|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PONTA GROSSA PROGR. POS-GRAD. ENS. CIENCIA TECNOL - MESTRADO |
|
|
EDITAL nº 30/2023 DIRPPG-PG - PPGECT
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – MESTRADO PROFISSIONAL
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa (PPGECT-PG), torna público o período de inscrições para a seleção de alunos para o Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia, Turma 2024.
1. PÚBLICO A QUE SE DESTINA
1.1 Professores com curso superior em exercício na educação básica ou em disciplinas básicas das graduações, e professores de disciplinas técnicas e/ou tecnológicas, ou profissionais que desenvolvam trabalhos nas sublinhas de pesquisa deste programa.
1.2 Estudantes de Graduação em conclusão de curso.
1.3 De acordo com a Resolução nº. 079/12-COPPG de 26 de junho de 2012 da UTFPR, serão disponibilizadas a servidores de Instituições de Ensino Superior Públicas, aos quais a UTFPR tenha convênios específicos para fins de qualificação de pessoal, um adicional de até 20% das vagas ofertadas. Conforme o § 2º da referida Resolução, o servidor deverá manifestar interesse nas vagas adicionais no momento da confirmação da inscrição, inserindo cópia em arquivo PDF de documento comprobatório do convênio, juntamente com a declaração do estabelecimento de ensino ao qual o professor está vinculado (alínea “g” do subitem 2.1.2).
2.VAGAS
2.1 A seleção dos mestrandos será realizada pelo Colegiado, o qual selecionará até 33 vagas (trinta e três vagas) candidatos como alunos regulares (regularmente matriculados no programa) e até 7 (sete) candidatos como alunos especiais (alunos admitidos no programa em condições excepcionais única e exclusivamente para cursar disciplinas optativas).
2.2 Do número total de vagas para alunos regulares, 6 vagas (seis) são exclusivas para pessoas autodeclaradas negras, de acordo com a classificação prevista na Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022;
2.2.1 No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) negros (pretos ou pardos) deverá entregar autodeclaração na qual se enquadra nesta categoria.
2.3 No caso da inscrição de ao menos uma pessoa autodeclarada indígena, será adicionada 01(uma), vaga no número total de vagas de acordo com a classificação prevista na Instrução Normativa nº 21, de 26 de julho de 2022;
2.3.1 No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para indígena deverá entregar, ao menos um dos seguintes documentos:
Cópia do registro administrativo de nascimento indígena(RANI); ou
Declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena e assinada pela liderança competente.
2.4 No caso de inscrição de ao menos 1 PCD, será adicionada 01(uma) vaga no número total de vagas de acordo com a classificação prevista pela Instrução Normativa nº21,de 26 de julho de 2022;
2.4.1 No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s)vaga(s) prevista(s)para pessoa com deficiência deverá entregar, os seguintes documentos:
Atestado médico emitido nos últimos 12(doze) meses ou laudo de deficiência permanente, assinado por um médico especialista na área de deficiência alegada pelo candidato, contendo o grau ou nível de deficiência, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID) e um parecer do médico contendo as necessidades específicas, considerando as peculiaridades da deficiência;
Exame de audiometria para candidatos com deficiência auditiva, realizado nos últimos 12(doze) meses e parecer específico com restrições e ou recomendações;
Exame oftalmológico em que constem a acuidade visual para candidatos com deficiência visual, realizado nos últimos 12 (doze) meses e parecer específico.
2.5 Os candidatos indígenas ou com deficiência, que optarem pelas cotas, concorrerão exclusivamente a estas vagas.
3 DAS INSCRIÇÕES
3.1 Inscrições “on-line” (1ª Etapa):
As inscrições deverão se realizadas no período de 17 de outubro de 2023 a 17 de novembro de 2023, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico abaixo
3.2 Confirmação das inscrições “online” (2ª Etapa):
Devem ser realizadas no período de 17 de outubro de 2023 a 17 de novembro de 2023 , mediante a submissão ‘online’ em arquivos PDF da documentação constante nas alíneas a, b, c, d, e, f, g, deste subitem, através do seguinte endereço eletrônico: http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/ , clicando em “SUBMISSÃO DE DOCUMENTOS”.
a) Ficha de inscrição preenchida “on-line”, conforme o subitem 3.1, impressa e assinada.
