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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA PROG.POS-GRAD.FORM.CIENT.ED. TECNOLOGICA |
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EDITAL nº 02/2023
SELEÇÃO PARA O INGRESSO AO MESTRADO PROFISSIONAL NA TURMA DE 2024 DO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCACIONAL E
TECNOLÓGICA (PPGFCET) DA UTFPR – CAMPUS CURITIBA
1. O Site Oficial do Programa é o http://fcet.ct.utfpr.edu.br.
2.PÚBLICO DE INTERESSE
2.1. Licenciados em Ciências Naturais (Ciências, Biologia, Física e Química) e Matemática.
2.2. Outros profissionais da Educação que tenham interesse em desenvolver pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática.
2.3. O não preenchimento das vagas deste edital poderá ser completada por outros(as) candidatos(as) que tenham interesse em desenvolver pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática, de acordo com a demanda social.
3.MODALIDADE DE ENSINO E INÍCIO DAS ATIVIDADES
3.1. A modalidade do curso de mestrado é presencial, com aulas preferencialmente às quintas e sextas-feiras nos períodos da manhã, tarde ou noite.
3.2. As aulas terão início do 1º semestre letivo de 2024, cuja data será definida pelo Calendário Acadêmico 2024 da Pós-graduação Stricto Sensu da UTFPR.
4.AS VAGAS OFERTADAS
A seleção dos(as) candidatos(as) aprovados será homologada pelo Colegiado do PPGFCET, o qual selecionará até no máximo 35 (trinta e cinco) candidatos(as) como acadêmicos(as) regulares (regularmente matriculados(as) no programa). O(A) candidato(a) deverá indicar no momento da inscrição em qual linha optará de acordo com seu Projeto de Pesquisa.
De acordo com item I do Art. 6º da Resolução COPPG/UTFPR Nº 68, de 22 de dezembro de 2021, 30% do total de vagas ofertadas será destinada para pessoas autodeclaradas negras. No caso de inscrição de pessoa autodeclarada indígena serão adicionadas 02 vagas para concorrência exclusiva deste público. No caso de inscrição de pessoa autodeclarada com deficiência (PcD) serão adicionadas 02 vagas para concorrência exclusiva deste público.
Conforme Art. 7º da mesma Resolução, os candidatos indígenas ou com deficiência, que optarem pelas cotas, concorrerão exclusivamente a estas vagas reservadas. Caso haja sobra de vagas dentre os candidatos de ampla concorrência, estas poderão ser preenchidas por candidatos que tenham optado pelas vagas reservadas desde que tenham obtido aprovação no processo seletivo. Para todos os candidatos é condição necessária para ocupação de vagas no programa a aprovação em todas as etapas do processo seletivo.
Serão considerados pretos, pardos, indígenas, ou pessoa com deficiência os candidatos que se enquadram no artigo 4º do anexo I da Resolução COPPG/UTFPR Nº 68, de 22 de dezembro de 2021.
A Resolução COPPG/UTFPR Nº 68, de 22 de dezembro de 2021 está disponível em: https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php? acao=publicacao_visualizar&id_documento=2722196&id_orgao_publicacao=0
Em caso de não preenchimento das vagas reservadas para os candidatos indígenas e com deficiência, o programa poderá destiná-las para os candidatos da ampla concorrência.
De acordo com a Resolução nº. 079/12-COPPG, de 26 de junho de 2012 da UTFPR, serão disponibilizadas a servidores(as) de Instituições de Ensino Superior Públicas, com as quais a UTFPR tenha convênios específicos para fins de qualificação de pessoal, um adicional de até 20% das vagas ofertadas.
Conforme o §2º da referida Resolução, o(a) servidor(a) deverá manifestar interesse nas vagas adicionais no momento da inscrição, inserindo cópia em arquivo PDF de documento comprobatório do convênio, juntamente com a declaração do estabelecimento de ensino ao qual o(a) professor(a) está vinculado(a).
