Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR - CAMPUS PATO BRANCO Via do Conhecimento, Km 1 - CEP 85503-390 - Pato Branco - PR - Brasil Telefone: (46) 3220-2511 - www.utfpr.edu.br |
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EDITAL DIREC nº 19/2023
SELEÇÃO de BOLSISTA DE APOIO TÉCNICO (NÍVEL II) PARA ATUAR EM PROJETO DO NAPI SUDOESTE “CONSOLIDAÇÃO DO NOVO ARRANJO DE PESQUISA EM SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA”, DA FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Pato Branco (UTFPR-PB) por meio da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC-PB) no uso de suas atribuições regimentais torna público o presente Edital, para a seleção de bolsista, na modalidade de Apoio Técnico (Nível II), no âmbito do PROJETO: NAPI SUDOESTE “CONSOLIDAÇÃO DO NOVO ARRANJO DE PESQUISA EM SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA”, com a Fundação Araucária.
APRESENTAÇÃO
O NAPI SUDOESTE DO PARANÁ é um dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação que fazem parte dos NAPIs que compõem o ecossistema da Fundação Araucária, cujo objetivo é promover a articulação da Academia, Empresas, Governo e Sociedade Civil Organizada para a coprodução de conhecimento e inovação. O NAPI Sudoeste tem seu foco na investigação de biomoléculas/produtos naturais, energias sustentáveis, e sistemas agrobioalimentares orgânicos.
PERÍODO, LOCAL DA INSCRIÇÃO E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
As inscrições estarão abertas no período de 28 de julho a 04 de agosto de 2023.
Os documentos previstos no item 2.3 deste Edital deverão ser encaminhados, em formato .pdf, para o seguinte endereço: abramo@utfpr.edu.br.
São requisitos para o candidato concorrer à bolsa:
Ser brasileiro ou possuir visto permanente no País;
Possuir Currículo Lattes (ou equivalente ao país de origem) que demonstre capacitação para atuar no desenvolvimento de atividades, na área onde será disponibilizada a bolsa (vide item 3.3);
Dedicar-se integral e exclusivamente às atividades previstas pelo supervisor, por meio de elaboração e execução de um plano de trabalho inicial, bem como apresentar um Relatório Final até 60 (sessenta) dias após o término da bolsa;
Possuir o título de Médico Veterinário, obtido há no máximo 3 (três) anos, a contar quando da implementação da bolsa;
O título de Médico Veterinário deve ter sido obtido em cursos avaliados e reconhecidos pelo CNE/MEC.
Não ter vínculo empregatício ou estatutário;
Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada sua seleção pela Comissão de Seleção.
Não ser aposentado ou estar em situação equiparada.
Caso o candidato não atenda qualquer um dos requisitos, sua inscrição não será homologada.
No ato da inscrição o candidato deverá anexar os seguintes documentos, em um único arquivo, em formato .pdf e capacidade que não ultrapasse 10 MB; O nome do arquivo deverá ser nome e sobrenome do candidato, ex.: Fulano.de.Tal.pdf.:
Cópia do diploma e do histórico escolar da graduação (contendo o coeficiente de rendimento ou similar);
Currículo atualizado e disponível na Plataforma Lattes (ou equivalente ao país de origem);
É vedada a inscrição extemporânea.
Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital.
Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas no processo de inscrição, dispondo aos Membros da Comissão de Seleção o direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.
VAGAS e recursos financeiros
O Projeto " NAPI SUDOESTE “CONSOLIDAÇÃO DO NOVO ARRANJO DE PESQUISA EM SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA"" dispõe de 1 (uma) vaga para bolsista Apoio Técnico (nível II).
A duração da bolsa é de 12 (dose) meses, com possibilidade de prorrogação.
A Bolsa Apoio Técnico (nível II) será disponibilizada na seguinte área:
Medicina Veterinária com experiência profissional em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação relacionados a Experimentação Animal.
