Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CURITIBA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT |
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EDITAL 73/2023 - DIRGRAD
PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO À GESTÃO ACADÊMICA DE PROJETOS DO GABINETE DA DIREÇÃO-GERAL
E DA DIRETORIA DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS DO CAMPUS CURITIBA
A Diretoria de Graduação e Ensino Profissional do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, conforme o que estabelece o presente Edital, as inscrições de bolsistas para o Programa De Apoio à Gestão do Gabinete da Direção-Geral (GADIR-CT) e da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC-CT), ambos do campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
1.DO OBJETIVO
1.1 - O presente Edital busca selecionar estudantes, regularmente matriculados nos cursos de bacharelado, de Instituições de Ensino Superior (IES) da região metropolitana de Curitiba, para atuarem no apoio à gestão do Gabinete da Direção-Geral (GADIR-CT), atuando junto aos Projetos Institucionais ‘Plano Diretor do Campus Curitiba’, ‘Seja UTFPR-CT’, ‘Ajuda Gestão’ e ‘Comunicação da Gestão 2021-2025’, e ainda, no apoio à gestão da comunicação da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias do campus Curitiba (DIREC-CT), em aderência aos macros objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional.
1.2 - Os estudantes selecionados atuarão no apoio as atividades técnicas e de especificidade de suas áreas envolvidas;
1.3 - O apoio será efetuado por meio da concessão de bolsas destinadas aos estudantes da graduação, regulamente matriculados em cursos de bacharelado e superiores de tecnologia de Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Organizacional e Design.
2.DAS DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
2.1 - As despesas decorrentes do presente Edital estão previstas no Orçamento Geral da UTFPR para o exercício de 2023, conforme o Programa 2080 (Educação de Qualidade para Todos), da Ação 4002 (Assistência ao Estudante de Ensino Superior), para o pagamento de bolsas aos estudantes de Graduação.
2.2 - Serão concedidas 6 (seis) bolsas no valor de até R$ 1.000,00 (mil reais) mensais cada, para o período de 10 (dez) meses, totalizando R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) no período 16/10/2023 a 15/08/2024.
Quadro 1 – Cronograma de Pagamento Previsto
Bolsa |
Valor |
Vigência |
Mês de Pagamento |
1 |
R$ 500,00 |
16.10.2023 a 01.11.2023 |
Novembro 2023 |
2 |
R$ 1.000,00 |
01.11.2023 a 01.12.2023 |
Dezembro 2023 |
3 |
R$ 1.000,00 |
01.12.2023 a 01.01.2024 |
Janeiro 2024 |
4 |
R$ 1.000,00 |
01.01.2024 a 01.02.2024 |
Fevereiro 2024 |
5 |
R$ 1.000,00 |
01.02.2024 a 01.03.2024 |
Março 2024 |
6 |
R$ 1.000,00 |
01.03.2024 a 01.04.2024 |
Abril 2024 |
7 |
R$ 1.000,00 |
01.04.2024 a 01.05.2024 |
Maio 2024 |
8 |
R$ 1.000,00 |
01.05.2024 a 01.06.2024 |
Junho 2024 |
9 |
R$ 1.000,00 |
01.06.2024 a 01.07.2024 |
Julho 2024 |
10 |
R$ 1.000,00 |
01.07.2024 a 01.08.2024 |
Agosto 2024 |
11 |
R$ 500,00 |
01.07.2024 a 15.08.2024 |
Setembro 2024 |
Total por Bolsista |
R$ 10.000 |
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Total de Bolsas |
R$ 60.000,00 |
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3.DAS BOLSAS
3.1 - Os recursos da presente chamada serão destinados somente ao pagamento de bolsas aos estudantes dos cursos de graduação selecionados conforme cronograma disponível no item 4 do presente edital;
3.2 A vigência das bolsas inicia em 16 de outubro de 2023 e termina em 15 de agosto de 2024.
3.3 A bolsa será depositada em conta bancária, exclusivamente em nome do estudante selecionado. É de responsabilidade do estudante a abertura da conta bancária em seu nome, caso não possua.
3.3.1- A conta poderá ser em qualquer banco, incluindo banco digital, com cadastro no Sistema de Transferência de Reservas (STR), que pode ser consultado na lista disponibilizada pelo Banco Central do Brasil, em https://www.bcb.gov.br/pom/spb/estatistica/port/ASTR003.pdf
3.4 Os discentes exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregaticio com a UTFPR e em regime de 20 (vinte) horas semanais presenciais.
3.5 As atividades ocorrerão presencialmente, nos locais definidos pelo servidor orientador;
3.6 Poderão ocorrer pagamentos proporcionais de bolsa, em caso de não cumprimento da carga horária mínima semanal estabelecida;
3.7 Os pagamentos somente serão realizados mediante a entrega do relatório de atividades mensais, devidamente assinado pelo professor orientador.
