Boletim de Serviço Eletrônico em 25/07/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS PONTA GROSSA

DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-PG

 

EDITAL nº 13/2023 DIRGRAD-PG

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INGRESSO NO PET - ENGENHARIA QUÍMICA

 

A Diretoria Geral do Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais e considerando a Lei nº 11.180/2005, a Portaria MEC nº 3.385/2005, tendo em vista o parágrafo único do artigo 17° da Portaria 976, de 27 de julho de 2010 e que foi alterada pela Portaria nº 343, de 24 de abril de 2013, torna público que estão abertas as inscrições para processo seletivo para ingresso de alunos no PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET, nos termos do presente Edital e que será publicado pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Campus Ponta Grossa, na página web de editais da UTFPR no endereço eletrônico http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/pontagrossa.

 

1. PREÂMBULO

1.1 O Programa de Educação Tutorial – PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de alunos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e tem por objetivos:

a) Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.

b) Contribuir para a elevação da qualidade da formação dos estudantes de graduação, da diminuição da evasão e promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

c) Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.

d) Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.

e) Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.

f) Introduzir novas práticas pedagógicas na graduação;

g) Contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação; e

h) Contribuir com a política de diversidade na Instituição de Ensino Superior - IES, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero.

 

2. DOS CRITÉRIOS DE DESLIGAMENTO DO PROGRAMA

2.1 Após o seu ingresso no Programa, o aluno petiano poderá ser desligado do programa caso:

3. DAS VAGAS

3.1 Este edital destina-se ao preenchimento de 3 vagas com bolsas e/ou 6 vagas voluntárias.

3.2 A porcentagem de vagas destinadas aos candidatos ingressantes por meio de cotas é de 50% (2 vagas de bolsistas e 3 vagas de voluntários) em relação ao número total de vagas disponíveis para preenchimento, o percentual aplica-se tanto às vagas de bolsistas quanto às de voluntários.

3.2.1 Caso as vagas para cotistas forem preenchidas, os candidatos cotistas terão a oportunidade de concorrer às vagas pela categoria de ampla concorrência.

3.3 Os candidatos terão a possibilidade de se candidatar a PETianos bolsistas e voluntários simultaneamente, sendo assim, caso o aluno não for aprovado como bolsista este poderá ser aprovado como PETiano voluntário.

3.4 Vagas para bolsistas: As vagas disponíveis com bolsa serão preenchidas de acordo com a ordem de pontuação dos candidatos, sendo priorizados os alunos com a pontuação maior*:

a) Petianos Voluntários: Candidatos que já faziam parte do grupo PET antes do presente processo seletivo, mas de maneira voluntária, sem receber bolsa.

b) Voluntários da atividade “Venha Ser Engenheiro”: Candidatos que já faziam parte da atividade “Venha Ser Engenheiro” antes do presente processo seletivo, de maneira voluntária.

c) Cotas por baixa renda: Candidatos cuja renda familiar bruta seja menor que 1,5 salário mínimo.

d) Demais cotistas: Candidatos que se encaixam nas cotas raciais e de pessoa com deficiência.

 

Tipos de prioridades consideradas

Pontuação

Petianos Voluntários

5

Voluntários do Venha Ser Engenheiro

5

Cotas por baixa renda

5

Demais cotas

3

*A pontuação final do candidato será a soma das pontuações referentes às categorias que o candidato se identificar.

 

4. DAS BOLSAS

4.1 Os alunos bolsistas selecionados, receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 700,00 (setecentos reais), depositados em conta corrente específica, oriundo de recursos do FNDE.

 

5. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

5.1 Poderão candidatar-se os alunos, que atendam às seguintes condições:

a) Estar regularmente matriculado como estudante de graduação do curso de Engenharia Química e estar cursando no mínimo uma disciplina do curso;

b) Não ser bolsista de qualquer outro programa;

c) Apresentar coeficiente de rendimento igual ou superior a 0,60;

d) Ter disponibilidade para dedicar-se vinte horas semanais (24 hora/aula) às atividades do programa.

e) Não ter vínculo empregatício.

 

6.DO PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO

6.1 As inscrições poderão ser realizadas no período de 5 até 15 de agosto de 2023. As inscrições deverão ser feitas através do site do PET-EQ-PG (https://linktr.ee/petequtfpr) ou por meio do computador da sala do PET, caso seja necessário.

