Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR - CAMPUS FRANCISCO BELTRAO |
|||
resolução PPGEA-FB/UTFPR nº 05 DE 17 DE NOVEMBRO DE 2023.
Dispõe sobre os critérios para elaboração e entrega final de Trabalhos de Conclusão de Mestrado pelos alunos regulares do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Francisco Beltrão |
O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL: ANÁLISE E TECNOLOGIA AMBIENTAL do Campus Francisco Beltrão da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria de Pessoal GABIR/UTFPR no 791, de 12 de maio de 2023,
CONSIDERANDO o disposto no Art. 60 do Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução COUNI/UTFPR nº 78, de 14 de abril de 2022;
CONSIDERANDO o Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental, aprovado pela Resolução COPPG/UTFPR nº 139, de 08 de novembro de 2023;
CONSIDERANDO Resolução COPPG/UTFPR nº 113, de 25 de abril de 2023 que dispõe sobre a normatização do formato de “Artigo ou Coletânea de Artigos Científicos” para Trabalhos de Pesquisa dos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu
CONSIDERANDO a deliberação tomada em sua Reunião de Colegiado nº 6, de 09 de novembro de 2023;
CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 23064.059170/2022-75,
RESOLVE:
Art. 1º Aprovar a Instrução Normativa do PPGEA-FB referente aos critérios elaboração e entrega de Trabalhos de Conclusão de Mestrado.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no boletim de serviços da UTFPR.
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THALITA GRANDO RAUEN, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 22/11/2023, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3751250 e o código CRC (and the CRC code) EDD67521. |
INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA FINAL DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE MESTRADO DO PPGEA-FB
1. CARACTERÍSTICAS GERAIS
Art. 1º A apresentação de Trabalho de Pesquisa é requisito obrigatório para conclusão do Mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental da UTFPR Campus Francisco Beltrão.
Art. 2º O Trabalho de Conclusão deverá ser apresentado perante uma Comissão Examinadora, seguindo o disposto nos artigos56 e 57 do Regulamento Interno do PPGEA-FB.
Art. 3º De acordo com Regulamento Geral da Pós-Graduação da UTFPR os Trabalhos de Pesquisa para a conclusão de Mestrado podem ser no formato de:
Dissertação
Artigo ou coletânea de Artigos
Livro
Art. 4º As diretrizes devem seguir as das Normas para Trabalhos Acadêmico, a serem depositados no Repositório Institucional da UTFPR (RIUT), disponível em: https://portal.utfpr.edu.br/biblioteca/trabalhos-academicos
Art. 5º A lista dos itens obrigatórios pelo RIUT, é independente do formato que o trabalho final será apresentado.
2. OBJETIVO
Art. 6º A apresentação de trabalho de conclusão visa examinar se o candidato possui conhecimento e maturidade científica adequados sobre o trabalho desenvolvido, e domínio dos aspectos técnicos e teóricos relacionados ao problema que se dispôs a discorrer. O trabalho escrito deve refletir este perfil do candidato.
3. ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS NO TRABALHO ACADÊMICO
Art. 7º Para todos os trabalhos de conclusão de mestrado, independente do formato, os itens obrigatórios são:
1. Elementos Pré-Textuais
Capa
Folha de rosto
Folha de aprovação (A folha de aprovação não deve conter nenhuma assinatura - gerada pelo Sistema Acadêmico)
Licença
Resumo
Abstract
Sumário
2. Elementos Textuais
Corpo do trabalho
3. Elementos Pós textuais
Referências
Anexos, apêndices, outros
Comprovante de submissão de artigo
4. DETALHAMENTO DOS TIPOS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO
Art. 8º O Trabalho de conclusão na forma de Dissertação, apresenta o corpo do trabalho contendo (modelo sugerido em item 1 do Anexo 1):
Elementos textuais: Introdução, Referencial teórico, Objetivos; Metodologia; Desenvolvimento e Considerações finais.
Elementos pós-textuais: Referências; Anexos /Apêndices; Trabalho científico submetido e comprovante de submissão.
Art. 9º O Trabalho de conclusão na forma de Artigo ou Coletânea de Artigos Científicos, pode ser escritos em português, inglês ou espanhol, composto por:
I - Artigo(s) aceito(s);
II - Artigo(s) submetido(s);
III - Artigo(s) preparado(s) para submissão;
IV - Combinações dos incisos I a III deste artigo;
Parágrafo único: Em todos os casos, devem estar acompanhados de licenças e/ou autorizações que comprovem permissão para compor o Trabalho de pesquisa, detalhados IN 02/2023 - COPPG/UTFPR.
