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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA COORD.PROG.POS-GRAD.ENG. MEC.E MATER.-CT |
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EDITAL PPGEM-CT nº 22/2023
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação representada pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) do campus Curitiba da UTFPR e a Coordenação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva (NAPI-TA) da UTFPR, tornam público o Edital para o processo de seleção de 1 (um) bolsista de Pós-Doutorado Júnior pelo Convênio NAPI-TA estabelecido entre a Fundação Araucária e FUNTEF-PR.
1. Bolsa de Pós-Doutorado Jr - Fundação Araucária
1.1 - O NAPI-TA (UTFPR) conta com 01 (uma) cota de bolsa em nível de Pós-Doutorado JR, no valor de R$ 5.125,00, para o período de 12 meses sem possibilidade de renovação.
2. Requisitos do candidato
2.1 - Possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá estar revalidado nos termos do Artigo 48 § 2º da Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e ser analisado pelo colegiado do PPGEM (Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais);
2.2 - Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq e ORCID ou, se estrangeiro, currículo conforme modelo do Anexo III, com atividades de pesquisa em áreas afins ao PPGEM;
2.3 - Apresentar Plano de Trabalho claramente inserido na linha de pesquisa de Tecnologia Assistiva.
2.4 - Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;
2.5 - Atender a uma das seguintes modalidades:
a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;
b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;
c) ser docente ou pesquisador com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.
§ 1º O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.
§ 2º Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade 2.5.a, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.
§ 3º Os candidatos aprovados na modalidade 2.5.c deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa.
§ 4º Os candidatos aprovados na modalidade 2.5.c não poderão realizar o estágio pós-doutoral na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício.
2.6 - Estar matriculado como pós-doutorando no PPGEM-CT (no momento da implementação da bolsa), ou estar aprovado/inscrito Edital 01/2023 PPGEM-CT.
3. Requisitos, Deveres e Compromissos do Bolsista
3.1 - Dedicar-se integralmente às atividades do Pós-Doutorado;
3.2 - Não acumular a presente bolsa com outras concedidas por qualquer agência de fomento nacional;
3.3 - Elaborar um relatório anual com as atividades desenvolvidas a ser submetido à aprovação do colegiado do PPGEM.
3.4 - Participar do Seminário de Bolsistas da Pós-Graduação, inscrevendo trabalho neste evento com anuência do(a) orientador(a)/supervisor(a) apresentando-o conforme programação a ser divulgada oportunamente. A apresentação do trabalho no evento é requisito obrigatório para bolsistas que cumpriram de 6 (seis) a 12 (doze) meses de atividades para execução do Plano de Trabalho.
3.5 - Referenciar à condição de bolsista de Pós-Doutorado NAPI-TA/UTFPR nas publicações e trabalhos apresentados, incluindo menção de agradecimento à agência financiadora.
3.6 - A bolsa poderá ser suspensa ou cancelada mediante as seguintes situações:
- Afastamentos sem justificativas;
- Descumprimento dos Requisitos do Candidato ou dos Requisitos, Deveres e Compromissos do Bolsista, a qualquer tempo, durante a vigência da bolsa;
- Descumprimento dos deveres previstos em Plano de Trabalho;
- Descumprimento de regulamentações do PPGEM-CT, dos regulamentos da UTFPR ou da Fundação Araucária.
Parágrafo único: A qualquer momento, o(a) bolsista fica sujeito a devolução dos valores recebidos do órgão de fomento, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente ou caso os requisitos e compromissos estabelecidos com o bolsista não sejam cumpridos.
4. Inscrições
4.1 - As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por e-mail, no período de 10 de julho a 10 de agosto de 2023, através do endereço/e-mail: foggiatto@utfpr.edu.br. Apresentando os seguintes documentos em formato digital, em arquivo PDF:
a) Ficha de Inscrição preenchida e assinada (Anexo I);
b) Plano de Trabalho contendo as atividades de pesquisa a serem desenvolvidas junto ao NAPI-TA no período de 12 meses (Anexo II);
c) Currículo Lattes ou, em caso de candidatos estrangeiros, no formato indicado no Anexo III;
d) Descrição e apontamento de produção (Anexo IV), seguido dos comprovantes;
e) CPF e RG ou RNE, no caso de candidatos estrangeiros;
f) Diploma de Doutorado ou declaração de conclusão do curso, nesse caso acompanhado da Ata de Defesa de Tese;
g) Comprovante de residência, em caso de candidato estrangeiro residente no exterior;
h) Comprovante de aprovação do afastamento pela sua instituição quando da implementação da bolsa, em caso de candidato docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício.