 

7. DOS DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

7.1 Os candidatos deverão realizar o envio por meio do formulário de inscrição, nas caixas de upload, sendo as mesmas identificadas com os documentos a seguir:

a) Cópia do histórico escolar do curso de graduação;

b) Atividades didáticas não presenciais que está participando com o demonstrativo de horário e o preenchimento pelo aluno dos horários disponíveis ao PET;

c) Comprovante do meio de ingresso, o qual pode ser adquirido pelo portal do aluno;

d) Comprovante de esquema vacinal contra a Covid-19;

e) Para candidatos às cotas por baixa renda: comprovante de rendimento do aluno ou dos responsáveis. Tutorial de como obter pelo site: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/comprovante-de-rendimentos/1-como-faco-para-consultar-o-meu-comprovante-de-rendimentos;

f) Para candidatos às cotas raciais: caso não for confirmado pelo comprovante de meio de ingresso, deve ser enviada a autodeclaração apresentada no Apêndice 1;

g) Para candidatos às cotas de pessoas portadoras de deficiências: caso não for confirmado pelo comprovante de meio de ingresso, deve ser apresentado um laudo médico atualizado;

h) Certificados de participação de eventos PET-EQ. É necessário o envio de pelo menos 1 certificado, caso contrário o candidato será desclassificado (máximo de 5 certificados).

 

8. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO E DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

8.1 Serão 4 etapas, sendo elas: Dinâmica de grupo, Entrevista individual, Envio do “Pitch”, Período de vivência. A seleção dos alunos será feita pela professora tutora e pelos PETianos, que classificarão os candidatos de acordo com os critérios abaixo:

 

9. DA DINÂMICA DE GRUPO

9.1 A Dinâmica de grupo acontecerá no dia 17 de agosto de 2023, na modalidade presencial, e contará com a participação de todos os candidatos, o candidato que não se apresentar na etapa da dinâmica de grupo será desclassificado do processo seletivo.

9.2 Esta etapa será utilizada como forma de avaliação do desempenho dos candidatos, portanto, após a Dinâmica será realizada uma reunião entre os PETianos e a professora tutora do PET para selecionar os candidatos que passam para as etapas da Entrevista e Envio do “Pitch”.

9.4 Aqueles candidatos que forem selecionados para a Entrevista individual e Envio do “Pitch”, receberão no dia 18 de agosto (no e-mail cadastrado na inscrição) a data e o horário para comparecer para a nova etapa do processo seletivo e as orientações para desenvolvimento do “Pitch”.

 

10. DA ENTREVISTA INDIVIDUAL

10.1 As Entrevistas individuais serão feitas entre os dias 28 de agosto e 1 de setembro de 2023, e ocorrerão presencialmente na sala do PET (H-008). Elas serão guiadas por um dos PETianos juntamente com a professora tutora do PET, Juliana de Paula Martins ou a professora Maria Regina Parise, e terão por objetivo avaliar as características: comprometimento, comunicação, criatividade, empatia, organização, proatividade, responsabilidade, trabalho em equipe e visão crítica. As Entrevistas serão gravadas e utilizadas somente para questões avaliativas, não sendo divulgadas em nenhuma plataforma. As datas e horários das Entrevistas serão definidos conforme a disponibilidade dos candidatos e enviados aos e-mails dos aprovados na etapa da Dinâmica em grupo no dia 18 de agosto. Essa etapa é de caráter avaliativo e o candidato que não se apresentar será desclassificado do processo seletivo.

 

11. DO “PITCH”

11.1 No dia 18 de agosto será encaminhado aos e-mails dos candidatos o tema do “Pitch” a ser desenvolvido, bem como a data e horário da Entrevista individual. No período entre os dias 18 e 27 de agosto os candidatos deverão refletir e desenvolver o “Pitch” pedido e enviar por e-mail (pet-pg@utfpr.edu.br) até 23h59 do dia 27 de agosto de 2023.

11.2 O envio do pitch deve ser realizado na data indicada após a realização da dinâmica em grupo. O pitch consiste em uma apresentação breve e objetiva e as orientações para a sua realização serão enviadas após a dinâmica em grupo.

11.3 O resultado final da etapa da Entrevista e do “Pitch” será enviado aos candidatos (através do e-mail cadastrado na inscrição) no dia 4 de setembro de 2023.

11.4 O envio do “Pitch” é de caráter avaliativo, portanto, o candidato que não cumprir com esta etapa do processo será desclassificado.

 

12. DO PERÍODO DE VIVÊNCIA

12.1 O período de Vivência será de 4 a 29 de setembro de 2023. Este período é dividido em treinamentos e execução de atividades.

12.2 O objetivo do período de Vivência, é aproximar os candidatos selecionados do PET aos PETianos, proporcionando uma maior integração e participação ativa das atividades do PET.

12.3 De maneira geral, a Vivência iniciará com a participação dos candidatos selecionados nas reuniões do PET, seguida de treinamentos aplicados de forma híbrida e finalizada com o desenvolvimento de uma atividade, executada exclusivamente pelo candidato selecionado, com a ajuda dos demais PETianos.