Art. 10 O trabalho de conclusão do mestrado deverá ser composto por no mínimo UM artigo ACEITO, que apresenta coerência com o contexto dos objetivos do trabalho de pesquisa entre si, atendendo aos seguintes critérios qualitativos: internacionais mínimo(s) e/ou outros indicadores relevantes conforme a área do conhecimento [Art. 2º, § 1º]:
I - Critério 1: Um artigo aceito com JCR ≽ 1,0, ou 2 artigos aceitos com JCR < 1,0;
II - Critério 2: Um artigo aceito com SNIP ≽ 2,0, ou 2 artigos aceitos com SNIP < 2,0;
III - Critério 3: Um artigo aceito no estrato Qualis mais atual A1 ou A2, ou 2 artigos aceitos com estrato Qualis A3 ou A4.
Art. 11 A estrutura de artigos deve ser inserida nos elementos textuais e pós-textuais do trabalho acadêmico. A estrutura deve considerar a quantidade de artigos no trabalho acadêmico, de acordo com a regra abaixo (modelo em item 2 do Anexo 1):
I - Apenas 1(um) artigo no corpo do trabalho:
Elementos textuais: introdução, materiais e métodos, resultados, discussão e conclusão, sendo cada tópico, um capítulo do trabalho acadêmico.
Elementos pós-textuais: Referências (outro capítulo) e comprovante de submissão/aceite do artigo.
II - Mais de 1(um) artigo no corpo do trabalho:
Elementos textuais: cada capítulo é o título de um dos artigos
Elementos pós-textuais: Referências e Anexos com comprovante de submissão/aceite de pelo menos um dos artigos do trabalho de conclusão.
Art. 12 O formato de Livro (digital ou e-book) deverá conter todos os elementos necessários para depósito no RIUT, além dos elementos que o configuram como livro como:
Elementos extra-textuais: Capa.
Elementos pré-textuais: Folha de rosto, Página de créditos, Epígrafe, Dedicatória, Agradecimento, Apresentação, Prefácio, Página de autores, Sumário interno.
Elementos textuais: Introdução, Corpo ou desenvolvimento, Conclusão, Notas, Citações, Referências (as referências devem ser grafadas em claro, com os destaques em negrito, com corpo dois pontos abaixo do corpo utilizado no texto).
Elementos pós-textuais: Posfácio, Anexos/Apêndices, Glossário, Índice.
Parágrafo único: Deverá haver ISBN (International Standard Book Number) do material publicado ou submetido para editora.
5. AUTORES E COAUTORES
Art. 13 Os trabalhos no formato de Dissertação: De acordo com a norma ABNT o trabalho de conclusão de mestrado é de autoria única (discente). Os nomes do(a) orientador(a) e do coorientador(a), quando houver, apenas aparecem em algumas folhas dos ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS como, por exemplo, na contracapa e na folha de aprovação.
Art. 14 Os trabalhos no formato de Artigos ou Coletânia de Artigos: O(s) artigo(s) que compõe(m) o Trabalho de Pesquisa deve(m) ter a autoria principal do discente (primeiro autor) que defenderá o Trabalho de Pesquisa e incluirá a coautoria do orientador e do(s) coorientador(es), quando houver. O autor principal e seu orientador devem estar associados à UTFPR com a nomenclatura “Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)”
I - Para artigo(s) publicado(s) é necessário apresentar a política de copyright e/ou a licença inequívoca da editora/periódico com a permissão para que o conteúdo do artigo possa compor o trabalho de pesquisa.
II - Para artigo(s) submetido(s) e/ou artigo(s) preparado(s) para submissão, o autor deverá atender todas as regras decopyright da(s)/do(s) editora(s)/periódico(s).
III - Para todo(s) artigo(s) que apresente(m) coautor(es) é necessário que o autor tenha autorização(ões) do(s)coautor(es) para que o(s) referido(s) artigo(s) componha(m) o trabalho de pesquisa.
IV - O autor deverá indicar a referência completa do trabalho publicado, com link para acesso ou D.O.I., da(s)publicação(ões) que não tenha(m) a permissão prevista no inciso I.
Parágrafo único. O Trabalho de Pesquisa em processo de avaliação para publicação em periódico poderá permanecer sob embargo por até 36 meses.
Art. 15 Os Trabalhos no formato de Livros por editora deverão ser de autoria do discente, em coautoria com o(a) orientador(a) e coorientador(a).