Os(As) candidatos(as) classificados(as) no processo seletivo fora do número de vagas disponíveis poderão ser matriculados como alunos(as) especiais. Acesse o site:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgfcet/documentos/resolucao
e veja a Resolução 03/2017 que dispõe sobre ingresso no PPGFCET de estudantes na categoria de Aluno(a) Especial.
5.AS INSCRIÇÕES
5.1. As inscrições serão realizadas, exclusivamente pela internet, no período de 28 de julho (sexta-feira) a 18 de setembro (segunda-feira) de 2023, pelo link:
5.2. O preenchimento da ficha de inscrição será on-line e terá que ser realizado de uma única vez, por isso o(a) candidato(a) deverá ter todos os documentos indicados no tópico 5.3 preparados para serem anexados na plataforma de inscrição on-line.
Observação: Após o preenchimento, a ficha de inscrição deverá ser finalizada e logo em seguida impressa ou salva em seu computador, pois o(a) candidato(a) poderá não recuperá-la posteriormente.
5.3. No ato da inscrição on-line, deverão ser anexados na plataforma de inscrição em um ÚNICO ARQUIVO que contenha toda a documentação constante nas alíneas a, b, c, d, deste subitem. Este ARQUIVO ÚNICO não poderá ultrapassar 10 (dez) MB em tamanho e deverá ser gerado no formato PDF.
O Projeto deverá ser elaborado conforme o modelo disponível na área dos Editais do site do PPGFCET onde também está publicado este edital.
As áreas de concentração e linhas de pesquisa do PPGFCET podem ser consultadas em:
http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgfcet/sobre
As temáticas de interesse e pesquisa de cada docente do programa estão no Anexo 02 deste edital.
Parágrafo único. Atestados, exames e laudos médicos deverão obrigatoriamente apresentar CID, nome legível, carimbo e assinatura do profissional e CRM. Ao candidato pode ser solicitado comparecer ante uma Junta Médica Oficial da UTFPR.
Conforme Art. 11º da Resolução COPPG/UTFPR Nº 68, de 22 de dezembro de 2021. No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para indígenas deve entregar, ao menos um dos seguintes documentos:
f) NÃO SERÃO CONSIDERADAS FOTOS OU PRINT DE TELAS TRANSFORMADOS EM PDF DE PROJETOS DE PESQUISA OU DE QUALQUER UM DOS DOCUMENTOS SOLICITADOS.
6.O PROCESSO SELETIVO
6.1. Para a admissão dos(as) candidatos(as), após a homologação da inscrição, o processo seletivo será composto por três fases:
6.1.1. Todas as datas referentes às diferentes etapas do processo de seleção constam no Anexo 01.
6.2. A primeira fase do processo seletivo constará da avaliação do Projeto de Pesquisa, enviado, via plataforma de inscrição, pelo(a) candidato(a) no ato da inscrição e terá pontuação máxima de 100 pontos.
Tabela 1: critérios para avaliar o Projeto de Pesquisa.
ITEM AVALIADO |
PONTUAÇÃO MÁXIMA |
a. Pertinência do projeto com os interesses do programa. |
20 |
b. Consistência do referencial teórico. |
20 |
c. Delimitação e clareza do problema de pesquisa e coerência deste com os objetivos. |
30 |
d. Descrição dos encaminhamentos metodológicos para a constituição e análise dos dados, bem como a exequibilidade em termos de tempo e condições para a realização do projeto. |
30 |
TOTAL |
100 |
6.3. A segunda fase do processo seletivo terá pontuação máxima de 100 pontos e constará da arguição sobre Projeto de Pesquisa.
Tabela 2: Critérios para avaliar a arguição sobre Projeto de Pesquisa.
