Boletim de Serviço Eletrônico em 28/09/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS SANTA HELENA

PROG. DE POS-GRAD EM RECURSOS NATURAIS E SUSTENTABILIDADE - SH

 

EDITAL nº 01/2023 - PPGRNS

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ALUNOS REGULARES DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO STRICTO SENSU DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS E SUSTENTABILIDADE DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS SANTA HELENA

 

O Campus Santa Helena da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-SH), por intermédio de seu Diretor Geral, no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas do processo seletivo para o ano letivo de 2024, para o preenchimento de vagas de alunos do curso de Mestrado Acadêmico, modalidade Stricto Sensu, do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade (PPGRNS), aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior na 178ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTCES), ocorrida entre os dias 27 e 31 de agosto de 2018.

O PPGRNS enquadra-se na Grande Área Multidisciplinar da CAPES, dentro da Área de Avaliação de Ciências Ambientais. Sua área de concentração é Recursos Naturais e Sustentabilidade e nela inserem-se duas linhas de pesquisa: Ecossistemas e Recursos Naturais; e Produtos Naturais e Sustentabilidade. Mais informações sobre o PPGRNS podem ser obtidas na página http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/ ou pelo e-mail ppgrns-sh@utfpr.edu.br, de modo que seus objetivos incluem:

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

  1. As inscrições e etapas do processo seletivos serão realizadas conforme apresentado na Tabela 1.

 

Tabela 1: O processo seletivo para o curso de mestrado do PPGRNS obedecerá ao seguinte cronograma.

Inscrições para candidatos a alunos regulares

29/09/2023 a 05/11/2023

Resultado parcial das inscrições

07/11/2023

Recurso do resultado parcial das inscrições

08 e 09/11/2023

Homologação do resultado final dos candidatos aprovados na avaliação do plano de trabalho e convocação dos candidatos informando a data da Apresentação de artigo científico

14/11/2023

Apresentação de Artigo Científico

Entre 20 e 24/11/2023

Resultado parcial dos candidatos aprovados na Apresentação de Artigo Científico

28/11/2023

Recurso do resultado parcial dos candidatos

29 e 30/11/2023

Homologação do resultado final dos candidatos aprovados e convocação para matrícula. 

05/12/2023

Período de matrículas.

05 a 23/02/2024

 

  1. As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente on-line através do site https://sistemas2.utfpr.edu.br/dpls/sistema/acad13/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=13&p_curscodnr=6&p_cursoanonr=2024, devendo a documentação exigida para a inscrição ser anexada em um único arquivo digitalizado no formato .pdf (item 7) não excedendo o tamanho de 10Mb.
  2. Poderão inscrever-se candidatos portadores de diploma de curso superior de graduação ou tecnológico reconhecido ou autorizado pelo MEC ou, quando estrangeiros, pelo órgão competente do país de origem.

 

DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

  1. No ato da inscrição o candidato deverá indicar dois possíveis orientadores por ordem de prioridade do quadro de docentes permanentes do PPGRNS (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/area-academica/docentes), onde também estão disponíveis suas áreas de atuação e currículo lattes. É fortemente recomendado que o candidato entre em contato com seus possíveis orientadores antes de realizar a inscrição. Também deverá indicar uma das duas linhas de pesquisa do Programa, que são:
  1. Na Tabela 2 estão especificados os projetos de cada docente permanente e sua linha de pesquisa dentro do PPGRNS.

 

Tabela 2: Linhas de pesquisa e os Projetos de atuação dos orientadores do PPGRNS.

Linha de Pesquisa: Ecossistemas e Recursos Naturais

Docentes

Projeto(s)

Carlos Alberto Mucelin

Estudo e caracterização do resíduo de cinza gerado no processo de produção de vapor de Unidade Agroindustrial.  Percepção ambiental.

Denise Lange

Levantamento e identificação de espécies responsáveis por Processos e Serviços Ecossistêmicos em Unidades de Conservação e em Sistemas Agroflorestais.

Heleno Brandão

Estrutura populacional das espécies de peixes da Área de Influência do Refúgio Biológico de Santa Helena/PR.

Leonardo Biral dos Santos

Levantamento florístico e taxonomia de plantas vasculares.

Vanessa Bueno da Silva

Análise citogenética e genética molecular aplicadas à taxonomia integrativa em peixes do sul do Brasil e Potencial antimicrobiano de fungos filamentosos isolados de remanescentes da Mata Atlântica.

