Boletim de Serviço Eletrônico em 27/07/2023

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS PATO BRANCO
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS PATO BRANCO
DIR. DE RELAC. EMPRES. E COMUNITARIAS-PB
DEP. DE APOIO E PROJ. TECNOLOGICOS-PB

Via do Conhecimento, Km 1 - CEP 85503-390 - Pato Branco - PR - Brasil

Telefone: (46) 3220-2511 - www.utfpr.edu.br

 

EDITAL DIREC nº 19/2023

SELEÇÃO de BOLSISTA DE APOIO TÉCNICO (NÍVEL II) PARA ATUAR EM PROJETO DO NAPI SUDOESTE “CONSOLIDAÇÃO DO NOVO ARRANJO DE PESQUISA EM SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA”, DA FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA

 

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Pato Branco (UTFPR-PB) por meio da  Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC-PB) no uso de suas atribuições regimentais torna público o presente Edital,  para a seleção de bolsista, na modalidade de Apoio Técnico (Nível II), no âmbito do PROJETO:  NAPI SUDOESTE “CONSOLIDAÇÃO DO NOVO ARRANJO DE PESQUISA EM SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA”, com a Fundação Araucária.

APRESENTAÇÃO

O NAPI SUDOESTE DO PARANÁ é um dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação que fazem parte dos NAPIs que compõem o ecossistema da Fundação Araucária, cujo objetivo é promover a articulação da Academia, Empresas, Governo e Sociedade Civil Organizada para a coprodução de conhecimento e inovação. O NAPI Sudoeste tem seu  foco na investigação de biomoléculas/produtos naturais, energias sustentáveis, e sistemas agrobioalimentares orgânicos.

PERÍODO, LOCAL DA INSCRIÇÃO E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

As inscrições estarão abertas no período de 28 de julho a 04 de agosto de 2023.

Os documentos previstos no item 2.3 deste Edital deverão ser encaminhados, em formato .pdf, para o seguinte endereço: abramo@utfpr.edu.br.

 São requisitos para o candidato concorrer à bolsa:

Ser brasileiro ou possuir visto permanente no País;

Possuir Currículo Lattes (ou equivalente ao país de origem) que demonstre capacitação para atuar no desenvolvimento de atividades, na área onde será disponibilizada a bolsa (vide item 3.3);

Dedicar-se integral e exclusivamente às atividades previstas pelo supervisor, por meio de elaboração e execução de um plano de trabalho inicial, bem como apresentar um Relatório Final até 60 (sessenta) dias após o término da bolsa;

Possuir o título de Médico Veterinário, obtido há no máximo 3 (três) anos, a contar quando da implementação da bolsa;

O título de Médico Veterinário deve ter sido obtido em cursos avaliados  e reconhecidos pelo CNE/MEC. 

Não ter vínculo empregatício ou estatutário; 

Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada sua seleção pela Comissão de Seleção.

Não ser aposentado ou estar em situação equiparada.

Caso o candidato não atenda qualquer um dos requisitos, sua inscrição não será homologada.

No ato da inscrição o candidato deverá anexar os seguintes documentos, em um único arquivo, em formato .pdf e capacidade que não ultrapasse 10 MB; O nome do arquivo deverá ser nome e sobrenome do candidato, ex.: Fulano.de.Tal.pdf.:

Cópia do diploma e do histórico escolar da graduação (contendo o coeficiente de rendimento ou similar);

Currículo atualizado e disponível na Plataforma Lattes (ou equivalente ao país de origem);

É vedada a inscrição extemporânea.

Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital.

Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas no processo de inscrição, dispondo aos Membros da Comissão de Seleção o direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

VAGAS e recursos financeiros

O Projeto " NAPI SUDOESTE “CONSOLIDAÇÃO DO NOVO ARRANJO DE PESQUISA EM SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA"" dispõe de 1 (uma) vaga para bolsista Apoio Técnico (nível II).

A duração da bolsa é de 12 (dose) meses, com possibilidade de prorrogação.

A Bolsa Apoio Técnico (nível II) será disponibilizada na seguinte área:

Medicina Veterinária com experiência profissional em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação relacionados a Experimentação Animal.