ITEM AVALIADO |
PONTUAÇÃO UNITÁRIA |
PONTUAÇÃO MÁXIMA |
a) Clareza e consistência teórica na argumentação sobre a arguição do Projeto de Pesquisa. |
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20 |
b) Conhecimento geral da literatura atual da área de Ensino de Ciências e Matemática e suas ideias centrais que enfatizam o domínio de temas e ideias que sustentam. |
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30 |
c) Desenho metodológico da proposta. |
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30 |
e) Delineamento da proposta sobre o Produto Educacional. |
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20 |
TOTAL |
|
100 |
6.4. A terceira fase do processo seletivo constará da avaliação do currículo lattes com um total máximo de 100 pontos, de acordo com os critérios descritos na tabela 3:
Tabela 3: critérios para avaliar o Currículo Lattes.
ITEM AVALIADO |
PONTUAÇÃO UNITÁRIA |
PONTUAÇÃO MÁXIMA |
Tempo de serviço como professor. |
3/ano |
15 |
Formação Complementar (cursos reconhecidos pelo MEC ou pela respectiva Secretaria de Educação, com duração mínima de 180 horas). |
5/curso |
10 |
Apresentação de trabalhos em Eventos (Seminários, Simpósios, Encontros e Congressos) relacionados às áreas de Ensino de Ciências e Matemática e/ou Educação. |
2/evento |
10 |
Participação como ministrante em minicursos, cursos, oficinas e palestras |
1/evento |
5 |
Publicações em Periódicos nas áreas de Ensino de Ciências e Matemática e/ou Educação. |
5/publicação |
20 |
Publicação de livro nas áreas de Ensino de Ciências e Matemática e/ou Educação com ISBN. |
10/publicação |
20 |
Organização de livro nas áreas de Ensino de Ciências e Matemática e/ou Educação com ISBN. |
5/publicação |
10 |
Capítulo de livro nas áreas de Ensino de Ciências e Matemática e/ou Educação com ISBN. |
5/publicação |
10 |
TOTAL |
|
100 |
6.4.1. Serão considerados apenas os periódicos disponíveis no Qualis da CAPES vigente para as Áreas de Ensino e de Educação. Os comprovantes não precisam de autenticação.
6.5. A classificação final dos(as) candidatos(as) obedecerá a seguinte equação:
Pontuação final = (nota fase 1)x0,4 + (nota fase 2)x0,4 + (nota fase 3)x0,2
6.5.1. Serão classificados os(as) candidatos(as) que obtiverem as maiores pontuações de acordo com o item 6.5, de forma a preencher no máximo o número de vagas indicado no item 4 deste edital.
7.O RESULTADO
7.1. O resultado final será divulgado no dia 20 de novembro de 2023, após as 18 horas no site do PPGFCET: http://fcet.ct.utfpr.edu.br.
8.DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1. O Programa não se obriga a preencher todas as vagas oferecidas. O preenchimento das vagas ofertadas neste Processo Seletivo depende do número de candidatos(as) classificados(as) de acordo com o disposto no item 6.5 deste Edital, bem como a disponibilidade de orientação do Corpo Docente do PPGFCET para o ano letivo de 2023.
8.2. Ao se inscrever, o(a) candidato(a) aceita as condições, critérios e normas estabelecidas nesse edital, deles não podendo alegar desconhecimento.
8.3. É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) a exatidão e veracidade das informações prestadas para o processo seletivo.
8.4. Os recursos deverão ser interpostos após a divulgação do resultado de cada etapa nos prazos estabelecidos no presente edital, por meio de formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/LBRmNYVuSkyu4EPL7
8.5. As decisões das bancas avaliadoras, bem como da Comissão do Processo Seletivo são soberanas.
8.6. As informações prestadas na inscrição são de inteira responsabilidade do(a) candidato(a), dispondo a Comissão de Seleção do direito de cancelar e indeferi-la sempre que se verifique que as informações são incorretas, estão incompletas ou que o(a) candidato(a) não satisfaz as condições estabelecidas neste Edital.
