|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-PB DEP. ACADEMICO DE MATEMATICA DAMAT-PB |
|
|
EDITAL 01/2023 – DIRPPG - BOLSAS – SELEÇÃO DE BOLSISTA TÉCNICO PARA O GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA - PROGRAMA DE APOIO A GRUPOS DE PESQUISAS NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS, LINGUÍSTICA E ARTES
O Grupo de Pesquisa Educação em Engenharia, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT), do Campus Ponta Grossa da UTFPR, contemplado com recursos da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) no Edital PROPPG 11/2023, comunica que no período de 02 de junho de 2023 a 08 de junho de 2023 estarão abertas as inscrições de candidatos para concorrer a 01 (uma) vaga de bolsista-técnico para apoiar o Grupo de Pesquisa nas atividades descritas no item 1.7 deste Edital.
1. CARACTERIZAÇÃO DA(S) BOLSA(S)
1.1 A bolsa de apoio técnico à pesquisa destina-se a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos de pós-graduação stricto sensu da UTFPR.
1.2. Estão previstas 12 cotas de bolsas, no período de 12 meses, no valor mensal de R$ 770,00 por cota de bolsa.
1.3. O recurso financeiro para pagamento das cotas de bolsa-técnico, objeto deste Edital, será proveniente do orçamento anual da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, aprovado no COPLAD e COUNI, e relativo à ação “Programa de Apoio a Grupos de Pesquisas nas Áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Letras, Linguística e Artes”, verba essa condicionada à disponibilidade de limites orçamentários da UTFPR. Este recurso, portanto, está previsto no Orçamento de Custeio da UTFPR para o exercício de 2023.
1.4. Fica vedada a concessão de bolsa a candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, de todos os membros participantes do Grupo de Pesquisa indicado.
1.5 São requisitos para candidatar-se à bolsa, além do descrito no item 1.1:
a) Não ter vínculo empregatício, exceto no ensino na rede pública ou privada;
b) Dedicar-se às atividades previstas no Plano de Trabalho do Bolsista, descritas no item 1.7 deste Edital;
c) Estar recebendo apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação de outras, exceto aquelas de programas oficiais que possuem objetivos assistenciais, de manutenção e permanência;
d) Não ter possibilidade de concluir o curso até o primeiro semestre de 2024.
1.6 São deveres inerentes ao bolsista selecionado:
a) Dedicar-se 20 horas semanais ao projeto de pesquisa;
b) Cumprir o Plano de Trabalho estipulado pela supervisora da pesquisa;
c) Apresentar relatório técnico, de sua autoria, para o supervisor com os resultados obtidos no desenvolvimento do Plano de Trabalho vinculado a sua bolsa, quando solicitado;
d) Possuir conta bancária em seu nome, não podendo ser conta conjunta, em qualquer banco;
e) Participar, sempre que solicitado pelo Supervisor, de eventos correlatos a este Edital, organizados pela UTFPR;
f) Devolver à UTFPR, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos anteriormente não sejam cumpridos.
1.7. São atividades previstas para o bolsista:
a) participar de reuniões agendadas com a equipe de pesquisadores;
b) auxiliar na realização de revisões de literatura, visando o aperfeiçoamento do referencial teórico referente ao tema do projeto de pesquisa;
c) coletar e organizar os dados de pesquisa;
d) realizar a análise exploratória e inferencial dos dados com o apoio dos pesquisadores do grupo;
e) escrever o relatório parcial do projeto, com o apoio da supervisora;
f) participar da escrita de artigos científicos juntamente com a equipe de pesquisadores;
g) auxiliar a equipe de pesquisadores no planejamento e elaboração de propostas de intervenção, com base nos resultados oriundos da pesquisa;
h) escrever o relatório final do projeto, com o apoio da supervisora.
2. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital, preenchendo o formulário (ANEXO I) e anexando ao formulário uma cópia atualizada de seu currículo lattes DOCUMENTADO e com a pontuação previamente calculada – conforme ANEXO II (em documento único e formato pdf) e um documento comprovando seu Coeficiente de Rendimento (CR) atual no curso em que está matriculado. Estes documentos devem ser encaminhados para o e-mail: ezarpelon@utfpr.edu.br. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.
