Boletim de Serviço Eletrônico em 10/05/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

COORD.PROG.POS-GRAD.ENG. MEC.E MATER.-CT

 

EDITAL ppGEM-CT 20/2023

SELEçÃo de BOLSistas DE Iniciação Científica - Fundação AraucáriA 2023

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação representada pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) do campus Curitiba da UTFPR e a Coordenação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva (NAPI-TA) da UTFPR, tornam público o Edital para o processo de seleção de bolsistas de Iniciação Científica pelo Convênio NAPI-TA estabelecido entre a Fundação Araucária e FUNTEF-PR.

 

1. OBJETIVO DO EDITAL

1.1 Apresentar os procedimentos para a seleção de bolsistas de Iniciação Científica relacionados ao eixo temático de Tecnologia Assistiva

 

2. CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS

2.1. As bolsas deste Edital serão pagas com recursos provenientes do orçamento anual da Fundação Araucária destinado ao NAPI-TA da UTFPR e será administrado pela FUNTEF-PR. 

2.2. Descrição da bolsa/área de atuação:

a. Modalidade da Bolsa

 PIBIC

b. Valor mensal

R$ 500,00 (Quinhentos reais)

c. Duração (meses)

 24 (quinze)

d. Dedicação de tempo (horas semanais)

20 horas (vinte horas)

e. Número de cotas

3

f. Eixo temático

Tecnologia Assistiva (Próteses Faciais)

g. Orientador

Prof. Dr. José Aguiomar Foggiatto

h. Área de Pesquisa (Capes)

3.13.02.04-1 Tecnologia de Próteses

i. Título do Projeto

  Novo Arranjo em Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva

 

3. REQUISITOS, DEVERES E COMPROMISSOS DO (A) ESTUDANTE

3.1. O(a) estudante candidato(a) a bolsa deve estar regularmente matriculado(a) em curso de graduação;

3.2. Não ter vínculo empregatício e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa;

3.3. Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/);

3.4. Apresentar bom desempenho acadêmico;

3.5. Dedicar individualmente 20 (vinte) horas semanais para a execução do Plano de Trabalho.

3.6. Os bolsistas de outras instituições deverão fornecer a Declaração de Matrícula semestralmente.

3.7 Referenciar à condição de estudante de Iniciação Científica nas publicações e trabalhos que eventualmente sejam apresentados e/ou publicados, incluindo menção de agradecimento à agência financiadora.

Parágrafo único: A qualquer momento, o(a) estudante fica sujeito a devolução dos valores recebidos do órgão de fomento, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente ou caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos.

 

4. INSCRIÇÃO DO CANDIDATO À BOLSA

4.1 Os(as) estudantes interessados(as) devem se inscrever no período informado no item 9.1  e enviar a ficha de inscrição (Anexo I) e os seguintes documentos em formato PDF para o e-mail foggiatto@utfpr.edu.br:

I. Ficha de Inscrição (ANEXO I) devidamente preenchida;

II. Declaração de Matrícula

III.  Cópia atualizada de seu currículo lattes;

IV.  Histórico Escolar atualizado.

4.2 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 9.2 do presente Edital, na página da DIRPPG do campus Curitiba.

 

5. PROCESSO DE SELEÇÃO DO BOLSISTA

5.1 Para a seleção dos bolsistas serão utilizados os seguintes critérios:

a) Modalidade Tecnologia: Duas bolsas serão atribuídas para alunos de Engenharia Mecânica ou Engenharia Mecatrônica ou Design.

b) Modalidade Odontologia: Uma bolsa será atribuída a alunos de Odontologia.

c) Critérios de classificação

O critério de classificação dar-se-á pelos maiores coeficientes de rendimento dos alunos inscritos, em cada modalidade.

Em caso de empate, dar-se-á prioridade de classificação aos alunos com maior idade.

5.2 A divulgação do resultado do processo seletivo será realizada no site do PPGEM na seção Destaques (http://www.utfpr.edu.br/ct/ppgem) e constará o nome dos(as) candidatos(as) que foram selecionados em ordem classificatória (da maior pontuação para a menor);

5.3 Os(as) candidatos(as) serão chamados conforme a ordem de classificação. Caso existam desistências poderão ser chamados novos candidatos de acordo com a ordem de classificação.

 

6. REQUISITOS, DEVERES E COMPROMISSOS DO ORIENTADOR

6.1. Possuir titulação de Doutorado e produção científica divulgada nos principais veículos de comunicação de sua área;

6.2. Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes;

6.3. Possuir Projeto Homologado e vigente nos Editais de Homologação da PROPPG/UTFPR;

6.4. Realizar a seleção dos candidatos, de acordo com os critérios do Edital.

Parágrafo único: Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do orientador.

6.5. O(a) bolsista deverá ser o(a) primeiro(a) autor(a) do trabalho que eventualmente for apresentado em evento científico e nas publicações diretamente relacionadas as atividades do plano de trabalho da Iniciação Científica.

6.6. Os trabalhos de Iniciação Científica apresentados e/ou publicados devem inserir o agradecimento ao apoio financeiro recebido pela agência financiadora da bolsa.