8.7. Candidatos(as) que necessitem de condições especiais para a realização do processo seletivo deverão solicitá-las por meio de um contato direto com a Coordenação do Programa, exclusivamente por e-mail (fcet-ct@utfpr.edu.br), impreterivelmente antes da data do término das inscrições. A realização das etapas previstas no processo de seleção por parte desses(as) candidatos(as) fica condicionada a esse pedido formal.
8.8. Conforme Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 3, de 29 de dezembro de 2021, os candidatos ao curso de Mestrado devem apresentar, no mínimo, os seguintes documentos para o processo de seleção e matrícula:
a) Documento de identificação, para brasileiros, que especifique RG e CPF, com foto e órgão expedidor/UF. b) Certidão de Nascimento ou Casamento.
g) Os candidatos estrangeiros devem apresentar os documentos descritos nos itens anteriores (a, b, c, d, e, f), com as seguintes variações:
-Documento de identificação estrangeiro.
-Diploma de Graduação, reconhecido no Brasil, ou com o selo consular da Embaixada Brasileira no verso, ou com o selo de Apostilamento de Haia;
-Passaporte com foto e dados pessoais, para turmas realizadas no Brasil.
A documentação de candidatos estrangeiros pode ser aceita nos idiomas: Inglês, Francês e Espanhol. Documentos estrangeiros em outros idiomas devem ser apresentados com tradução juramentada.
A instrução normativa que trata do item 8.8 está disponível em:
https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php? acao=publicacao_visualizar&id_documento=2728817&id_orgao_publicacao=0
8.9. O canal de comunicação oficial para sanar dúvidas relacionadas ao processo seletivo é exclusivamente o e-mail do programa: fcet-ct@utfpr.edu.br.
8.10. Os casos omissos neste Edital serão decididos pelo Coordenador do PPGFCET e pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Curitiba da UTFPR.
8.11. O presente edital será publicado no site do PPGFCET: http://fcet.ct.utfpr.edu.br
8.12. Para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste edital que não possam ser solucionadas por entendimento direto entre as partes, elege-se o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária do Paraná, Subseção Judiciária de Curitiba, excluindo-se qualquer outro por mais privilegiado que seja.
Curitiba, 28 de julho de 2023.
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) TAMARA SIMONE VAN KAICK, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 28/07/2023, às 19:56, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCO AURELIO KALINKE, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 28/07/2023, às 20:03, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3592191 e o código CRC (and the CRC code) CB9CCADB. |
ANEXO 01 – DATAS DAS FASES DO PROCESSO SELETIVO
ETAPAS |
DATAS - 2023 |
Inscrições |
28 de julho (sexta-feira) a 18 de setembro (segunda-feira) de 2023 |
Divulgação das inscrições homologadas |
Até 20 de setembro de 2023 (quarta-feira) |
Interposição de recursos referente à inscrição |
Até 22 de setembro de 2023 (sexta-feira) |
Resultado dos recursos referentes à inscrição |
25 de setembro de 2023 (segunda-feira) |
Avaliação do Projeto |
26 de setembro (terça-feira) a 13 de outubro (sexta-feira) de 2023 |
Resultado da Avaliação do Projeto |
Até 16 de outubro de 2023 (segunda-feira) |
Interposição de Recursos referente à Avaliação do Projeto |
Até 18 de outubro de 2023 (quarta-feira) |
Resultado dos Recursos referente à Avaliação do Projeto |
Até 20 de outubro de 2023 (sexta-feira) |
Edital com datas, horários e ensalamento da arguição sobre Projeto de Pesquisa e entrega do Currículo Lattes documentado |
Até 23 de outubro de 2023 (segunda-feira) |
Arguição sobre o Projeto de Pesquisa e avaliação do Currículo Lattes |