Linha de pesquisa: Produtos Naturais e Sustentabilidade

Docentes

Projeto(s)

Adelmo Lowe Pletsch

Diagnóstico geral de compartimentos ambientais do oeste e noroeste do estado do Paraná.

Ana Regina Dahlem Ziech

Plantas De Cobertura Para Sistema De Plantio Direto De Hortaliças Voltados À Agricultura Familiar. Caracterização e levantamentos voltados à sistemas de produção orgânica e de base agroecológica.

Daian Guilherme Pinto de Oliveira

Controle biológico, patologia de insetos e manejo integrado de pragas.

Dejane Santos Alves

Desenvolvimento de formulações, baseadas em óleos essenciais, para o controle de pragas agrícolas e seletivas para organismos não-alvo.

Jociani Ascari

Obtenção de extratos vegetais e óleos essenciais e síntese de compostos orgânicos como potenciais agentes biologicamente ativos

Maristela Rosso Walker

Complexidade e transdisciplinaridade na relação seres humanos, sociedade e meio ambiente.

Rejane Barbosa de Oliveira

Sustentabilidade e Educação Ambiental no Oeste do Paraná.

 

  1. A quantidade de vagas por linha de pesquisa está de acordo com a Tabela 3:

 

Tabela 3: Quantidade de vagas por linha de pesquisa do PPGRNS.

Linha de pesquisa

Vagas

Ecossistemas e Recursos Naturais

06

Produtos Naturais e Sustentabilidade

08

 

  1. Do total de vagas ofertadas, em atendimento a Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021 e Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022, serão reservadas:
    1. 30% do total de vagas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos, de acordo com a classificação prevista na Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021.
    2. No caso da inscrição de ao menos uma pessoa autodeclarada indígena, será adicionada 01 vaga para até 20 vagas disponibilizadas para concorrência exclusiva deste público.
    3. No caso da inscrição de ao menos uma Pessoa com Deficiência (PcD), será adicionada 01 vaga para até 20 vagas disponibilizadas para concorrência exclusiva deste público.
  2. Os candidatos indígenas ou com deficiência, que optarem pelas cotas, concorrerão exclusivamente a estas vagas reservadas.

* Somente nos casos em que sobrarem vagas em uma das duas linhas de pesquisa, a critério do PPGRNS, poderá haver remanejamento do número de vagas entre elas.

  1. Os seguintes documentos deverão ser anexados à ficha de inscrição on-line, na ordem descrita a seguir. A ficha de inscrição on-line NÃO deverá ser finalizada antes de anexar o arquivo com a documentação digitalizada no formato pdf.
    1. Plano de trabalho do projeto de pesquisa nos moldes do Anexo I de acordo com a linha de pesquisa do primeiro possível orientador indicado pelo candidato no formulário de inscrição.
    2. Currículo apresentado exclusivamente através da Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br).
    3. Cópias do RG, CPF, título de eleitor, comprovante de quitação eleitoral, diploma e histórico de graduação ou tecnólogo.
  1. Para os candidatos que desejem concorrer às vagas destinadas à inclusão no âmbito da Política de Ações Afirmativas (item 6.1 deste edital), deverão encaminhar também os documentos previstos nos Art. 8º, 9º, 11º. da Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021;
  2. Para candidato que concorrer à vaga prevista para pessoas pretas e pardas deverá entregar Autodeclaração ASSINADA em que se enquadra nesta categoria,
  3. Para candidato que concorre a vaga prevista para indígena deverá entregar cópia do registro administrativo de nascimento indígena (RANI) ou declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena e assinada pela liderança competente.
  4. Para candidato que concorre a vaga prevista para pessoa com deficiência (PcD) deverá entregar laudo médico atestando sua deficiência, emitido nos últimos 12 (doze) meses indicando o tipo, grau e nível de deficiência.
  1. Não serão homologadas inscrições de candidatos que:
    1. Não preencherem adequadamente a ficha de inscrição on-line;
    2. Não anexarem o arquivo único com a documentação exigida no item 7 deste edital.
  2. As informações prestadas no processo de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o PPGRNS do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa, preenchimento integral e legível dos formulários e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.
  3. As homologações parcial e final das inscrições dos candidatos serão publicadas exclusivamente na página do PPGRNS (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/editais) respeitando os prazos mencionados na Tabela 1 deste edital.
  4. Ao se inscrever, o candidato aceita, de forma irrestrita, as condições contidas neste edital, bem como as normas do Regulamento do PPGRNS, disponível na página do PPGRNS (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/documentos/normas-do-ppgrns).
  5. Quanto à interposição de recurso das homologações de inscrições e processos seletivos:
    1. O candidato terá um prazo de dois (02) dias úteis após a divulgação dos resultados das homologações para interpor recurso.
    2. O recurso deverá ser efetuado apenas nas datas indicadas na Tabela 1 e encaminhado exclusivamente para o e-mail ppgrns-sh@utfpr.edu.br até às 17h00.
    3. O prazo para interposição do recurso é preclusivo e comum a todos os candidatos.
    4. O recurso deverá ser individual e devidamente fundamentado.
    5. O recurso interposto em desacordo com este edital, ou fora do prazo estabelecido, não será aceito nem avaliado.
    6. Recursos serão recebidos sem efeito suspensivo, exceto no caso de ocasionarem prejuízos irreparáveis ao candidato, caso que deverá ser cabalmente comprovado.
    7. Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recurso.
    8. A Comissão de Seleção do Colegiado do PPGRNS, após verificar prazos de envio, analisará pedidos de recurso quanto aos seus méritos.
    9. Os resultados dos julgamentos dos recursos serão respondidos pelo e-mail ppgrns-sh@utfpr.edu.br.

