H. Eugene, BURSTEN, Bruce E. Química: A ciência central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2016.
*A relação contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.
ANEXO II
TABELA DE PONTUAÇÃO PARA CANDIDATOS AO MESTRADO
Item |
Quantidade |
Valor por comprovante |
Pontos obtidos |
1. Artigo publicado ou aceito* em periódico com classificação A1 no Qualis mais recente. |
|
60,0 |
|
1. Artigo publicado ou aceito* em periódico com classificação A2 no Qualis mais recente. |
|
50,0 |
|
1. Artigo publicado ou aceito* em periódico com classificação A3 no Qualis mais recente. |
|
40,0 |
|
1. Artigo publicado ou aceito* em periódico com classificação A4 no Qualis mais recente. |
|
30,0 |
|
1. Artigo publicado ou aceito* em periódico com classificação B1 no Qualis mais recente. |
|
20,0 |
|
1. Artigo publicado ou a aceito* em periódico com classificação B2 no Qualis mais recente. |
|
10,0 |
|
3. Livro Publicado com selo de editoras que possuam corpo editorial. Só serão aceitos livros publicados por Editora com Conselho Editorial, sendo a obra referenciada pela International Standard Book Number – ISBN. Serão pontuadas as publicações comprovadas por cópia da folha de rosto do meio de divulgação e da ficha catalográfica. |
|
60,0 |
|
4. Capítulos de Livros Publicados com selo de editoras que possuam corpo editorial. Só serão aceitos livros publicados por Editora com Conselho Editorial, sendo a obra referenciada pela International Standard Book Number – ISBN. Serão pontuadas as publicações comprovadas por cópia da folha de rosto do meio de divulgação e da ficha catalográfica. |
|
30,0 |
|
5. Registro de patente. |
|
30,0 |
|
6. Apresentação de trabalho em eventos científicos internacionais (Máximo de 05 apresentações). Serão pontuadas as comprovações por cópia do resumo e do certificado comprovados pelo Coordenador ou Presidente de evento científico. |
|
2,0 |
|
7. Apresentação de trabalho em eventos científicos nacionais (Máximo de 05 apresentações). Serão pontuadas as comprovações por cópia do resumo e do certificado comprovados pelo Coordenador ou Presidente de evento científico. |
|
1,0 |
|
8. Apresentação de trabalho em eventos científicos regionais (Máximo de 05 apresentações). Serão pontuadas as comprovações por cópia do resumo e do certificado comprovados pelo Coordenador ou Presidente de evento científico. |
|
0,5 |
|
9. Bolsista de Iniciação Científica cadastrado em programas oficiais por órgão competente (Máximo de 03 anos). |
|
2,0 |
|
10. Iniciação científica voluntária cadastrada por órgão competente (Máximo de 03 anos). Pontos/ano |
|
1,0 |
|
|
Total |
|
|
* Aceito com comprovação: DOI ou carta de aceite do Editor.
Referência: Processo nº 23064.020199/2023-48 | SEI nº 3431402 |