|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS TOLEDO COORD.POS.GRAD.PROC.QUIM.E BIOTEC-TD |
|
|
EDITAL N.º 04/2023
INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA PARTICIPANTES EXTERNOS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS QUÍMICOS E BIOTECNOLÓGICOS – PPGQB, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS TOLEDO
APRESENTAÇÃO
O Diretor-Geral do Campus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, no uso de suas atribuições, considerando a Portaria n.º 2.213, de 27 de dezembro de 2021, a Portaria n.º 1.783, de 07 de outubro de 2016 e a Portaria n.º 2.209, de 27 de dezembro de 2021, todas de lavra do Reitor da UTFPR, em conjunto com a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Processos Químicos e Biotecnológicos – PPGQB, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Toledo, torna público a abertura das inscrições do processo classificatório para o ingresso de participantes externos no PPGQB-TD.
Conforme Resolução 04/2018 – PPGQB, os participantes externos incluem alunos de graduação da UTFPR ou Instituição de Ensino Superior conveniada, alunos de pós-graduação Stricto sensu de outros Programas da UTFPR ou de outras instituições e profissionais portadores de diploma de nível superior.
Os alunos de graduação deverão estar matriculados no último ano do curso, cuja área deve ser correlata ao PPGQB. São considerados cursos de áreas correlatas ao PPGQB: Engenharia Química, Tecnologia em Processos Químicos, Química, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia de Materiais, Engenharia Civil e Farmácia.
As aulas são referentes ao 3º Quadrimestre de 2023 do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Processos Químicos e Biotecnológicos (PPGQB).
DATAS IMPORTANTES
A inscrição, a seleção e a matrícula obedecerão o cronograma indicado no Quadro 1.
Quadro 1 - Cronograma do edital.
Período de Inscrição |
18/09 a 26/09/2023 |
Divulgação do resultado preliminar |
27/09/2023 |
Interposição de recurso |
28/09/2023 |
Divulgação do resultado final |
29/09/2023 |
Requerimento de matrícula |
02 a 03/09/2023 |
Início das aulas |
05 de outubro (cancelamento de disciplina é possível até a quarta semana de aula) |
VAGAS
Vagas para participantes externos e horários das disciplinas estão no Quadro 2.
Quadro 2 - Quantidade de vagas ofertadas por disciplina.
Nome da disciplina |
Carga horária |
Dia e horário da disciplina |
Número de Vagas |
Modalidade |
Tópicos especiais: Seminários |
30 h |
Quinta-feira: 18:40 h às 22:10 h
|
5 |
Presencial |
Termodinâmica avançada |
45 h |
Sexta-feira: 18:40 h às 23:00 h |
5 |
Presencial |
A oferta da disciplina ficará condicionada a matrícula de no mínimo 5 alunos regulares e/ou especiais.
Havendo a desistência de aluno classificado dentro do número de vagas regulares, o candidato na sequência será chamado.
Do total de vagas ofertadas, em atendimento a Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021 e Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022, serão reservadas:
30% do total de vagas para pessoa autodeclarada negras, de acordo com a classificação prevista na Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021.
No caso da inscrição de ao menos uma pessoa autodeclarada indígena, será adicionada 01 vaga para concorrência exclusiva deste público.
No caso da inscrição de ao menos uma PcD, será adicionada 01 vaga para concorrência exclusiva deste público.
PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO
As inscrições poderão ser feitas no período de 18/09/2023 até as 23h do dia 26/09/2023 unicamente pelo e-mail: ppgqb-td@utfpr.edu.br
Não serão aceitas inscrições por outros meios que não o mencionado no item 4.1.
O candidato deve mesclar todos os documentos requeridos (subitens do item 4.3) na sequência (apresentada no Anexo A) e em um único arquivo (em formato PDF) e realizar o envio e-mail: ppgqb-td@utfpr.edu.br
Documentos requeridos:
Currículo exclusivamente preenchido na Plataforma Lattes do CNPq em versão atualizada no mês da inscrição. O currículo deve ser documentado, com os comprovantes anexados de todos os itens relatados no currículo (ordenados e numerados conforme as atividades e pontuações apresentadas no Anexo A);
Ficha de pontuação do Currículo Lattes, Anexo A deste edital (devidamente preenchida e assinada);
Cópia do diploma de graduação ou documento equivalente. No caso de candidatos matriculados no último ano do curso de graduação apresentar declaração comprobatória, emitida pela Instituição de Ensino Superior de origem;
Cópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação;
Documentação necessária apenas para inscrição nas vagas reservadas:
No momento da inscrição, além dos documentos previstos nos itens 4.31. a 4.3.4 , o candidato que concorrer às vagas reservadas deverá encaminhar a seguinte documentação:
Para candidato que concorrer a vaga prevista para negros (pretos ou pardos) deverá entregar Autodeclaração ASSINADA em que se enquadra nesta categoria
Para candidato que concorre a vaga prevista para indígena deverá entregar cópia do registro administrativo de nascimento indígena (RANI) ou declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena e assinada pela liderança competente.
