Boletim de Serviço Eletrônico em 14/08/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO

PROGRAMA DE POS GRAD. EM INFORMATICA-CP

 

EDITAL Nº 003/2023 - PPGI-SENAI

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DO HUB DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DO SENAI-PR e para o PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA, NÍVEL MESTRADO PROFISSIONAL, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – CÂMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO

 

1 APRESENTAÇÃO

 

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) está procurando profissionais ou pesquisadores com conhecimentos relevantes para serem bolsistas residentes no Programa de Residência em Inteligência Artificial do Hub de Inteligência Artificial do Senai PR.

O objetivo principal do programa:

 

Entendendo que:

O candidato selecionado irá:

 

As disciplinas do programa de residência e de mestrado serão ofertadas de forma remota, síncrona e mediadas por Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC).

 

No ano 01 o bolsista residente será avaliado de duas formas:

 

No ano 02 o bolsista residente será avaliado:

 

2 VAGAS

O Edital visa o preenchimento entre 14 e 20 vagas de bolsistas residentes.

No caso do mestrado a Área de Concentração é a “Computação Aplicada”, de acordo com as Linhas de Pesquisa Científico/Tecnológicas “Engenharia de Software” e “Inteligência Computacional”.

 

Do total de vagas ofertadas, em atendimento a Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021 e Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022, serão reservadas:

i) 30% do total de vagas para pessoas autodeclaradas negras, de acordo com a classificação prevista na Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021.

ii) No caso de inscrição de ao menos uma pessoa autodeclarada indígena, deve-se adicionar 01 vaga para até 20 vagas disponibilizadas.

iii) No caso de inscrição de ao menos uma PcD, deve-se adicionar 01 vaga para até 20 vagas disponibilizadas.

Os candidatos indígenas ou com deficiência, que optarem pelas cotas, concorrerão exclusivamente a estas vagas reservadas.

Caso haja sobra de vagas dentre os candidatos de ampla concorrência, estas poderão ser preenchidas por candidatos que tenham optado pelas vagas reservadas desde que tenham obtido aprovação no processo seletivo.

 

A possibilidade em participar do programa de mestrado, sem necessariamente ser bolsista residente do Programa de Residência em IA só será possível para pesquisadores do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação, em quantidade de até 4 vagas por turma.

 

A quantidade de vagas poderá variar a maior ou menor em função da quantidade de empresas patrocinadoras que aderirem ao programa, havendo a possibilidade do programa não ser realizado em função da baixa adesão dessas empresas.

 

3 INSCRIÇÃO    

Nas inscrições serão admitidos os candidatos portadores de diploma de curso de graduação plena na área de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas e áreas afins, reconhecidos oficialmente, respeitando-se os seguintes pré-requisitos:

Ser graduado em uma das seguintes áreas:

As habilidades específicas que serão consideradas como diferencial incluem:

 

Para a inscrição, deverão ser enviados os seguintes documentos:

 

 

Tendo em vista as disposições da Lei 13.726/2018, alguns documentos pessoais serão solicitados apenas aos candidatos que forem selecionados, e a apresentação de cópia autenticada ou dos originais para autenticação será na própria secretaria do PPGI, para efetivação da matrícula, conforme orientações a serem enviadas oportunamente.

Os candidatos portadores de títulos de graduação plena obtidos no exterior deverão enviar o respectivo documento de reconhecimento, termo de acordo ou tratado internacional.

 São vedadas as inscrições extemporâneas.

As informações prestadas na inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o Senai e UTFPR do direito de excluir da seleção aquele que não apresentar documentação completa, preenchimento integral e legível da ficha de inscrição e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

Uma relação das inscrições será divulgada nas páginas do programa. Esta relação conterá, caso existam, os documentos faltantes na inscrição de cada candidato. Os documentos faltantes poderão ser enviados pelo candidato no prazo de até dois (2) dias úteis após a divulgação.

A relação das inscrições aceitas será divulgada, nas páginas web do programa.

 

4 SELEÇÃO

O processo de seleção dos bolsistas será composto de:

A quantidade de candidatos dependerá das cotas de residências comercializadas.

A seleção será composta pela avaliação do histórico escolar da graduação, e entrevista, as quais receberão notas de zero (0) a dez (10).

 

O candidato que obtiver nota final inferior a cinco (5) será eliminado do processo de seleção.

As notas obtidas nas Etapas 1 e 2 terão peso igual na pontuação gerada e os candidatos com maior pontuação (1 a 10) serão selecionados.

 

A previsão de divulgação do resultado preliminar da seleção é dia 22 agosto de 2023 e será divulgado nas páginas web do programa.

Será concedido um prazo de recurso de dois (2) dias úteis após a divulgação do resultado preliminar. O recurso deverá ser encaminhado para os e-mails ppgi-cp@utfpr.edu.br e inovacao@sistemafiep.org.br conter claramente a motivação, sob pena de não ser aceito em casos de subjetividade.

Após a decisão de eventuais recursos, o resultado da seleção é previsto para o dia 05 de agosto de 2023 e será divulgado nas páginas web do programa.

