Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS MEDIANEIRA DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-MD |
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EDITAL 15/2023 - DIRGRAD-MD
CHAMADA DE SELEÇÃO DE ALUNOS DO CAMPUS MEDIANEIRA DA UTFPR PARA CURSAR (OU PARA MATRÍCULA NA) A DISCIPLINA PROJETOS INOVADORES APLICADOS
A Diretoria de Graduação e Educação Profissional, no uso de sua atribuições, torna pública a chamada de seleção de alunos do campus Medianeira da UTFPR para cursar (ou para matrícula na) a disciplina Projetos Inovadores Aplicados, nos termos do presente edital, disponível em http://portal.utfpr.edu.br/editais#b_start=0&c6=medianeira.
VAGAS
Serão disponibilizadas 4 (quatro) vagas, por curso, para a disciplina semipresencial Projetos Inovadores Aplicados (PIA), que será ofertada no segundo semestre letivo do ano de 2023, obedecendo as datas previstas em calendário acadêmico, para sua efetiva conclusão.
CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA PARTICIPAÇÃO:
Ser estudante regularmente matriculado(a) em um dos cursos de Bacharelado (engenharia e BCC) ou Licenciatura ou Tecnologia ofertados no campus Medianeira da UTFPR;
Para os estudantes das Engenharias de Alimentos, Elétrica e Produção, estar regularmente matriculado, entre o sexto e o décimo período de seu curso, no momento da matrícula na disciplina (2023-2);
Para os estudantes de Engenharia Ambiental, estar regularmente matriculado, entre o sétimo e o décimo período de seu curso, no momento da matrícula na disciplina (2023-2);
Para os estudantes de Ciência da Computação, estar regularmente matriculado, entre o sexto e o oitavo período de seu curso, no momento da matrícula na disciplina (2023-2);
Para os estudantes de Licenciatura em Química, estar regularmente matriculado, entre o quinto e o oitavo período de seu curso, no momento da matrícula na disciplina (2023-2);
Para os estudantes das Tecnologias em Alimentos e em Gestão Ambiental, estar regularmente matriculado, entre o quinto e sexto período de seu curso, no momento da matrícula na disciplina (2023-2);
Para os estudantes da Tecnologia em Manutenção Industrial, estar regularmente matriculado, entre o quarto e sexto período de seu curso, no momento da matrícula na disciplina (2023-2);
Possuir coeficiente de rendimento escolar normalizado igual ou superior a 0,5, no período de inscrição ao presente Edital.
2.1 O Perfil desejado do(a) aluno(a) a ser selecionado, para cursar a disciplina, compreende as seguintes qualidades, habilidades ou competências:
Comprometimento;
Postura proativa;
Ética;
Capacidade de trabalhar em equipe;
Resiliência.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
Os alunos serão classificados em ordem decrescente, por meio de um coeficiente final, obtido pela soma simples dos seguintes componentes:
Item |
Pontuação |
Máximo |
Ter participado de programa/projetos institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET |
08 pontos a cada 4 meses de comprovação, sendo que na extensão deve ter uma carga mínima semestral de 32 horas |
24 pontos |
Publicação de artigos completos em eventos técnicos científicos relacionados ao seu curso de graduação ou institucionais. |
02 pontos por publicação |
08 pontos |
Programa de monitoria |
04 pontos a cada semestre completo de participação |
08 pontos |
Participado do centro acadêmico |
08 pontos a cada 12 meses de comprovação |
08 pontos |
Participado do DCE |
08 pontos a cada 12 meses de comprovação |
08 pontos |
Participado de empresa júnior |
0,5 ponto por mês de participação |
14 pontos |
Teve projeto no Hotel Tecnológico |
01 ponto a cada mês comprovado |
10 pontos |
Realização de estágio/emprego na sua área de formação |
2,5 pontos a cada 100 horas comprovadas |
10 pontos |
Atividade de voluntariado, devidamente comprovado por declaração da instituição onde a atividade foi realizada |
01 ponto a cada mês comprovado |
10 pontos |
Em caso de empate na classificação, será utilizado o coeficiente de rendimento escolar normalizado (retirado do coeficiente escolar) multiplicado por dois.
Obs: As atividades elencadas no item 2 deste edital e efetuadas anteriormente ao ingresso do aluno na UTFPR, não serão computadas.
SELEÇÃO
Os alunos inscritos no processo de seleção deverão preencher um formulário disponibilizado no site http://meiu.md.utfpr.edu.br/ dentro do período de inscrição: 05/06/2023 a 25/06/2023.
Os alunos deverão incluir o Anexo I (Formulário de inscrição) deste edital preenchido e com os documentos devidamente anexados.
É necessário o envio da ficha de inscrição e de todos os documentos comprobatórios digitalizados, em ordem, sob pena de desclassificação. Quando houver mais de uma inscrição por candidato, somente a última será considerada válida.
COMISSÃO DE SELEÇÃO
A comissão de seleção será formada no mínimo pelos professores envolvidos nas disciplinas (prof. Reginaldo Borges e prof. Juliano Rodrigo Lamb) e outros que, eventualmente, serão indicados pela Dirgrad.
MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS
A Comissão de Seleção encaminhará à SEGEA-MD, a lista com os classificados, em número não superior ao número de vagas previstas neste edital, para que se proceda o registro da matrícula.
A disciplina PIA possui uma carga horária total de 120h, sendo 30h executadas presencialmente e 90h executadas de maneira não-presencial. A carga presencial corresponde a reuniões gerenciais de planejamento e acompanhamento dos projetos. A carga não-presencial contempla o desenvolvimento das atividades pelos alunos.