6.7. A substituição ou cancelamento das atividades de Iniciação Científica deverá ser realizada pelo(a) orientador(a), quando:

I. O(a) estudante tiver o status “formado(a)” na instituição de ensino;

II. O(a) bolsista desistir;

III. O(a) bolsista apresentar desempenho insatisfatório nas atividades previstas no plano de trabalho;

IV. O(a) bolsista estabelecer vínculo empregatício;

V. O(a) bolsista ingressar no estágio obrigatório;

VI. Ou outras motivações do(a) estudante (comprometimento da saúde, invalidez, morte, outros).

Parágrafo único: A solicitação de substituição e/ou cancelamento deverá ser encaminhada pelo orientador, para a FUNTEF e o novo bolsista a ser contratado será o próximo da lista de classificados.

     

7. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO

7.1 Os resultados preliminares serão divulgados no site do PPGEM na seção Destaques (http://www.utfpr.edu.br/ct/ppgem) na data, conforme item 9.3.

7.2. O(s) candidato(s) aprovado(s) devem enviar até a data estabelecida no item 9.6 para o e-mail foggiatto@utfpr.edu.br os seguintes documentos:

  1. ANEXO II - Declaração institucional: onde o supervisor e o(a) bolsista declaram que não haverá acúmulo de bolsa de qualquer outra natureza e que o(a) candidato(a) não manterá vínculo empregatício enquanto permanecer na condição de bolsista desta chamada.
  2. ANEXO III - Plano de Trabalho do Bolsista: Preenchido e assinado pelo(s) candidato(s) a bolsa e pelo seu respectivo orientador.

7.3 Após a divulgação dos resultados da classificação, o(a) proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado preliminar, até a data prevista no item 9.4.

7.4 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via email para foggiatto@utfpr.edu.br.

7.5 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos de acordo com o cronograma do item 9.4 e 9.5 deste Edital.

 

8. DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 Os casos omissos serão analisados pela Comissão designada pela DIRPPG-CT.

8.2 Os(as) candidatos(as) às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.

8.3 O período de validade do presente Edital é de 12 meses a partir da data de divulgação do resultado final.

8.4 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada ao número de cotas concedido ao NAPI-TA da UTFPR pela Fundação Araucária.

8.5 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

8.6 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.

 

9. CRONOGRAMA

Atividade

Período

9.1 Período de inscrição

de 15 a 20 de maio de 2023

9.2 Homologação das inscrições

até 20 de maio

9.3 Resultado preliminar da pontuação e Classificação

22 de maio

9.4 Interposição de recursos

22 a 23 de maio

9.5 Resultado dos recursos e pontuação final

 24 de maio

9.6 Entrega da Declaração e Plano de trabalhos dos estudantes

de 24 a 25 de maio

9.7 Encaminhamento dos Planos de Trabalho

25 de maio

9.8 Vigência prevista do(s) Plano(s) de Trabalho

25 de maio (inicio)

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JOSE AGUIOMAR FOGGIATTO, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 10/05/2023, às 14:24, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FRANCIS KANASHIRO MENEGHETTI, DIRETOR(A), em (at) 10/05/2023, às 15:34, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3437319 e o código CRC (and the CRC code) 16143692.



ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO - EDITAL PPGEM-CT 20/2023

Seleção de Bolsista Iniciação Científica

NOME COMPLETO:

CURSO DE GRADUAÇÃO:

E-MAIL:

Obs: anexar cópia atualizada do currículo lattes documentado e Histórico escolar com coeficiente de rendimento.

 

Para a comissão preencher após a classificação

CLASSIFICAÇÃO:___________

 

ANEXO II - DECLARAÇÃO INSTITUCIONAL

(Preenchimento individual)

 

Eu, _______________________________________________________, CPF: _____________________, RG: ______________________, aprovado para receber uma bolsa de Iniciação Científica nos termos do Programa de Bolsas da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, por meio do Edital PPGEM-CT  20/2023, DECLARO que tenho ciência e concordo em não acumular bolsa de qualquer outra natureza ou manter vínculo empregatício enquanto permanecer usufruindo da Bolsa deste projeto.

 

Curitiba, ___, de _________ de 2023.

 

 

______________________________________

(Assinatura)

Nome do candidato:

Link do Currículos Lattes:

E-mail:

Telefone:

 

 

________________________________________

(Assinatura)

Nome do Supervisor:

Campus da UTFPR:

E-mail:

Telefone:

 

ANEXO III - PLANO DE TRABALHO

          PLANO DE TRABALHO PARA O BOLSISTA

1. IDENTIFICAÇÃO

Instituição onde será desenvolvido o projeto/Campus

 

Coordenador Institucional

 

Orientador (Docente/Pesquisador responsável)

 

Modalidade de Bolsa

Iniciação Científica

Bolsista

 

Título do projeto de pesquisa

Novo Arranjo em Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva

Período previsto para desenvolvimento do Projeto

 

 

 

2. SÍNTESE DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO BOLSISTA

1

2

3

4

5

6

7

 

3. ASSINATURAS

Os abaixo-assinados declaram que o presente Plano de Trabalho foi estabelecido de comum acordo, assumindo as tarefas e responsabilidades que lhes caberão durante o período de realização dele.

Local e data: Curitiba, __ de ______ de 2023

 

 

 

 

 

Assinatura do Bolsista

DIRPPG

 

 

 

 

 

Coordenador do projeto

FUNTEF

 


Referência: Processo nº 23064.020292/2023-52 SEI nº 3437319