Boletim de Serviço Eletrônico em 04/08/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PATO BRANCO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (PPGAG) - CAMPUS PATO BRANCO

 

EDITAL nº 02/2023

 

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO JUNIOR DA NO PROGRAMA DA REDE PARANAENSE DE APOIO À AGRO PESQUISA E FORMAÇÃO APLICADA (COMPLEXO DE ENFEZAMENTO DO MILHO - CEM) FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA / SETI-PR / SENAR-PR.

 

 APRESENTAÇÃO

 O Diretor-Geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAG), no uso de suas atribuições legais, torna público o presente edital para a seleção de um bolsista na modalidade de Pós-Doutorado Junior (PDJ) no âmbito do Programa da Chamada Pública 13/2022 da Rede Paranaense de Apoio à Agro pesquisa e Formação Aplicada (Complexo de Enfezamento do Milho - CEM) Fundação Araucária / SETI-PR / SENAR-PR;

 Rede Paranaense de Agro pesquisa e Formação Aplicada – CEM: Trata-se de um programa integrado de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica (PD&I), de abrangência local, observando as diretrizes do Comitê Gestor da Rede Paranaense de Agro pesquisa e Formação Aplicada, o qual foi instituído pelo Decreto nº 2475, de 28/09/2015, do Estado do Paraná.

 

 PERÍODO, LOCAL DA INSCRIÇÃO E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

 As inscrições estarão abertas no período de 04 a 19 de agosto de 2023. Os documentos previstos no item 2.3 deste Edital deverão ser encaminhados, em formato .pdf, para o seguinte endereço: agropesquisacem@utfpr.edu.br.

 São requisitos para o candidato concorrer à bolsa PDJ (caso o candidato não atenda qualquer um dos requisitos, sua inscrição não será homologada).

  Ser brasileiro ou possuir visto permanente no País;

 Possuir Currículo Lattes (ou equivalente ao país de origem) que demonstre capacitação para atuar no desenvolvimento de atividades, na área onde será disponibilizada a bolsa (vide item 3.3);

 Dedicar-se integral e exclusivamente às atividades previstas pelo supervisor, por meio de elaboração e execução de um plano de trabalho inicial, bem como apresentar um Relatório Final até 60 (sessenta) dias após o término da bolsa;

 Possuir o título de doutor, obtido há no máximo 5 (cinco) anos, a contar quando da implementação da bolsa;

 O título de Doutor deve ter sido obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação, conforme Portaria n° 086/2013, da CAPES;

 Não ter vínculo empregatício ou estatutário; 

 Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada sua seleção pela Coordenação da Rede de Enfezamento do Milho;

 Não ser aposentado ou estar em situação equiparada.

 No ato da inscrição o candidato deverá anexar os seguintes documentos, em um único arquivo, em formato .pdf e capacidade que não ultrapasse 10 MB. O nome do arquivo deverá ser nome e sobrenome do candidato, ex.: Fulano.de.Tal.pdf.:

 Cópia do diploma (ou ata de defesa do doutorado) e do histórico escolar do Doutorado;

 Currículo atualizado e disponível na Plataforma Lattes (ou equivalente ao país de origem);

  É vedada a inscrição extemporânea.

  Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital e na Chamada Pública 13/2022 Programa da Rede Paranaense de Apoio à Agro pesquisa e Formação Aplicada (Complexo de Enfezamento do Milho - CEM) Fundação Araucária / SETI-PR / SENAR-PR.

  Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas no processo de inscrição, dispondo aos Coordenadores da Rede do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

 Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do coordenador/supervisor do projeto.

 

  VAGAS

  O PPGAG dispõe de 1 (uma) bolsa de Pós-Doutorado Júnior (PDJ).

  A duração da bolsa é de 12 (dose) meses, com possibilidade de prorrogação enquanto durar o projeto (36 meses).

 A bolsa de pós-doutorado será disponibilizada na seguinte área:

 Doutorado em Ciências Agrárias, Biológicas ou Exatas com experiência profissional em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação relacionados a Experimentação Agrícola.

 A implementação e prorrogação da bolsa fica condicionada a liberação e autorização por parte do órgão de fomento (Fundação Araucária).

 O valor da bolsa será de R$ 5.125,00 (cinco mil, cento e vinte e cinco reais).

 

 JULGAMENTO E SELEÇÃO

 O processo de seleção da bolsa será coordenado pela Coordenação da Rede de Complexo de Enfezamento do Milho - CEM. O julgamento e seleção dos candidatos será efetuado por uma banca examinadora, constituída por um pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR- Paraná), um docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa e um docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, os quais coordenam a Rede.

 A seleção será feita mediante avaliação do Currículo Lattes (CL), de acordo com pontuação contida no Anexo 01 deste Edital e entrevista (EN).

 Avaliação do Currículo Lattes (CL):

 O Currículo Lattes será avaliado e valorado de acordo com a pontuação contida no Anexo nº 01 deste Edital, elaborada pelo colegiado do PPGAG.