3.8 As atividades dos bolsistas serão definidas pelo técnico orientador, com base nos critérios estabelecidos no presente edital.
4.DO CRONOGRAMA
Atividade |
Data/Período |
Publicação do Edital |
Até 26/09/2023 |
Inscrições dos candidatos |
De 26/09/2023 a 01/10/2023 |
Divulgação dos horários para entrevistas |
02/10/2023 |
Seleção e Classificação dos Candidatos |
De 03/10/2023 a 05/10/2023 |
Publicação do Resultado Preliminar |
06/10/2023 |
Recurso quanto a Resultado preliminar |
09/10/2023 |
Resultado dos Recursos |
10/10/2023 |
Publicação dos Resultado Final |
Até 11/10/2023 |
Entrega da Documentação |
De 11/10/2023 e 13/10/2023 |
Início das Atividades |
16/10/2023 |
Término das Atividades e Entrega do Relatório Final |
15/08/2024 |
5. DAS VAGAS
5.1 - Serão ofertadas no âmbito deste edital 6 (seis) vagas para estudantes bolsistas.
5.2 – No Quadro 2 apresentamos o código de vaga, requisitos, descrição das atividades e técnico orientador.
Quadro 2 - Descrições das Vagas
Código da vaga |
Requisito das vagas |
Descrição das Atividades |
Responsável |
GADIR-CT (GADIR1) |
Acadêmicos dos Cursos de Bacharelado em Comunicação Organizacional ou Design ou do Cursos Superior de Tecnologia em Design Gráfico, a partir do 4° período. Desejável conhecimento básico em:
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Apoio na produção de materiais audiovisuais no Projeto ‘Seja UTFPR-CT’, um site de apresentação dos Cursos de Graduação do ampus Curitiba. O bolsista irá atuar nas diversas fases de elaboração de audiovisuais - pesquisa, elaboração de roteiro, produção, edição e difusão. O Projeto é desenvolvido e apoiado pela Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED-CT), Assessoria de Comunicação (ASCOM-CT) e Gabinete da Direção (GADIR-CT), todos do campus Curitiba da UTFPR. |
Anuschka R. Lemos |
Código da vaga |
Requisito das vagas |
Descrição das Atividades |
Responsável |
GADIR-CT (GADIR2) |
Acadêmicos do Curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional, a partir do 4° período. Desejável conhecimento básico em:
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Apoio na realização dos projetos ‘Ajuda-Gestão’ e ‘Comunicação da Gestão 2021-2025’, ambos do campus Curitiba. O bolsista irá atuar na produção de conteúdos textuais e visuais, elaboração de tutoriais de gestão, assim como na elaboração de materiais gráficos, fotográficos e audiovisuais. |
Anuschka R. Lemos |
Código da vaga |
Requisito das vagas |
Descrição das Atividades |
Responsável |
Comissão Plano Diretor (CPD1) |
Acadêmicos do Curso de Bacharelado em Design e do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico, a partir do 4° período.
Ter alguma experiência anterior relacionada com as atividades a serem exercidas.
Conhecimento básico em projeto gráfico, projeto editorial e design da informação. Habilidade para trabalhar em grupo. |
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Anna Lucia da Silva Araújo Vörös |
Código da vaga |
Requisito das vagas |
Descrição das Atividades |
Responsável |
Comissão do Plano Diretor (CPD2) |
Ser acadêmico do curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, a partir do 4° período. Ter alguma experiência anterior relacionada com as atividades a serem exercidas. Conhecimento básico em projeto arquitetônico e paisagismo. Habilidade para trabalhar em grupo. |
1- Colaboração no desenvolvimento das diretrizes do Plano Diretor; 2- Colaboração no levantamento do Programa de Necessidades das sedes; 3 - Representação gráfica das implantações gerais dos cenários tendencial, intermediário e desejado; 4-Elaboração gráfica dos elementos necessários para a compreensão da parte propositiva; 5- Colaboração na sistematização dos dados produzidos pela Comissão de Elaboração do Plano Diretor. |
Simone Aparecida Polli |
Código da vaga |
Requisito das vagas |
Descrição das Atividades |
Responsável |
Parque Científico e Tecnológico (PCT1) |
Acadêmicos do Curso de Bacharelado em Design ou do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico, a partir do 4° período. Desejável conhecimento básico em:
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Apoio na realização da comunicação institucional do Parque Científico e Tecnológico do campus Curitiba. O bolsista irá atuar na produção de conteúdos gráficos, fotográficos e visuais, além administrar as publicações em portais e redes sociais. |
Ricardo Fernandes da Silva |
Código da vaga |
Requisito das vagas |
Descrição das Atividades |
Responsável |
DIREC (DIREC1) |
Acadêmicos do Curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional, a partir do 4° período. Desejável conhecimento básico em:
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Apoio na realização da comunicação institucional da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias do campus Curitiba. O bolsista irá atuar na produção de conteúdos textuais e visuais, elaboração de tutoriais de gestão, assim como na elaboração de materiais gráficos, fotográficos e visuais, além de cuidar de publicações em redes sociais eauxiliar na produção de eventos. |
Walmor Cardoso Godoi |
6. DAS ATRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS
Constituem-se atribuições do Estudante selecionado neste edital:
7.DAS ATRIBUIÇÕES DO SERVIDOR ORIENTADOR
Constituem-se atribuições do Orientador:
