Boletim de Serviço Eletrônico em 02/06/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS APUCARANA

Laboratório Multiusuário de Apoio a Pesquisa do Campus Apucarana

 

 

EDITAL 03/2023 – SELEÇÃO DE BOLSISTA NÍVEL MÉDIO PARA O LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO LAMAP-AP RETIFICADO

 

O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário (LAMAP), homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria e Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), informa que no período de 05/06/2023 a 20/06/2023 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer por 1 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível médio, com recurso próprio do Campus.

 

1 - OBJETIVO GERAL

1.1 - O objetivo deste Edital é contribuir para a consolidação dos Laboratórios Multiusuários da UTFPR em relação à necessidade de recursos humanos, por meio da concessão de cotas de Bolsa de Apoio Técnico de Nível Médio, com recurso próprio do Campus, visando potencializar o desenvolvimento de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Parágrafo único: Para efeito deste Edital, Laboratório Multiusuário é definido como uma unidade da Instituição que justifique a presença de um técnico especializado e que cumulativamente:

a) Congregue equipamentos específicos para pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;

b) Preste serviços especializados, relacionados à pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;

c) Possua equipe técnico-científica de competência reconhecida;

d) Disponibilize a sua infraestrutura laboratorial e de serviços, conforme suas regras de uso, para grupos de pesquisa da UTFPR e de outras instituições brasileiras ou do exterior;

e) Atenda, conforme sua especificidade, às necessidades de análises e de soluções para produtos e processos apresentados pela comunidade externa.

 

2 - CARACTERIZAÇÃO DA BOLSA

2.1 - A bolsa destina-se a aluno(a) de graduação e consistirá em 12 cotas no valor mensal de R$700,00 (setecentos reais). O recurso financeiro para a cota de bolsa técnico é proveniente do orçamento do campus Apucarana da UTFPR.

2.2 - São requisitos para os candidatos:

a) Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 20 horas semanais, exclusivamente no LabMult Nome do Laboratório da UTFPR; 

b) Estar desvinculado(a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício, de qualquer natureza, no momento da implementação e durante a vigência da bolsa;

c) Estar matriculado no curso de graduação de Engenharia Têxtil da UTFPR, Campus Apucarana e que tenha experiência em análises têxteis.

d) Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do supervisor do laboratório."

3- DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

 3.1 - Os candidatos deverão ENVIAR seu histórico escolar, currículo Lattes e o formulário preenchido e assinado (APÊNDICE A) para o e-mail  lamap-ap@utfpr.edu.br no período de 05/06/2023 a 20/06/2023. Após análise documental, os candidatos que tiverem inscrição deferida serão chamados para avaliação presencial/on line, a ser realizada no dia 29/06/2023.

 

4 - DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1 - Poderão ser selecionados os candidatos que apresentarem corretamente os documentos de inscrição e que obtiverem desempenho na avaliação, com nota mínima igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero).

4.2 - A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:

a)  Avaliação do Currículo, sendo que pontuação do currículo será calculada segundo critérios estabelecidos no ANEXO I (peso 6,0);

b) Entrevista com perguntas sobre conhecimentos técnicos na área de atuação do Laboratório Multiusuário (peso, 4,0).

4.3 - Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de nota e o primeiro colocado será contemplado com a cota de bolsa objeto do presente Edital, ficando os demais candidatos em lista de espera e, caso ocorra desistência da bolsa pelo contemplado ou se houver concessão de novas cotas de bolsa, os candidatos subsequentes poderão ser contemplados seguindo a ordem de classificação.

4.4 - Os candidatos selecionados serão apresentados no documento resultado final, que será publicado no Boletim de Serviço Eletrônico e divulgado na página institucional do Laboratório, na seção Editais (Editais LAMAP) no dia 12/07/2023.

 

5 - CRONOGRAMA

 

ETAPA

Período ou data

5.1 Inscrições 

05/06/2023 a 20/06/2023 

5.2 Divulgação das inscrições deferidas

22/06/2023

5.3 Entrevista dos candidatos

29/06/2023

5.4 Publicação do resultado preliminar

03/07/2023

5.5 Período de interposição de recurso ao resultado preliminar

07/07/2023 a 11/07/2023

5.6 Publicação do resultado final

12/07/2023

 

6 - DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO

6.1 - Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 5.6 do presente edital na página do LAMAP (http://portal.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/lamap), onde constarão demais informações sobre o processo de contratação.

