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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA COORD.PROG.POS-GRAD.ENG. MEC.E MATER.-CT |
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EDITAL ppGEM-CT 20/2023
SELEçÃo de BOLSistas DE Iniciação Científica - Fundação AraucáriA 2023
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação representada pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) do campus Curitiba da UTFPR e a Coordenação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva (NAPI-TA) da UTFPR, tornam público o Edital para o processo de seleção de bolsistas de Iniciação Científica pelo Convênio NAPI-TA estabelecido entre a Fundação Araucária e FUNTEF-PR.
1. OBJETIVO DO EDITAL
1.1 Apresentar os procedimentos para a seleção de bolsistas de Iniciação Científica relacionados ao eixo temático de Tecnologia Assistiva
2. CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS
2.2. Descrição da bolsa/área de atuação:
a. Modalidade da Bolsa |
PIBIC |
b. Valor mensal |
R$ 500,00 (Quinhentos reais) |
c. Duração (meses) |
24 (quinze) |
d. Dedicação de tempo (horas semanais) |
20 horas (vinte horas) |
e. Número de cotas |
3 |
f. Eixo temático |
Tecnologia Assistiva (Próteses Faciais) |
g. Orientador |
Prof. Dr. José Aguiomar Foggiatto |
h. Área de Pesquisa (Capes) |
3.13.02.04-1 Tecnologia de Próteses |
i. Título do Projeto |
Novo Arranjo em Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva |
3. REQUISITOS, DEVERES E COMPROMISSOS DO (A) ESTUDANTE
3.1. O(a) estudante candidato(a) a bolsa deve estar regularmente matriculado(a) em curso de graduação;
3.2. Não ter vínculo empregatício e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa;
3.3. Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/);
3.4. Apresentar bom desempenho acadêmico;
3.5. Dedicar individualmente 20 (vinte) horas semanais para a execução do Plano de Trabalho.
3.6. Os bolsistas de outras instituições deverão fornecer a Declaração de Matrícula semestralmente.
3.7 Referenciar à condição de estudante de Iniciação Científica nas publicações e trabalhos que eventualmente sejam apresentados e/ou publicados, incluindo menção de agradecimento à agência financiadora.
Parágrafo único: A qualquer momento, o(a) estudante fica sujeito a devolução dos valores recebidos do órgão de fomento, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente ou caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos.
4. INSCRIÇÃO DO CANDIDATO À BOLSA
4.1 Os(as) estudantes interessados(as) devem se inscrever no período informado no item 9.1 e enviar a ficha de inscrição (Anexo I) e os seguintes documentos em formato PDF para o e-mail foggiatto@utfpr.edu.br:
I. Ficha de Inscrição (ANEXO I) devidamente preenchida;
II. Declaração de Matrícula
III. Cópia atualizada de seu currículo lattes;
IV. Histórico Escolar atualizado.
4.2 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 9.2 do presente Edital, na página da DIRPPG do campus Curitiba.
5. PROCESSO DE SELEÇÃO DO BOLSISTA
5.1 Para a seleção dos bolsistas serão utilizados os seguintes critérios:
a) Modalidade Tecnologia: Duas bolsas serão atribuídas para alunos de Engenharia Mecânica ou Engenharia Mecatrônica ou Design.
b) Modalidade Odontologia: Uma bolsa será atribuída a alunos de Odontologia.
c) Critérios de classificação
O critério de classificação dar-se-á pelos maiores coeficientes de rendimento dos alunos inscritos, em cada modalidade.
Em caso de empate, dar-se-á prioridade de classificação aos alunos com maior idade.
5.2 A divulgação do resultado do processo seletivo será realizada no site do PPGEM na seção Destaques (http://www.utfpr.edu.br/ct/ppgem) e constará o nome dos(as) candidatos(as) que foram selecionados em ordem classificatória (da maior pontuação para a menor);
5.3 Os(as) candidatos(as) serão chamados conforme a ordem de classificação. Caso existam desistências poderão ser chamados novos candidatos de acordo com a ordem de classificação.
6. REQUISITOS, DEVERES E COMPROMISSOS DO ORIENTADOR
6.1. Possuir titulação de Doutorado e produção científica divulgada nos principais veículos de comunicação de sua área;
6.2. Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes;
6.3. Possuir Projeto Homologado e vigente nos Editais de Homologação da PROPPG/UTFPR;
6.4. Realizar a seleção dos candidatos, de acordo com os critérios do Edital.
Parágrafo único: Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do orientador.
6.5. O(a) bolsista deverá ser o(a) primeiro(a) autor(a) do trabalho que eventualmente for apresentado em evento científico e nas publicações diretamente relacionadas as atividades do plano de trabalho da Iniciação Científica.
6.6. Os trabalhos de Iniciação Científica apresentados e/ou publicados devem inserir o agradecimento ao apoio financeiro recebido pela agência financiadora da bolsa.