8.DAS INSCRIÇÕES
8.1 As inscrições ocorrerão conforme o CRONOGRAMA do item 4 estabelecido neste edital.
8.2 -Para concorrer ao processo de seleção de bolsistas, o candidato deverá:
8.3 Somente será aceita uma inscrição por estudante mediante o Formulário de Inscrição on-line no link https://forms.gle/63nyV3F3etyRKr3z9.
8.3.1 Cada estudante, no momento da inscrição, poderá optar por concorrer a até duas vagas deste Edital.
8.3.2 No caso de mais de uma inscrição, será considerada a última resposta realizada no link de inscrição.
8.3.3 A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital.
8.3.4 O candidato será excluído do processo de seleção se não enviar o Formulário de Inscrição on-line no prazo estabelecido no CRONOGRAMA ou se as informações prestadas não completas e/ou verdadeiras.
9.DAS ETAPAS DO EDITAL E OS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
9.1 A etapa de seleção e classificação dos discentes bolsistas será conduzida pela equipe do GADIR-CT e a DIRPPG-CT, junto com a ASCOM-CT. A seleção levará em conta o rendimento do aluno no curso matriculado, análise de currículo e entrevista, obedecendo aos seguintes critérios e dividido em duas etapas:
Etapa 1:
a) Histórico escolar (20 pontos)
b) Currículo/Portfolio (20 pontos)
Etapa 2:
Entrevista (10 pontos)
9.2 As entrevistas serão realizadas nas datas informadas no cronograma, presencialmente ou por videoconferência, acordado entre o GADIR-CT ou DIRPPG-CT e o candidato. A convocação para a entrevista será encaminhada para o endereço de e-mail utilizado pelo candidato no ato da inscrição.
9.3 Serão convocados para a Etapa 2 – Entrevista – os primeiros 6 (seis) classificados para cada vaga.
9.4 Em caso de empate na classificação final, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:
a) Obtiver maior pontuação no histórico escolar.
b) Comprovar maior experiência relacionada aos requisitos da vaga (Item 4, subitem 4.2).
9.5 O GADIR-CT ou a DIRPPG-CT poderão solicitar aos candidatos inscritos, por e-mail, documentação complementar para efeitos de desempate da seleção.
9.6 Após a divulgação do resultado final, o candidato poderá protocolar recurso. Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail dirppg-ct@utfpr.edu.br, devidamente fundamentados.
10.DOS RESULTADOS
10.1 - Os resultados serão homologados e publicados pelo Gabinete da Direção-Geral e pela Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias, ambos do campus Curitiba, conforme CRONOGRAMA.
10.2 – Os resultados serão publicados na página da DIRGRAD-CT, no endereço eletrônico http://portal.utfpr.edu.br/editais
10.3 - Em caso de desistência ou vacância, durante o período de vigência do edital, poderá ser convocado pelo servidor orientador, com anuência do GADIR-CT, outro candidato, respeitando a ordem publicada no resultado final homologado.
11.DOS RECURSOS
11.1 - Após a divulgação do resultado o candidato poderá protocolar recurso quanto ao resultado apresentado, conforme período estabelecido no CRONOGRAMA.
11.2 - Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail gadir-ct@utfpr.edu.br, devidamente fundamentados, com assunto RECURSO EDITAL 73/2023 - DIRGRAD-CT.
12.DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1 - Os prazos constantes neste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.
12.2 - As vagas não preenchidas poderão ser redirecionadas, conforme análise da DIRGRAD-CT, para outras demandas da diretoria.
12.3 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela DIRGRAD-CT, observada a legislação vigente.
12.4 - O presente Edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais
12.5 - Para as questões decorrentes deste Edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.
Curitiba, 22 de setembro de 2023.
Rodrigo Lupinacci Villanova
Diretor Adjunto de Graduação e Educação Profissional
UTFPR - Campus Curitiba
(Assinado Eletronicamente)
Rossana Aparecida Finau
Diretora-Geral do campus Curitiba da UTFPR
(Assinado Eletronicamente)
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RODRIGO LUPINACCI VILLANOVA, DIRETOR(A) ADJUNTO(A), em (at) 22/09/2023, às 10:47, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 22/09/2023, às 10:52, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3724969 e o código CRC (and the CRC code) 3FAAFEBC. |