Para candidato que concorre a vaga prevista para pessoa com deficiência deverá entregar laudo médico atestando sua deficiência, emitido nos últimos 12 (doze) meses indicando o tipo, grau e nível de deficiência."
Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital.
SELEÇÃO
A seleção será realizada por meio da Análise do Currículo Lattes.
O currículo será valorado de acordo com o disposto no Anexo A.
Informações contidas no currículo não acompanhadas de documentos comprobatórios não serão pontuadas.
Somente serão contabilizados os pontos declarados pelo candidato na Ficha de Avaliação do Currículo Lattes, desde que devidamente comprovados por documentos.
Em caso de empate na pontuação, terá preferência o candidato de maior idade.
INTERPOSIÇÃO DE RECURSO
O candidato poderá interpor recurso ao resultado preliminar no prazo estabelecido para tal no Quadro 1 deste Edital.
O recurso deve ser encaminhado para o e-mail ppgqb-td@utfpr.edu.br, devidamente fundamentado, com assunto "RECURSO AO EDITAL N.º 04/2023 - PPGQB-TD".
Os recursos serão analisados pela Comissão de Seleção do PPGQB.
Da publicação do Resultado Final não cabe recurso.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O proponente, ao realizar uma inscrição, declara estar ciente e concordar com os termos deste Edital.
Não terá direito à impugnação dos termos deste Edital aquele que, tendo-o aceito sem objeção, venha a apontar posteriormente eventuais falhas ou imperfeições.
O correto envio de documentos é de responsabilidade do proponente. O PPGBio não se responsabiliza por inscrições ou indicações não recebidas corretamente ou fora dos prazos em decorrência de eventuais problemas técnicos por parte do proponente.
Os casos omissos a este edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção do PPGQB.
Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o foro da Justiça Federal de Toledo – Seção Judiciária do Paraná, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.
Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico do SEI e será disponibilizado no sítio eletrônico do PPGQB e no Portal Institucional da UTFPR.
Toledo, 16 de agosto de 2023.
Profª. Drª. Kelen Menezes Flores Rossi de Aguiar
Coordenadora do PPGQB
Prof.ª Dr.ª Mariana Sbaraini Cordeiro
Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação
Prof. Dr. Elder Elisandro Schemberger
Diretor-Geral do Campus Toledo
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) KELEN MENEZES FLORES ROSSI DE AGUIAR, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 11/09/2023, às 19:03, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARIANA SBARAINI CORDEIRO, DIRETOR(A), em (at) 15/09/2023, às 11:31, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ELDER ELISANDRO SCHEMBERGER, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 17/09/2023, às 23:02, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3634911 e o código CRC (and the CRC code) 2072E39A. |
ANEXO A DO EDITAL N.º 04/2023 – PPGQB
1. Critérios para a avaliação do Currículo Lattes
As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será limitado a 100 pontos.
1.1 Atividades e pontuações consideradas na avaliação do Currículo Lattes
1. Trabalhos completos e/ou resumos (simples ou expandidos) apresentados em eventos |
Pontos |
|
1.1 Resumo publicado (até duas páginas) (Máximo 4 pontos) |
Internacional |
0,5 |
Nacional |
0,3 |
|
1.2 Resumo expandido e trabalho completo (acima de duas páginas) (Máximo 6 pontos) |
Internacional |
1,0 |
Nacional |
0,5 |
|
|
||
2. Produção científica e tecnológica |
|
|
2.1 Artigos publicados em periódicos científicos listados no Qualis CAPES (2017-2020) ou artigo com classificação SNIP*1,2. |
A1 ou SNIP ≥ 1,501 |
10,0 |
A2 ou 1,251 ≤ SNIP ≤ 1,500 |
8,5 |
|
A3 ou 1,001 ≤ SNIP ≤ 1,250 |
7,0 |
|
A4 ou 0,751 ≤ SNIP ≤ 1,000 |
5,5 |
|
B1 ou 0,501 ≤ SNIP ≤ 0,750 |