 

VAGAS

  1. O número de vagas para alunos regulares ofertadas no presente edital será de 14 (catorze), podendo esse valor ser alterado de acordo com a disponibilidade de vagas por docente orientador.
  2. Por decisão da Comissão de Seleção os candidatos classificados após a 14ª vaga poderão ser aprovados na condição de aluno especial. A definição de aluno especial encontra-se no Regulamento do PPGRNS, disponível na página do Programa (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/documentos/normas-do-ppgrns).
  3. Candidatos que queiram se inscrever nas condições especificadas no item 6 deverão entregar no momento da inscrição e junto com os documentos especificados no item 7, o seguinte:
  1. o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para negros (pretos ou pardos) deverá entregar autodeclaração em que se enquadra nesta categoria.
  2. o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para pessoa com deficiência deve entregar a documentação prevista no art. 9, da RESOLUÇÃO COPPG/UTFPR Nº 68, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2021 (https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=2722196&id_orgao_publicacao=0).
  3. o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para indígenas deve entregar a documentação prevista no artigo 11º, da RESOLUÇÃO COPPG/UTFPR Nº 68, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2021: https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=2722196&id_orgao_publicacao=0.

16.  A Comissão de Seleção poderá optar em não selecionar nenhum candidato de uma linha de pesquisa caso o plano de trabalho do projeto de pesquisa não se enquadre nos temas de interesse do PPGRNS ou se a proposta não contemplar nenhuma linha selecionada.

 

PROCESSO SELETIVO

  1. Somente poderão submeter-se ao processo seletivo os candidatos que tiverem suas inscrições homologadas.
  2. O candidato que tiver sua inscrição homologada será informado quanto ao horário e local da apresentação do artigo (link a ser disponibilizado) pelo e-mail ppgrns-sh@utfpr.edu.br.
    1. O PPGRNS não se responsabilizará por e-mails enviados, mas não lidos pelos candidatos.
    2. Não será tolerado atraso quanto ao horário de início informado ao candidato.
  3. Para a realização da apresentação do artigo científico será necessário que o candidato elabore uma apresentação em slides de um dos artigos listados no Anexo II de escolha do candidato, relacionado à linha de pesquisa do PPGRNS escolhida no formulário de inscrição. A UTFPR disponibilizará computador e aparelho Datashow para a utilização dos candidatos durante a apresentação do artigo.
  4. Os candidatos serão avaliados por uma banca composta por até três docentes do PPGRNS.
  5. Cada candidato terá até 20 minutos para a apresentação. A banca de avaliação terá até 20 minutos para arguição.
  6. Durante a realização da apresentação e arguição fica proibido:
    1. Qualquer tipo de comunicação com outras pessoas.
    2. A utilização de aparelho celular ou qualquer aparelho eletrônico, consultas a acervos digitais, sob pena de eliminação do candidato que for surpreendido utilizando-se de tais meios.
  7. Por segurança, a apresentação poderá ser gravada e a inscrição do candidato neste edital implica sua anuência a essa providência.
  8. Em caso de não-comparecimento ou atraso, não haverá, em nenhuma hipótese, segunda chamada ou justificativa de falta e implicará na eliminação automática do candidato.
  9. O PPGRNS não se responsabilizará por qualquer inviabilidade de participação do candidato na apresentação do artigo por motivo de falha no arquivo dos slides, bem como outros fatores que impossibilitem a apresentação.
  10. O processo seletivo será realizado por meio de duas fases sequenciais:

a) Análise do Plano de Trabalho do Projeto de Pesquisa, de caráter classificatório e eliminatório;

b) Apresentação de Artigo Científico, de caráter classificatório e eliminatório.

