Boletim de Serviço Eletrônico em 22/09/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PATO BRANCO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (PPGAG) - CAMPUS PATO BRANCO

 

EDITAL DIRPPG-PB nº 03/2023

 

SELEÇÃO DE BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA ATUAR EM PROJETO DO NAPI SUDOESTE “CONSOLIDAÇÃO DO NOVO ARRANJO DE PESQUISA EM SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA”, DA FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA

 

 

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Pato Branco (UTFPR-PB) por meio da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG-PB) no uso de suas atribuições regimentais torna público o presente Edital, para a seleção de bolsista, na modalidade de Iniciação Científica, no âmbito do PROJETO: NAPI SUDOESTE “CONSOLIDAÇÃO DO NOVO ARRANJO DE PESQUISA EM SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA”, com a Fundação Araucária.

 

1.APRESENTAÇÃO

1.1. O NAPI SUDOESTE DO PARANÁ é um dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação que fazem parte dos NAPIs que compõem o ecossistema da Fundação Araucária, cujo objetivo é promover a articulação da Academia, Empresas, Governo e Sociedade Civil Organizada para a coprodução de conhecimento e inovação. O NAPI Sudoeste tem seu foco na investigação de biomoléculas/produtos naturais, energias sustentáveis, e sistemas agrobioalimentares orgânicos.

2.PERÍODO, LOCAL DA INSCRIÇÃO E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 25 de setembro a 05 de outubro de 2023.

2.2. 2.2. Os documentos previstos no item 2.3 deste Edital deverão ser encaminhados, em formato .pdf, para o seguinte endereço: abramo@utfpr.edu.br.

2.3. São requisitos para o candidato concorrer à bolsa:

I- Ser brasileiro ou possuir visto permanente no País;

II- Possuir Currículo Lattes (ou equivalente ao país de origem) que demonstre capacitação para atuar no desenvolvimento de atividades, na área onde será disponibilizada a bolsa (vide item 3.3);

III- Dedicar-se por 20 h semanais às atividades previstas pelo supervisor, por meio de elaboração e execução de um plano de trabalho inicial, bem como apresentar um Relatório Final até 30 (trinta) dias após o término da bolsa;

IV- Estar regularmente matriculado em curso de graduação de Agronomia da UTFPR;

V- Não ter vínculo empregatício ou estatutário nem acumular bolsas de outros órgão de fomento;

VI- Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada sua seleção pela Comissão de Seleção.

VII- Não ser aposentado ou estar em situação equiparada.

VIII- Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do coordenador/supervisor do projeto. 

2.4. Caso o candidato não atenda qualquer um dos requisitos, sua inscrição não será homologada.

2.5. No ato da inscrição o candidato deverá anexar os seguintes documentos, em um único arquivo, em formato .pdf e capacidade que não ultrapasse 10 MB; O nome do arquivo deverá ser nome e sobrenome do candidato, ex.: Fulano.de.Tal.pdf.:

I- Comprovante de matrícula e histórico escolar da graduação (contendo o coeficiente de rendimento ou similar);

II- Currículo atualizado e disponível na Plataforma Lattes (ou equivalente ao país de origem);

2.6. É vedada a inscrição extemporânea.

2.7. Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital.

2.8. Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas no processo de inscrição, dispondo aos Membros da Comissão de Seleção o direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3.VAGAS

3.1. O Projeto NAPI SUDOESTE “CONSOLIDAÇÃO DO NOVO ARRANJO DE PESQUISA EM SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA" dispõe de 1 (uma) bolsa de iniciação científica para o presente edital, proveniente da Fundação Araucária.

3.2. A duração da bolsa é de 12 (dose) meses, com possibilidade de prorrogação.

3.3. A Bolsa de Iniciação Científica será disponibilizada no seguinte tema de pesquisa:

a) Micropropagação da espécie e Artemisia annua e Varronia curassavica

3.4. O valor da bolsa será de R$ 700,00 (setecentos reais) mensais, que serão depositados em conta bancária em nome do aluno.

3.5. A implementação e prorrogação da bolsa fica condicionada a autorização por parte do órgão de fomento (Fundação Araucária).

3.6. O bolsista exercerá suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR.

3.7. A carga horária será de 20 (vinte) horas semanais de atividades.

3.8. Os horários de atividades do bolsista será definido em comum acordo com o respectivo professor orientador do trabalho de pesquisa.

3.9. A formalização da bolsa ocorrerá por meio de Termo de Acordo específico entre Instituição e o estudante bolsista mediado pela DIRPPG-PB.

3.10. A bolsa pode ser rescindida a qualquer momento, a critério do orientador do projeto ou por solicitação do bolsista, mediante comunicação prévia com pelo menos 30 dias de antecedência.

3.11. No caso da rescisão antecipada a DIRPPG-PB poderá chamar o próximo candidato da lista de bolsistas classificados no presente edital.

 

4.JULGAMENTO E SELEÇÃO

4.1. O processo de seleção da bolsa será coordenado pela Comissão de Seleção.

4.2. A Comissão de Seleção fará o julgamento e seleção dos candidatos e será formada pelos Coordenadores dos Projetos de Pesquisa relacionados com os temas de pesquisa do presente edital e por um docente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UTFPR, campus Pato Branco.

