Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO |
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EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO Nº 005/2023-PS-SH
De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), consoante Decreto nº 7.485, de 18 de maio de 2011, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 19 de maio de 2011, Portaria Interministerial nº 253, de 26/07/2011, publicada no DOU de 27 subsequente, c/c Portaria MEC nº 1.034, de 27/07/2011, publicada no DOU de 28 subsequente, torno público a abertura de inscrições para o Processo Seletivo para Professor Substituto para o preenchimento de 01 (uma) vaga para a carreira de Professor do Magistério Federal, nos termos do presente Edital de Abertura e do Edital de Condições Gerais Nº 001/2023, publicado no DOU de 03 de agosto de 2023 e disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=3944335&id_orgao_publicacao=0.
1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O Processo Seletivo será regido por este edital e pelo Edital de Condições Gerais 001/2023, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=3944335&id_orgao_publicacao=0.
1.1.1 Para fins deste edital considera-se:
a) O endereço eletrônico de concursos públicos e processos seletivos: http://portal.utfpr.edu.br/editais/concursos
b) O Campus para o qual a vaga se destina: Santa Helena
c) O endereço da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos do Campus: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Santa Helena, localizado no Prolongamento da Rua Cerejeira, s/n Bairro - São Luiz, Santa Helena - PR, 85892-000
d) O e-mail de contato: cogerh-sh@utfpr.edu.br
1.2 O período de contrato será de 06 (seis) meses, sendo admitida sua prorrogação, no interesse da Administração e nas hipóteses legais vigentes, desde que o prazo do contrato não exceda 02 (dois) anos, conforme dispõe a Lei 8.745/1993.
1.3 O valor da taxa de inscrição, a remuneração e os requisitos estão disponíveis no Anexo I.
1.4 O programa está disponível no Anexo II.
1.5 Ao efetuar a inscrição, o candidato declara que leu e está de acordo com todos os termos deste Edital de Abertura e do Edital de Condições Gerais, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=3944335&id_orgao_publicacao=0.
2. DA INSCRIÇÃO
2.1 A inscrição deverá ser realizada das 8h00min do dia 09/10/2023 às 23h59min do dia 05/11/2023
2.2 Último dia para pagamento da Guia de Recolhimento da União: 06/11/2023
2.3 Período para solicitar isenção: 09/10/2023 a 15/10/2023
2.4 Resultado da Isenção: 17/10/2023 até as 17h
2.5 Prazo para recurso contra o indeferimento do pedido de Isenção: das 17h do dia 17/10/2023 às 17h do dia 19/10/2023
2.6 Resposta ao recurso da isenção (caso haja recurso): 27/10/2023
3. DO ENSALAMENTO
3.1 O ensalamento da Prova Escrita será divulgado no dia 08/11/2023 até as 17h.
4. DA BANCA EXAMINADORA
4.1 Publicação, na página do concurso, da portaria de composição da banca examinadora: 08/11/2023 até as 17h.
4.2 Prazo de recurso para impugnação de membro da banca examinadora: das 17h do dia 08/11/2023 até as 17h do dia 10/11/2023.
5. DAS PROVAS
5.1 O Processo Seletivo será constituído de Prova Escrita, dissertativa, e Prova de Desempenho de Ensino.
5.2 da Prova Escrita (PE):
5.2.1 Tipo: Dissertativa com sorteio de ponto.
5.2.2 Sorteio do ponto: 26/11/2023 às 08h30min.
5.2.3 Data de realização da Prova Escrita: 26/11/2023 às 09h30min.
5.2.4 Duração: 02h30min.
5.2.5 O acesso ao bloco de realização da Prova Escrita será fechado com 15 (quinze) minutos de antecedência ao início da prova (às 09h15min).
5.3 da Prova de Desempenho de Ensino (PDE)