O valor da bolsa será de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) mensais, que serão depositados em conta bancária em nome do aluno
A implementação e prorrogação da bolsa fica condicionada a autorização por parte do órgão de fomento (Fundação Araucária).
O bolsista exercerá suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR.
A carga horária será de 40 (quarenta) horas semanais de atividades.
Os horários de atividades do bolsista será definido em comum acordo com o coordenador do NAPI Sudoeste.
A formalização da bolsa ocorrerá por meio de Termo de Acordo específico entre a Instituição e o estudante bolsista mediado pela DIREC-PB.
O Termo de Acordo de Estágio pode ser rescindido a qualquer momento, a critério do coordenador do NAPI Sudoeste ou por solicitação do bolsista, mediante comunicação prévia com pelo menos 30 dias de antecedência.
No caso de rescisão antecipada a DIREC-PB poderá chamar o próximo candidato da lista de bolsistas classificados no presente edital.
O novo Termo de Acordo terá vigência durante os meses remanescentes da Bolsa.
O recurso financeiro é proveniente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, destinado à bolsas para este fim, conforme Termo de Convênio para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (convênio Pd&i) Nº 282/2022 PDI, firmado entre a Fundação Araucária e a FUNTEF-PR. Os valores serão repassados para a FUNTEF-PR em parcelas, conforme o cronograma físico-financeiro constante do Plano de Trabalho. As despesas deste Convênio estão devidamente reguladas pela fonte de recursos do Fundo Paraná, instituído pela Lei nº. 12.020/1998.
JULGAMENTO E SELEÇÃO
O processo de seleção da bolsa será coordenado pela Comissão de Seleção.
O julgamento e seleção dos candidatos será efetuado por uma banca examinadora, constituída por um docente da Universidade Estadual Unicentro de Guarapuava-Pr, e um docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
A seleção será feita mediante avaliação do Currículo Lattes (CL), de acordo com pontuação contida no Anexo 01 deste Edital, Coeficiente de Rendimento ou similar (CR), e entrevista (EN).
Avaliação do Currículo Lattes (CL):
O Currículo Lattes será avaliado e valorado de acordo com a pontuação contida no Anexo nº 01 deste Edital, elaborada pela Comissão de seleção.
Na entrevista serão considerados aspectos relacionados as atividades que serão desenvolvidas pelo bolsista: 1 – Preparo das amostras a base de extrato etanólico e folhas secas moídas das plantas (Artemisia annua). 2 – Organização e separação dos ovinos de acordo com peso e idade para a composição dos grupos teste e controle. 3 – Coleta de amostra de fezes dos ovinos para realização de análises e testes com endoparasitas gastrointestinais in vitro. 4 – Coleta de amostra de fezes dos ovinos para a realização de OPG (Contagem de ovos por grama de fezes) para determinação do grau da infecção anteriormente a realização dos tratamentos. 5 – Coleta de amostra de fezes dos ovinos após tratamento realizado com extrato etanólico e folha seca de Artemisia annua moídas, para realização de novos OPG (Contagem de ovos por grama de fezes), sendo possível avaliar a redução da contagem de ovos nas fezes e a eficácia da propriedade antiparasitária dos produtos testados. 6 – Realização de coprocultura. 7 – Realização de exames hematológicos nos ovinos. 8 – Análise interpretação dos dados, e confecção de relatório científico. 9 - Deslocamento entre as cidades de Pato Branco e Guarapuava para o desenvolvimento do projeto em lotes de ovinos de propriedades presentes nessas localizações.
A entrevista será feita de forma não presencial via Google meet, cujo link será fornecido pela banca por email.
As datas e horários da entrevista serão informadas quando da divulgação do Edital de Homologação de Inscrições, que deverá ocorrer até o dia 11/08/2023.