12.4 Cabe ressaltar que a participação dos selecionados não deverá ficar restrita às atividades que estão desenvolvendo, este deverá participar das demais atividades tanto de ensino, pesquisa e extensão, visto que o objetivo do período de Vivência é aproximar o candidato Selecionado ao dia a dia dentro do PET.

 

13. DO DESEMPATE

13.1 Caso ocorra empate, o desempate será efetuado aplicando-se os critérios abaixo em ordem de prioridade.

1º – Candidatos que estejam no maior período;

2º – Candidatos com maior disponibilidade de horários;

3º – Candidatos que já houverem participado do processo seletivo do PET.

 

14. DA ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO

14.1 Os alunos aprovados a voluntários serão listados por ordem de classificação de acordo com a sua pontuação durante a primeira parte do processo seletivo (Dinâmica, “Pitch” e Entrevista individual). Esta classificação será utilizada para apresentar a ordem na qual os PETianos voluntários irão ocupar as vagas de bolsistas na medida em que os PETianos antigos forem saindo do programa.

14.2 A lista de classificação será encaminhada por e-mail somente aos candidatos aprovados como voluntários, esta não será divulgada por nenhum outro meio.

 

15.DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO

O resultado será divulgado até o dia trinta de setembro de 2023 nas redes sociais do PET – EQ e no mural da sala do PET (H-008).

 

16. CRONOGRAMA GERAL DO PROCESSO SELETIVO

 

Etapas do processo seletivo

Período de inscrições e envio de documentos

De 05/08/2023 à 15/08/2023

Envio de e-mails de confirmação de inscrição

16/08/2023

Dinâmica em grupo

17/08/2023

Envio de e-mail dos aprovados da dinâmica

+ Envio da proposta do “Pitch”

18/08/2023

Data final de envio do “Pitch”

27/08/2023

Entrevista

De 28/08/2023 à 01/09/2023

Envio de e-mail dos aprovados na entrevista

04/09/2023

Reunião com os novos PETianos Viventes

08/09/2023

Fim do Período de Vivência

29/09/2023

Divulgação do Resultado final

30/09/2023

 

17.DOS RECURSOS

17.1 Recursos contra a não homologação das inscrições, poderão ser protocolados até o dia 17 de agosto de 2023, às 23h59. Deverão ser encaminhados ao e-mail do PET de Engenharia Química (pet-pg@utfpr.edu.br), com o seguinte título: Recurso PET - NOME DO CANDIDATO. Os recursos serão analisados pela pela Comissão do Processo Seletivo que é formada por todos os PETianos e a Professora Tutora. Em havendo necessidade, o candidato será informado até dia 20 de agosto de 2023.

17.2 Recursos contra o resultado das etapas da Dinâmica em grupo, Entrevista individual, Envio do “Pitch” e Período de Vivência deverão ser encaminhados através do e-mail (pet-pg@utfpr.edu.br). Os candidatos terão um intervalo de dois dias após a divulgação do resultado da etapa para encaminhar o recurso. Em havendo necessidade, o candidato será informado em até cinco dias após o envio dos recursos.

 

18.CASOS OMISSOS

18.1 Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela comissão de seleção e homologados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Campus.

18.2 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Ponta Grossa, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

 

 

 

FELIPE MEZZADRI
Diretor de Graduação e Educação Profissional em exercício

 

 

ABEL DIONIZIO AZEREDO
Diretor-Geral

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) FELIPE MEZZADRI, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em (at) 21/07/2023, às 16:26, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MURILO OLIVEIRA LEME, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 25/07/2023, às 10:21, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO I

Autodeclaração Étnico-Racial

(para candidatos inscritos para as vagas de ação afirmativa – autodeclarados pretos, pardos, indígenas e outras etnias)

 

 

Eu,   abaixo   assinado,                                                                                                               , CPF    nº                                                              , portador do documento de identificação nº

                                       , DECLARO para o fim específico de atender ao Edital Seleção de Alunos PET 02/2022, que sou                 (Informar a etnia: preto, pardo, indígena ou outras etnias). A autodeclaração deve coincidir com a opção de ação afirmativa escolhida no momento da inscrição para este processo seletivo, sob o risco de indeferimento durante a análise da documentação de ação afirmativa caso seja identificada alguma divergência. Por ser expressão da verdade, firmo e assino a presente para que a mesma produza seus efeitos legais e de direito, e estou ciente de que responderei legalmente pela informação prestada.

 

Ponta Grossa,              de                             de 2023.

 

 

Assinatura do(a) declarante

 

 

*Código Penal - Falsidade ideológica

Art. 299: omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:

Pena - reclusão de um a cinco anos e multa, se o documento é público; reclusão de um a três anos e multa, se o documento é particular.


Referência: Processo nº 23064.032270/2023-35 SEI nº 3581391