Boletim de Serviço Eletrônico em 05/07/2023
DOU de 05/07/2023, seção 3, página 69

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO Nº 003/2023-PS-CP 

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), consoante Decreto nº 7.485, de 18 de maio de 2011, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 19 de maio de 2011, Portaria Interministerial nº 253, de 26/07/2011, publicada no DOU de 27 subsequente, c/c Portaria MEC nº 1.034, de 27/07/2011, publicada no DOU de 28 subsequente, torno público a abertura de inscrições para o Processo Seletivo para Professor Substituto para o preenchimento de 1 (uma) vaga para a carreira de Professor do Magistério Federal, nos termos do presente Edital de Abertura e do Edital de Condições Gerais Nº 001/2019, publicado no DOU de 06 de novembro de 2019 e disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1262866&id_orgao_publicacao=0.

 

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo Seletivo será regido por este edital e pelo Edital de Condições Gerais 001/2019, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1262866&id_orgao_publicacao=0.

1.1.1 Para fins deste edital considera-se:

a) O endereço eletrônico de concursos públicos e processos seletivos: http://portal.utfpr.edu.br/editais/concursos 

b) O Campus para o qual a vaga se destina: Cornélio Procópio.

c) O endereço da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos do Campus Cornélio Procópio fica na Avenida Alberto Carazzai, nº 1640, Centro.

d) O e-mail de contato: cogerh-cp@utfpr.edu.br

1.2 O período de contrato será de 06 (seis) meses, sendo admitida sua prorrogação, no interesse da Administração e nas hipóteses legais vigentes, desde que o prazo do contrato não exceda 02 (dois) anos, conforme dispõe a Lei 8.745/1993.

1.3 O valor da taxa de inscrição, a remuneração e os requisitos estão disponíveis no Anexo I.

1.4 O programa está disponível no Anexo II.

1.5 Ao efetuar a inscrição, o candidato declara que leu e está de acordo com todos os termos deste Edital de Abertura e do Edital de Condições Gerais, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1262866&id_orgao_publicacao=0.

 

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser realizada das: 8h do dia 10/07/2023 às 23h do dia 21/07/2023.

2.2 Último dia para pagamento da Guia de Recolhimento da União: 24/07/2023.

2.3 Período para solicitar isenção: 10/07/2023 a 13/07/2023.

2.4 Resultado da Isenção: 14/07/2023 até às 18h.

2.5 Prazo para recurso contra o indeferimento do pedido de Isenção: das 18h do dia 18/07/2023 às 18h do dia 20/07/2023.

2.6 Resposta ao recurso da isenção: 24/07/2023.

 

3. DO ENSALAMENTO

3.1 O ensalamento da Prova de Desempenho de Ensino será divulgado no dia 25/07/2023 até às 18h.

 

4. DA BANCA EXAMINADORA

4.1 Publicação, na página do concurso, da portaria de composição da banca examinadora: 25/07/2023 até às 18h.

 

5. DAS PROVAS

5.1 O Processo Seletivo será constituído de  Prova de Desempenho de Ensino.

5.2 da Prova de Desempenho de Ensino (PDE)

5.2.1 Sorteio do ponto: 29/07/2023 às 08h.

5.2.2 Data de realização da Prova de Desempenho de Ensino: 30/07/2023 às 08h

 

6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

6.1 Resultado da PDE: 01/08/2023 até às 18 h.

6.2 Prazo para Recurso contra a PDE: das 18h do dia 01/08/2023 às 18h do dia 03/08/2023.

6.3 Resultado do Recurso contra a PDE: 14/08/2023 até às 18 h.

6.4 Resultado Final: 14/08/2023 até às 18h.

6.5 Prazo para Recurso contra o Resultado Final: das 18h do dia 14/08/2023 às 18h do dia 16/08/2023.

6.6 Resultado do Recurso contra o Resultado Final: 16/08/2023 até às 18 h.

 

  

ANEXO I AO EDITAL Nº 003/2023-PS-CP - ABERTURA

Área/Subárea:

VG

PDE

CH

Requisito(1)

Letras/Linguística/Letras

01

05

40

Graduação em Letras com habilitação em Português e Inglês com Pós-Graduação em Línguas Estrangeiras Modernas, habilitação (em Inglês)

LEGENDA:

(1) Referência utilizada: Tabela de Áreas do Conhecimento da CAPES, disponível em https://goo.gl/YoT6v7.