Cálculo da Nota Final (NF):
A Nota Final (NF) será calculada pela seguinte fórmula:
NF = 0,25 CL + 0,25 CR + 0,5 EN
Em caso de empate, os critérios utilizados, em ordem decrescente, serão:
Maior pontuação no Currículo Lattes;
Maior pontuação na entrevista;
Candidato de mais idade.
HOMOLOGAÇÃO DOS INSCRITOS E PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO
As inscrições homologadas serão divulgadas até o dia 07/08/2023, através do sítio http://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgag.
Após a divulgação da homologação, os candidatos poderão impetrar recurso, o qual deverá ser encaminhado no prazo máximo de 1 (um) dia útil a partir da data de publicação.
O pedido de reconsideração será de responsabilidade exclusiva do candidato e deverá ser encaminhado para o e-mail agropesquisacem@utfpr.edu.br.
CRONOGRAMA
Etapa |
Período ou Data |
Período de inscrições |
28 de julho a 04 de agosto de 2023 |
Divulgação de inscrições deferidas |
07 de agosto 2023 |
Recurso sobre inscrições indeferidas |
08 de agosto de 2023 |
Resultado final – inscrições homologadas |
11 de agosto de 2023 |
Entrevista |
15 e 16 de agosto |
Divulgação do resultado preliminar |
21 de agosto 2023 |
Recurso ao resultado preliminar |
22 de agosto de 2023 |
Divulgação do resultado final |
24 de agosto de 2023 |
Após a divulgação do resultado preliminar, os candidatos que não foram classificados, poderão impetrar recurso, o qual deverá ser encaminhado no prazo máximo de 1 dia da data de publicação.
O recurso será de responsabilidade exclusiva do candidato e deverá ser encaminhado para o seguinte endereço: abramo@utfpr.edu.br. A análise do recurso será realizada pela Comissão de Seleção.
CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A SELEÇÃO
O presente edital será publicado no sítio http://portal.utfpr.edu.br/pb/
Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital.
Acarretará na eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital.
Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.
Fica eleito o foro da Justiça Federal de Pato Branco, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir eventuais dúvidas oriundas deste Edital.
Pato Branco, 27 de julho de 2023.
Assinam eletronicamente este edital:
Jose Abramo Marchese
Coordenadora do NAPI Sudoeste do Paraná.
Dalmarino Setti
Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias
Gilson Ditzel Santos
Diretor-Geral da UTFPR, Campus Pato Branco
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JOSE ABRAMO MARCHESE, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 27/07/2023, às 15:24, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) DALMARINO SETTI, DIRETOR(A), em (at) 27/07/2023, às 15:26, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON DITZEL SANTOS, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 27/07/2023, às 16:55, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3588893 e o código CRC (and the CRC code) C61BB563. |
ANEXO 01 DO EDITAL /2023
Critérios para a avaliação do Currículo Lattes (CL)
As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo, elaborado e aprovado pela Comissão de Seleção. A nota final do candidato no Currículo Lattes será calculada dividindo-se por 10 a pontuação obtida neste anexo.
O candidato deverá, OBRIGATORIAMENTE, entregar preenchido o formulário abaixo.
1. Atividades e pontuação que serão consideradas na avaliação do Currículo Lattes:
Discriminação da atividade |
Pontos por evento/publicação/ano |
Preenchimento atribuídos pelo candidato |
Pontos Homologados |
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A1 |
20 |
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A2 |
17 |
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B1 |
14 |
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B2 |
11 |
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B3 |
8 |
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B4 |
5 |
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B5 |
2 |
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C |
1 |
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|
20 |
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15 |
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05 |
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20 (por ano) |
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01 |
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05 |
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9. Formação Complementar (na área de seleção) |
05 (a cada 10h) |
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OBS: Caso algum candidato ultrapasse os 100 pontos no CL, ao que obteve a maior pontuação será atribuída nota 100 e os demais terão sua nota calculada proporcionalmente.
Referência: Processo nº 23064.031090/2023-36 | SEI nº 3588893 |