Obs.: para que a inscrição seja efetivada, a ficha de inscrição deverá ser finalizada e logo em seguida impressa, pois o candidato poderá não recuperá-la posteriormente;
b) Diploma, certificado ou Declaração de Conclusão do Curso de Graduação, conforme subitem1.1;
b.1) Portadores de títulos de graduação plena obtidos no exterior deverão apresentar, o diploma devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação do país de origem, anexando cópia do referido diploma devidamente traduzido para o português.
b.2) Declaração de matrícula no último período de Graduação
c) Cópia do histórico escolar do(s) curso(s) mencionado(s) no subitem 1.1; 1.2
d) Currículo Lattes somente com os comprovantes das publicações descritas no item 4.2.2, da seguinte forma:
publicação em periódicos: Impressão da primeira página, com nome do periódico, evento e autores;
publicação em anais de eventos: certificado ou declaração do evento;
livros: cópia da capa do livro, da ficha catalográfica, do sumário e, quando for capítulo, da primeira página do capítulo;
ministrante em minicursos, cursos, oficinas, palestras, organização e/ou participação de eventos técnico-científicos: certificado ou declaração;
material didático ou instrucional: certificado; link de divulgação; declaração de autoria.
e) Cópia de documento de identificação oficial, em que conste o órgão emissor da identidade civil;
f) Projeto de pesquisa elaborado conforme o modelo disponível no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/formularios-do-mestrado
Sendo obrigatório o preenchimento da sublinha de pesquisa, consultar no link abaixo: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/sobre.Anexo1.
g) Declaração assinada pelo representante legal do estabelecimento de ensino ao qual o professor está vinculado, quando for o caso, atestando as disciplinas ministradas pelo candidato, o nível de ensino e o respectivo tempo de atuação em cada uma delas.
A lista preliminar das inscrições homologadas será publicada no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, no dia 20 de novembro de 2023 após às 17 horas.
Os recursos relacionados à homologação das inscrições serão aceitos até o dia 22 de novembro de 2023 e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, em formato PDF, no site http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato, clicando em “SUBMISSÃO DE DOCUMENTOS”.
O Formulário para fins de recurso encontra-se disponível no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/formularios-do-mestrado
A divulgação da lista final das inscrições homologadas será publicada no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, no dia 24 de novembro de 2023 após às 17horas.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES REFERENTES À SUBMISSÃO DOS DOCUMENTOS:
Na página de submissão de documentos para inscrição antes de submeter à documentação o candidato deverá certificar-se de que todos os arquivos foram inseridos corretamente;
Os documentos inseridos devem estar legíveis;
Após realizar a submissão dos documentos o candidato deverá imprimir ou salvar em arquivo o comprovante;
A inobservância dos itens acima especificados implicará na eliminação do candidato do processo de seleção.
4. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
4.1. Para classificação dos candidatos serão considerados:
a) Projeto de pesquisa;
b) Entrevista
c) Currículo Lattes.
4.2 A seleção dos candidatos será realizada em 3 (três) etapas: todas classificatórias e eliminatórias, sendo a classificação final feita pela média ponderada da pontuação, obtida em cada uma das etapas, conforme explicitado abaixo:
4.2.1. A primeira etapa do processo seletivo constará da avaliação do projeto de pesquisa, com um total máximo de 70 pontos distribuídos nos itens a; b; c; descritos a seguir:
A. Coerência entre título, problema de pesquisa e objetivos de pesquisa em acordo com uma das linhas e ou sublinhas de pesquisa vigentes no Mestrado conforme Anexo 1 – (25 pontos)
B. Consistência do referencial teórico – (25 pontos)
C. Adequação dos procedimentos metodológicos e proposta de produto educacional – ( 20 pontos)
OBS: O candidato que obtiver pontuação menor que 40 pontos na soma dos itens a; b; c; estará desclassificado do processo seletivo.