O valor da bolsa será de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) mensais, que serão depositados em conta bancária em nome do aluno

A implementação e prorrogação da bolsa fica condicionada a autorização por parte do órgão de fomento (Fundação Araucária).

O bolsista exercerá suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR.

A carga horária será de 40 (quarenta) horas semanais de atividades.

Os horários de atividades do bolsista será definido em comum acordo com o coordenador do NAPI Sudoeste.

A formalização da bolsa ocorrerá por meio de Termo de Acordo específico entre a Instituição e o estudante bolsista mediado pela DIREC-PB.

O Termo de Acordo de Estágio pode ser rescindido a qualquer momento, a critério do coordenador do NAPI Sudoeste ou por solicitação do bolsista, mediante comunicação prévia com pelo menos 30 dias de antecedência.

No caso de rescisão antecipada a DIREC-PB poderá chamar o próximo candidato da lista de bolsistas classificados no presente edital.

O novo Termo de Acordo terá vigência durante os meses remanescentes da Bolsa.

O recurso financeiro é proveniente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, destinado à bolsas para este fim, conforme Termo de Convênio para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (convênio Pd&i) Nº 282/2022 PDI, firmado entre a Fundação Araucária e a FUNTEF-PR. Os valores serão repassados para a FUNTEF-PR em parcelas, conforme o cronograma físico-financeiro constante do Plano de Trabalho. As despesas deste Convênio estão devidamente reguladas pela fonte de recursos do Fundo Paraná, instituído pela Lei nº. 12.020/1998.

JULGAMENTO E SELEÇÃO

O processo de seleção da bolsa será coordenado pela Comissão de Seleção.

O julgamento e seleção dos candidatos será efetuado por uma banca examinadora, constituída por um docente da Universidade Estadual Unicentro de Guarapuava-Pr, e um docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

A seleção será feita mediante avaliação do Currículo Lattes (CL), de acordo com pontuação contida no Anexo 01 deste Edital, Coeficiente de Rendimento ou similar (CR), e entrevista (EN).

Avaliação do Currículo Lattes (CL):

O Currículo Lattes será avaliado e valorado de acordo com a pontuação contida no Anexo nº 01 deste Edital, elaborada pela Comissão de seleção.

Na entrevista serão considerados aspectos relacionados as atividades que serão desenvolvidas pelo bolsista: 1 – Preparo das amostras a base de extrato etanólico e folhas secas moídas das plantas (Artemisia annua). 2 – Organização e separação dos ovinos de acordo com peso e idade para a composição dos grupos teste e controle. 3 – Coleta de amostra de fezes dos ovinos para realização de análises e testes com endoparasitas gastrointestinais in vitro. 4 – Coleta de amostra de fezes dos ovinos para a realização de OPG (Contagem de ovos por grama de fezes) para determinação do grau da infecção anteriormente a realização dos tratamentos. 5 – Coleta de amostra de fezes dos ovinos após tratamento realizado com extrato etanólico e folha seca de Artemisia annua moídas, para realização de novos OPG (Contagem de ovos por grama de fezes), sendo possível avaliar a redução da contagem de ovos nas fezes e a eficácia da propriedade antiparasitária dos produtos testados.  6 – Realização de coprocultura. 7 – Realização de exames hematológicos nos ovinos. 8 – Análise interpretação dos dados, e confecção de relatório científico. 9 - Deslocamento entre as cidades de Pato Branco e Guarapuava para o desenvolvimento do projeto em lotes de ovinos de propriedades presentes nessas localizações.

A entrevista será feita de forma não presencial via Google meet, cujo link será fornecido pela banca por email.

As datas e horários da entrevista serão informadas quando da divulgação do Edital de Homologação de Inscrições, que deverá ocorrer até o dia 11/08/2023.

Cálculo da Nota Final (NF):

A Nota Final (NF) será calculada pela seguinte fórmula:

NF = 0,25 CL + 0,25 CR + 0,5 EN

Em caso de empate, os critérios utilizados, em ordem decrescente, serão:

Maior pontuação no Currículo Lattes;

Maior pontuação na entrevista;

Candidato de mais idade.

HOMOLOGAÇÃO DOS INSCRITOS E PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO

As inscrições homologadas serão divulgadas até o dia 07/08/2023, através do sítio http://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgag.