A carga horária presencial da disciplina Projetos Inovadores Aplicados será ofertada nos seguintes horários: 2T6 e 2N1. No entanto, é necessário que o aluno possua disponibilidade para participar de visitas e reuniões na empresa, as quais ocorrerão durante o período diurno. O número de visitas e reuniões será definido de acordo com as necessidades específicas de cada projeto.
Com o objetivo de promover a integração entre as equipes e a multidisciplinaridade dos projetos, os professores também estarão disponíveis nos horários 2T4 e 2T5. Isso permitirá aos alunos agendar suas reuniões durante esses horários, no espaço MEI-U. Essas reuniões serão utilizadas para cumprimento e verificação da carga horária não presencial.
É de responsabilidade do aluno aprovado não se matricular em outras disciplinas que causem conflito de horário com os períodos acima descritos ou que excedam a carga horária total permitida.
DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS E INTERPOSIÇÃO DE RECURSO:
7.1 Divulgação do resultado: até as 18h00 do 03/07/2023 publicado em http://portal.utfpr.edu.br/editais#b_start=0&c6=medianeira.
7.2 Interposição de recurso: deve ser solicitado oficialmente, através do endereço eletrônico dirgrad-md@utfpr.edu.br, até as 23h59 do dia 05/07/2023, endereçado ao Diretor de Graduação do campus MD.
7.3 Divulgação da classificação final: até as 18h00min do dia 07/07/2023, publicada em http://portal.utfpr.edu.br/editais#b_start=0&c6=medianeira.
7.4 O(a) candidato(a), ao se inscrever para a disciplina, declara conhecer o caráter da mesma e se compromete a levá-la a bom termo.
7.5 Os casos omissos nesta Chamada de Seleção serão deliberados pela Comissão de Seleção.
7.6 Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Foz do Iguaçu-PR, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.
7.7 Este edital, possíveis adendos ou novos editais de alterações no edital original, assim como seus resultados de seleção, interposição, classificação final, serão publicados no site da UTFPR (http://portal.utfpr.edu.br/editais#b_start=0&c6=medianeira).
7.8 Os alunos que porventura se inscreverem no processo de seleção e não atenderem o item 2 deste edital, não serão matriculados no Sistema Acadêmico.
7.9 Em caso de não preenchimento das vagas em um curso, estas vagas poderão ser remanejadas para outros cursos em que houver lista de excedentes, a critério da comissão de seleção.
INFORMAÇÕES
8.1. Sobre as disciplinas acessar o link http://meiu.md.utfpr.edu.br/ .
Medianeira, 02 de junho de 2023.
(Assinado Eletronicamente)
EDUARDO EYNG
Diretor de Graduação e Educação Profissional
CLAUDIO LEONES BAZZI
Diretor Geral
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EDUARDO EYNG, DIRETOR(A), em (at) 02/06/2023, às 10:46, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIO LEONES BAZZI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 02/06/2023, às 16:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3485241 e o código CRC (and the CRC code) B5218DFE. |
ANEXO I do Edital 15/2023 – DIRGRAD-MD
FICHA DE INSCRIÇÃO
ENTREGAR PREENCHIDO
Instruções de preenchimento:
Preencha essa ficha com a pontuação correspondente às atividades desempenhadas;
Insira cada documento comprobatório como imagem na sequência e em ordem discriminada na tabela;
Certifique-se que os documentos estão legíveis;
Salve o seu documento no formato .PDF;
Compacte a ficha de inscrição com os documentos comprobatórios em um único arquivo .ZIP e envie pelo site http://meiu.md.utfpr.edu.br/.
Candidato:________________________________________________
RA:_______________________________________________________
Atividades classificatórias
Discriminação da atividade |
Pontuação |
Pontos Declarados |
Pontos Homologados (não preencher) |
Ter participado de programa/projetos institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET |
08 pontos – a cada 4 meses de comprovação, sendo que na extensão deve ter uma carga mínima semestral de 32 horas (máx. de 24 pontos) |
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Publicação de artigos completos em eventos técnicos científicos relacionados ao seu curso de graduação ou institucionais |
02 pontos por publicação - (máx. 08 pontos) |
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Programa de monitoria |
04 pontos a cada semestre completo de participação – (máx. 08 pontos) |
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Participado do centro acadêmico |
08 pontos a cada 12 meses de comprovação - (máx. 08 pontos) |
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Participado do DCE |
08 pontos a cada 12 meses de comprovação - (máx. 08 pontos) |
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Participado de empresa júnior |
0,5 ponto por mês de participação - (max 14 pontos) |
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Teve projeto no Hotel Tecnológico |
01 ponto a cada mês comprovado - (max de 10 pontos) |
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Realização de estágio/emprego na sua área de formação |
2,5 pontos a cada 100 horas comprovadas - (max de 10 pontos) |
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Atividade de voluntariado, devidamente comprovado por declaração da instituição onde a atividade foi realizada |
01 ponto a cada mês comprovado - (max de 10 pontos) |
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TOTAL |
Coeficiente Acadêmico
Coeficiente Acadêmico Normalizado |
Coeficiente Acadêmico x 2 |
Coeficiente Acadêmico Homologado (não preencher) |
TOTAL |
TOTALIZAÇÃO (preenchimento pelos docentes responsáveis pela disciplina)
Pontuação Atividades Homologadas |
Coef. Acadêmico Homologado |
Pontuação Total |
TOTAL |