4.2.2 A segunda etapa constará de entrevista com defesa do projeto de pesquisa com o total máximo de 30 pontos.
OBS: O candidato que obtiver pontuação menor que 18 pontos nesta etapa; estará desclassificado do processo seletivo
4.2.3 A terceira etapa constará da análise do Currículo Lattes do candidato, com um total máximo de 100 pontos, e no mínimo a contemplação de um dos itens constantes no quadro abaixo a saber:
Item |
Pontuação unitária |
Pontuação máxima |
a) Publicação em periódicos Qualis A na área de ensino ou educação |
10 |
20 |
b) Publicação em periódicos Qualis B na área de ensino ou educação |
5 |
15 |
c) Publicação em periódicos Qualis C na área de ensino ou educação |
2 |
10 |
d) Publicação em anais de eventos na área de ensino ou educação |
2 |
10 |
e) Capítulo de livro na área de ensino ou educação |
3 |
9 |
f) Organização de livro na área de ensino ou educação |
4 |
8 |
g) Publicação de livro na área de ensino ou educação |
5 |
10 |
h) Participação como ministrante em minicursos, cursos, oficinas e Palestras na área de ensino ou educação |
3
|
6
|
i) Organização de eventos técnico-científicos/Participação em eventos técnico-científicos na área de Ensino ou Educação |
2
|
6
|
j) Desenvolvimento de material didático ou instrucional |
2 |
6 |
OBS: somente serão consideradas as publicações e atividades constantes no quadro acima, referente ao período de 2018 a 2023. Os comprovantes não precisam ser autenticados.
4.3 A classificação final será feita por sublinhas de pesquisa em que o candidato se inscreveu, e obedecerá a seguinte equação de classificação:
PONTUAÇÃO OBTIDA = [(Pontuação da etapa 1 x 4) + (Pontuação da etapa 2 x 4) + (Pontuação do Currículo x 2)] / 10.
4.4 Critérios de desempate.
4.4.1 Maior pontuação em periódicos e se persistir o empate será selecionado o candidato mais idoso.
4.5 Todas as fases do processo são classificatórias e eliminatórias.
5. RESULTADO
5.1 A lista preliminar dos candidatos selecionados para a apresentação e defesa, em modo remoto, do projeto de pesquisa, será divulgada no dia 30 de novembro de 2023, após às 17 horas, no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais.
5.2 Os recursos referentes a esta fase serão aceitos até o dia 2 de dezembro de 2023 e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, em formato PDF, no site: http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato, clicando em “SUBMISSÃO DE DOCUMENTOS”. O formulário para fins de recurso encontra-se disponível no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto- ensu/ppgect/documentos/formularios-do-mestrado.
5.3 Após a análise dos recursos, será publicado o cronograma para as defesas de projetos, via modo remoto / online, no dia 4 de dezembro de 2023, após às 17 horas, no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais
5.4 A defesa do projeto de pesquisa, via on-line, acontecerá no período de 6 de dezembro 2023 a 9 de dezembro de 2023, em data, horário e links por sublinha de pesquisa, determinados na relação de alunos selecionados para a defesa do projeto de pesquisa;
5.5 Lista preliminar dos candidatos selecionados será publicado no endereço eletrônico/página do programa: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, no dia 12 de dezembro de 2023, após às 17 horas. Os recursos referentes a esta fase serão aceitos até o dia 15 de dezembro de 2023 e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, em formato PDF. O formulário para fins de recurso encontra-se disponível em: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto- sensu/ppgect/documentos/formularios-do-mestrado
5.6 Após a análise dos recursos, será publicada a lista com o resultado final no dia 20 de dezembro de 2023, após às 17 horas, no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais.
