|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA COORD.PROG.POS-GRAD.ENG. MEC.E MATER.-CT |
|
|
EDITAL PPGEM-CT nº 22/2023
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação representada pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) do campus Curitiba da UTFPR e a Coordenação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva (NAPI-TA) da UTFPR, tornam público o Edital para o processo de seleção de 1 (um) bolsista de Pós-Doutorado Júnior pelo Convênio NAPI-TA estabelecido entre a Fundação Araucária e FUNTEF-PR.
1. Bolsa de Pós-Doutorado Jr - Fundação Araucária
1.1 - O NAPI-TA (UTFPR) conta com 01 (uma) cota de bolsa em nível de Pós-Doutorado JR, no valor de R$ 5.125,00, para o período de 12 meses sem possibilidade de renovação.
2. Requisitos do candidato
2.1 - Possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá estar revalidado nos termos do Artigo 48 § 2º da Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e ser analisado pelo colegiado do PPGEM (Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais);
2.2 - Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq e ORCID ou, se estrangeiro, currículo conforme modelo do Anexo III, com atividades de pesquisa em áreas afins ao PPGEM;
2.3 - Apresentar Plano de Trabalho claramente inserido na linha de pesquisa de Tecnologia Assistiva.
2.4 - Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;
2.5 - Atender a uma das seguintes modalidades:
a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;
b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;
c) ser docente ou pesquisador com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.
§ 1º O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.
§ 2º Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade 2.5.a, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.
§ 3º Os candidatos aprovados na modalidade 2.5.c deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa.
§ 4º Os candidatos aprovados na modalidade 2.5.c não poderão realizar o estágio pós-doutoral na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício.
2.6 - Estar matriculado como pós-doutorando no PPGEM-CT (no momento da implementação da bolsa), ou estar aprovado/inscrito Edital 01/2023 PPGEM-CT.
3. Requisitos, Deveres e Compromissos do Bolsista
3.1 - Dedicar-se integralmente às atividades do Pós-Doutorado;
3.2 - Não acumular a presente bolsa com outras concedidas por qualquer agência de fomento nacional;
3.3 - Elaborar um relatório anual com as atividades desenvolvidas a ser submetido à aprovação do colegiado do PPGEM.
3.4 - Participar do Seminário de Bolsistas da Pós-Graduação, inscrevendo trabalho neste evento com anuência do(a) orientador(a)/supervisor(a) apresentando-o conforme programação a ser divulgada oportunamente. A apresentação do trabalho no evento é requisito obrigatório para bolsistas que cumpriram de 6 (seis) a 12 (doze) meses de atividades para execução do Plano de Trabalho.
3.5 - Referenciar à condição de bolsista de Pós-Doutorado NAPI-TA/UTFPR nas publicações e trabalhos apresentados, incluindo menção de agradecimento à agência financiadora.
3.6 - A bolsa poderá ser suspensa ou cancelada mediante as seguintes situações:
- Afastamentos sem justificativas;
- Descumprimento dos Requisitos do Candidato ou dos Requisitos, Deveres e Compromissos do Bolsista, a qualquer tempo, durante a vigência da bolsa;
- Descumprimento dos deveres previstos em Plano de Trabalho;
- Descumprimento de regulamentações do PPGEM-CT, dos regulamentos da UTFPR ou da Fundação Araucária.
Parágrafo único: A qualquer momento, o(a) bolsista fica sujeito a devolução dos valores recebidos do órgão de fomento, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente ou caso os requisitos e compromissos estabelecidos com o bolsista não sejam cumpridos.
4. Inscrições
4.1 - As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por e-mail, no período de 10 de julho a 10 de agosto de 2023, através do endereço/e-mail: foggiatto@utfpr.edu.br. Apresentando os seguintes documentos em formato digital, em arquivo PDF:
a) Ficha de Inscrição preenchida e assinada (Anexo I);
b) Plano de Trabalho contendo as atividades de pesquisa a serem desenvolvidas junto ao NAPI-TA no período de 12 meses (Anexo II);
c) Currículo Lattes ou, em caso de candidatos estrangeiros, no formato indicado no Anexo III;
d) Descrição e apontamento de produção (Anexo IV), seguido dos comprovantes;
e) CPF e RG ou RNE, no caso de candidatos estrangeiros;
f) Diploma de Doutorado ou declaração de conclusão do curso, nesse caso acompanhado da Ata de Defesa de Tese;
g) Comprovante de residência, em caso de candidato estrangeiro residente no exterior;
h) Comprovante de aprovação do afastamento pela sua instituição quando da implementação da bolsa, em caso de candidato docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício.
4.2 -O candidato deve solicitar confirmação do recebimento do e-mail com a respectiva documentação de sua inscrição na Seleção;
4.3 - É de responsabilidade exclusiva do candidato o preenchimento correto, a veracidade e legibilidade das informações prestadas e documentos digitalizados;
4.4 - As inscrições com falta de documentos e/ou que não preencherem os requisitos exigidos por este edital serão indeferidas.
