Boletim de Serviço Eletrônico em 16/10/2023

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CURITIBA

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT

EDITAL 77/2023 - DIRGRAD

EDITAL DE APOIO AO DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE GESTÃO E ECONOMIA (DAGEE) - CAMPUS CURITIBA DA UTFPR

 

 

O Departamento Acadêmico de Gestão e Economia – DAGEE do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, as inscrições para seleção de estudantes bolsistas para atuarem no apoio aos Departamento e seus Programas.

 

 

1.DO OBJETIVO

1.1 - O presente Edital busca selecionar estudantes, regularmente matriculados em graduação, para atuar em ações de desenvolvimento ao Departamento Acadêmico de Gestão e Economia - DAGEE, no Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP), no Programa de Pós- Graduação em Administração (PPGA) e Programa de Pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) do Campus Curitiba da UTFPR, alinhadas aos macro objetivos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e projeto para ações de desenvolvimento institucional do DAGEE, para:

I- Comunicar, publicar e divulgar a produção científica;

II- Consolidar o reconhecimento da excelência dos programas de pós-graduação e da Graduação;

III - Contribuir com as ações de desenvolvimento do departamento e programas;

IV - Coletar e sistematizar dados para subsidiar o processo de gestão do departamento e programas.

 

 

2.DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

2.1 - As despesas decorrentes do presente Edital estão previstas no Orçamento Geral da UTFPR (recursos próprios do departamento e programas de pós-graduação) para o exercício de 2023 (e 2024), Fonte 8100000 Tesouro 20RK e outros recursos dos Programas de Pós-graduação e estão alinhados com o Programa 2080 (Educação de Qualidade para Todos) e da Ação 4002 (Assistência ao Estudante de Ensino Superior).

2.1.1- Serão concedidas bolsas de graduação no valor de até R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais) cada para 40 horas semanais, para o período de 12 meses; bolsas de graduação no valor de até R$ 1.000,00 (mil reais) cada para   20   horas semanais para   o período de   12   meses,   com   recursos do Departamento Acadêmico de Gestão e Economia - DAGEE, Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública, Programa de Pós-graduação em Administração e Programa de Pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional.

2.2 - A concessão das bolsas de auxílio aos estudantes dos cursos de graduação está condicionada ao atendimento das condições previstas neste edital.

2.3 - A bolsa será concedida pelo prazo máximo de 12 meses, podendo ser renovada por mais 12 meses, a critério do Departamento Acadêmico de Gestão e Economia - DAGEE, Programa de Pós- graduação em Planejamento e Governança Pública, Programa de Pós-graduação em Administração e Programa de Pós-graduação em Administração  Pública em Rede Nacional, havendo interesse da Instituição, recursos disponíveis ( ou dotação orçamentária disponível) e discentes classificados no "cadastro de reserva".

 

3.DAS BOLSAS

  1. 1- Os recursos da presente chamada serão destinados somente ao pagamento de bolsas de caráter temporário aos estudantes dos cursos de graduação selecionados conforme cronograma disponível no item 4 do presente edital;
  2. 2- Os pagamentos serão realizados de acordo com o cronograma disponibilizado no Quadro 1.

 

 

Quadro 1 – Cronograma de Pagamento Previsto

 

Pagamento nº

Valor 20h semanais

Valor 40h semanais

Vigência

Mês de Pagamento

1

R$ 1.000,00

R$ 1.400,00

01/02/24 a 29/02/24

Março/2024

2

R$ 1.000,00

R$ 1.400,00

01/03/24 a 31/03/24

Abril/2024

3

R$ 1.000,00

R$ 1.400,00

01/04/24 a 30/04/24

Maio/2024

4

R$ 1.000,00

R$ 1.400,00

01/05/24 a 31/05/24

Junho/2024

5

R$ 1.000,00

R$ 1.400,00

01/06/24 a 30/06/24

Julho/2024

6

R$ 1.000,00

R$ 1.400,00

01/07/24 a 31/07/24

Agosto/2024

7

R$ 1.000,00

R$ 1.400,00

01/08/24 a 31/08/24

Setembro/2024

8

R$ 1.000,00

R$ 1.400,00

01/09/24 a 30/09/24

Outubro/2024

9

R$ 1.000,00

R$ 1.400,00

01/10/24 a 31/10/24

Novembro/2024

10

R$ 1.000,00

R$ 1.400,00

01/11/24 a 30/11/24

Dezembro/2024

11

R$ 1.000,00

R$ 1.400,00

01/12/24 a 31/12/24

Janeiro/2025

12

R$ 1.000,00

R$ 1.400,00

01/01/25 a 31/01/25

Fevereiro/2025

Total

R$ 12.000,00

R$ 16.800,00

 

 

 

3.3 - A bolsa será depositada em conta bancária, exclusivamente em nome do(a) estudante selecionado. É de responsabilidade do(a) estudante a abertura da conta bancária em seu nome, caso não possua.

3.4 - A conta poderá ser em qualquer banco, incluindo banco digital, que pode ser consultado na lista disponibilizada pelo Banco Central do Brasil.

