Boletim de Serviço Eletrônico em 11/10/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO

DIR. DE GRAD.E EDUCACAO PROFISSIONAL -FB

 

EDITAL nº 35/2023

(retificado anexo i)

ELEIÇÃO PARA CONSELHO DEPARTAMENTAL DOS DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO (UTFPR-FB)

 

O Diretor-Geral do Campus Francisco Beltrão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-FB), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, por meio da Comissão de Eleição, designada pela Portaria de Pessoal GADIR- FB/UTFPR nº 83, de 26 de abril de 2023, torna pública a instauração do processo eleitoral com base no Regulamento do Conselho Departamental dos seguintes Departamentos Acadêmicos instituídos no Campus Francisco Beltrão: Departamento Acadêmico de Informática (DAINF); Departamento Acadêmico de Humanidades (DAHUM); Departamento Acadêmico de Engenharias (DAENG); Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias (DAGRO) e Departamento Acadêmico de Química e Ciências Biológicas (DAQBI).

 

1. DA FINALIDADE

1.1. O presente edital destina-se a estabelecer os procedimentos para eleição dos membros do Conselho Departamental dos Departamentos Acadêmicos do Campus Francisco Beltrão, nos termos do Regulamento Resolução n. 073/12 COGEP de 07/12/12 para: Departamento Acadêmico de Informática (DAINF); Departamento Acadêmico de Humanidades (DAHUM);Departamento Acadêmico de Engenharias (DAENG); Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias (DAGRO) e Departamento Acadêmico de Química e Ciências Biológicas (DAQBI).

 

2. DAS NORMAS GERAIS

2.1. Este edital está fundamentado no Regulamento Resolução n. 073/12 COGEP de 07/12/12 para eleição dos membros do Conselho Departamental.

2.2. A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos disponibilizou as listas de eleitores e elegíveis, publicadas no Anexo I deste Edital, em atendimento aos Capítulos IV e V do Regulamento para eleição dos membros do Conselho Departamental.

2.3. O processo eleitoral será conduzido pela Comissão, que terá as seguintes atribuições:

I. Elaborar e providenciar a emissão do edital de convocação do processo e demais editais de divulgação.

II. Fornecer a lista de elegíveis e lista de eleitores (em anexo neste edital).

III. Coordenar o pleito no dia determinado para a votação.

IV. Apurar os votos.

V. Divulgar todas as informações referentes à votação e resultados.

 

3. DA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DEPARTAMENTAL

O Conselho Departamental é constituído por:

I. Chefe do Departamento, como presidente;

II. 01 (um) representante dos técnico-administrativos vinculados ao Departamento Acadêmico, quando houver;

III. Coordenador de cada curso técnico ofertado pelo Departamento Acadêmico, quando houver;

IV. Coordenador de cada curso de graduação ofertado pelo Departamento Acadêmico, quando houver;

V. 01 (um) representante dos coordenadores dos cursos de pós graduação lato senso, ofertados pelo Departamento Acadêmico, quando houver, indicado pelo chefe do departamento;

VI. Coordenador de cada curso de pós graduação strictu sensu vinculado ao Departamento Acadêmico, quando houver;

VII. Um representante indicado pelo Chefe de Departamento, escolhido dentre os três ou mais pesquisadores do Departamento, que atue em programas de pós-graduação strictu sensu não vinculados ao departamento, como Docente Permanente;

VIII. Docentes eleitos, em número determinado pelo Conselho Departamental, garantindo a representatividade das áreas de conhecimento do Departamento Acadêmico;

IX. 01 (um) discente, regularmente matriculado, de cada modalidade de curso ofertado regularmente pelo Departamento Acadêmico (técnico, graduação e pós-graduação stricto sensu) com seu respectivo suplente, indicados pelo órgão representativo dos alunos do curso, quando houver, ou pelo Coordenador do Curso.