6.7. A substituição ou cancelamento das atividades de Iniciação Científica deverá ser realizada pelo(a) orientador(a), quando:
I. O(a) estudante tiver o status “formado(a)” na instituição de ensino;
II. O(a) bolsista desistir;
III. O(a) bolsista apresentar desempenho insatisfatório nas atividades previstas no plano de trabalho;
IV. O(a) bolsista estabelecer vínculo empregatício;
V. O(a) bolsista ingressar no estágio obrigatório;
VI. Ou outras motivações do(a) estudante (comprometimento da saúde, invalidez, morte, outros).
Parágrafo único: A solicitação de substituição e/ou cancelamento deverá ser encaminhada pelo orientador, para a FUNTEF e o novo bolsista a ser contratado será o próximo da lista de classificados.
7. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO
7.1 Os resultados preliminares serão divulgados no site do PPGEM na seção Destaques (http://www.utfpr.edu.br/ct/ppgem) na data, conforme item 9.3.
7.2. O(s) candidato(s) aprovado(s) devem enviar até a data estabelecida no item 9.6 para o e-mail foggiatto@utfpr.edu.br os seguintes documentos:
7.3 Após a divulgação dos resultados da classificação, o(a) proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado preliminar, até a data prevista no item 9.4.
7.4 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via email para foggiatto@utfpr.edu.br.
7.5 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos de acordo com o cronograma do item 9.4 e 9.5 deste Edital.
8. DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1 Os casos omissos serão analisados pela Comissão designada pela DIRPPG-CT.
8.2 Os(as) candidatos(as) às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.
8.3 O período de validade do presente Edital é de 12 meses a partir da data de divulgação do resultado final.
8.4 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada ao número de cotas concedido ao NAPI-TA da UTFPR pela Fundação Araucária.
8.5 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
8.6 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.
9. CRONOGRAMA
Atividade |
Período |
9.1 Período de inscrição |
de 15 a 20 de maio de 2023 |
9.2 Homologação das inscrições |
até 20 de maio |
9.3 Resultado preliminar da pontuação e Classificação |
22 de maio |
9.4 Interposição de recursos |
22 a 23 de maio |
9.5 Resultado dos recursos e pontuação final |
24 de maio |
9.6 Entrega da Declaração e Plano de trabalhos dos estudantes |
de 24 a 25 de maio |
9.7 Encaminhamento dos Planos de Trabalho |
25 de maio |
9.8 Vigência prevista do(s) Plano(s) de Trabalho |
25 de maio (inicio) |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JOSE AGUIOMAR FOGGIATTO, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 10/05/2023, às 14:24, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FRANCIS KANASHIRO MENEGHETTI, DIRETOR(A), em (at) 10/05/2023, às 15:34, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3437319 e o código CRC (and the CRC code) 16143692. |
ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO
FICHA DE INSCRIÇÃO - EDITAL PPGEM-CT 20/2023 Seleção de Bolsista Iniciação Científica NOME COMPLETO: CURSO DE GRADUAÇÃO: E-MAIL: Obs: anexar cópia atualizada do currículo lattes documentado e Histórico escolar com coeficiente de rendimento.
Para a comissão preencher após a classificação CLASSIFICAÇÃO:___________ |
ANEXO II - DECLARAÇÃO INSTITUCIONAL
(Preenchimento individual)
Eu, _______________________________________________________, CPF: _____________________, RG: ______________________, aprovado para receber uma bolsa de Iniciação Científica nos termos do Programa de Bolsas da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, por meio do Edital PPGEM-CT 20/2023, DECLARO que tenho ciência e concordo em não acumular bolsa de qualquer outra natureza ou manter vínculo empregatício enquanto permanecer usufruindo da Bolsa deste projeto.
Curitiba, ___, de _________ de 2023.
______________________________________
(Assinatura)
Nome do candidato:
Link do Currículos Lattes:
E-mail:
Telefone:
________________________________________
(Assinatura)
Nome do Supervisor:
Campus da UTFPR:
E-mail:
Telefone:
ANEXO III - PLANO DE TRABALHO
PLANO DE TRABALHO PARA O BOLSISTA
1. IDENTIFICAÇÃO
Instituição onde será desenvolvido o projeto/Campus |
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Coordenador Institucional |
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Orientador (Docente/Pesquisador responsável) |
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Modalidade de Bolsa |
Iniciação Científica |
Bolsista |
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Título do projeto de pesquisa |
Novo Arranjo em Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva |
Período previsto para desenvolvimento do Projeto |
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2. SÍNTESE DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO BOLSISTA
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
3. ASSINATURAS
Os abaixo-assinados declaram que o presente Plano de Trabalho foi estabelecido de comum acordo, assumindo as tarefas e responsabilidades que lhes caberão durante o período de realização dele. |
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Local e data: Curitiba, __ de ______ de 2023 |
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Assinatura do Bolsista |
DIRPPG |
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Coordenador do projeto |
FUNTEF |
Referência: Processo nº 23064.020292/2023-52 | SEI nº 3437319 |