3.4.1 - A abertura da conta corrente ou conta poupança deverá ser providenciada pelo estudante, caso não a possua, e fica sob responsabilidade do bolsista comunicar ao departamento os dados para o pagamento.

3.5 - Os discentes exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregaticio com a  UTFPR e em regime de 20 (vinte) ou de 40 (quarenta) horas semanais presenciais, que poderão ocorrer de forma presencial e/ou remota, conforme Plano de Trabalho a ser elaborado pelo supervisor;

3.5.1- Poderão ocorrer pagamento proporcionais da bolsa, em caso de não cumprimento da carga horária mínima semanal estabelecida;

3.5.2 - Os pagamentos somente serão realizados mediante a entrega do relatório de atividades mensais, devidamente assinado pelo professor orientador.

3.6. Os discentes bolsistas deverão fazer seus horários de atividades em comum acordo com o supervisor, não podendo estes coincidir ou prejudicar suas atividades acadêmicas regulares.

 

 

4.DO CRONOGRAMA

 

Atividade

Data/Período

Inscrições dos(as) Candidatos(as)

30/10/2023 a 05/11/2023

Entrevistas e Classificação dos(as) Candidatos(as)

06/11/2023 a 17/11/2023

Publicação do Resultado Preliminar

20/11/2023

Recurso quanto a Resultado preliminar

22/11/2023

Resultado dos Recursos

24/11/2023

Publicação dos Resultado Final

27/11/2023

Entrega da Documentação

01/12/2023

Início das Atividades

01/02/2024

 

 

5. DAS VAGAS

5.1 - Serão ofertadas no âmbito deste edital para alunos de graduação, a quantidade prevista de 05 (cinco) vagas de 20 horas semanais e 01 (uma) vaga de 40 horas semanais.

5.2 - No Quadro 2 apresentamos o código de vaga, requisitos, descrição das atividades e professor orientador.

 

Quadro 2 - Descrições das Vagas

 

Código da vaga

 

Requisito das vagas

 

Descrição das Atividades

Professor Supervisor

 

 

 

DAGEE 1

(Laboratórios de Informática - 1 vaga - 20h)

Acadêmico                 de

Engenharia                 de

Computação             ou

Sistemas                      de Informação. Estar cursando, ao menos, o 4º período dos cursos indicados e ter                               alguma

experiência na área.

 

Prestar assistência ao departamento no auxílio da instalação e configuração das diversas mídias utilizadas, na produção e edição de tutoriais dos dispositivos pertinentes às atividades acadêmicas. Atuar no diagnóstico de problemas nas mídias e no encaminhamento para a solução.

 

 

 

 

Thiago Cavalcante Nascimento

 

 

 

 

DAGEE 2

(1       vaga 20h)

 

 

 

 

 

-

 

Acadêmicos               do

cursos                           de

Administração ou Design. Desejável ter alguma experiência anterior relacionada com as atividades a serem exercidas.

Desenvolver planos de comunicação e conteúdos, além de produzir materiais de divulgação e gerenciar mídias sociais do curso de Administração/DAGEE; Planejar e organizar a cobertura de eventos relacionados; Apoiar o corpo docente na gravação e edição de atividades EaD (Ensino à Distância) e na execução das rotinas operacionais de elaboração, montagem e realização de aulas nos ambientes virtuais.

 

 

 

Álamo Alexandre Da                Silva Batista

 

 

 

 

DAGEE 3

(1 vaga 40h)

Acadêmico                 de

Bacharelado              ou

Tecnologia               em Secretariado Executivo.                Ter alguma experiência anterior relacionada com as atividades a serem exercidas.

 

 

Auxiliar no desenvolvimento de processos de atendimento do departamento, controlar a agenda de reuniões e eventos e apoiar na execução da redação de documentos internos, bem como no planejamento das ações de comunicação.

 

 

 

Thiago Cavalcante Nascimento

 

 

 

PPGA

(1       vaga 20h)

 

 

 

 

-

Acadêmico                                          de Bacharelado

em Administração ou Comunicação Organizacional. Ter alguma experiência anterior relacionada com as atividades a serem exercidas.

 

 

Monitoramento e levantamento de métricas de docentes e discentes para subsidiar o preenchimento de informações nos sistemas vinculados aos programas. Redação, revisão e criação de conteúdo em texto para diferentes tipos de plataformas.

 

 

 

Georgiana Luna Batinga

 

 

 

PPGP

(1       vaga 20h)

 

 

 

 

-

Acadêmico

em Letras – Português.           Estar cursando, ao menos, o 4º período dos cursos indicados e ter                               alguma

experiência            nas atividades indicadas.

 

Revisão e editoração de textos, para usos diversos de divulgação, em diferentes formatos e plataformas. Auxiliar na revista do programa (revisão e editoração), auxiliar na organização dos eventos relacionados ao programa (textos, formulários de divulgação e certificação).

 

 

 

 

Ana     Paula Myszczuk

 

 

 

 

 

PROFIAP

(1       vaga        - 20h)

Acadêmico                                          de Bacharelado

em Administração ou Comunicação Organizacional. Ter alguma experiência anterior relacionada com as atividades a serem exercidas.

