Boletim de Serviço Eletrônico em 25/07/2023

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CURITIBA

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT

EDITAL 55/2023 - DIRGRAD

PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO À GESTÃO ACADÊMICA DA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E  DO CAMPUS CURITIBA

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, conforme o que estabelece o presente Edital, as inscrições de bolsistas para o Programa De à gestão da Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-CT), no Departamento de Biblioteca (DEBIB-CT) e da Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED-CT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Curitiba.

 

1. DO OBJETIVO

1.1 - O presente Edital busca selecionar estudantes, regularmente matriculados nos cursos de bacharelado, de Instituições de Ensino Superior (IES) da região metropolitana de Curitiba, para atuarem no apoio à gestão da Diretoria Geral (DIRGE-CT), na Assessoria de Comunicação (ASCOM-CT) e Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-CT), no Departamento de Biblioteca (DEBIB-CT) e na Coordenação de Tecnologia a Educação (COTED-CT) em aderência aos macros objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional.

1.2 - Os estudantes selecionados atuarão no apoio as atividades técnicas e de especificidade de suas áreas envolvidas;

1.3 - O apoio será efetuado por meio da concessão de bolsas destinadas aos estudantes da graduação, regulamente matriculados em cursos de bacharelado ou licenciatura em música ou produção cultural.

 

2. DAS DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

2.1 - As despesas decorrentes do presente Edital estão previstas no Orçamento Geral da UTFPR para o exercício de 2023, conforme o Programa 2080 (Educação de Qualidade para Todos), da Ação 4002 (Assistência ao Estudante de Ensino Superior), para o pagamento de bolsas aos estudantes de Graduação.

2.2 - Serão concedidas 5 (cinco) bolsas no valor de até R$ 700,00 (setecentos reais) mensais cada, para o período de  12 (doze) meses, totalizando R$ 8.400,00 (Oito mil e quatrocentos reais) no período 01/09/2023 a 31/08/2024.

 

Quadro 1 – Cronograma de Pagamento Previsto

Bolsa

Valor

Vigência

Mês de Pagamento

1

R$ 700,00

01.09.2023 a 01.10.2023

Outubro 2023

2

R$ 700,00

01.10.2023 a 01.11.2023

Novembro 2023

3

R$ 700,00

01.11.2023 a 01.12.2023

Dezembro 2023

4

R$ 700,00

01.12.2023 a 01.01.2024

Janeiro 2024

5

R$ 700,00

01.01.2024 a 01.02.2024

Fevereiro 2024

6

R$ 700,00

01.02.2024 a 01.03.2024

Março 2024

7

R$ 700,00

01.03.2024 a 01.04.2024

Abril 2024

8

R$ 700,00

01.04.2024 a 01.05.2024

Maio 2024

9

R$ 700,00

01.05.2024 a 01.06.2024

Junho 2024

10

R$ 700,00

01.06.2024 a 01.07.2024

Julho 2024

11

R$ 700,00

01.07.2024 a 01.08.2024

Agosto 2024

12

R$ 700,00

01.08.2024 a 31.08.2024

Setembro 2024

Total por Bolsista

R$ 8.400,00

-

-

Total de Bolsas

R$ 42.000,00

-

-

 

3. DAS BOLSAS

3.1 - Os recursos da presente chamada serão destinados somente ao pagamento de bolsas aos estudantes dos cursos de graduação selecionados conforme cronograma disponível no item 4 do presente edital;

3.2 - A vigência das bolsas inicia em 01 de setembro de 2023 e termina em 31 de agostos de 2024. 

3.3 - A bolsa será depositada em conta bancária, exclusivamente em nome do estudante selecionado. É de responsabilidade do estudante a abertura da conta bancária em seu nome, caso não possua.

3.3.1 - A conta poderá ser em qualquer banco, incluindo banco digital, com cadastro no Sistema de Transferência de Reservas (STR), que pode ser consultado na lista disponibilizada pelo Banco Central do Brasil, em https://www.bcb.gov.br/pom/spb/estatistica/port/ASTR003.pdf

3.5 - Os discentes exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de 20 (vinte) horas semanais presenciais.