4.2 -O candidato deve solicitar confirmação do recebimento do e-mail com a respectiva documentação de sua inscrição na Seleção;
4.3 - É de responsabilidade exclusiva do candidato o preenchimento correto, a veracidade e legibilidade das informações prestadas e documentos digitalizados;
4.4 - As inscrições com falta de documentos e/ou que não preencherem os requisitos exigidos por este edital serão indeferidas.
5. Processo Seletivo
5.1 - O Processo Seletivo será realizado pela Coordenação do NAPI-TA na UTFPR;
5.2 - A avaliação e seleção dos candidatos atenderão aos seguintes critérios:
a) Avaliação do currículo do candidato de acordo com soma das tabelas de Qualis (CAPES 2017-2020) e SNIP a seguir (válidas apenas as publicações de 2019-2023).
TABELA 1 e 2 – Pontuação para Qualis e SNIP
Qualificação |
Área de Engenharia |
Patente Concedida com número INPI |
100 |
Patente Depositada com número de processos INPI |
50 |
Registro de Software com número INPI |
70 |
Artigo publicado A1 |
100 |
Artigo Publicado A2 |
85 |
Artigo Publicado B1 |
70 |
Artigo Publicado B2 |
55 |
Orientação de Doutorado concluída |
10 |
Orientação de Mestrado concluída |
05 |
Livro Publicado na área de engenharia |
50 (limite de 2) |
Livro Organizado Publicado na área de engenharia |
15 (limite de 2) |
Capítulo de livros Publicado na área de engenharia |
10 (limite de 3) |
Pontuação adicional publicações indexadas internacionalmente |
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Faixa de SNIP |
Pontuação SNIP |
SNIP > 1,001 |
80 pontos |
0,501 < SNIP < 1,000 |
60 pontos |
0,001 < SNIP < 0,500 |
40 pontos |
b) Adequação do Plano de Trabalho à Linha de Pesquisa relacionada a Tecnologia Assistiva com pontuação máxima de 300 pts;
b1) Justificativa da relevância da pesquisa;
b2) Justificativa de proposição de aderência ao desenvolvimento de Tecnologia Assistiva;
b3) Apresentação de proposta para a pesquisa na área de Tecnologia Assistiva;
5.3 - A nota final será dada pela soma simples dos resultados nos itens 5.2, a e b.
O resultado preliminar do Processo Seletivo será divulgado no endereço eletrônico do PPGEM-CT na seção "Destaques": http://www.utfpr.edu.br/ct/ppgem, a partir do dia 14 de agosto de 2023;
5.4 - Os recursos deverão ser interpostos em até 1 (um) dia útil após a divulgação do resultado preliminar, através do formulário disponível no Anexo V, e enviados no e-mail: foggiatto@utfpr.edu.br.
5.5 - O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no endereço eletrônico do PPGEM-CT - Seção "Destaques" : http://www.utfpr.edu.br/ct/ppgem, a partir do dia 15 de Agosto de 2023;
6 Disposições finais
6.1 - A participação do candidato no Processo Seletivo implica na declaração de conhecimento e concordância com este edital, com as regulamentações referentes ao PPGEM-CT, com os regulamentos da UTFPR e da Fundação Araucária;
6.2 - Este edital será publicado no endereço eletrônico do PPGEM-CT - Seção "Destaques" : http://www.utfpr.edu.br/ct/ppgem
6.5 - O início das atividades e implementação da bolsa ocorrerá a partir do dia 01 de setembro de 2023;
6.6 - O critério de classificação dar-se-á pela maior nota final dos candidatos inscritos. Em caso de empate o candidato mais velho será o vencedor;
6.7 - Os casos omissos serão decididos pela Coordenação do NAPI-TA e, em segunda instância, pelo Colegiado do PPGEM.
6.8 - Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
6.9 - O período de validade do presente edital é de 24 meses a partir da data de divulgação do resultado final ou até a data de lançamento de um novo Edital de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado JR - NAPI-TA.
6.10 - Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.
Curitiba, 04 de julho de 2023.
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JOSE AGUIOMAR FOGGIATTO, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 04/07/2023, às 11:39, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FRANCIS KANASHIRO MENEGHETTI, DIRETOR(A), em (at) 05/07/2023, às 16:17, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3548784 e o código CRC (and the CRC code) 63953F4B. |
ANEXOS
Anexo I – Ficha de inscrição
I – Dados do Candidato
Nome (completo): |
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Nacionalidade: |
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Endereço Residencial: |
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Bairro: |
Cidade/Estado: |
CEP: |
Telefone (residencial): |
E-mail: |
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RG ou RNE: |
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CPF(somente para brasileiro): |
II – Formação Acadêmica
Graduação: |
Ano de Conclusão: |
Instituição: |
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Pós-Graduação (Mestrado): |
Ano de Conclusão: |
Instituição: |
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Pós-Graduação (Doutorado): |
Ano de Conclusão: |
Instituição: |
III – Vínculo empregatício
( ) Não ( ) Sim |
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Instituição: |
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Endereço: |
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Telefone: |
Ocupação: |
Venho requerer à Coordenação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva (NAPI-TA) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, minha inscrição para o Processo de Seleção à bolsa de Pós-Doutor Jr (Fundação Araucária) vinculada à linha de pesquisa relacionada a Tecnologia Assistiva
Estou ciente e aceito as normas e condições estabelecidas neste edital.