5. Processo Seletivo
5.1 - O Processo Seletivo será realizado pela Coordenação do NAPI-TA na UTFPR;
5.2 - A avaliação e seleção dos candidatos atenderão aos seguintes critérios:
a) Avaliação do currículo do candidato de acordo com soma das tabelas de Qualis (CAPES 2017-2020) e SNIP a seguir (válidas apenas as publicações de 2019-2023).
TABELA 1 e 2 – Pontuação para Qualis e SNIP
Qualificação |
Área de Engenharia |
Patente Concedida com número INPI |
100 |
Patente Depositada com número de processos INPI |
50 |
Registro de Software com número INPI |
70 |
Artigo publicado A1 |
100 |
Artigo Publicado A2 |
85 |
Artigo Publicado B1 |
70 |
Artigo Publicado B2 |
55 |
Orientação de Doutorado concluída |
10 |
Orientação de Mestrado concluída |
05 |
Livro Publicado na área de engenharia |
50 (limite de 2) |
Livro Organizado Publicado na área de engenharia |
15 (limite de 2) |
Capítulo de livros Publicado na área de engenharia |
10 (limite de 3) |
Pontuação adicional publicações indexadas internacionalmente |
|
Faixa de SNIP |
Pontuação SNIP |
SNIP > 1,001 |
80 pontos |
0,501 < SNIP < 1,000 |
60 pontos |
0,001 < SNIP < 0,500 |
40 pontos |
b) Adequação do Plano de Trabalho à Linha de Pesquisa relacionada a Tecnologia Assistiva com pontuação máxima de 300 pts;
b1) Justificativa da relevância da pesquisa;
b2) Justificativa de proposição de aderência ao desenvolvimento de Tecnologia Assistiva;
b3) Apresentação de proposta para a pesquisa na área de Tecnologia Assistiva;
5.3 - A nota final será dada pela soma simples dos resultados nos itens 5.2, a e b.
O resultado preliminar do Processo Seletivo será divulgado no endereço eletrônico do PPGEM-CT na seção "Destaques": http://www.utfpr.edu.br/ct/ppgem, a partir do dia 14 de agosto de 2023;
5.4 - Os recursos deverão ser interpostos em até 1 (um) dia útil após a divulgação do resultado preliminar, através do formulário disponível no Anexo V, e enviados no e-mail: foggiatto@utfpr.edu.br.
5.5 - O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no endereço eletrônico do PPGEM-CT - Seção "Destaques" : http://www.utfpr.edu.br/ct/ppgem, a partir do dia 15 de Agosto de 2023;
6 Disposições finais
6.1 - A participação do candidato no Processo Seletivo implica na declaração de conhecimento e concordância com este edital, com as regulamentações referentes ao PPGEM-CT, com os regulamentos da UTFPR e da Fundação Araucária;
6.2 - Este edital será publicado no endereço eletrônico do PPGEM-CT - Seção "Destaques" : http://www.utfpr.edu.br/ct/ppgem
6.5 - O início das atividades e implementação da bolsa ocorrerá a partir do dia 01 de setembro de 2023;
6.6 - O critério de classificação dar-se-á pela maior nota final dos candidatos inscritos. Em caso de empate o candidato mais velho será o vencedor;
6.7 - Os casos omissos serão decididos pela Coordenação do NAPI-TA e, em segunda instância, pelo Colegiado do PPGEM.
6.8 - Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
6.9 - O período de validade do presente edital é de 24 meses a partir da data de divulgação do resultado final ou até a data de lançamento de um novo Edital de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado JR - NAPI-TA.
6.10 - Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.
Curitiba, 04 de julho de 2023.
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JOSE AGUIOMAR FOGGIATTO, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 04/07/2023, às 11:39, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FRANCIS KANASHIRO MENEGHETTI, DIRETOR(A), em (at) 05/07/2023, às 16:17, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3548784 e o código CRC (and the CRC code) 63953F4B. |
ANEXOS
Anexo I – Ficha de inscrição
I – Dados do Candidato
Nome (completo): |
||
Nacionalidade: |
||
Endereço Residencial: |
||
Bairro: |
Cidade/Estado: |
CEP: |
Telefone (residencial): |
E-mail: |
|
RG ou RNE: |
||
CPF(somente para brasileiro): |
II – Formação Acadêmica
Graduação: |
Ano de Conclusão: |
Instituição: |
|
|
|
Pós-Graduação (Mestrado): |
Ano de Conclusão: |
Instituição: |
|
|
|
Pós-Graduação (Doutorado): |
Ano de Conclusão: |
Instituição: |
III – Vínculo empregatício
( ) Não ( ) Sim |
|
Instituição: |
|
Endereço: |
|
Telefone: |
Ocupação: |
Venho requerer à Coordenação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva (NAPI-TA) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, minha inscrição para o Processo de Seleção à bolsa de Pós-Doutor Jr (Fundação Araucária) vinculada à linha de pesquisa relacionada a Tecnologia Assistiva
Estou ciente e aceito as normas e condições estabelecidas neste edital.
