Boletim de Serviço Eletrônico em 10/08/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS PONTA GROSSA

DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-PG

 

EDITAL nº 15/2023 DIRGRAD-PG

SELEÇÃO 2023-2 DE ESTUDANTES MONITORES DE APOIO AOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO (MAP) DO CAMPUS PONTA GROSSA

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece no presente Edital, as inscrições para a seleção de estudantes monitores para atuação no apoio ao corpo docente dos cursos de graduação do campus. O presente Edital e demais informações relativas encontram-se publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais

 

1. OBJETO

1.1 O presente Edital tem por objetivo selecionar estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação do campus Ponta Grossa, para atuação como Monitores de Apoio aos Docentes de Graduação (MAP) do campus, no segundo período letivo de 2023 (conforme calendário acadêmico da UTFPR). Os estudantes selecionados receberão auxílio financeiro na forma de bolsa. Este edital integra o conjunto de ações que visam a diminuição da evasão, retenção, e a melhoria da qualidade de ensino na UTFPR.

 

2. VAGAS E REQUISITOS

2.1 - O candidato deve ser estudante regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UTFPR, campus Ponta Grossa.

2.2 - A quantidade, descrição e demais requisitos para a candidatura a cada uma das vagas, estão detalhados no Anexo II.

2.3 - As vagas serão disponibilizadas exclusivamente por meio deste edital, sendo, portanto, a concessão da vaga condicionada ao atendimento do estabelecido no edital.

 

3. BOLSA E PERÍODO DE ATIVIDADES

3.1 - O valor da bolsa será de R$ 700,00 (setecentos reais), correspondente a um período de 30 ou 31 dias, ou proporcional ao número de dias. Para o cálculo do valor proporcional inferior a 30 dias, considera-se 30 dias, conforme o Quadro 1.

 

Quadro 1 - Parcelas de bolsa, períodos de atividades e valores correspondentes.

Parcela (mês)

Período de atividades

Valor da bolsa

1 de 4 (set)

01/09/2023 a 20/09/2023

R$ 467,00

2 de 4 (out)

21/09/2023 a 20/10/2023

R$ 700,00

3 de 4 (nov)

21/10/2023 a 20/11/2023

R$ 700,00

4 de 4 (dez)

21/11/2023 a 20/12/2023

R$ 700,00

 

3.2 - A bolsa será depositada em conta bancária, exclusivamente em nome do estudante selecionado. É de responsabilidade do estudante a abertura da conta bancária em seu nome, caso não possua.

3.3 - A conta poderá ser em qualquer banco, incluindo banco digital, com cadastro no Sistema de Transferência de Reservas (STR), que pode ser consultado na lista disponibilizada pelo Banco Central do Brasil, em https://www.bcb.gov.br/content/estabilidadefinanceira/str1/ParticipantesSTR.pdf.

3.4 - O estudante selecionado deverá manter seus dados bancários atualizados no Sistema de Alunos no Portal do Aluno da UTFPR (na aba de Dados Pessoais).

3.5 - A bolsa poderá ser interrompida por solicitação do professor orientador ou do estudante.

3.6 - O estudante exercerá suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR.

3.7 - As despesas decorrentes do presente Edital estão previstas no Orçamento Geral da UTFPR, ação 20RK, fonte 8100, Programa de Apoio à diminuição da E.R. e à melhoria da Q.E. da UTFPR.

 

4. ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE DE APOIO AOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO

4.1 - Dedicar 15 (quinze) horas semanais para atividades de apoio ao corpo docente, em horários acordados com o professor orientador, não podendo os horários coincidirem com disciplinas nas quais se encontra matriculado.

4.2 - Auxiliar os docentes no planejamento e elaboração de material didático e execução de ações de ensino, compatíveis com o seu grau de conhecimento.

4.2.1 - Não é permitido ao estudante de apoio ministrar aulas em substituição aos docentes; preencher documentos oficiais, de responsabilidade docente; corrigir provas ou outros trabalhos acadêmicos que impliquem na atribuição de mérito ou julgamento de valor.

4.3 - Comprovar ao professor orientador o cumprimento das horas de atividades previstas para cada mês.

4.4 - Responder um questionário contendo questões objetivas e abertas a ser elaborado pela PROGRAD, relativo às atividades desenvolvidas e à sua experiência como estudante monitor de apoio ao docente, ao término do período de atuação previsto no presente edital.