25 de outubro (quarta-feira) a 07 de novembro (terça-feira) de 2023 |
Resultado da arguição sobre Projeto de Pesquisa e do Currículo Lattes |
Até 10 de novembro de 2023 (sexta-feira) |
Interposição de Recursos referente à arguição sobre Projeto de Pesquisa e entrega do Currículo Lattes |
Até 14 de novembro de 2023 (terça-feira) |
Resultado dos Recursos referente à arguição sobre Projeto de Pesquisa e entrega do Currículo Lattes |
Até 16 de novembro de 2023 (quinta-feira) |
Resultado Final |
Até 20 de novembro de 2023 (segunda-feira) |
Matrículas |
Até 30 dias que antecedem o início do 1º semestre letivo de 2024 |
Todos os resultados poderão ser acompanhados no site do PPGFCET: http://fcet.ct.utfpr.edu.br
ANEXO 02 – INTERESSES DE PESQUISA DOS DOCENTES
Tem interesse em temas relacionados à formação inicial e permanente de professores de Química e de Ciências; História, Filosofia e Sociologia da Ciência; Ensino de Química e de Ciências com ênfase em Educação Ambiental e nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); Elaboração, desenvolvimento e avaliação de materiais didáticos para o ensino de Química e de Ciências.
No âmbito da linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação de Professores em Ensino de Ciências e Matemática, desenvolve investigações nas seguintes temáticas: ensino e aprendizagem de Física e de Ciências; formação de professores de Física e de Ciências; práticas pedagógicas, livros e materiais didáticos, manuais escolares de Física e de Ciências; implicações de políticas públicas educacionais no ensino de Física e de Ciências.
Apropriação e uso de metodologias e recursos didáticos de Ciências Naturais, especialmente os recursos que envolvem as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Pesquisas relacionadas à formação inicial e continuada de professores de Física.
Anelize Queiroz Amaral
No âmbito da linha de Pesquisa Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e a sua relação com a Educação Ambiental a docente desenvolve as seguintes temáticas: formação inicial e continuada de educadores ambientais em espaços formais e não formais; elaboração e desenvolvimento de materiais para o desenvolvimento da Educação Ambiental; processo educativos e investigativos sobre injustiças socioambientais e a construção de sociedades sustentáveis no Brasil e Angola.
Atua nas áreas de Física, Nanobiofotônica e Ensino, com ênfase em formação de professores, divulgação científica, ensino de Física Moderna e Contemporânea, Tecnologias Livres, Recursos Educacionais Abertos, Videoanálise e Educação Infantil.
Produção de Mudas via propagação vegetativa e sexuada e participa ainda dos projetos de extensão Escola e Família, nas linhas Alimentação Saudável e do projeto Ensino Híbrido de Botânica.
Ensino de Química, Educação do Campo, Política Educacional, Ludicidade e Didática das Ciências e das Matemáticas.
métodos investigativos de ensino e de aprendizagem em Química/Ciências, mais especificamente a pesquisa em sala de aula, o educar pela pesquisa e o ensino por investigação. Formação inicial e continuada de professores, desenvolvimento de materiais didáticos e uso das TDICs para o ensino de conceitos abstratos.
Formação inicial e permanente de professores; Educação com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA; Educação Inclusiva; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação a distância; Atividades lúdicas: jogos e teatro; Metodologia do Ensino de Ciências/Química; Experimentação e Tecnologia no Ensino de Ciências/Química; Ensino de Química e Ciências.
Desenvolve pesquisas sobre formação de professores que ensinam matemática e a organização do ensino de matemática e ciências à luz da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade e do conceito de Atividade Orientadora de Ensino.