Cidade________________, Data: _________________ Assinatura:______________________________
Anexo II – Plano de Trabalho
O Plano de Trabalho, com no máximo 4 (quatro) páginas, deve prever o desenvolvimento de atividades de pesquisa a serem desenvolvidas no período de 12 meses. Sugere-se constar:
1) Objetivos e justificativa do Pós-Doutorado junto ao NAPI-TA;
2) Contribuições da inserção do Pós-Doutorando junto à linha de pesquisa indicada;
3) Atividades a serem desenvolvidas, tais como: participação em pesquisas / grupo de pesquisa, coorientações, seminários, entre outros;
4) Cronograma (12 meses).
Anexo III – Foreing Researcher Curriculum Vitae
1.Professional data/activity |
|||||||||
Full name |
Date of bith |
Country |
|||||||
|
|||||||||
Institution |
Present position |
||||||||
Department |
Start date(month/year) |
||||||||
Office address |
P.O.box |
||||||||
City |
State/Province |
Country |
Zipcode |
||||||
Phone number ( ) |
Extension |
Fax number ( ) |
|||||||
2.Academic background |
|||||||||
Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
|||||||
Institution |
City |
Country |
|||||||
Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
|||||||
Institution |
City |
Country |
|||||||
Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
|||||||
Institution |
City |
Country |
|||||||
Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
|||||||
Institution |
City |
Country |
|||||||
Degree |
Field of knowledge |
Start/End date |
|||||||
Institution |
City |
Country |
|||||||
3.Research interests |
|||||||||
|
|||||||||
|
|||||||||
|
|||||||||
|
|||||||||
|
|||||||||
4.Current position |
|||||||||
Managerial and/or administrative activity |
|
||||||||
|
|||||||||
Research and Development |
|
||||||||
|
|||||||||
Technical service/ specialization Others |
|
||||||||
|
|||||||||
|
5.Work experience |
||||||||||||||
5.1.Institution |
Position |
Activities |
Local |
Start–End date |
||||||||||
|
|
|
|
|
||||||||||
|
|
|
|
|
||||||||||
|
|
|
|
|
||||||||||
|
|
|
|
|
||||||||||
|
|
|
|
|
||||||||||
|
|
|
|
|
||||||||||
|
|
|
|
|
||||||||||
|
|
|
|
|
||||||||||
|
|
|
|
|
||||||||||
|
|
|
|
|
||||||||||
6.Scientific,technological and artistic production |
||||||||||||||
|
number |
|
number |
|||||||||||
1.scientific articles in national scientific journals |
|
6.papers presented in congresses, seminars,conferences,etc. |
|
|||||||||||
2.scientific articles in international scientific journals |
|
7.participation in expositions, presentations,etc. |
|
|||||||||||
3.articles for scientific divulgement |
|
8.motion pictures,videos,audiovisual and media production |
|
|||||||||||
4.defended theses |
|
9.patents |
|
|||||||||||
5.advised theses |
|
10.books |
|
|||||||||||
7.Main publications: Relevant publications related to the project |
||||||||||||||
|
||||||||||||||
8.Languages |
||||||||||||||
Indicate your language proficiency: P–poor G–good E–excellent |
||||||||||||||
|
||||||||||||||
Language |
Speaking |
Reading |
Writing |
Language |
Speaking |
Reading |
Writing |
|||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||||
|
Anexo IV– Produção Comprovada
Artigo publicado em revista Qualis A1 |
Pontuação por artigo |
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
100 |
Artigo publicado em revista Qualis A2 |
Pontuação por artigo |
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
85 |
Artigo publicado em revista Qualis A3 |
Pontuação por artigo |
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
70 |
Artigo publicado em revista Qualis A4 |
Pontuação por artigo |
Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
55 |
Orientação de Doutorado concluída |
Pontuação por orientação |
Colocar aqui a contagem com número total. |
10 |
Orientação de Mestrado concluída |
Pontuação por orientação |
Colocar aqui a contagem com número total. |
05 |
Patente Concedida |
Pontuação por patente |
Colocar após o quadro o comprovante expedido pelo INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial ou órgão internacional análogo. |
10,0 |
Registro de Software |
Pontuação por registro |
Colocar após o quadro o comprovante expedido INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial ou órgão internacional análogo. |
7,0 |
Livro Publicado na de Engenharia |
Pontuação por livro |
Colocar aqui a referência do Livro publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
2,0 |
Livro Organizado Publicado na área de Engenharia |
Pontuação por livro |
Colocar aqui a referência do Livro organizado publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
1,5 |
Capítulo de livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação |
Pontuação por capítulo |
Colocar aqui a referência do capítulo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item. |
1,0 |
TOTAL DE PONTUAÇÃO |
|
Anexo V - Formulário para interposição de recurso
Eu, abaixo assinado, venho por intermédio deste, interpor recurso referente ao processo de seleção (bolsas), de acordo com as informações abaixo descritas:
Descrever as alegações do recurso, de forma resumida, clara e objetiva, com base no Edital. Gerar um arquivo PDF, assinar, anexar documentos comprobatórios, se necessário, e enviar para o email foggiatto@utfpr.edu.br.
Curitiba, xx de agosto de 2023.
______________________________________
Assinatura
Referência: Processo nº 23064.026394/2023-81 | SEI nº 3548784 |