5.3.1 Sorteio do ponto: 11/12/2023 às 14h00min.
5.3.2 Data de realização da Prova de Desempenho de Ensino: 12/12/2023 a partir das 14h00min.
6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
6.1 Resultado da P.E.: 29/11/2023 até as 17h.
6.2 Prazo para Recurso contra a P.E.: das 17h do dia 29/11/2023 às 17h do dia 01/12/2023.
6.3 Resultado do Recurso contra a P.E.: 06/12/2023 até as 17h.
6.4 Resultado Final Preliminar: 13/12/2023 até as 17h.
6.5 Prazo para Recurso contra o Resultado Final: das 17h do dia 13/12/2023 às 17h do dia 15/12/2023.
6.6 Resultado do Recurso contra o Resultado Final: 10/01/2024 até as 18h.
ANEXO I AO EDITAL Nº 005/2023-PS-SH - ABERTURA
Área/Subárea: |
VG |
PDE |
CH |
Requisito(1) |
CIÊNCIAS HUMANAS/EDUCAÇÃO |
01 |
06 |
40 |
Licenciatura em Pedagogia, Filosofia, Sociologia, Letras ou História com pós-graduação mínima em nível de especialização na área da Educação. |
LEGENDA:
(1) Referência utilizada: Tabela de Áreas do Conhecimento da CAPES, disponível em https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/instrumentos/documentos-de-apoio-1/tabela-de-areas-de-conhecimento-avaliacao
VG: nº total de vagas
PDE: nº de candidatos convocados para a Prova de Desempenho de Ensino
CH: Carga horária
REMUNERAÇÃO (40 Horas)
Titulação |
Vencimento Básico |
Retribuição por Titulação |
Total |
Graduação |
3.412,63 |
- |
3.412,63 |
Especialização |
3.412,63 |
511,90 |
3.924,53 |
Mestrado |
3.412,63 |
1.279,74 |
4.692,37 |
Doutorado |
3.412,63 |
2.943,39 |
6.356,02 |
TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 124,00 |
ANEXO II AO EDITAL Nº 005/2023-PS-SH - ABERTURA
ÁREA/SUBÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS/EDUCAÇÃO
PROGRAMA
1 - Políticas Educacionais na Contemporaneidade: Análise das relações entre educação, estado e sociedade.
2 - Diversidade e Direitos Humanos: Etnia, raça, racialização, racismo estrutural, desigualdade, preconceito e discriminação.
3 - O Currículo na Contemporaneidade: A Base Nacional Comum Curricular no ensino de Ciências (anos finais) com especificidades do Referencial Curricular do Estado do Paraná.
4 - Aproximações entre a História, a Filosofia e o Ensino de Ciências.
5 - Organização do Trabalho Pedagógico: O trabalho coletivo como princípio do processo educativo.
6 - Psicologia da Educação: Processos psicológicos da aprendizagem no contexto das abordagens Piagetiana e Vygostkyana.
7 - A Didática e as Abordagens no Processo de Ensino e Aprendizagem.
8 - Desenvolvimento Sustentável em suas Diversas Abordagens: Agenda 21 e avanços da agenda 2030.
9 - A Crise Ecológica e Social e as Críticas ao Modelo de Desenvolvimento: Sustentabilidade X desenvolvimento sustentável.
10 - A Interdisciplinaridade no Processo de Ensino e Aprendizagem.
Observação:
O ponto sorteado para a Prova Escrita será retirado para o sorteio de ponto da Prova de Desempenho de Ensino.
REFERÊNCIAS
A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14. ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2009.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 18 set. 2023.
CARDOSO, Clodoaldo Meneguello. Fundamentos para uma Educação na Diversidade. São Paulo: Acervo Digital da Unesp/Redefor II/NEaD/Unesp, 2014. Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/155243. Acesso em: 19 set. 2023.
CURY, Carlos Roberto Jamil; REIS, Magali; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. (Orgs.). Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018.
CUNHA, Marcus Vinícius da. Psicologia da educação. 4. ed. Rio de Janeiro, RJ: Lamparina, 2008.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Papirus editora, 1994.
FOUREZ, Gerard. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: UNESP/FUNDUNESP, 1995. (Biblioteca básica). 320 p.
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção Magistério 2. grau. Série formação do professor).
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. rev. e ampl. São Paulo, SP: Cortez, 2012.
MILLER, G. Tyler.; SPOOLMAN, Scott E. Ciência ambiental. 3. Ed. Cengage Learning Brasil, 2021.
MATTHEWS, Michael S. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.
MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida; BORTOLOZZI, Jehud; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. A construção da ciência e o ensino de ciências. Revista Científica eletrônica de pedagogia. ed. 5 . jan 2005.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira. Tradução. Niterói: EDUFF, 2004. Disponível em: biblio.fflch.usp.br/Munanga_K_UmaAbordagemConceitualDasNocoesDeRacaRacismoIdentidadeEEtnia.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.
ONU. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nações Unidas Brasil on-line, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 17. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2012.
PARANÁ. Secretaria de Estado de Educação. Currículo da Rede Estadual Paranaense. Curitiba: SEED, 2021. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-05/crep_ciencias_2021_anosfinais.pdf. Acesso: 18 set. 2023.
PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Educação Ambiental e Sustentabilidade. Barueri, SP: Manole, 2014.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. Educação em Direitos Humanos: Fundamentos teórico-metodológico. Editora Universitária, João Pessoa, PB: Editora Universitária, 2007. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/ncdh/wp-content/uploads/2014/07/merged.compressed.pdf. Acesso em: 18 set. 2023.
SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes; EVANGELISTA, Olinda. Política educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
VILLANI, Alberto. Filosofia da ciência e ensino de ciência: uma analogia. Ciência educ. [online]. 2001, vol.07, n.02, pp. 169-181. ISSN 1516-7313.
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO KUSMA, PRESIDENTE DE COMISSÃO, em (at) 27/09/2023, às 11:12, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCOS FLAVIO DE OLIVEIRA SCHIEFLER FILHO, REITOR, em (at) 27/09/2023, às 15:46, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
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