 

4. DAS ETAPAS E CRONOGRAMA DO PROCESSO ELEITORAL

4.1. O processo eleitoral compreende as ações discriminadas no quadro abaixo, com os respectivos prazos e responsabilidades:

ATOS PRAZOS RESPONSÁVEL LOCAL
Solicitação de correção das listas dos eleitores e elegíveis 17/10/23 Comissão E-mail flaviosilva@utfpr.edu.br
Publicação das listas de eleitores e elegíveis corrigidas 19/10/2023 Comissão Edital
Inscrição dos candidatos 20/10/2023-23/10/2023 Comissão E-mail flaviosilva@utfpr.edu.br
Publicação das candidaturas inscritas e lista de eleitores/elegíveis 24/10/2023 Comissão Edital
Votação 26/10/2023
Das 8 às 17h
Eleitores lotados nos departamentos acadêmicos Online, plataforma Adoodle
Apuração dos votos e divulgação do resultado preliminar 26/10/2023
A partir das 17h30
Comissão Edital
Recursos Até às 17h de 30/10/2023 Comissão E-mail flaviosilva@utfpr.edu.br
Homologação do resultado final do processo eleitoral 31/10/23 Comissão Edital

 

5. DOS ELEITORES, ELEGÍVEIS E PROCESSO ELETIVO

5.1 Poderão votar, no âmbito deste edital, os professores efetivos e os técnicos administrativos lotados no Departamento Acadêmico, pertencentes ao Quadro de Pessoal da UTFPR, tendo igual direito a voto os professores e técnicos-administrativos, efetivos afastados, total ou parcialmente, de suas atividades.

5.2 As listas de eleitores e de elegíveis estão disponíveis no Anexo I deste Edital.

5.3 Serão elegíveis todos os docentes efetivos lotados no Departamento Acadêmico, desde que não afastados ou em licença.

5.4 Não havendo candidaturas, todos os servidores elegíveis serão candidatos ao Conselho Departamental de seus respectivos Departamentos.

5.5 Serão considerados membros titulares os mais votados na eleição, até o número determinado no inciso VIII do item 3, e suplentes os subsequentes quando for o caso.

 

6. DA VOTAÇÃO

6.1 A votação ocorrerá no dia 26 de outubro de 2023, das 8h às 17h.

6.2. A votação será realizada virtualmente na plataforma Adoodle.

6.3. Cada eleitor receberá um link para a votação.

6.3.1 A lista dos elegíveis (candidatos) será apresentada em ordem alfabética.

6.3.2 O eleitor deverá votar em um candidato representativo de cada subárea do departamento, quando houver.

 

7. DA APURAÇÃO

7.1 A apuração dos votos será realizada pela Comissão de Eleição imediatamente após a conclusão da votação.

7.2 Havendo empate na apuração dos votos, terá prioridade o candidato com maior tempo de exercício como docente de carreira efetiva na UTFPR e, persistindo o empate, o mais idoso.

7.3 Encerrada a apuração dos votos, a Comissão de Eleição lavrará uma ata do processo eleitoral e divulgará os resultados preliminares.

 

8. DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

8.1 Os recursos poderão ser apresentados junto à Comissão Eleitoral (via e-mail flaviosilva@utfpr.edu.br) a partir das 8h até às 17h30 do dia 27/10/2023.

8.2 A Comissão Eleitoral encaminhará seu parecer sobre o recurso protocolado no dia 30/10/2023 até às 23h59.

9. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

9.1. O resultado da eleição será consolidado em ata, pela Dirgrad, e divulgado na plataforma SEI no dia 31/10/2023.

 

10. DA VIGÊNCIA

10.1 O mandato dos membros eleitos do Conselho Departamental terá duração de 2 (dois) anos, podendo haver recondução.

 

11. DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 O presente Edital bem como, as suas etapas serão publicados no Boletim de Serviço Eletrônico no seguinte endereço eletrônico https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_pesquisar&acao_origem=publicacao_pesquisar&id_orgao_publicacao=0 e na página da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no seguinte endereço eletrônico https://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/franciscobeltrao na página Francisco Beltrão — Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR.

11.2 Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão de Eleição, com o aval do Diretor de Graduação e Educação Profissional do Campus.

Para dirimir questões não solucionadas administrativamente decorrentes deste edital, fica definido o Foro da Justiça Federal em Francisco Beltrão - Seção Judiciária do Paraná, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

Francisco Beltrão, 11 de outubro de 2023.

 

ANDRÉ ZUBER

DIRETOR-GERAL em exercício

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ANDRE ZUBER, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 11/10/2023, às 15:43, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3774358 e o código CRC (and the CRC code) B7FA8DA4.