4.3. A seleção será feita mediante avaliação do Currículo Lattes (CL), de acordo com pontuação contida no Anexo 01 deste Edital e Coeficiente de Rendimento ou similar (CR).

4.4. Avaliação do Currículo Lattes (CL):

4.4.1.         O Currículo Lattes será avaliado e valorado de acordo com a pontuação contida no Anexo nº 01 deste Edital, elaborada pela Comissão de seleção.

4.5. Cálculo da Nota Final (NF):

4.5.1. A Nota Final (NF) será calculada pela seguinte fórmula:

 

NF = 0,5 CL + 0,5 CR

 

4.6. Em caso de empate, os critérios utilizados, em ordem decrescente, serão:

I- Maior pontuação no Currículo Lattes;

II- Maior Coeficiente de Rendimento ou similar;

III- Candidato de mais idade.

 

5.HOMOLOGAÇÃO DOS INSCRITOS E PEDIDO DE RECURSO

5.1. As inscrições homologadas serão divulgadas até o dia 09/10/2023, através do sítio http://portal.utfpr.edu.br/pb/ppgag.

5.2. Após a divulgação da homologação, os candidatos poderão impetrar recurso, o qual deverá ser encaminhado no prazo máximo de 1 (um) dia útil a partir da data de publicação.

5.3. O pedido de recurso será de responsabilidade exclusiva do candidato e deverá ser encaminhado para o e-mail  abramo@utfpr.edu.br.

 

6.CRONOGRAMA

 

Etapa

Período ou Data

Período de inscrições

25 de setembro  a 05 de outubro de 2023

Divulgação de inscrições deferidas

06 de outubro 2023

Recurso sobre inscrições indeferidas

07 de outubro 2023

Resultado final – inscrições homologadas

09 de outubro 2023

Divulgação do resultado preliminar

10 de outubro 2023

Recurso ao resultado preliminar

11 de outubro 2023

Divulgação do resultado final

16 de outubro 2023

 

7.CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A SELEÇÃO

7.1. O presente edital será publicado no sítio http://portal.utfpr.edu.br/pb/

7.2. Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital.

7.3. Acarretará na eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital.

7.4. Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

7.5. Fica eleito o foro da Justiça Federal de Pato Branco, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir eventuais dúvidas oriundas deste Edital.

 

 

Pato Branco, 20 de setembro de 2023.

 

 

Assinam eletronicamente este edital:

 

 

 

Jose Abramo Marchese

Integrante da Comissão de Seleção

 

 

 

 

Emerson Giovani Carati

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação

 

 

 

 

Gilson Ditzel Santos

Diretor-Geral da UTFPR, Campus Pato Branco

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JOSE ABRAMO MARCHESE, PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A), em (at) 21/09/2023, às 00:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EMERSON GIOVANI CARATI, DIRETOR(A), em (at) 22/09/2023, às 09:46, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON DITZEL SANTOS, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 22/09/2023, às 11:02, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3717738 e o código CRC (and the CRC code) 9F828B83.



_______________________________________________________________________________

ANEXO 01 DO EDITAL /2023

Critérios para a avaliação do Currículo Lattes (CL)

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo, elaborado e aprovado pela Comissão de Seleção. A nota final do candidato no Currículo Lattes será calculada dividindo-se por 10 a pontuação obtida neste anexo.

O candidato deverá, OBRIGATORIAMENTE, entregar preenchido o formulário abaixo.

1. Atividades e pontuação que serão consideradas na avaliação do Currículo Lattes:

 

Discriminação da atividade

 

Pontos por evento/publicação/ano

Preenchimento atribuídos      pelo candidato

 

Pontos

Homologados

 

 

  1. Autoria (primeiro autor) de artigo publicado em periódico científico listado no QUALIS/CAPES.

 

 

  1. Co-autoria (a partir do segundo autor) de artigo em periódico científico listado no QUALIS/CAPES (50% da pontuação).

A1

20

 

 

A2

17

 

 

B1

14

 

 

B2

11

 

 

B3

8

 

 

B4

5

 

 

B5

2

 

 

C

1

 

 

 

3.  Autoria ou Co-autoria  de patente registrada/publicada.

 

 

20

 

 

 

4. Autoria ou Co-autoria de capítulo de livro.

 

15

 

 

 

5. Textos em jornais de notícias/revistas

 

05

 

 

 

6.  Bolsista de IC ou ITI

 

20 (por ano)

 

 

 

7. Participação em eventos, congressos, exposições e feiras

 

01

 

 

 

8. Organização de eventos, congressos, exposições e feiras

 

05

 

 

9. Formação Complementar (na área de seleção)

 

05 (a cada 10h)

 

 

OBS: Caso algum candidato ultrapasse os 100 pontos no CL, ao que obteve a maior pontuação será atribuída nota 100 e os demais terão sua nota calculada proporcionalmente.

 


Referência: Processo nº 23064.039026/2023-01 SEI nº 3717738