Cidade________________, Data: _________________ Assinatura:______________________________
Anexo II – Plano de Trabalho
O Plano de Trabalho, com no máximo 4 (quatro) páginas, deve prever o desenvolvimento de atividades de pesquisa a serem desenvolvidas no período de 12 meses. Sugere-se constar:
1) Objetivos e justificativa do Pós-Doutorado junto ao NAPI-TA;
2) Contribuições da inserção do Pós-Doutorando junto à linha de pesquisa indicada;
3) Atividades a serem desenvolvidas, tais como: participação em pesquisas / grupo de pesquisa, coorientações, seminários, entre outros;
4) Cronograma (12 meses).
Anexo III – Foreing Researcher Curriculum Vitae
1.Professional data/activity |
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Full name |
Date of bith |
Country |
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Institution |
Present position |
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Department |
Start date(month/year) |
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Office address |
P.O.box |
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City |
State/Province |
Country |
Zipcode |
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Phone number ( ) |
Extension |
Fax number ( ) |
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2.Academic background |
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Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
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Institution |
City |
Country |
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Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
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Institution |
City |
Country |
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Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
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Institution |
City |
Country |
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Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
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Institution |
City |
Country |
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Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
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Institution |
City |
Country |
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3.Research interests |
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4.Current position |
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Managerial and/or administrative activity |
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Research and Development |
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Technical service/ specialization Others |
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5.Work experience |
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5.1.Institution |
Position |
Activities |
Local |
Start–End date |
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6.Scientific,technological and artistic production |
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number |
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number |
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1.scientific articles in national scientific journals |
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6.papers presented in congresses, seminars,conferences,etc. |
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2.scientific articles in international scientific journals |
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7.participation in expositions, presentations,etc. |
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3.articles for scientific divulgement |
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8.motion pictures,videos,audiovisual and media production |
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4.defended theses |
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9.patents |
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5.advised theses |
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10.books |
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7.Main publications: Relevant publications related to the project |
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8.Languages |
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Indicate your language proficiency: P–poor G–good E–excellent |
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Language |
Speaking |
Reading |
Writing |
Language |
Speaking |
Reading |
Writing |
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Anexo IV– Produção Comprovada
Artigo publicado em revista Qualis A1 |
Pontuação por artigo |
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
100 |
Artigo publicado em revista Qualis A2 |
Pontuação por artigo |
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
85 |
Artigo publicado em revista Qualis A3 |
Pontuação por artigo |
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
70 |
Artigo publicado em revista Qualis A4 |
Pontuação por artigo |
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
55 |
Orientação de Doutorado concluída |
Pontuação por orientação |
Colocar aqui a contagem com número total. |
10 |
Orientação de Mestrado concluída |
Pontuação por orientação |
Colocar aqui a contagem com número total. |
05 |
Patente Concedida |
Pontuação por patente |
Colocar após o quadro o comprovante expedido pelo INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial ou órgão internacional análogo. |
10,0 |
Registro de Software |
Pontuação por registro |
Colocar após o quadro o comprovante expedido INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial ou órgão internacional análogo. |
7,0 |
Livro Publicado na de Engenharia |
Pontuação por livro |
Colocar aqui a referência do Livro publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
2,0 |
Livro Organizado Publicado na área de Engenharia |
Pontuação por livro |
Colocar aqui a referência do Livro organizado publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
1,5 |
Capítulo de livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação |
Pontuação por capítulo |
Colocar aqui a referência do capítulo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
1,0 |
TOTAL DE PONTUAÇÃO |
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Anexo V - Formulário para interposição de recurso
Eu, abaixo assinado, venho por intermédio deste, interpor recurso referente ao processo de seleção (bolsas), de acordo com as informações abaixo descritas:
Descrever as alegações do recurso, de forma resumida, clara e objetiva, com base no Edital. Gerar um arquivo PDF, assinar, anexar documentos comprobatórios, se necessário, e enviar para o email foggiatto@utfpr.edu.br.
Curitiba, xx de agosto de 2023.
______________________________________
Assinatura
Referência: Processo nº 23064.026394/2023-81 | SEI nº 3548784 |