Boletim de Serviço Eletrônico em 02/06/2023

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS MEDIANEIRA

DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-MD

EDITAL 15/2023 - DIRGRAD-MD

CHAMADA DE SELEÇÃO DE ALUNOS DO CAMPUS MEDIANEIRA DA UTFPR PARA CURSAR (OU PARA MATRÍCULA NA) A DISCIPLINA PROJETOS INOVADORES APLICADOS

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional, no uso de sua atribuições, torna pública a chamada de seleção de alunos do campus Medianeira da UTFPR para cursar (ou para matrícula na) a disciplina Projetos Inovadores Aplicados, nos termos do presente edital, disponível em http://portal.utfpr.edu.br/editais#b_start=0&c6=medianeira.

 

  1. VAGAS

Serão disponibilizadas 4 (quatro) vagas, por curso, para a disciplina semipresencial Projetos Inovadores Aplicados (PIA), que será ofertada no segundo semestre letivo do ano de 2023, obedecendo as datas previstas em calendário acadêmico, para sua efetiva conclusão.

 

  1. CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA PARTICIPAÇÃO:

  1. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

Os alunos serão classificados em ordem decrescente, por meio de um coeficiente final, obtido pela soma simples dos seguintes componentes: 

Item

Pontuação

Máximo

Ter participado de programa/projetos institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET

08 pontos a cada 4 meses de comprovação, sendo que na extensão deve ter uma carga mínima semestral de 32 horas

24 pontos

Publicação de artigos completos em eventos técnicos científicos relacionados ao seu curso de graduação ou institucionais.

02 pontos por publicação

08 pontos

Programa de monitoria

04 pontos a cada semestre completo de participação

08 pontos

Participado do centro acadêmico

08 pontos a cada 12 meses de comprovação

08 pontos

Participado do DCE

08 pontos a cada 12 meses de comprovação

08 pontos

Participado de empresa júnior

0,5 ponto por mês de participação 

14 pontos

 Teve projeto no Hotel Tecnológico 

01 ponto a cada mês comprovado

10 pontos

Realização de estágio/emprego na sua área de formação

2,5 pontos a cada 100 horas comprovadas

10 pontos

Atividade de voluntariado, devidamente comprovado por declaração da instituição onde a atividade foi realizada

01 ponto a cada mês comprovado

10 pontos

Em caso de empate na classificação, será utilizado o coeficiente de rendimento escolar normalizado (retirado do coeficiente escolar) multiplicado por dois.

Obs: As atividades elencadas no item 2 deste edital e efetuadas anteriormente ao ingresso do aluno na UTFPR, não serão computadas.

 

  1. SELEÇÃO

Os alunos inscritos no processo de seleção deverão preencher um formulário disponibilizado no site http://meiu.md.utfpr.edu.br/ dentro do período de inscrição: 05/06/2023 a 25/06/2023.

Os alunos deverão incluir o Anexo I (Formulário de inscrição) deste edital preenchido e com os documentos devidamente anexados.

É necessário o envio da ficha de inscrição e de todos os documentos comprobatórios digitalizados, em ordem, sob pena de desclassificação. Quando houver mais de uma inscrição por candidato, somente a última será considerada válida.

 

  1. COMISSÃO DE SELEÇÃO 

A comissão de seleção será formada no mínimo pelos professores envolvidos nas disciplinas (prof. Reginaldo Borges e prof. Juliano Rodrigo Lamb) e outros que, eventualmente, serão indicados pela Dirgrad. 

 

  1. MATRÍCULA NAS DISCIPLINAS

A Comissão de Seleção encaminhará à SEGEA-MD, a lista com os classificados, em número não superior ao número de vagas previstas neste edital, para que se proceda o registro da matrícula.

A disciplina PIA possui uma carga horária total de 120h, sendo 30h executadas presencialmente e 90h executadas de maneira não-presencial. A carga presencial corresponde a reuniões gerenciais de planejamento e acompanhamento dos projetos. A carga não-presencial contempla o desenvolvimento das atividades pelos alunos.

A carga horária presencial da disciplina Projetos Inovadores Aplicados será ofertada nos seguintes horários: 2T6 e 2N1. No entanto, é necessário que o aluno possua disponibilidade para participar de visitas e reuniões na empresa, as quais ocorrerão durante o período diurno. O número de visitas e reuniões será definido de acordo com as necessidades específicas de cada projeto.

Com o objetivo de promover a integração entre as equipes e a multidisciplinaridade dos projetos, os professores também estarão disponíveis nos horários 2T4 e 2T5. Isso permitirá aos alunos agendar suas reuniões durante esses horários, no espaço MEI-U. Essas reuniões serão utilizadas para cumprimento e verificação da carga horária não presencial.

É de responsabilidade do aluno aprovado não se matricular em outras disciplinas que causem conflito de horário com os períodos acima descritos ou que excedam a carga horária total permitida.

 

  1. DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS E INTERPOSIÇÃO DE RECURSO:

 

  1. INFORMAÇÕES

8.1. Sobre as disciplinas acessar o link http://meiu.md.utfpr.edu.br/ .

 

Medianeira, 02 de junho de 2023.

 

(Assinado Eletronicamente)

 

EDUARDO EYNG

Diretor de Graduação e Educação Profissional

 

CLAUDIO LEONES BAZZI

Diretor Geral

 



logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EDUARDO EYNG, DIRETOR(A), em (at) 02/06/2023, às 10:46, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIO LEONES BAZZI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 02/06/2023, às 16:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3485241 e o código CRC (and the CRC code) B5218DFE.



ANEXO I do Edital 15/2023 – DIRGRAD-MD

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

ENTREGAR PREENCHIDO

Instruções de preenchimento:

 

Candidato:________________________________________________

RA:_______________________________________________________ 

 

  1. Atividades classificatórias

Discriminação da atividade

Pontuação

Pontos Declarados

Pontos Homologados (não preencher)

Ter participado de programa/projetos institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET

08 pontos – a cada 4 meses de comprovação, sendo que na extensão deve ter uma carga mínima semestral de 32 horas (máx. de 24 pontos)

   

Publicação de artigos completos em eventos técnicos científicos relacionados ao seu curso de graduação ou institucionais

02 pontos por publicação -

(máx. 08 pontos)

   

Programa de monitoria 

04 pontos a cada semestre completo de participação – (máx. 08 pontos)

   

Participado do centro acadêmico

08 pontos a cada 12 meses de comprovação -

(máx. 08 pontos)

   

Participado do DCE

08 pontos a cada 12 meses de comprovação -

(máx. 08 pontos)

   

Participado de empresa júnior

0,5 ponto por mês de participação -

(max 14 pontos)

   

Teve projeto no Hotel Tecnológico 

01 ponto a cada mês comprovado -

(max de 10 pontos)

   

Realização de estágio/emprego na sua área de formação

2,5 pontos a cada 100 horas comprovadas -

(max de 10 pontos)

   

Atividade de voluntariado, devidamente comprovado por declaração da instituição onde a atividade foi realizada

01 ponto a cada mês comprovado -

(max de 10 pontos)

   

TOTAL

   


 

  1. Coeficiente Acadêmico

Coeficiente Acadêmico Normalizado

Coeficiente Acadêmico x 2

Coeficiente Acadêmico Homologado (não preencher)

     

TOTAL


 

  1. TOTALIZAÇÃO (preenchimento pelos docentes responsáveis pela disciplina)

Pontuação Atividades Homologadas 

Coef. Acadêmico Homologado

Pontuação Total

     

TOTAL