3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
3.1 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.2 do presente edital, na página da DIRPPG - Campus Pato Branco. Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os participantes, seguindo a ordem de classificação.
3.2 A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:
a) Pontuação da carta de motivação, conforme Anexo I, variando de zero a dez, com peso 1.
b) Avaliação do currículo lattes, conforme Anexo II, com peso 1.
Parágrafo único: casos seja necessário, para fins de desempate será utilizado o Coeficiente de Rendimento do Aluno (CR), sendo a classificação dada em ordem decrescente. O candidato deverá enviar o histórico com o rendimento acadêmico no ato de sua inscrição.
4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO
4.1 Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 6.5 do presente edital na página da DIRPPG - Campus Pato Branco.
4.2 Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.4.
4.3 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: ezarpelon@utfpr.edu.br
4.4 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos pela PROPPG, de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.
5. DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 Os casos omissos serão analisados pela PROPPG, podendo ser remetidos à comissão Ad Hoc especialmente designada para este fim.
5.2 Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.
5.3 O período de validade do presente edital é de 24 meses a partir da data de divulgação do resultado final.
5.3 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada a existência de recursos financeiros na UTFPR.
5.4 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
5.5 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.
6. DATAS IMPORTANTES
6.1 |
Período de Inscrição |
De 02/06/2023 a 08/06/2023 |
6.2 |
Resultado preliminar da seleção |
09/06/2023 |
6.4 |
Interposição de Recursos |
12/06/2023 a 13/06/2023 |
6.5 |
Divulgação do resultado dos recursos interpostos e do resultado final do Edital |
A partir do dia 13/06/2023 |
6.6 |
Envio dos documentos do processo de seleção por parte da Supervisora para a PROPPG |
Até o dia 15/06/2023 |
Pato Branco, 30 de maio de 2023.
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EDINEIA ZARPELON, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 30/05/2023, às 17:21, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EMERSON GIOVANI CARATI, DIRETOR(A), em (at) 01/06/2023, às 17:00, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3478373 e o código CRC (and the CRC code) 5BEE91D0. |
ANEXO I do EDITAL Nº 01/2023
Formulário de inscrição e carta de motivação
IDENTIFICAÇÃO:
Nome completo: |
|
Campus da UTFPR em que está matriculado: |
|
Curso da UTFPR em que está matriculado: |
|
E-mail: |
|
Telefone para contato: |
|
Descreva sua motivação para participar do grupo de pesquisa EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA. Se possível, relate de que forma a sua experiência prévia poderá contribuir com o grupo.
Observação: anexar cópia atualizada do currículo lattes documentado. |
|
Espaço para a comissão de avaliação preencher após a classificação:
CLASSIFICAÇÃO:___________ |
ANEXO II do EDITAL Nº 01/2023
Critérios para a pontuação do Currículo Lattes
Discriminação da atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
a) Atuação como monitor* |
0,3 |
1,0 |
|
|
|
b) Atuação como aluno de Iniciação Científica/Tecnológica* |
0,5 |
1,0 |
|
|
|
c) Atuação em projeto de Extensão |
0,5 |
1,0 |
|
|
|
d) Desenvolvimento de estágio na área de formação* |
0,5 |
1,0 |
|
|
|
e) Atividade profissional de ensino* |
0,5 |
1,0 |
|
|
|
f) Atividade profissional técnica na área de engenharia |
0,5 |
1,0 |
|
|
|
g) Graduação concluída |
1,0 |
1,0 |
|
|
|
h) Mestrado concluído |
2,0 |
2,0 |
|
|
|
i) Coeficiente de rendimento do aluno no curso que frequenta atualmente |
|
|
|
|
|
*Pontuados por semestre (proporcional)
Observação: O coeficiente de rendimento (CR) deverá ser comprovado no histórico ou declaração institucional enviada pelo aluno. O CR do curso em que o aluno está regularmente matriculado será pontuado de 0 a 10 e utilizado apenas para fins de desempate. Caso seja aluno de pós-graduação e ainda não tenha um CR, deverá ser usado o CR da graduação do candidato. Nesta hipótese, o candidato deverá anexar também o documento que comprove o CR de sua graduação.
Referência: Processo nº 23064.023650/2023-89 | SEI nº 3478373 |