6.2 - Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 5.4.

6.3 - O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: lamap-ap@utfpr.edu.br.

 6.4 - Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pela Diretoria de Pesquisa do Campus Apucarana, de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.

 

7 - DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. Os casos omissos serão analisados pela DIRPPG do Campus Apucarana, podendo ser remetidos à comissão ad hoc especialmente designada para este fim.

7.2. O candidato, ao se inscrever, declara estar ciente e concordar com os termos deste Edital.

7.3 O presente Edital tem validade de 12 meses a contar da data de sua publicação.

7.3. Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Apucarana, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

7.4. Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE).


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EDMILSON ANTONIO CANESIN, SUPERVISOR(A), em (at) 02/06/2023, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO FERREIRA DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 02/06/2023, às 14:49, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MILENA MARTINS ANDRADE, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em (at) 02/06/2023, às 14:52, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3485601 e o código CRC (and the CRC code) 3ECC7E7B.



APÊNDICE A 

EDITAL INTERNO – BOLSISTA-TÉCNICO DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS

Formulário de inscrição

 

  I - Identificação:

Nome: _________________________________________________________

Idade: __________________________________________________________

Curso de graduação que está cursando: _______________________________

Período: _____________________________ CR: _______________________

 

II  - Atividades a serem desenvolvidas:

As atividades relacionadas à bolsa-técnico do Laboratório Multiusuário LAMAP  estão abaixo indicadas:

  1. Elaboração e revisão de documentos word, tais como mapeamento dos testes, formulários, relatórios, organização de informações e arquivos;

  2. Elaboração de dados em planilhas Excel;

  3. Execução de testes de controle de qualidade conforme a demanda do laboratório;

  4. Acompanhamento de reuniões do Comitê, elaborando atas com registro de todas as informações discutidas e respectivos encaminhamentos.

 

III - Reconhecimento pessoal:

Assinale a opção que melhor corresponde a sua percepção atual:

( ) - Estou ciente e sinto-me plenamente apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos itens II deste formulário;

( ) - Estou ciente e sinto-me parcialmente apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos itens II deste formulário;

( ) - Estou ciente e sinto-me pouco apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos itens II deste formulário.

 

IV - Motivação:

Descreva, em linhas gerais, quais são suas principais aptidões e motivações para ocupar a vaga de bolsista a qual se refere esse processo de seleção:

____________________________________________________________________(máximo 10 linhas)

 

 

 

Local de Data:

 

 

Nome e assinatura do candidato:






ANEXO I
 

1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos na área de Engenharia II vigente na data de publicação do edital)

Atividade

Pontos por ocorrência

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela comissão

a) Artigo publicado ou aceito* em periódico

científico listado no Qualis CAPES

A1-A4

10,0

 

 

 

B1-B5

7,0

 

 

 

C

5,0

 

 

 

b) Artigo publicado em periódico científico

não listado no QUALIS/CAPES.

Internacional

2,0

 

 

 

Nacional

1,0

 

 

 

 

c) Patente (pedido ou registro)

 

3 e 7 respectivamente

 

 

 

d) Livro científico***

 

5

 

 

 

e) Capítulo de livro***

 

2

 

 

 

* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.

** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.

***Necessariamente com ISBN

 

1.2 Publicações em eventos

Atividade

Pontos

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela Comissão

a) Trabalho completo***

Internacional/Nacional*

1,0

 

 

 

Regional/Local**

0,3

 

 

 

b) Resumo (simples ou expandido)***

Internacional/Nacional*

0,5

 

 

 

Regional/Local

0,2

 

 

 

*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e  cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.

** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.

***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.

 

1.3 Pontuação de experiência profissional

Discriminação da atividade

Pontos

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela Comissão

a) Monitoria*

0,3

 

 

 

b) Iniciação científica/tecnológica*

0,5

 

 

 

c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação*

0,5

 

 

 

d) Atividade profissional de ensino*

0,5

 

 

 

e) Atividade profissional técnica na área de Têxtil e áreas afins*

1,5

 

 

 

f) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída

 

Mestrado (1,0)

Doutorado (2,0)

 

 

 

e) Pós-graduação – Stricto Sensu em andamento

 

Mestrado (1,0)

Doutorado (2,0)

 

 

 

*Pontuados por semestre (proporcional)


Referência: Processo nº 23064.023002/2023-22 SEI nº 3485601