 

 

Monitoramento e levantamento de métricas de docentes e discentes para subsidiar o preenchimento de informações nos sistemas vinculados aos programas. Redação, revisão e criação de conteúdo em texto para diferentes tipos de plataformas.

 

 

 

Hilda Alberton de Carvalho

 

 

6.DAS ATRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS

Constituem-se atribuições do Estudante selecionado neste edital:

 

7.DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR

Constituem-se atribuições do Professor Orientador:

 

 

8.DAS INSCRIÇÕES

8.1 - As inscrições ocorrerão no período de 30/10/2023 à 05/11/2023, conforme consta no Cronograma estabelecido.

8.2 - Para concorrer ao processo de seleção de bolsistas, o(a) candidato(a) deverá:

a) Estar regularmente matriculado em um curso de graduação;

b) Não estar respondendo a Processo Administrativo Disciplinar Discente ou ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR;

c) Atender aos requisitos da vaga pretendida.

8.3 - Somente será aceita uma inscrição por estudante mediante preenchimento do Formulário de Inscrição on-line disponibilizado no link: https://forms.gle/inu4PKgCdWk8jLi87

8.3.1 - No caso de mais de uma inscrição, será considerada a última resposta realizada no link de inscrição;

8.3.2 - O(a) candidato(a) será excluído do processo de seleção se não enviar o Formulário de Inscrição on-line no prazo estabelecido no CRONOGRAMA ou se as informações prestadas não forem verdadeiras.

 

9.DAS ETAPAS DO EDITAL E OS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

9.1 - A etapa de seleção e classificação dos discentes bolsistas será integralmente conduzida pelo Departamento Acadêmico de Gestão e Economia - DAGEE, Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública, Programa de Pós-graduação em Administração e Programa de Pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional.

9.2 - Poderão ser solicitados aos(às) candidatos(as) inscritos, por e-mail, documentação complementar para efeitos de classificação e seleção.

9.3 - No caso da disponibilidade de vagas no cadastro de reserva, durante a vigência deste edital, poderão ser chamados, por ordem de classificação, os candidatos classificados no certame.

9.4 - A seleção será realizada através de entrevista presencial, análise de currículo dando ênfase no conhecimento e/ou experiência na área a ser selecionado(a) e aderência ao perfil da vaga, conforme a seguinte pontuação:

I) Histórico escolar (10 pontos)

II) Currículo/Portfolio (10 pontos)

III) Entrevista (30 pontos)

9.5 - Em caso de empate na classificação final, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

a) Obtiver maior pontuação no subitem III do item 9.4.

B) Comprovar maior experiência relacionada aos requisitos da vaga (Item 5, subitem 5.2).

 

10.DOS RESULTADOS

10.1 - Os resultados serão homologados e publicados pela Departamento de  Gestão e  Economia  – DAGEE-CT, conforme CRONOGRAMA.

10.1.1 - Os resultados serão publicados na página do DAGEE-CT, no endereço eletrônico: https://utfpr.curitiba.br/dagee/

10.2 - Em caso de desistência ou vacância, durante o período de vigência do edital, poderá ser convocado pela chefia de departamento, outro(a) candidato(a), respeitando a ordem publicada no resultado final homologado.

 

 

11.DOS RECURSOS

11.1 - Após a divulgação do resultado o(a) candidato(a) poderá protocolar recurso quanto ao resultado apresentado, conforme período estabelecido no CRONOGRAMA.

11.2 - Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail dagee-ct@utfpr.edu.br, devidamente fundamentados, com assunto RECURSO EDITAL 77/2023 - DIRGRAD-CT.

 

 

12.DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 - Os prazos constantes neste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

12.2 - As vagas não preenchidas poderão ser redirecionadas para outras demandas conforme a necessidade do Departamento e dos Programas de Pós-Graduação.

12.3 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pelo DAGEE-CT e pelos Programas, observada a legislação vigente.

12.4 - Este edital tem validade de 12 meses, contado a partir da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 12 meses, mediante solicitação da Departamento Acadêmico de Gestão e Economia - DAGEE, Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública, Programa de Pós-graduação em Administração e Programa de Pós-graduação em Administração Pública em Rede Nacional.

12.5 - Este edital entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União e no portal da PROPPG.

12.6 - O presente Edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: https://utfpr.curitiba.br/dagee/

12.7 - Para as questões decorrentes deste Edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.

 

Curitiba, 11 de outubro de 2023.

 

Prof. Dr Rodrigo Lupinacci Villanova
Diretor Adjunto de Graduação e Educação Profissional
UTFPR - Campus Curitiba
(Assinado Eletronicamente)

 

Profª. Drª Rossana Aparecida Finau

Diretora-Geral do campus Curitiba da UTFPR

(Assinado Eletronicamente)



logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RODRIGO LUPINACCI VILLANOVA, DIRETOR(A) ADJUNTO(A), em (at) 16/10/2023, às 14:59, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 16/10/2023, às 15:43, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3773324 e o código CRC (and the CRC code) 287691F3.