 

ANEXO I

LISTA DE ELEITORES E ELEGÍVEIS DOS DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS

Lista de Eleitores e Elegíveis – DAINF-FB

Nome

Situação

Função

Eleitor/a – Elegível

ADAIR JOSÉ ROHLING

 

 

Eleitor/Elegível

EDSON DOS SANTOS CORDEIRO

Afastado p/ pós

 

Eleitor

FLÁVIO DE ALMEIDA E SILVA

 

Chefe Dpto/COTED*

Eleitor

FRANCISCO ANTONIO FERNANDES REINALDO

 

 

Eleitor/Elegível

GUSTAVO YUJI SATO

Afastado p/ pós

 

Eleitor

MAICI DUARTE LEITE

 

ASSAVI/DEPEX

Eleitora/Elegível

MARCOS MINCOV TENÓRIO

 

Coord COSIS**

Eleitor

MICHEL ALBONICO

Afastado p/ pós

 

Eleitor

PAULO JÚNIOR VARELA

 

DIREC

Eleitor/Elegível

RAFAEL WILD

 

 

Eleitor/Elegível

WELLTON COSTA DE OLIVEIRA

 

Coord COLIN**

Eleitor

* Chefes de Departamento são membros natos, ocupando a posição de presidente do conselho.

** Segundo o Regulamento para composição do Conselho Departamental, os coordenadores dos cursos vinculados ao departamento são membros natos.

Lista de Eleitores e Elegíveis – DAHUM-FB (pensar em suplente)

Nome

Situação

Função

Eleitor/a – Elegível

CARINA MERKLE LINGNAU

Chefe dpto DAHUM

Chefe do Departamento e presidente (membro nato)

Eleitora

CELSO HOTZ

 

Docente na área de Educação

Eleitor/Elegível

DAIANE DA SILVA LOURENÇO

Resp. CALEM

Docente na área de Letras

Eleitora/Elegível

FÁTIMA APARECIDA CEZARIN DOS SANTOS

 

Docente na área de Linguística

Eleitora/Elegível

LINDOMAR SUBTIL DE OLIVEIRA

Assessor DIREC

Docente na área de Administração

Eleitor/Elegível

MAURO CESÁR CISLAGHI

 

Docente na área de Artes

Eleitor/Elegível

MAYARA CRISTINA PEREIRA YAMANOE

 

Docente na área de Educação

Eleitora/Elegível

PAULA REGINA ZARELLI

 

Docente na área de Administração

Eleitora/ Elegível

RODRIGO KUMMER

 

Docente na área de Ciências Sociais

Eleitor/ Elegível

VANDERLEIA MARIA CASTOLDI ANDRADE

 

Docente na área de Libras

Eleitora/ Elegível



Lista de Eleitores e Elegíveis – DAGRO-FB

Nome

 

Situação

 

Função

 

Eleitor/a – Elegível

 

ALEXANDRE DA TRINDADE ALFARO

 

 

Eleitor

ANA CAROLINA DA COSTA LARA FIOREZE

 

 

Eleitora/Elegível

ANDRÉA CÁTIA LEAL BADARÓ

 

 

Eleitora

CLEUSA INÊS WEBER

 

 

Eleitora

EDILAINE MAURICIA GELINSK GRABCOSKI

Assessora de Eventos

 

Eleitora/ Elegível

ELLEN PORTO PINTO

 

 

Eleitora

FABIANE PICININ DE CASTRO CISLAGHI

Coord. COEAL

 

Eleitora

FERNANDO CESAR MANOSSO

Membro do Conselho Departamental

 

Eleitor/Elegível

HERNAN VIELMO

Diretor-Geral

 

Eleitor

JOÃO FRANCISCO MARCHI

Lic. Capacitação (17/07 a 14/10/2023)

 

Eleitor

LUCIANO LUCCHETTA

 

 

Eleitor

MICHELLE MILANEZ FRANÇA

Assessora DIRGE

 

Eleitora/Elegível

RONAN CARLOS COLOMBO

Chefe dpto DAGRO (membro nato)

 

Eleitor

SAMUEL LUIZ FIOREZE

Coord. COAGR

 

Eleitor

VÂNIA DE CÁSSIA DA FONSECA BURGARDT

 

 

Eleitora



Lista de Eleitores e Elegíveis – DAQBI-FB

Nome

Situação

Função

Eleitor/a – Elegível

ALESSANDRA MACHADO LUNKES

Coord. PPGTAL

 