Formação Docente para o trato de QSC (Ratcliffe & Grace) na Educação CTSA. CONCEPÇÕES de ensino: Ensino por Investigação, Problemas Abertos nas Aulas, Estudos de Casos em Aula envolvendo Risco Sócioambiental. QSC para a sala de aula baseada em casos/situações, com interesses global e da RMC/Litoral do PR, envolvendo urbanização, área rural e povos tradicionais & autores de base: 1) Emergências climáticas, desflorestamento e carbono (P. Artaxo e IPCC); 2) Comida, segurança alimentar, produção urbana de alimentos, fruticultura e as culturas tradicionais (M. Pollan); 3) Iminente crise energética nacional, portos, óleo-gasodutos e seus riscos; 4) Água e hidrografia: produção, qualidade, metais pesados, pegada hídrica, distribuição, acessos pra quem? e consumo; 5) Medicamentos e a sua indústria gameficada (S. Sismondo); 6) Novas ferrovia e estradas no Leste/PR, 7) Ergonomia no trabalho X novos condicionantes desde a uberização e a gameficação nas cidades (A.M. Cardoso); 8) Minerações e contaminações na RMC e Litoral do PR; 9) “Novas” alternativas para uso do solo: reflorestamento da indústria madeireira; produção urbana; CONCEPÇÕES metodológicas e conjuntos de métodos analíticos: Estudos de Casos que podem configurar QSC; Pesquisa-Ação, Grounded Theory e Semiótica Social (J. Lemke). FONTES de dados de partida: FAU, IBGE, INPE, IPCC etc., bem como de agências setoriais internacionais e reguladoras nacionais, e por informações de mídias de alcance mundial (BBC, El Pais, Reuters, Le Monde, CNN ...).
Desenvolvimento, validação e divulgação de metodologias e estratégias visando potencializar a Educação Ambiental nos diversos níveis de ensino. Implementação de recursos.
Doutor em Educação (Educação Científica, Matemática e Tecnológica) e mestre em Ensino de Ciências (Ensino de Física) pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Orienta pesquisas na linha “Práticas Pedagógicas e Formação de Professores em Ensino de Ciências e Matemática”, tendo como ênfase investigações sobre a formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática em uma perspectiva reflexivo-crítica - professor como intelectual crítico, pesquisador e transformador da realidade; estágio supervisionado; PIBID; Residência Pedagógica; início da carreira docente; alienação e emancipação docente; etc. Também orienta na linha de pesquisa “Ensino de Ciências e Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)”, com ênfase em atividades de ensino-aprendizagem em espaços formais e não formais de ensino que abordam temas socioambientas sobre as implicações da ciência e tecnologia na sociedade e no meio ambiente. Em ambas as linhas de pesquisa, busca-se privilegiar propostas didáticas, formativas e investigativas que tenham como base a Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural, considerando os seguintes referenciais: Vigotski, Leontiev, Davidov, Engeström, entre outros.
Educação em Ciências, principalmente nas discussões sobre formação inicial e continuada de professores de ciências, alfabetização científica e tecnológica, CTS/CTSA, epistemologia de Fleck, metodologias na Educação em Ciências, Educação Ambiental e Pesquisa do Estado do Conhecimento.
Educação em Ciências, principalmente nas discussões sobre formação inicial e continuada de professores de ciências, alfabetização científica e tecnológica, CTS/CTSA, epistemologia de Fleck, metodologias na Educação em Ciências, Educação Ambiental e Pesquisa do Estado do Conhecimento.
Tem interesse em formação inicial e contínua de professores de ciência na abordagem educacional sociocientífica, notadamente no que se refere a impactos de artefatos tecnológicos na vida social e ambiental.
Doutora e Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR - Ponta Grossa). Especialista em Educação do Campo (FSB - 2013). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010). Desenvolve pesquisas com as temáticas: Ensino no contexto da Educação do Campo; Ensino de Ciências e Matemática contextualizado; Ensino em escolas do campo; Hortas em espaços escolares. Metodologias ativas no Ensino de Ciências e Matemática.