(2) Quando não especificada, a Pós-Graduação mínima deve ser em nível de especialização.

VG: nº total de vagas

PDE: nº de candidatos convocados para a Prova de Desempenho de Ensino

CH: Carga horária

 

 

REMUNERAÇÃO (40 Horas)

Titulação

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Total

Especialização

3.412,63

511,90

3.924,53

Mestrado

3.412,63

1.279,74

4.692,37

Doutorado

3.412,63

2.943,39

6.356,02

TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 124,00

 

 

ANEXO II AO EDITAL Nº 003/2023-PS-CP - ABERTURA

 

ÁREA/SUBÁREA: LETRAS/LINGUÍSTICA/LETRAS

 

PROGRAMA

1. Técnicas de redação empresarial

2. Produção de textos acadêmico científicos

3. Ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação tecnológica

4. Técnicas e estratégias de como falar em público

5. A comunicação eficaz no ambiente de trabalho

6. Desenvolvimento de habilidades de Leitura na sala de aula de Línguas (Reading Skills)

7. Desenvolvimento de habilidades gramaticais na sala de aula de Línguas (Grammar Skills)

8. O uso da tecnologia no ensino de Inglês como Língua Estrangeira

 

REFERÊNCIAS

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.

ALDERSON, C. Assessing reading. New York: Cambridge University Press, 2000.

ARAÚJO, J.C. Internet e ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

Brasil Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Implementação das diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultural afro-brasileira e africana na educação profissional e tecnológica. Brasília, DF: MEC/SETEC, 2008. 180 p.

BUCK, G. Assessing listening. New York: Cambridge University Press, 2001.

DOGANCAY-AKTUNA, S. Intercultural communication in English language teacher education. ELT Journal Volume 59/2 April 2005QOxford University Press 99. Acesso em 20/05/2011 hNp://eltj.oxfordjournals.org/content/59/2/99.full.pdf.

DUDENEY, G. The Internet and the Language Classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

KAMEL, Ali. Não somos racistas: uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 2006.143p.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2017.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2009.

LIMA, Antonio Oliveira. Manual de redação oficial: teoria, modelos e exercícios. Rio de Janeiro: Impetus, 2010.

LYNCH, T & ANDERSON, K. Study Speaking: A Course in Spoken English for Academic Purposes. Cambridge: CUP, 2005.

MARCUSCHI, Luis Antonio. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2009.

MCKAY, S. Teaching English as an International Language: Rethinking Goals and Approaches. Oxford:

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2012.

MINICUCCI, Agostinho. Dinâmicas de grupo: teorias e sistemas. São Paulo: Atlas, 2007.

MOTTA-ROTH, D; REIS, S. C; MARSHALL, D. O Gênero Página Pessoal e o Ensino de Produção Textual em Inglês. In: ARAÚJO, J. C. Internet e ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

MOURA, Clovis. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Ática,1988. 250p. (Série Fundamentos, 34) ISBN 8508029349 (Broch).

OLIVEIRA, José Paulo Moreira de. A redação eficaz: como escrever com eficácia em qualquer situação de negócio. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Oxford University Press, 2002.

PEREGOY, S. F., & Boyle, O. F. Reading, wri?ng, and learning in ESL. New York Addison Wesley Longman, 2001.

POLITO, Raquel. 29 minutos para falar bem em público. Rio de Janeiro: Sextante,2015.

POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. São Paulo: Saraiva, 2006.

READ, J. Assessing vocabulary. New York: Cambridge University Press, 2000. The Cambridge Grammar of the English Language - Rodney D. Huddleston and Geoffrey K. Pullum, - Cambridge University Press, 2002.

VALENTE, Ana Lucia E.F.(Ana Lucia Eduardo Farah).Ser negro no Brasil hoje. 2.ed.São Paulo,SP: Moderna, 1987.64 p. (Polêmica).

WEIGLE, S. Assessing wri?ng. New York: Cambridge University Press, 2002.

WHITE, C. Distance learning of foreign languages: Language Teaching 39, 4: 247-264, 2006. hNp://dx.doi.org/10.1017/S0261444806003727.

 

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO KUSMA, PRESIDENTE DE COMISSÃO, em (at) 30/06/2023, às 08:51, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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