4.5 - Caso solicitado pelo professor orientador, participar de capacitação oferecida pela UTFPR ou outro meio, em tema relativo às suas atividades de apoio ao corpo docente.

4.6 - Caso solicitado pelo professor orientador, participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais, tais como: Semana Acadêmica de curso, Exposição Tecnológica, Feira de Profissões ou outros eventos promovidos pelas Coordenações de Curso, Departamentos Acadêmicos, Departamento de Educação ou Diretoria de Graduação.

4.7 - Comprometer-se a não acumular a bolsa referente ao presente edital com qualquer outra bolsa concedida pela UTFPR, excetuando-se bolsa concedida pelo Programa de Auxílio Estudantil - PAE da UTFPR.

4.8 - Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas.

 

5. INSCRIÇÕES

5.1 - As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma do Anexo I.

5.2 - Procedimentos para a inscrição (as inscrições que não cumprirem todos os procedimentos estabelecidos no presente item serão anuladas, e o candidato constará como desclassificado):

As inscrições deverão ser realizadas online no endereço: https://forms.gle/vvGMLqv5nkJia8eq7 de 11/08/2023 até as 23:59 do dia 16/08/2023, sendo que todos os itens deverão ser preenchidos com informações verdadeiras.

5.3 - Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio diferente daquele estabelecido neste Edital.

5.4 - Em caso de múltiplas inscrições do mesmo estudante, será considerada somente a realizada por último dentro do prazo de inscrições.

5.5 - Não será permitida a substituição daqueles ou a anexação de novos documentos após o período de inscrições.

5.6 - A UTFPR não se responsabiliza por inscrição não recebida devido a quaisquer motivos de ordem técnica ocorridos nos aparelhos eletrônicos ou conexão de dados do estudante.

 

6. DA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO

6.1 - A classificação e seleção dos candidatos, para cada uma das vagas, será realizada pelo professor orientador responsável pela respectiva vaga, conforme Anexo II.

6.2 - Caso considere necessário, o professor orientador poderá solicitar o apoio de outro(s) professor(es) ou da Coordenação de Curso para a classificação e seleção.

6.3 - Em caso de desistência ou desligamento do candidato selecionado durante o andamento das atividades, o professor orientador da vaga poderá consultar os candidatos com classificação mas não selecionados, segundo o resultado do edital, a respeito do interesse em ocupar a vaga.

6.4 - Caso não existam candidatos na situação mencionada no item 6.3, ou os candidatos consultados não manifestem o interesse em ocupar a vaga, o professor orientador da vaga poderá indicar um estudante que atenda aos requisitos do Anexo II, para ocupar a vaga.

6.5 - Em caso de não haver candidatos inscritos para qualquer uma das vagas do edital, o professor orientador da vaga poderá indicar um estudante que atenda aos requisitos do Anexo II, para ocupar a vaga.

6.6 - A Coordenação do Curso ou chefia do Departamento deverá informar o resultado preliminar e resultado final da classificação e seleção ao DEPED, no prazo estabelecido no cronograma do Anexo I.

 

7. DO APROVEITAMENTO DE ESTUDANTES CLASSIFICADOS NO EDITAL  04/2023 DIRGRAD-PG

7.1 Este edital prevê a convocação de estudantes selecionados pelo Edital 04/2023 DIRGRAD-PG - Seleção 2023-1 de estudantes monitores de apoio aos docentes de graduação (MAP) do campus Ponta Grossa aberto para o 1º semestre letivo de 2023. O resultado do Edital 04/2023 DIRGRAD-PG se encontra na página http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/pontagrossa/selecao-2023-1-de-estudantes-monitores-de-apoio-aos-docentes-de-graduacao-map-do-campus-ponta-grossa

 

8. DO RESULTADO PRELIMINAR, RECURSOS E RESULTADO FINAL

8.1 - O resultado preliminar, com a relação de classificação e seleção, será homologado e publicado pela DIRGRAD, conforme cronograma no Anexo I deste edital.

8.2 - Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos e fundamentados, poderão ser encaminhados até 23h59 do dia 28 de agosto de 2023.

8.3 - Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail monitoria-pg@utfpr.edu.br, com o assunto RECURSO EDITAL 15/2023 - DIRGRAD.

8.4 - O resultado final, com a relação de classificação e seleção, será homologado e publicado pela DIRGRAD, conforme cronograma no Anexo I deste edital.

 

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 - Os prazos constantes neste edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um desses implica a perda do respectivo direito.

9.2 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente edital serão dirimidas pela DIREGRAD, observada a legislação vigente.