6. MATRÍCULA
6.1 As datas de matrícula serão divulgadas juntamente com o resultado final, especificado no item 5.
6.2 As matrículas dos(as) candidatos(as) selecionados deverão ser realizadas via e-mail (ppgect-pg@utfpr.edu.br).
OBS: Os documentos devem ser encaminhados separadamente, nomeados e em arquivos PDF.A.
a) Cópia do documento oficial de identificação (RG, Carteira Nacional de Habilitação ou passaporte, se estrangeiro);
b) Cópia do CPF ou página da Receita Federal, caso o número do CPF não conste no documento citado na alínea anterior. O CPF não é necessário para estrangeiro, entretanto, caso seja classificado, o candidato deverá apresentar, no ato da matrícula, passaporte válido para período do curso de mestrado e visto para exercer atividade acadêmica no Brasil;
c) Prova de estar em dia com o Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
d) Diploma de Graduação
d.1) Para graduação obtida no Brasil, o candidato poderá apresentar comprovante de diploma em trâmite, sendo-lhe concedido 12 meses para a apresentação do diploma.
d.2) Para graduação obtida no exterior, o candidato deve apresentar o diploma com visto do Consulado Brasileiro, sediado no país onde o diploma foi expedido. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir;
d.3) para os diplomas emitidos na França não é exigido tal formalidade e para os diplomas emitidos na Argentina exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina, anexando cópia do referido diploma com tradução juramentada realizada no Brasil.
d.4) Certidão ou Declaração de colação de grau para candidatos selecionados sob o regime conclusão de cursos de graduação, item1.2.
d.4.1) Não será efetivada matrícula de candidatos selecionados, sem colação de grau.
6.3 A efetivação da matrícula está condicionada a apresentação dos documentos originais ou cópias autenticadas em cartório descritos no item 6.2, para autenticação das cópias encaminhadas por e-mail, no Endereço: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa - DIRPPG, Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330, Bloco E, Piso Superior, Jardim Carvalho, CEP: 84017-220, Ponta Grossa - PR, Telefone +55 (42) 3122-7865. Horário: 8:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30.
6.3.1 Considera-se o aluno regularmente matriculado no Programa, após a obtenção de Registro Acadêmico (RA) no Sistema Acadêmico da UTFPR. Uma vez o aluno matriculado, o mesmo declara-se ciente e de acordo com o regulamento vigente do PPGECT-PG - http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/regulamentos-e-normas
6.4 Considera-se o aluno regularmente matriculado no Programa, após a obtenção de Registro Acadêmico (RA) no Sistema Acadêmico da UTFPR e após a matrícula entende-se que o aluno está ciente e de acordo com o regulamento vigente do Programa, disponível no site: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/
6.5 Perderá o direito à vaga o candidato que:
a) Não efetuar sua matrícula no PPGECT-PG no período estabelecido;
b) Deixar de apresentar a documentação exigida ou não observar os procedimentos estabelecidos neste Edital.
7. VALIDADE
7.1. A Seleção, ora descrita, terá validade somente para a Turma 2024 do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia a que se refere ao Edital 30/2023 DIRPPG.
8. DIPLOMA
8.1. Ao aluno concluinte do Curso de Pós Graduação, aprovado em todas as suas etapas, conforme consta no Regulamento Acadêmico do Curso, será conferido Diploma de Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia com área de concentração em Ciência, Tecnologia e Ensino.
9. DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1. Ao se inscrever o candidato declara estar ciente e concordar com o presente edital.
9.2. Os casos omissos neste Edital serão decididos pelo Coordenador do Programa Pós-Graduação.
9.3. Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Ponta Grossa, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
9.4. O presente edital será publicado em 14 de setembro de 2023, no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais.
Ponta Grossa,13 de setembro de 2023.