4,0 |
|
B2 ou 0,201 ≤ SNIP ≤ 0,500 |
2,5 |
|
B3 ou 0,051 ≤ SNIP ≤ 0,200 |
1,0 |
|
B4 ou 0,001 ≤ SNIP ≤ 0,050 |
0,5 |
|
B5 ou C |
0,2 |
|
2.2 Artigo publicado em periódico científico (com ISSN) não listado no QUALIS/CAPES e não qualificado no SNIP. |
Internacional |
0,8 |
Nacional |
0,4 |
|
2.3 Capítulo em livro científico internacional |
6,0 |
|
2.4 Livro científico internacional |
10,0 |
|
2.5 Capítulo em livro científico nacional com ISSN |
4,0 |
|
2.6 Livro científico nacional com ISSN |
8,0 |
|
2.7 Patente registrada/publicada |
10,0 |
|
2.8 Patente concedida |
20,0 |
|
|
||
3. Atividades de iniciação científica, estágios e cursos de pós-graduação |
|
|
3.1 Iniciação Científica (PIBIC, PIBITI e Ações Afirmativas), devidamente comprovada com documento emitido pelo departamento de pós-graduação ou órgão equivalente na IES ou órgão de fomento. |
10 pontos por ano |
|
3.2 Programa de Educação Tutorial (PET), PIBID, monitorias e estágios vinculados as atividades de ensino, pesquisa e extensão (exceto estágio obrigatório de final de curso). |
5 pontos por ano |
|
3.3 Pós-graduação Latu sensu em áreas afins ao PPGQB (Máximo 10 pontos) |
5 pontos por curso |
|
|
||
4. Experiência profissional |
|
|
Experiência profissional em áreas afins ao PPGQB, comprovada mediante registro em carteira de trabalho ou cópia de contrato. (Máximo 5 pontos) |
1 pontos por ano |
*1SNIP (Source Normalized Impact per Paper) segundo tabela disponivel em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgqb.
*2 Escolher a maior nota entre qualis CAPES ou SNIP para fins de preenchimento da tabela de pontuação.
1.2 FICHA DE AVALIAÇÃO/CURRÍCULO LATTES
Esta ficha deverá ser devidamente preenchida e assinada pelo candidato (item 4.3.2 do edital).
1. Trabalhos completos e/ou resumos (simples ou expandidos) apresentados em eventos |
Pontos |
|||
1.1 Resumo publicado (até duas páginas) (Máximo 4 pontos) |
Internacional |
|
||
Nacional |
|
|||
1.2 Resumo expandido e trabalho completo (acima de duas páginas) (Máximo 6 pontos) |
Internacional |
|
||
Nacional |
|
|||
|
||||
2. Produção científica e tecnológica |
|
|||
2.1 Artigos publicados em periódicos científicos listados no Qualis CAPES (2017-2020) ou artigo com classificação SNIP. |
A1 ou SNIP ≥ 1,501 |
|
||
A2 ou 1,251 ≤ SNIP ≤ 1,500 |
|
|||
A3 ou 1,001 ≤ SNIP ≤ 1,250 |
|
|||
A4 ou 0,751 ≤ SNIP ≤ 1,000 |
|
|||
B1 ou 0,501 ≤ SNIP ≤ 0,750 |
|
|||
B2 ou 0,201 ≤ SNIP ≤ 0,500 |
|
|||
B3 ou 0,051 ≤ SNIP ≤ 0,200 |
|
|||
B4 ou 0,001 ≤ SNIP ≤ 0,050 |
|
|||
B5 ou C |
|
|||
2.2 Artigo publicado em periódico científico (com ISSN) não listado no QUALIS/CAPES ou não listado na área de Engenharias II |
Internacional |
|
||
Nacional |
|
|||
2.3 Capítulo em livro científico internacional |
|
|||
2.4 Livro científico internacional |
|
|||
2.5 Capítulo em livro científico nacional com ISSN |
|
|||
2.6 Livro científico nacional com ISSN |
|
|||
2.7 Patente registrada/publicada |
|
|||
2.8 Patente concedida |
|
|||
|
||||
3. Atividades de iniciação científica, estágios e cursos de pós-graduação |
|
|||
3.1 Iniciação Científica (PIBIC, PIBITI e Ações Afirmativas), devidamente comprovada com documento emitido pelo departamento de pós-graduação ou órgão equivalente na IES ou órgão de fomento. |
|
|||
3.2 Programa de Educação Tutorial (PET), PIBID, monitorias e estágios vinculados as atividades de ensino, pesquisa e extensão (exceto estágio obrigatório de final de curso) |
|
|||
3.3 Pós-graduação Latu sensu em áreas afins ao PPGQB (Máximo 10 pontos) |
|
|||
|
||||
4. Experiência profissional |
|
|||
Experiência profissional em áreas afins ao PPGQB, comprovada mediante registro em carteira de trabalho ou cópia de contrato. (Máximo 5 pontos) |
|
|||
|
||||
PONTUAÇÃO FINAL: |
|
|||
Nome do Candidato(a) |
Assinatura |
Referência: Processo nº 23064.003045/2023-91 | SEI nº 3634911 |