Eleitora

CLAUDIA EUGÊNIA CASTRO BRAVO

 

 

Eleitora/Elegível

CLAUDIO ROBERTO NOVELLO

 

 

Eleitor/Elegível

DAIANA SCHMIDT

 

 

Eleitora/ Elegível

DAVI ZACARIAS DE SOUZA

 

 

Eleitor/ Elegível

EDER DA COSTA DOS SANTOS

 

 

Eleitor/Elegível

ELISÂNGELA DUSMAN

Chefe Dpto DAQBI (membro nato)

 

 

Eleitora

MARIA HELENE GIOVANETTI CANTERI

 

 

Eleitora/ Elegível

RODRIGO LINGNAU

 

 

Eleitor/Elegível

SILVANE MORÉS

Coord. COENQ

 

Eleitora

TANIA MARIA CASSOL

 

 

Eleitora/Elegível

THALITA GRANDO RAUEN

Coord. PPGEA

 

Eleitora


 

Lista de Eleitores e Elegíveis – DAENG-FB

Nome

Situação

Função

Eleitor/a – Elegível

ADIR SILVÉRIO CEMBRANEL

Coord. COEAM

 

Eleitor

ANA PAULA DE OLIVEIRA SCHMITZ

Engenharia Química

 

Eleitor/Elegível

ANA PAULA ROMIO

Engenharia Química

 

Eleitor/Elegível

ANDRÉ ZUBER

Diret. Graduação

 

Eleitor/Elegível

CLAITON ZANINI BRUSAMARELLO

Engenharia Química

 

Eleitor/Elegível

CLEILA CRISTINA NAVARINI VALDAMERI

Afastado p/ pós

 

Eleitor

DENISE ANDREIA SZYMCZAK

Engenharia Ambiental e Sanitária

 

Eleitor/Elegível

DOUGLAS DA COSTA FERREIRA

Assessor DIRPPG

 

Eleitor/Elegível

DOUGLAS JUNIOR NICOLIN

Secret. LIB

 

Eleitor/Elegível

ELAINE SCHORNOBAY LUI

Afastado p/ pós

 

Eleitor

FERNANDA BATISTA DE SOUZA

Engenharia Química

 

Eleitor/Elegível

GABRIEL CASSEMIRO MARIANO

Engenharia Química

 

Eleitor/Elegível

IREDE ANGELA LUCINI DALMOLIN

Engenharia Química

 

Eleitor/Elegível

JUAN CARLOS POKRYWIECKI

Engenharia Química

 

Eleitor/Elegível

MARCELO BORTOLI

Engenharia Ambiental e Sanitária

 

Eleitor/Elegível

MARLISE SCHOENHALS

Lic. Capacitação

18/09 a 16/12/2023

 

MICHELE DI DOMENICO

Engenharia Química

 

Eleitor/Elegível

PRISCILA SORAIA DA CONCEIÇÃO RIBEIRO

Engenharia Ambiental e Sanitária

 

Eleitor/Elegível

TICIANE SAUER POKRYWIECKI

Engenharia Ambiental e Sanitária

 

Eleitor/Elegível

VILMAR STEFFEN

Afastado p/ pós

 

Eleitor

WAGNER DA SILVEIRA

LTS

 

Eleitor

WAGNER DE AGUIAR

Chefe dpto DAENG

 

Eleitor

 

ANEXO II

MODELO DE E-MAIL PARA PEDIDO DE RECURSO/ IMPUGNAÇÃO

 

Assunto:

Recurso – [PREENCHA O OBJETO DO RECURSO]

Corpo do e-mail:

 

Senhor(a) Presidente da Comissão de Eleição.

 

Por meio deste, eu [PREENCHA SEU NOME COMPLETO], servidor(a) lotado(a) no Departamento Acadêmico de [PREENCHA A SIGLA DO DEPARTAMENTO QUE VOCÊ ESTÁ LOTADO], SIAPE [PREENCHA SEU NÚMERO SIAPE] solicito revisão da [CITAR OBJETO DO RECURSO], sob os seguintes fundamentos de fato e direito: [PREENCHA OS FUNDAMENTOS LEGAIS].

 

 

Francisco Beltrão, [PREENCHA O DIA] de [PREENCHA O MÊS] de 2023.


Referência: Processo nº 23064.046462/2023-29 SEI nº 3774358