3.5.1 - As atividades ocorrerão presencialmente, nos locais definidos pelo servidor orientador;

3.5.2 - Poderão ocorrer pagamentos proporcionais de bolsa, em caso de não cumprimento da carga horária mínima semanal estabelecida;

3.5.3 - Os pagamentos somente serão realizados mediante a entrega do relatório de atividades mensais, devidamente assinado pelo professor orientador.

3.6 - As atividades dos bolsistas serão definidas pelo técnico orientador, com base nos critérios estabelecidos no presente edital.

 

4. DO CRONOGRAMA

Atividade

Data/Período

Publicação do Edital

Até 28/07/2023

Inscrições dos candidatos

De 31/07/2023 a 12/08/2023

Divulgação dos horários para entrevistas

14/08/2023

Seleção e Classificação dos Candidatos

De 15/08/2023 a  18/08/2023

Publicação do Resultado Preliminar

21/08/2023

Recurso quanto a Resultado preliminar

22/08/2023

Resultado dos Recursos

23/08/2023

Publicação dos Resultado Final

Até 25/08/2023

Entrega da Documentação

De 28/08/2023 e 29/08/2023

Início das Atividades

01/09/2023

Término das Atividades e Entrega do Relatório Final

31/08/2024

 

5. DAS VAGAS

5.1 - Serão ofertadas no âmbito deste edital 5 (cinco) vagas para estudantes bolsistas.

5.2 – No Quadro 2 apresentamos o código de vaga, requisitos, descrição das atividades e técnico orientador.

 

Quadro 2 - Descrições das Vagas

 

Código da vaga

Requisito das vagas

Descrição das Atividades

Responsável

DEBIB-CT

(02 vagas)

Acadêmico do curso de Biblioteconomia, a partir do 2º período, com conhecimentos teóricos da área

- Processo de aquisição de material bibliográfico
- Catalogação e classificação de materiais bibliográficos de acordo com o AACR²
- Processamento físico do material
- Reposição de materiais no acervo
- Pré catalogação de doações, sob supervisão da bibliotecária responsável
- Padronização de autoridades (autores e assuntos) sob supervisão da bibliotecária responsável
- Elaboração de projetos pertinentes à melhoria dos serviços da Biblioteca, juntamente com a bibliotecária responsável

- Eva Teresinha Gerva

- Lucia Ferreira Littiere

 

Código da vaga

Requisito das vagas

Descrição das Atividades

Responsável

 

 

COTED-CT

(01 vaga)

 

 

 

 

 

 

 

Acadêmicos dos cursos de Bacharelado em Cinema e Audiovisual ou cursos correlatos.

 

Desejável conhecimento básico em:

- Produções audiovisuais para educação;

- Operações com equipamentos audiovisuais (dispositivos de captura de som e imagem, iluminação)

- Conhecimento do pacote Adobe cloud

- Conhecimento de OBS e NDI.

Apoio na produção de materiais audiovisuais nos projetos desenvolvidos e apoiados pela Coordenação de Tecnologia na Educação do Campus Curitiba – COTED-CT, da Utfpr

João Paulo Kuzma

Lucas de Oliveira

 

Código da vaga

Requisito das vagas

Descrição das Atividades

Responsável

ASCOM1

(01 vaga)

Acadêmico dos cursos de Design Gráfico ou de bacharel em Design a partir do 4º período.

Produção de materiais gráficos (conteúdo para redes sociais, campanhas, cartazes, logos etc.).

Edição de materiais produzidos pela comunicação.

 

Aline Nunes Silva
Ezequiel Monteiro

 

Código da vaga

Requisito das vagas

Descrição das Atividades

Responsável

ASCOM2

(01 vaga)

Acadêmico dos cursos de Comunicação Organizacional ou Comunicação Social – Jornalismo a partir do 4º período

Colaboração no planejamento, na produção de pautas, de reportagens e na edição de materiais jornalísticos para o portal, redes sociais e podcasts do campus Curitiba.
Colaboração na organização do mailing, do banco de fontes e em outras tarefas de assessoria de imprensa.
Produção e edição de fotografias jornalísticas.