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ELOIZA APARECIDA SILVA AVILA DE MATOS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 14/09/2023, às 10:54, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCIANO AUGUSTO LOURENCATO, DIRETOR(A), em (at) 14/09/2023, às 14:44, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ABEL DIONIZIO AZEREDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 14/09/2023, às 15:56, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3702243 e o código CRC (and the CRC code) F48B9FFE. |
ANEXO 1
Quadro descritivo de área de concentração, linhas e sublinhas de pesquisa Mestrado Profissional – PPGECT
Área de Concentração |
Linhas de Pesquisa |
Sublinhas |
Ciência, Tecnologia e Ensino |
Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências e Matemática |
Ciência, Arte e Teckné: diálogos Interdisciplinares Admite projetos de pesquisa voltados para as relações de arte, ciência, tecnologia na multiplicidade de linguagens artísticas, seus processos, interfaces e modos de produção e o diálogo interdisciplinar para o ensino de ciência e tecnologia. |
Ensino de Ciências Naturais Admite Projetos de pesquisas voltados ao ensino de Física, Química e/ou Biologia que estejam relacionadas aos temas de Arte, Ciência e Tecnologia; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Ensino e Inclusão e Tecnologias de Informação e Comunicação |
||
Ensino de Estatística Admite projetos de pesquisa voltados às diversas abordagens metodológicas e temáticas relacionadas ao ensino da Matemática nos diferentes níveis de escolaridade: Educação Matemática Crítica, Resolução de Problemas, Ensino Exploratório, Projetos de Investigação, Formação e Aprendizagem Profissional de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Raciocínio Matemático, Teoria da Aprendizagem Significativa, Educação Matemática inclusiva para pessoas com deficiência e Tecnologias no Ensino de Matemática. |
||
Ensino de Biologia Admite Projetos de pesquisas com temas de ensino de Biologia, Educação Ambiental e abordagens interdisciplinares. |
||
Ensino de Física Admite Projetos de pesquisas com temas de ensino de Física |
||
Ensino de Química Admite Projetos de pesquisas com temas de ensino de Química |
||
Ensino de Matemática Admite projetos de pesquisa voltados às diversas abordagens metodológicas e temáticas relacionadas ao ensino da Matemática nos diferentes níveis de escolaridade: Educação Matemática Crítica, Resolução de Problemas, Projetos de Investigação, Formação e Aprendizagem Profissional de Professores, Raciocínio Matemático, Teoria da Aprendizagem Significativa, Educação Matemática inclusiva para pessoas com deficiência e Tecnologias no Ensino de Matemática. |
||
Ensino e Inclusão Admite projetos de pesquisa de Ensino e Inclusão voltados à área de Ensino de Matemática |
||
Educação Tecnológica |
Desenvolvimento de Produtos para a Educação Tecnológica Admite projetos voltados ao planejamento, a criação, a testagem e a verificação de produto educacional técnico ou tecnológico, passível ou não de proteção, que possa gerar ativos de propriedade industrial ou intelectual. O produto desenvolvido deve ter aderência com a área de Ensino de Ciência e Tecnologia e produzir impacto e ter aplicabilidade educacional voltada para o letramento tecnológico e metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, priorizando o caráter inovativo tecnológico e social. |
|
Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias Admite projetos a serem desenvolvidos que versam em algum dos seguintes temas: análise e propostas curriculares para cursos de engenharia e outras tecnologias; formação de professores para ensino superior, particularmente nas engenharia; análises de reprovação, retenção, evasão em cursos de engenharia; usos de metodologias ativas no ensino superior e particularmente nas engenharias; ensino das ciências básicas (matemática, física, química) e ensino das tecnologias nas engenharias. |
||
Relações entre ciência, tecnologia e sociedade no ensino-aprendizagem Admite projetos de pesquisas voltados ao ensino com enfoque Ciência e Tecnologia; Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para os diferentes níveis de escolaridade e na formação inicial e continuada de professores. |
||
Informática no Ensino de Ciências e Tecnologia Admite projetos de pesquisa voltados ao desenvolvimento, aplicação ou avaliação de tecnologias computacionais na área de Ensino ou Educação com abordagem de conteúdos desde a educação básica ao ensino superior. |
||
Linguagem e Cognição Admite projetos pertinentes aos aspectos da linguagem humana; relação entre linguagem e os processos de ensino e de aprendizagem; aspectos cognitivos que interferem no processamento da linguagem e as Interfaces de Ciência e Tecnologia; relações interdisciplinares e hibridações das linguagens tecnológicas contemporâneas. |
Mais informações sobre o corpo docente do Mestrado: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/area-academica/docentes/mestrado
Profa. ELOIZA APARECIDA SILVA AVILA DE MATOS
Coordenadora Mestrado
UTFPR Campus Ponta Grossa
Prof. LUCIANO AUGUSTO LOURENCATO
DIRPPG
UTFPR Campus Ponta Grossa
Prof. ABEL DIONIZIO AZEREDO
Direção Geral
UTFPR Campus Ponta Grossa
Referência: Processo nº 23064.038297/2023-31 | SEI nº 3702243 |