 Entrevista (EN):

 Na entrevista serão considerados aspectos relacionados as atividades que serão desenvolvidas pelo bolsista: domínio de software ambiente R ou outro pacote estatístico gratuito que permita análise e na manipulação de dados, com testes paramétricos e não paramétricos, modelagem linear e não linear, análise de séries temporais, análise de sobrevivência, simulação e estatística espacial, entre outros, além de apresentar facilidade na elaboração de diversos tipos de gráficos, no qual o usuário tem pleno controle sobre o gráfico criado, experiencia com projeto executados à campo e disponibilidade para viagens e experiência com experimentos em campo

 A entrevista será feita de forma não presencial via Google meet, cujo link será fornecido pela banca por email.

 As datas e horários da entrevista serão informadas quando da divulgação do Edital de Homologação de Inscrições, que deverá ocorrer até o dia 22/08/2023.

 Cálculo da Nota Final (NF):

 A Nota Final (NF) será calculada pela seguinte fórmula:

NF = 0,5 CL + 0,5 EN

 Em caso de empate, os critérios utilizados, em ordem decrescente, serão:

 Maior pontuação no Currículo Lattes;

 Maior pontuação na entrevista;

 Candidato de mais idade.

 

  HOMOLOGAÇÃO DOS INSCRITOS E PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO

 As inscrições homologadas serão divulgadas até o dia 22/08/2023, através do sítio http://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgag.

 Após a divulgação da homologação, os candidatos poderão impetrar recurso, o qual deverá ser encaminhado no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis a partir da data de publicação.

 O pedido de reconsideração será de responsabilidade exclusiva do candidato e deverá ser encaminhado para o e-mail agropesquisacem@utfpr.edu.br.

 

 CRONOGRAMA

 

Etapa

Período ou Data

Período de inscrições

04 a 19 de agosto de 2023

Divulgação de inscrições deferidas

22 de agosto de 2023

Recurso sobre inscrições indeferidas

23 e 24 de agosto de 2023               

Resultado final – inscrições homologadas

25 de agosto de 2023

Entrevista

28 a 31 de agosto de 2023

Divulgação do resultado preliminar

05 de setembro de 2023

Recurso ao resultado preliminar

06 a 08 de setembro de 2023

Divulgação do resultado final

13 de setembro de 2023

 Após a divulgação do resultado preliminar, os candidatos que não foram classificados, poderão impetrar recurso, o qual deverá ser encaminhado no prazo máximo de 3 dias da data de publicação.

O recurso será de responsabilidade exclusiva do candidato e deverá ser encaminhado para o seguinte endereço: agropesquisacem@utfpr.edu.br.

 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAG/ Campus Pato Branco), de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.

 

 CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A SELEÇÃO

 O presente edital será publicado no sítio do PPGAG: http://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgag.

 Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital.

 Acarretará na eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital.

 Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia.

 Fica eleito o foro da Justiça Federal de Pato Branco, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir eventuais dúvidas oriundas deste Edital.

 

Assinam eletronicamente este edital:

Coordenadora do PPGAG-PB

Diretor-Geral da UTFPR, Campus Pato Branco

Critérios para a avaliação do Currículo Lattes (CL)


 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RACHEL MUYLAERT LOCKS GUIMARAES, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 01/08/2023, às 14:38, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EMERSON GIOVANI CARATI, DIRETOR(A), em (at) 03/08/2023, às 15:27, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON DITZEL SANTOS, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 03/08/2023, às 16:44, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3592752 e o código CRC (and the CRC code) 85FB2D97.



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Anexo

 

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo, elaborado e aprovado pelo Colegiado do PPGAG. A nota final do candidato no Currículo Lattes será calculada dividindo-se por 10 a pontuação obtida neste anexo. 

O candidato deverá, OBRIGATORIAMENTE, entregar preenchido o formulário abaixo.

 Atividades e pontuação que serão consideradas na avaliação do Currículo Lattes

 Produção científica e tecnológica (de acordo com o Qualis Ciências Agrárias I - Quadriênio 2017-2020). Artigos aceitos para publicação, com parecer do editor da revista também serão pontuados.

 

Discriminação da atividade

Pontos

Preenchimento atribuídos

pelo candidato

Pontos

Homologados

  1. Autoria (primeiro autor) de artigo publicado em periódico científico listado no QUALIS/CAPES.

 

  1. Co-autoria (a partir do segundo autor) de artigo em periódico científico listado no QUALIS/CAPES (50% da pontuação).

A1

20

 

 

A2

17

 

 

B1

14

 

 

B2

11

 

 

B3

8

 

 

B4

5

 

 

B5

2

 

 

C

1

 

 

  1.  Autoria       ou        Co-autoria         de patente registrada/publicada.

20

 

 

 

OBS: Caso algum candidato ultrapasse os 100 pontos no CL, ao que obteve a maior pontuação será atribuída nota 100 e os demais terão sua nota calculada proporcionalmente.

 


Referência: Processo nº 23064.024624/2023-78 SEI nº 3592752