Aline Nunes Silva
Ezequiel Monteiro

6. DAS ATRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS

Constituem-se atribuições do Estudante selecionado neste edital:

 

7. DAS ATRIBUIÇÕES DO SERVIDOR ORIENTADOR

Constituem-se atribuições do  Orientador:

 

8. DAS INSCRIÇÕES

8.1 - As inscrições ocorrerão conforme o CRONOGRAMA do item 4 estabelecido neste edital.

8.2 - Para concorrer ao processo de seleção de bolsistas, o candidato deverá:

a) Estar regularmente matriculado em um curso de graduação;

b) Não ser bolsista em qualquer outro programa, excetuando-se a Bolsa- Permanência e Auxílio Estudantil;

c) Não estar respondendo a Processo Administrativo Disciplinas Discente ou ter sofrido penalidades disciplinares.

d) Atender aos requisitos da vaga pretendida.

8.3 - Somente será aceita uma inscrição por estudante mediante preenchimento do Formulário de Inscrição on-line disponibilizado no link  https://forms.gle/pV7BeeiySiDNV4hU9

8.3.1 - No ato de inscrição, o estudante deverá escolher para qual vaga concorrerá.

8.3.2 - No caso de mais de uma inscrição, será considerada a última resposta realizada no link de inscrição;

8.3.3 - A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital.

8.3.4 - O candidato será excluído do processo de seleção se não enviar o Formulário de Inscrição on-line no prazo estabelecido no CRONOGRAMA ou se as informações prestadas não forem verdadeiras.

 

9. DAS ETAPAS DO EDITAL E OS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

9.1 - A etapa de seleção e classificação dos discentes bolsistas será integralmente conduzida pelo técnico orientador.

9.2 - As etapas de seleção adotadas serão:  

a) Análise de currículo;

b) Entrevista.

9.3 - Em caso de empate serão consideradas as seguintes condições e ordem de prioridades:

a) O candidato com maior tempo de experiência na área da vaga;

b) O candidato com a maior formação específica na área da vaga;

 

10. DOS RESULTADOS

10.1 - Os resultados serão homologados e publicados pela Diretoria da Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Campus Curitiba, conforme CRONOGRAMA.

10.2 – Os resultados serão publicados na página da DIRGRAD-CT, no endereço eletrônico http://portal.utfpr.edu.br/editais

10.3 - Em caso de desistência ou vacância, durante o período de vigência do edital, poderá ser convocado pelo servidor orientador, com anuência da DIRGRAD-CT, outro candidato, respeitando a ordem publicada no resultado final homologado.

 

11. DOS RECURSOS

11.1 - Após a divulgação do resultado o candidato poderá protocolar recurso quanto ao resultado apresentado, conforme período estabelecido no CRONOGRAMA.

11.2 - Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail dirgrad-ct@utfpr.edu.br, devidamente fundamentados, com assunto RECURSO EDITAL 55/2023 - DIRGRAD-CT.

 

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 - Os prazos constantes neste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

12.2 - As vagas não preenchidas poderão ser redirecionadas, conforme análise da DIRGRAD-CT, para outras demandas da diretoria.

12.3 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela DIRGRAD-CT, observada a legislação vigente.

12.4 - O presente Edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico:  http://portal.utfpr.edu.br/editais

12.5 - Para as questões decorrentes deste Edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.

 

 

Curitiba, 25 de julho de 2023.

 

Atenciosamente,

 

Prof. Dr. Marcelo Souza Motta
Diretor de Graduação e Educação Profissional
UTFPR - Campus Curitiba
(Assinado Eletronicamente)

 

 

Prof. Rossana Aparecida Finau
Diretora Geral
UTFPR - Campus Curitiba

(Assinado Eletronicamente)



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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO SOUZA MOTTA, DIRETOR(A), em (at) 25/07/2023, às 14:14, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 25/07/2023, às 16:23, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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