9.3 - Ao participarem do presente edital, os estudantes assumem o compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste edital e demais legislações correlatas aplicáveis à matéria.

9.4 - O presente edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.

9.5 - A efetivação dos pagamentos dos auxílios financeiros na forma de bolsas, previstos neste edital, está condicionada à disponibilidade orçamentária da UTFPR.

9.6 - Para as questões decorrentes deste edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.

 

Ponta Grossa, 10 de agosto de 2023.

 

 

MURILO OLIVEIRA LEME

Diretor-Geral em exercício

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MURILO OLIVEIRA LEME, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 10/08/2023, às 12:07, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO I
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO EDITAL

Etapa

Atividade

Datas

01

Divulgação do Edital 2º semestre letivo 2023

11/08/2023 

02

Inscrição dos candidatos pelo endereço online: https://forms.gle/vvGMLqv5nkJia8eq7

11/08/2023 a 16/08/2023

03

Seleção dos candidatos pelos Professores-orientadores.

17/08/2023 a 22/08/2023

04

Encaminhamento do resultado de seleção pelas Coordenações de Curso/Professores-Orientadores à Coordenação do Programa de Monitoria.

23/08/2023

05

Divulgação do resultado de seleção em edital próprio e/ou no site do Campus. (http://portal.utfpr.edu.br/editais)

25/08/2023

06

Interpelação de recursos

28/08/2023

07

Entrega da documentação solicitada, conforme instruções disponíveis no edital de resultado.

29/08/2023 a 01/09/2023

08

Início das atividades do Estudante-Monitor para o período do 2º semestre letivo de 2023.

01/09/2023

09

Entrega mensal da Ficha de Frequência do Estudante-Monitor e Ficha de Atendimento à Coordenação do Programa.

20/09/2023,

20/10/2023,

20/11/2023,

20/12/2023

10

Envio do Relatório de Atividades desenvolvidas pelo Estudante-Monitor, Relatório do Professor-Orientador e do Coordenador de Curso à Coordenação do Programa.

20/12/2023

 

ANEXO II
VAGAS E REQUISITOS 

CÓDIGO

VAGAS COM BOLSA

DISCIPLINAS

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

PROFESSOR ORIENTADOR

PRÉ REQUISITOS

CRITÉRIOS E MÉTODOS DE CÁLCULO PARA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

CRITÉRIO DE DESEMPATE

DAEBB1

1

Microbiologia

 Apoiar o docente na organização e preparação das aulas práticas; 
- Auxiliar na organização do laboratório antes e após as aulas práticas;
- Revisar materiais didáticos utilizados durante as aulas práticas;

Maria Carolina de Oliveira Ribeiro

1. Ter sido aprovado na unidade curricular de microbiologia.

2. Comprovar haver compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento das atividades de apoio ao Docente (candidato deverá enviar arquivo em pdf com seu horário acadêmico).

1.Coeficiente de rendimento normalizado – 00 a 4,0 pontos calculados conforme conversão do Quadro 1.

Quadro 1. Conversão de Coeficiente de Rendimento Normalizado em Pontos

 

Coeficiente    Pontos 

0,0000 a 0,5000 00 pontos

0,5001 a 0,6000 0,5 pontos

0,6001 a 0,7000 1,0 pontos

0,7001 a 0,8000 2,0 pontos

0,8001 a 0,9000 3,0 pontos

0,9001 a 1,0000 4,0 pontos

 

2. Nota obtida na disciplina área da vaga pretendida, 0,5 a 4,0 pontos calculados conforme conversão do Quadro 2.

 

Quadro 2. Conversão de notas obtidas em Pontos

Coeficiente Pontos 

6,0 a 6,4 0,5 pontos

6,5 a 6,9 1,0 pontos

7,0 a 7,4 1,5 pontos

7,5 a 7,9 2,0 pontos

8,0 a 8,4 2,5 pontos

9,0 a 9,4 3,0 pontos

9,5 a 10,0 4,0 pontos

 

3. Disponibilidade de horário de 15 horas semanais, distribuídas conforme a necessidade dos professores solicitantes, de 0 a 2,0 pontos no Quadro 3.

 

Quadro 3. Disponibilidade para atender a necessidade de horário dos professores

Disponibilidade Pontos 

Atende totalmente 2,0 pontos

Atende parcialmente 1,0 pontos

Não atende 0 pontos

Maior disponibilidade de horário para atender ao docente.