6. PROCEDIMENTOS DE ENTREGA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO APROVADO
Art. 16 Após a defesa e, atendendo ao prazo regulamentar, o aluno deve realizar a entrega da versão final do TRABALHO DE CONCLUSÃO, bem como, quando aplicável, dos produtos educacionais e tecnológicos a elas vinculados, ao orientador, atentando-se:
I - À aplicação adequada das normas de apresentação de trabalho acadêmico vigentes na UTFPR;
II - Ao atendimento aos documentos Institucionais vigentes na UTFPR;
III - À presença da licença Creative Commons regulamentada pelo Programa de Pós-Graduação na Folha de Rosto da versão final da dissertação e/ou tese, bem como dos produtos educacionais e tecnológicos a elas vinculados. No caso de inexistência desta página, a licença deve figurar na capa ou página principal do material;
IV - A licença Creative Commons deve ser disponibilizada no rodapé da página e consiste em: ícone da licença, versão da licença como link para a página que contém informações completas sobre a licença e resumo explicativo da licença adotada.
V - Aos formatos aceitos: os arquivos textuais do TCC devem ser entregues exclusivamente em formato PDF/A. Os produtos educacionais e tecnológicos que acompanham as versões finais, quando houver, devem utilizar os formatos e instruções estabelecidas na IN 10/2020 PROPPG.
VI - À codificação (nome) do arquivo, que deve utilizar até 4 palavras significativas do seu título, redigidas em letras minúsculas, sem espaços, acentos, cedilha, pontos ou caracteres especiais; não devem conter ainda, artigos, preposições e conjunções (Exemplo: sistemaseletricospotencia.pdf). Os produtos educacionais e tecnológicos que acompanham as versões finais devem utilizar codificação idêntica à da versão final seguida de underline (_) e a expressão ‘produto’ redigidas em letras minúsculas, sem espaços, acentos, cedilha, pontos ou caracteres especiais; não devem conter ainda, artigos, preposições e conjunções (Exemplo: sistemaseletricospotencia_produto.pdf).
VII - Ao tamanho do arquivo, que não deve exceder a 50 MB, lembrando que arquivos com tamanho superior a 9 MB podem apresentar dificuldade de acesso em alguns navegadores.
7. CONSIDERAÇÕES ADICIONAIS
Art. 17 O Trabalho de Pesquisa contendo artigo(s) já publicado(s) não garante a aprovação automática pela maioria dos membros da Comissão Examinadora da defesa do Trabalho de Pesquisa, que poderá considerar o trabalho “Aprovado”, “Aprovado com restrições” ou “Reprovado”, como previsto no Art. 64 do Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR.
Art. 18 Os casos omissos a esta Instrução Normativa serão resolvidos pelo colegiado do PPGEA-FB e, em segunda instância, pela DIRPPG-FB.
ANEXO 1
EXEMPLOS NORTEADORES DAS FORMAS DE TRABALHOS ACADÊMICOS
1. DISSERTAÇÃO
1. Introdução
2. Objetivos
2.1 Objetivo Geral
2.2 Objetivos específicos
3. Metodologia
3.1…
3.2…
4. Resultados e discussão
4.1…
4.2…
Conclusão
Referências
Anexos/Apêndices
2. ARTIGO OU COLETÂNEA DE ARTIGOS
2.1 Artigo
Capítulo 1 - Introdução (mesmo do artigo ou texto mais aprofundado)
Capítulo 2 - Materiais e Métodos (mesmo do artigo ou texto mais aprofundado)
Capítulo 3 - Resultados (mesmo do artigo ou texto mais aprofundado)
Capítulo 4 - Discussão (mesmo do artigo ou texto mais aprofundado)
Capítulo 5 - Conclusão (mesmo do artigo ou texto mais aprofundado)
Capítulo 6 - Referências (mesmo do artigo ou texto mais aprofundado)
2.2 Coletânea de Artigos
Capítulo 1 - Introdução (introdução geral que versa dissertação)
Capítulo 2 - (Título do artigo 1)
2.1 Introdução (mesmo do artigo 1 ou texto mais aprofundado)
2.2 Materiais e Métodos (mesmo do artigo 1 ou texto mais aprofundado)
2.3 Resultados (mesmo do artigo 1 ou texto mais aprofundado)
2.4 Discussão (mesmo do artigo 1 ou texto mais aprofundado)
2.5 Conclusão (mesmo do artigo 1 ou texto mais aprofundado)
Capítulo 3 - (Título do artigo 2)
3.1 Introdução (mesmo do artigo 2 ou texto mais aprofundado)
3.2 Materiais e Métodos (mesmo do artigo 2 ou texto mais aprofundado)
3.3 Resultados (mesmo do artigo 2 ou texto mais aprofundado)
3.4 Discussão (mesmo do artigo 2 ou texto mais aprofundado)
3.5 Conclusão (mesmo do artigo 2 ou texto mais aprofundado)
…
Capítulo 4 - Conclusão (conclusão geral do trabalho de conclusão)
Capítulo 5 - Referências (referências de todos os artigos)
Referência: Processo nº 23064.059170/2022-75 | SEI nº 3751250 |