Interessa estudos em fenomenologia que caminhem na direção de investigar modos de compreender a prática em/de Educação Matemática. Visa-se o encontro do professor com seus pares, por exemplo, alunos e outros professores, em um ambiente de aprendizagem presencial ou virtual, assim como com políticas públicas educacionais, de modo a lançar luz à formação do professor que ensina matemática, em qualquer trajeto escolar, considerando esse encontro como possibilidade de formação permanente.
Formação inicial e permanente de professores; Ensino na perspectiva de Paulo Freire; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Epistemologia; História e filosofia da ciência; Formação de professores; Metodologia do Ensino de Ciências/Química; Ensino de ciências e química com ênfase nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
Marcelo Souza Motta
Temáticas relacionadas com ensino e a aprendizagem de Ciências e Matemática com o uso de Tecnologias Digitais; Jogos Digitais; Pensamento Computacional; Programação Intuitiva e/ou Visual; Objetos de Aprendizagem; Recursos Educacionais Abertos; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Simulações e Mundos Virtuais; Softwares de Programação Intuitiva (Scratch, App Inventor 2, etc.); Mobile Learning; Metodologias Ativas na Educação; Gamificação; Realidades (aumentada, virtual e mista); Computação Criativa; Educação a Distância; e Tendências Metodológicas em Educação Matemática.
Tem interesse em estudos sobre Tecnologias Educacionais, especialmente no uso de IA em processos educacionais de Matemática, Objetos de Aprendizagem, Robótica Educacional, Filosofia, História da Matemática e Formação de Professores de Matemática.
Educação em astronomia: produção e análise de materiais didáticos e novas estratégias para ensino de astronomia nos ensinos fundamentais e médio. Desenvolvimento, avaliação e divulgação de metodologias e estratégias para a uma educação interdisciplinar no ensino fundamental e médio.
Projetos preferencialmente vinculados à teoria histórico-cultural e teoria da atividade e relacionados à produção do conhecimento matemático (movimento histórico e lógico); aos processos de organização do ensino de matemática (questões didáticas e metodológicas) e de formação inicial e continuada de professores.
Pesquisas em Educação Matemática, sobretudo em História da Educação Matemática, Formação de Professores e Análise de textos escritos.
Tem interesse em Mediação Tecnológica no Ensino de Ciências; Sociologia do Conhecimento Científico (Science Studies) e o Ensino de Ciências; Educação em Ciências no Antropoceno; Mobilidade Urbana e suas relações com a Educação Básica; Ensino de Física Moderna e Contemporânea.
Ênfase de atuação na Formação de professores de Ciências/Física e Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).
Práticas Pedagógicas e a Formação de Professores no entendimento das tecnologias digitais de informação e comunicação no fazer curricular; na adoção e adaptação das tecnologias e tecnologias digitais nas práticas pedagógicas; no aprofundamento do entendimento das tecnologias digitais de informação e comunicação no Ensino; no aprofundamento e no entendimento de mediação, protagonismo, colaboração, cooperação na Educação a Distância; no aprofundamento, entendimento e desenvolvimento de diferentes Tecnologias no Ensino.
Ensino de Física com ênfase nas temáticas: educação com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), ensino por investigação, formação de professores de Física, currículo, metodologias de ensino de física para educação básica e ensino superior, interdisciplinaridade. Com relação à orientação teórico metodológica de pesquisa, trabalha preferencialmente com a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural.
Interdisciplinaridade como eixo norteador na formação de professores de Ciências, assim como a Educação Ambiental no ensino fundamental I e compreendida em sua transversalidade nas diversas disciplinas do ensino fundamental II. A abordagem pode ser desenvolvida com conteudos disciplinares, ou com temas transversais como emergências climáticas, recursos hídricos, resíduos sólidos, saneamento e biodiversidade. A alfabetização científica e tecnológica e alfabetização ecológica também são temas de interesse para desenvolver pesquisas no Ensino de Ciências.
Referência: Processo nº 23064.029976/2023-10 | SEI nº 3592191 |