  1. A análise do Plano de Trabalho do Projeto de Pesquisa se dará através dos critérios detalhados no Anexo I. A aprovação se dará por nota igual ou maior que 6, pela média de três avaliadores.
  2. Na apresentação do Artigo Científico, os candidatos deverão realizar a explanação para uma banca examinadora. Em seguida a banca poderá argui-los quanto aos critérios do Anexo II. A aprovação se dará por nota igual ou maior que 6, pela média de três avaliadores.
  3. Resultado final da seleção.
    1. Somente serão classificados candidatos que obtiverem nota ≥ 6,0 (do total de 10,0) nas duas fases do processo seletivo.
      1. A nota final do candidato será a média ponderada das duas fases do processo seletivo, tendo peso 4 o Plano de Trabalho e 6 a apresentação do Artigo Científico.
      2. Para efeito de desempate entre candidatos terá preferência aquele com maior nota na apresentação do artigo científico.
  4. Serão considerados aprovados em primeira chamada o número de candidatos de acordo com o item 13 deste edital, desde que atendam as condições estabelecidas, ficando os demais classificados em lista de espera. Candidatos que não efetivarem a matrícula possibilitarão a convocação de candidatos classificados nesta lista.
  5. Não há garantia de concessão de bolsas a nenhum dos candidatos aprovados por parte do PPGRNS. Caso haja bolsas disponíveis, a concessão ocorrerá entre os candidatos aprovados como regulares, mediante edital específico de seleção de bolsistas do PPGRNS.
  1. Os resultados parcial e final do presente processo seletivo serão publicados na página (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/editais).
  2. Os resultados deste processo seletivo serão válidos somente para ingresso no primeiro semestre do ano de 2024.
  3. Recursos, se interpostos, deverão ser entregues como mencionados no item 12 deste edital.  Após o período indicado na Tabela 1 não caberá recurso em qualquer instância sobre o resultado final do processo seletivo.

 

DA MATRÍCULA

  1. É vedada a matrícula concomitante no mesmo curso ou em cursos diferentes, em uma ou mais instituições públicas de ensino superior, em todo o território nacional, conforme a Lei 12.089 de 11 de novembro de 2009.
  2. O candidato poderá efetuar sua matrícula presencialmente na data estabelecida na tabela 1 no seguinte endereço: Bloco F3, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Prolongamento da Rua Cerejeira, s/n. Bairro São Luiz, Santa Helena, PR, CEP 85892-000. Também poderá solicitar sua matrícula remotamente de acordo com instruções específicas a serem encaminhadas por email pela coordenação do PPGRNS.
  3. No ato da matrícula, candidatos aprovados deverão trazer cópias simples da documentação solicitada. Caso sejam constatadas diferenças de informação, será solicitada apresentação de documentos comprobatórios originais. Deverão entregar:

            a) Tendo concluído o curso de graduação no ano letivo de 2021 ou 2022, cópia do diploma de graduação ou tecnólogo reconhecido pelo MEC ou certidão de conclusão do respectivo curso.            

b) Histórico Escolar do Curso de Graduação.

  1. Comprovante de endereço.
  2. Assinar a declaração de que está ciente sobre o documento “Sistemática para o Acompanhamento Discente do PPGRNS”, o qual está disponível em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/strictosensu/ppg-rns-h/documentos/normas-do-ppgrns.
  1. Perderá o direito à vaga o candidato que não cumprir os itens 36 e 37 deste edital.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

  1. Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital ou no Regulamento e comunicados do PPGRNS.
  2. Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGRNS.
  3. O foro competente para dirimir questões não resolvidas administrativamente será o da Justiça Federal de Foz do Iguaçu.
  4. O presente edital será publicado na página: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-rns-sh/editais

 

ANEXO I DO EDITAL N° 01/2023 – PPGRNS

 

O Plano de Trabalho do Projeto de Pesquisa passará por verificação de plágio e deverá seguir estas instruções sob pena de serem eliminadas do processo seletivo: não deve ultrapassar 15 linhas em fonte Times New Roman, tamanho 12, com papel A4, espaçamento entre linhas de 1,5 e todas as margens com 2,0 cm. Devem conter: os problemas científicos a serem investigados no projeto, justificativa da relevância das questões e adequação da questão à linha e projeto de pesquisa do primeiro orientador indicado no formulário de inscrição.