A data limite para apresentação das candidaturas será 30 de julho de 2023.

Início previsto do programa: 18 de setembro de 2023.

A comissão avaliadora se reserva no direto de estender o período de seleção, se necessário.

A data de início está atrelada à comercialização de cotas de empresas patrocinadores do Programa.

 

5 DISPOSIÇÕES GERAIS

A inscrição do candidato implica na aceitação das condições constantes no presente Edital e no Regulamento do programa.

A documentação, para fins de recurso, ficará à disposição dos candidatos a partir da data de divulgação do resultado final da seleção.

O prazo para apresentação de recurso será de quarenta e oito (48) horas a partir do horário de divulgação do resultado final da seleção.

O candidato será eliminado da seleção, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, se for identificada burla ou tentativa de burla de quaisquer das condições definidas neste Edital e nos comunicados do PPGI.

O presente Edital poderá ser cancelado, total ou parcialmente, a depender do interesse institucional do SENAI e da UTFPR. Os candidatos em qualquer não terão direito a qualquer indenização em decorrência do cancelamento.

 Os casos omissos a este Edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGI em conjunto com profissionais do Senai.

O presente edital entrará em vigor na data de sua publicação nos sítios http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgi-cp/editais e  https://talento.ielpr.com.br/programa/5/programa-de-residencia-em-inteligencia-artificial

 Fica eleito o Foro da Justiça Federal, Subseção Judiciária de Londrina para dirimir eventuais questões decorrentes do Edital.

 

Cornélio Procópio, 06 de junho de 2023.

 

Assinado eletronicamente por

 

 

Professora Dra. Katia Romero Felizardo - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI)

Professor Dr. Márcio Jacometti - Diretor-Geral do Câmpus Cornélio Procópio - UTFPR

Senhor Henry Carlo Cabral - Gerente de Unidade do SENAI

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) KATIA ROMERO FELIZARDO SCANNAVINO, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 07/06/2023, às 10:40, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCIO JACOMETTI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 07/06/2023, às 11:28, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3449599 e o código CRC (and the CRC code) 12F48DF2.



 

 

 

 

Anexo I do Edital Nº 003/2023-PPGI

Modelo de Formulário de Autodeclaração

 

FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO

 

 

Nome:

 

Inscrição:

 

Declaro ser negro(a) de cor preta ou parda e assumo a opção de concorrer às vagas reservadas para negros(as), de acordo com os critérios e procedimentos inerentes à Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021 e Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022. As informações prestadas nesta declaração são de minha inteira responsabilidade, estando ciente que poderei responder criminalmente no caso de falsidade.

 

 

..... de.................. de 2022

 

 

____________________________________________

Assinatura do(a) Candidato(a)

 

 

 

 

 

Anexo II – Processo Seletivo

Nome do Candidato:

Telefone:

Email:

 

ETAPA 01 - ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO ENVIADA

  1. Análise do Histórico Escolar

Nota do candidato (0 a 10):

 

Método de cálculo:

Essa média é calculada pela média de todas as notas das disciplinas integrantes no histórico escolar do curso de graduação, excluindo-se as disciplinas com reprovação).

Para conceitos alfanuméricos:

Caso o candidato apresente cursos de aperfeiçoamento e especialização aderentes ao programa, poderão compor sua nota final.

 

  1. Análise do Currículo

Nota do candidato (0 a 10):

 

Método de avaliação:

 

NOTA GERAL ETAPA 01 (MÉDIA DOS ITENS A E B):

 

 

ETAPA 02 – ENTREVISTA

 

CRITÉRIOS AVALIADOS

NOTA MODAL (0 a 10)

Validação das competências comportamentais.

Com base no parecer da entrevista, atribua uma nota para as competências comportamentais do candidato.

 

Nível de conhecimento técnico necessário para o exercício da atividade (teórico).

Conte-me sobre uma situação em que seu conhecimento técnico contribuiu para um colega de trabalho ou gestor.

Conte-me uma situação em que você não tinha conhecimento técnico sobre uma atividade e o que fez?

 

Habilidade técnica necessária para a função (prática).

Conte-me um exemplo em que sua forma de operacionalizar uma atividade teve destaque na equipe.

Conte sobre uma situação na qual você errou na operação da atividade e como reagiu a respeito?

 

Evidencia atualização referente a sua área de atuação.

Quais foram suas últimas atualizações ao conhecimento na sua área.

Como faz para se manter atualizado.

 

 

 

ESCALA DE AVALIAÇÃO

Não apresenta a característica avaliada ou está aquém ao requerido para a função/atividade.

0 a 3

A característica avaliada está abaixo do requerido para o exercício da função.

4 a 5

A característica avaliada atende ao requerido para o exercício da função.

6 a 8

A característica avaliada excede ao requerido para o exercício da função.

9 a 10

 

Qual o diferencial que o candidato apresenta?

 

 

 

 

NOTA GERAL DA ETAPA 2:

 

NOTA GERAL DO PROCESSO SELETIVO:


Referência: Processo nº 23064.022949/2023-16 SEI nº 3449599