DAEBB2

1

BP36A Engenharia Enzimática (BP36A) e Genética de Microrganismos (BP35A)

Ajuda nas atividades práticas,  montagem  dos experimentos, preparo  de soluções.

Safi Amaro Monteiro

1. Ter sido aprovado na unidade curricular em Genética de microrganismos e Engenharia Enzimática; 2. Comprovar ter horários disponível para o desenvolvimento das atividades de apoio ao Docente (candidato deverá enviar arquivo em pdf com seu horário acadêmico) 3. Não receber outra bolsa da UTFPR, excetuando-se a Bolsa Permanência do MEC e ou Auxílio Estudantil, se for o seu caso 4. Não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.

Nota seleção = [(NEE+NGM)x0,5 + CFx10]/2

NEE: Nota de aprovação em Engenharia Enzimática, NGM: Nota de aprovação em Genética de Microorganismos, CF: Coeficiente normalizado.

Maior coeficiente normalizado.

DAELE

1

Eletrônica Digital 2

Monitoria da disciplina e acompanhamento de atividades em laboratório e auxílio em projetos.

Sergio Luiz Stevan Junior

Ter sido aprovado em Eletrônica Digital 2.

Nota de aprovação em eletrônica digital 2.

Maior coeficiente normalizado.

DAENQ

1

Fenômenos de Transporte 1

Auxílio em elaboração de listas de exercícios, atendimento de alunos.

Maria Regina Parise

Ser aluno do curso de Engenharia Química e ter sido aprovado na disciplina de Mecânica dos Fluidos Aplicada.

Maior nota na disciplina de Mecânica dos Fluidos Aplicada.

Maior coeficiente normalizado.

DAENS1

1

CB31A - Biologia Celular e Molecular e Noções de Biotecnologia

Auxilio na seleção e elaboração de protocolos para aulas práticas;
Preparação prévia do laboratório;
Acompanhamento durante a realização das atividades práticas;
Assistência aos alunos quanto aos conteúdos teóricos e na elaboração dos relatórios das atividades práticas.

Marcio Silva

Ter sido aprovado na disciplina CB31A: Biologia Celular E Molecular E Noções De Biotecnologia.

Peso 2: Média dos coeficientes de desempenho (absoluto e normalizado)
Peso 2: Desempenho na disciplina especifica a qual se refere a monitoria;
Peso 1: Experiência anterior como monitor na disciplina especifica;

1- Desempenho na disciplina CB31A: Biologia Celular E Molecular E Noções De Biotecnologia.
2- Ser cotista de programas sociais do Governo Federal

DAENS2

1

CB33D - Zoologia de Protostômios

O bolsista auxiliará na preparação de aulas práticas; auxiliará durante as aulas práticas (quando não coincidirem com horário de aulas do aluno bolsista); horário de plantão de dúvidas para os alunos matriculados na disciplina e organização do laboratório.

Letícia Cuccolo Karling

Ser aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e ter sido aprovado nas disciplinas.

Coeficiente do aluno (peso 1) + média final na disciplina (peso 2) + disponibilidade
de horários (peso 2)

O aluno estar em um período mais avançado no curso.

DAFIS

1

Física experimental 1, 2, 3 e 4.

Auxiliar os professores na separação, montagem e acomodação dos equipamentos e materiais para as aulas experimentais; calibrar e lubrificar os equipamentos quando necessários; revisão, impressão ou editoração dos roteiros ou folha de dados para as aulas; soldar componentes eletrônicos dos circuitos usados nas aulas e teste dos medidores.

Romeu Miqueias Szmoski

Ter sido aprovado nas físicas experimentais 1, 2 e 3. Saber soldar componentes eletrônicos. Ter disponibilidade de horário.

Os candidatos serão pontuados de 0 a 10 considerando o seguinte os seguintes pesos para cada um dos pré-requisitos indicados:
15% da nota de física experimental 1
15% da nota de física experimental 2
15% da nota de física experimental 3
15% da nota de física experimental 4
10% disponibilidade de horário nos turnos matutino e vespertino
10% coeficiente do aluno obtido no sistema acadêmico.
20% entrevista com demonstração sobre conhecimento prático em soldar componentes eletrônicos.

Estar cursando em período mais avançado do curso.

DAINF

1

Estrutura de Dados I, Estrutura de dados I -  reoferta,  Lab ED - reoferta 

Acompanhar o professor aulas de laboratório, desenvolver material (lista de exercícios, vídeos, apostilas, quizzes, desafios, entre outros), auxiliar o professor nas assistência com as dúvidas dos alunos.