Após a divulgação da homologação, os candidatos poderão impetrar recurso, o qual deverá ser encaminhado no prazo máximo de 1 (um) dia útil a partir da data de publicação.

O pedido de reconsideração será de responsabilidade exclusiva do candidato e deverá ser encaminhado para o e-mail agropesquisacem@utfpr.edu.br.

CRONOGRAMA

 

Etapa

Período ou Data

Período de inscrições

28 de julho a 04 de agosto de 2023

Divulgação de inscrições deferidas

07 de agosto 2023

Recurso sobre inscrições indeferidas

08 de agosto de 2023               

Resultado final – inscrições homologadas

11 de agosto de 2023

Entrevista

15 e 16  de agosto

Divulgação do resultado preliminar

21 de agosto 2023

Recurso ao resultado preliminar

22 de agosto de 2023

Divulgação do resultado final

24 de agosto de 2023

 

Após a divulgação do resultado preliminar, os candidatos que não foram classificados, poderão impetrar recurso, o qual deverá ser encaminhado no prazo máximo de 1 dia da data de publicação.

O recurso será de responsabilidade exclusiva do candidato e deverá ser encaminhado para o seguinte endereço: abramo@utfpr.edu.br. A análise do recurso será realizada pela Comissão de Seleção.

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A SELEÇÃO

O presente edital será publicado no sítio  http://portal.utfpr.edu.br/pb/

Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital.

Acarretará na eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital.

Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

Fica eleito o foro da Justiça Federal de Pato Branco, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir eventuais dúvidas oriundas deste Edital.

 

 

Pato Branco, 27 de julho de 2023.

 

 

 

Assinam eletronicamente este edital:

 

Jose Abramo Marchese

Coordenadora do NAPI Sudoeste do Paraná.

 

Dalmarino Setti

Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias

 

Gilson Ditzel Santos

Diretor-Geral da UTFPR, Campus Pato Branco

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JOSE ABRAMO MARCHESE, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 27/07/2023, às 15:24, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) DALMARINO SETTI, DIRETOR(A), em (at) 27/07/2023, às 15:26, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON DITZEL SANTOS, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 27/07/2023, às 16:55, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3588893 e o código CRC (and the CRC code) C61BB563.



 

ANEXO 01 DO EDITAL /2023

Critérios para a avaliação do Currículo Lattes (CL)

 

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo, elaborado e aprovado pela Comissão de Seleção. A nota final do candidato no Currículo Lattes será calculada dividindo-se por 10 a pontuação obtida neste anexo. 

 

O candidato deverá, OBRIGATORIAMENTE, entregar preenchido o formulário abaixo.

 

1. Atividades e pontuação que serão consideradas na avaliação do Currículo Lattes:

 

Discriminação da atividade

Pontos por evento/publicação/ano

Preenchimento atribuídos pelo candidato

Pontos Homologados

  1. Autoria (primeiro autor) de artigo publicado em periódico científico listado no QUALIS/CAPES.

 

  1. Co-autoria (a partir do segundo autor) de artigo em periódico científico listado no QUALIS/CAPES (50% da pontuação).

A1

20

 

 

A2

17

 

 

B1

14

 

 

B2

11

 

 

B3

8

 

 

B4

5

 

 

B5

2

 

 

C

1

 

 

  1. Autoria       ou        Co-autoria         de patente registrada/publicada.

20

 

 

  1. Autoria       ou        Co-autoria         de capítulo de livro.

15

 

 

  1. Textos em jornais de notícias/revistas

05

 

 

  1. Bolsista de IC ou ITI

20 (por ano)

 

 

  1. Participação em eventos, congressos, exposições e feiras

01

 

 

  1. Organização de eventos, congressos, exposições e feiras

05

 

 

    9. Formação Complementar (na área de seleção)

05 (a cada 10h)

 

 

 

OBS: Caso algum candidato ultrapasse os 100 pontos no CL, ao que obteve a maior pontuação será atribuída nota 100 e os demais terão sua nota calculada proporcionalmente.

 

 


Referência: Processo nº 23064.031090/2023-36 SEI nº 3588893