Critérios para avaliação: Coerência do texto (2,0), gramática da língua portuguesa (1,0), adequação do plano de trabalho ao projeto do possível orientador (4,0) e relevância científica (3,0).

 

ANEXO II DO EDITAL N° 01/2023 – PPGRNS

 

A apresentação do artigo científico será avaliada de acordo com os critérios e pontuações a seguir:

 

Itens Avaliados

Nota (0 a 10 pontos)

Qualidade dos slides (1,0)

 

Postura e adequação da linguagem falada (1,0)

 

Apresentação das ideias do artigo científico escolhido (3,0)

 

Arguição: Capacidade de responder aos questionamentos da banca sobre o artigo apresentado. (5,0)

 

MÉDIA

 

 

Lista dos artigos para escolha dos candidatos:

BARBOSA, José Felinto; ORTH, Afonso I. Importância da polinização biótica na produtividade de Fragaria x ananassa (Duchesne ex Weston) Duchesne ex Rozier ‘Aromas’ e a diversidade e abundância de abelhas em áreas de cultivo convencional e orgânico. Acta Biológica Paranaense, v. 49, n. 1-4, 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/acta/article/view/77494/41850

CASATTI, Lilian. Alimentação dos peixes em um riacho do Parque Estadual Morro do Diabo, bacia do Alto Rio Paraná, sudeste do Brasil. Biota Neotropica, v. 2, p. 1-14, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bn/a/nhPXL4QfXcrHwNnDWmCZrTS/?format=pdf&lang=pt

DA SILVA BONAPAZ, Lidiane et al. POTENCIAL FUNGITÓXICO DE ÓLEOS VOLÁTEIS E EXTRATOS VEGETAIS NO CONTROLE ALTERNATIVO IN VITRO DE FUNGOS DOS GÊNEROS Aspergillus e FusariumRevista de Ciências Ambientais, v. 13, n. 3, p. 07-16, 2019. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca/article/view/4003

DE ALMEIDA BIZARRIA, Fabiana Pinto et al. Da Educação Ambiental crítica à Educação Ambiental decolonial: revisando concepções em narrativas à luz da racionalidade ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 18, n. 3, p. 172-195, 2023. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14581/10434

LIMA, Rafaela Karin et al. Atividade inseticida do óleo essencial de pimenta longa (Piper hispidinervum C. DC.) sobre lagarta-do-cartucho do milho Spodoptera frugiperda (JE Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae). Acta amazônica, v. 39, p. 377-382, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aa/a/xpptv9pfFBGPcGTpJLxGBzk/?format=pdf&lang=pt

PEGORARO, Adhemar; ZILLER, Silvia Renate. Valor apícola das espécies vegetais de duas fases sucessionais da Floresta Ombrófila Mista, em União da Vitória Paraná-Brasil. Pesquisa Florestal Brasileira, n. 47, p. 69-82, 2003. Disponível em:  https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/1609/640

PUERARI, Izelme Francielli; CÂMARA, Carla Daniela; PLETSCH, Adelmo Lowe. Roteiro pedagógico para o projeto integrador interdisciplinar “Nessa rua tem um bosque”. Além dos Muros da Universidade, v. 8, n. 2, p. 19-49, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/6836/5351

SANTOS, Fernanda dos et al. Avaliação da inserção de alimentos orgânicos provenientes da agricultura familiar na alimentação escolar, em municípios dos territórios rurais do Rio Grande do Sul, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, p. 1429-1436, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/dCyDgY3v6kq9QDsYLKbGbsm/?lang=pt

SCHULTZ, Nivaldo et al. Produção de couve-flor em sistema plantio direto e convencional com aveia preta como planta de cobertura do solo. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 30107-30122, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10473/8875

YOSHIDA, Claudia Eiko et al. Chave de identificação dos peixes de riachos da Serra do Japi (APAS Jundiaí-Cabreúva/SP). Boletim do Instituto de Pesca, v. 42, n. 4, p. 800-815, 2016. Disponível em: https://institutodepesca.org/index.php/bip/article/view/1179/1157

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) DENISE LANGE, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 28/09/2023, às 15:24, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MAGNOS FERNANDO ZIECH, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 28/09/2023, às 15:29, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3740729 e o código CRC (and the CRC code) 8E3DAE64.



 


Referência: Processo nº 23064.043424/2023-14 SEI nº 3740729