Simone Bello Kaminski Aires

Aprovação nas disciplinas de ED e Lab ED.

Disponibilidade para acompanhar o Prof. em sala de aula. Média das notas nas disciplinas de ED e Lab ED. 

Média entre o coeficiente normalizado e a nota de aprovação na disciplina de Algoritmos.

DAMEC

1

Ensaio dos Materiais (MEC63A), Materiais de Construção Mecânica 1 (PG0026), Materiais de Construção Mecânica 2 (MEC65C)

Auxílio na organização e limpeza dos laboratórios utilizados nas disciplinas. Auxílio no levantamento patrimonial. Auxílio em alguma (as) etapa(as) de preparação de aula prática. Auxílio  nos cuidados de manuseio e conservação dos equipamentos e acessórios dos laboratórios. 

Sandra Mara Kaminski Tramontin e Marcos Eduardo Soares

Ter cursado e ter sido aprovado em todas as 3 disciplinas (eliminatório), disponibilidade em cumprir as 15 horas de monitoria nos períodos da manhã e/ou tarde. 

MAIOR NOTA NA SOMA = Coeficiente Normalizado (Histórico Escolar) x 0,4 + Média simples entre as Notas Finais obtidas pelo acadêmico das 3 disciplinas cursadas (Histórico Escolar) x 0,6

Maior número da Média simples entre as Notas Finais obtidas pelo acadêmico das 3 disciplinas cursadas.

DAQUI

1

Química Orgânica  

[Renovação do(a) estudante selecionado(a) em Edital Anterior]

 

Luciano Fernandes

 

 

 

MEI-U

3

Engineering Design Process e Industry 4.0/5.0 

[Renovação do(a) estudante selecionado(a) em Edital Anterior]

 

Rui Tadashi Yoshino

 

 

 

NAI1

2

[Renovação do(a) estudante selecionado(a) em Edital Anterior]

 

Talicia do Carmo Galan Kuhn

 

 

 

NAI2

1

 

a) Colaborar nas atividades do NAI quanto aos alunos que necessitam de atendimento;
b) Auxiliar os alunos PAEE em tarefas diárias, compatíveis com o seu grau de conhecimento, na
superação de barreiras relacionadas à acessibilidade durante sua permanência no câmpus;
c) Orientar os alunos PAEE quanto às atividades solicitadas pelos professores;

d) Participar da elaboração e/ou adaptação de materiais didáticos utilizados no curso, orientado pelo docente responsável
pela disciplina ou pelo coordenador do NAI, conforme necessidade do estudante PAEE;
e) Realizar a leitura em voz alta de avaliações e atividades para o estudante PAEE, relativas às
disciplinas em que está matriculado;
f) Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas;
g) Estudar e discutir temas relacionados à educação especial e acessibilidade, assim como
participar de todas as atividades de formação promovidas pelo NAI e seus parceiros;
h) Ser assíduo, pontual e agir de forma ética nas atividades desenvolvidas;
i) Cumprir o cronograma de execução estabelecido no Plano de Trabalho que será elaborado em conjunto com o NAI e o professor orientador;
j) Elaborar relatórios de atividades desenvolvidas estipulados no Plano de Trabalho;
k) Entregar mensalmente a ficha de frequência bem como demais documentos solicitados pelo
NAI nas datas previstas.

Talicia do Carmo Galan Kuhn

I - Estar regularmente matriculado a partir do 4º período;
II - Ter disponibilidade para atuar 15 horas semanais, distribuídas nos turnos da
manhã e tarde;
III – Responder formulário online disponível em:
https://forms.gle/s89r6eofUTsnKQRX8 (é necessário o acesso pelo e-mail institucional @alunos.utfpr.edu.br).
IV – Comparecer na entrevista agendada pela banca.

1. Análise do currículo vitae - 0 a 2 pontos (classificatório)
2. Respostas de perguntas solicitadas no próprio formulário de inscrição quanto
à perspectiva do candidato às atribuições, bem como a intenção do mesmo
quanto à vaga. – 0 a 3 pontos (classificatório)
3. Entrevista – 0 a 3 pontos (classificatório e eliminatório)
4, Coeficiente normalizado do aluno – 0 a 3 pontos (classificatório)
A nota final será o somatório dos pontos obtidos nos itens 1 ao 4, sendo a
nota máxima 10,00 pontos.

Nota na Entrevista


Referência: Processo nº 23064.034008/2023-25 SEI nº 3620843