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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO DIR. DE GRAD.E EDUCACAO PROFISSIONAL -FB |
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EDITAL nº 35/2023
(retificado anexo i)
ELEIÇÃO PARA CONSELHO DEPARTAMENTAL DOS DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO (UTFPR-FB)
O Diretor-Geral do Campus Francisco Beltrão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-FB), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, por meio da Comissão de Eleição, designada pela Portaria de Pessoal GADIR- FB/UTFPR nº 83, de 26 de abril de 2023, torna pública a instauração do processo eleitoral com base no Regulamento do Conselho Departamental dos seguintes Departamentos Acadêmicos instituídos no Campus Francisco Beltrão: Departamento Acadêmico de Informática (DAINF); Departamento Acadêmico de Humanidades (DAHUM); Departamento Acadêmico de Engenharias (DAENG); Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias (DAGRO) e Departamento Acadêmico de Química e Ciências Biológicas (DAQBI).
1. DA FINALIDADE
1.1. O presente edital destina-se a estabelecer os procedimentos para eleição dos membros do Conselho Departamental dos Departamentos Acadêmicos do Campus Francisco Beltrão, nos termos do Regulamento Resolução n. 073/12 COGEP de 07/12/12 para: Departamento Acadêmico de Informática (DAINF); Departamento Acadêmico de Humanidades (DAHUM);Departamento Acadêmico de Engenharias (DAENG); Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias (DAGRO) e Departamento Acadêmico de Química e Ciências Biológicas (DAQBI).
2. DAS NORMAS GERAIS
2.1. Este edital está fundamentado no Regulamento Resolução n. 073/12 COGEP de 07/12/12 para eleição dos membros do Conselho Departamental.
2.2. A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos disponibilizou as listas de eleitores e elegíveis, publicadas no Anexo I deste Edital, em atendimento aos Capítulos IV e V do Regulamento para eleição dos membros do Conselho Departamental.
2.3. O processo eleitoral será conduzido pela Comissão, que terá as seguintes atribuições:
I. Elaborar e providenciar a emissão do edital de convocação do processo e demais editais de divulgação.
II. Fornecer a lista de elegíveis e lista de eleitores (em anexo neste edital).
III. Coordenar o pleito no dia determinado para a votação.
IV. Apurar os votos.
V. Divulgar todas as informações referentes à votação e resultados.
3. DA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DEPARTAMENTAL
O Conselho Departamental é constituído por:
I. Chefe do Departamento, como presidente;
II. 01 (um) representante dos técnico-administrativos vinculados ao Departamento Acadêmico, quando houver;
III. Coordenador de cada curso técnico ofertado pelo Departamento Acadêmico, quando houver;
IV. Coordenador de cada curso de graduação ofertado pelo Departamento Acadêmico, quando houver;
V. 01 (um) representante dos coordenadores dos cursos de pós graduação lato senso, ofertados pelo Departamento Acadêmico, quando houver, indicado pelo chefe do departamento;
VI. Coordenador de cada curso de pós graduação strictu sensu vinculado ao Departamento Acadêmico, quando houver;
VII. Um representante indicado pelo Chefe de Departamento, escolhido dentre os três ou mais pesquisadores do Departamento, que atue em programas de pós-graduação strictu sensu não vinculados ao departamento, como Docente Permanente;
VIII. Docentes eleitos, em número determinado pelo Conselho Departamental, garantindo a representatividade das áreas de conhecimento do Departamento Acadêmico;
IX. 01 (um) discente, regularmente matriculado, de cada modalidade de curso ofertado regularmente pelo Departamento Acadêmico (técnico, graduação e pós-graduação stricto sensu) com seu respectivo suplente, indicados pelo órgão representativo dos alunos do curso, quando houver, ou pelo Coordenador do Curso.
4. DAS ETAPAS E CRONOGRAMA DO PROCESSO ELEITORAL
4.1. O processo eleitoral compreende as ações discriminadas no quadro abaixo, com os respectivos prazos e responsabilidades:
ATOS | PRAZOS | RESPONSÁVEL | LOCAL |
Solicitação de correção das listas dos eleitores e elegíveis | 17/10/23 | Comissão | E-mail flaviosilva@utfpr.edu.br |
Publicação das listas de eleitores e elegíveis corrigidas | 19/10/2023 | Comissão | Edital |
Inscrição dos candidatos | 20/10/2023-23/10/2023 | Comissão | E-mail flaviosilva@utfpr.edu.br |
Publicação das candidaturas inscritas e lista de eleitores/elegíveis | 24/10/2023 | Comissão | Edital |
Votação | 26/10/2023 Das 8 às 17h |
Eleitores lotados nos departamentos acadêmicos | Online, plataforma Adoodle |
Apuração dos votos e divulgação do resultado preliminar | 26/10/2023 A partir das 17h30 |
Comissão | Edital |
Recursos | Até às 17h de 30/10/2023 | Comissão | E-mail flaviosilva@utfpr.edu.br |
Homologação do resultado final do processo eleitoral | 31/10/23 | Comissão | Edital |
5. DOS ELEITORES, ELEGÍVEIS E PROCESSO ELETIVO
5.1 Poderão votar, no âmbito deste edital, os professores efetivos e os técnicos administrativos lotados no Departamento Acadêmico, pertencentes ao Quadro de Pessoal da UTFPR, tendo igual direito a voto os professores e técnicos-administrativos, efetivos afastados, total ou parcialmente, de suas atividades.
5.2 As listas de eleitores e de elegíveis estão disponíveis no Anexo I deste Edital.
5.3 Serão elegíveis todos os docentes efetivos lotados no Departamento Acadêmico, desde que não afastados ou em licença.
5.4 Não havendo candidaturas, todos os servidores elegíveis serão candidatos ao Conselho Departamental de seus respectivos Departamentos.
5.5 Serão considerados membros titulares os mais votados na eleição, até o número determinado no inciso VIII do item 3, e suplentes os subsequentes quando for o caso.
6. DA VOTAÇÃO
6.1 A votação ocorrerá no dia 26 de outubro de 2023, das 8h às 17h.
6.2. A votação será realizada virtualmente na plataforma Adoodle.
6.3. Cada eleitor receberá um link para a votação.
6.3.1 A lista dos elegíveis (candidatos) será apresentada em ordem alfabética.
6.3.2 O eleitor deverá votar em um candidato representativo de cada subárea do departamento, quando houver.
7. DA APURAÇÃO
7.1 A apuração dos votos será realizada pela Comissão de Eleição imediatamente após a conclusão da votação.
7.2 Havendo empate na apuração dos votos, terá prioridade o candidato com maior tempo de exercício como docente de carreira efetiva na UTFPR e, persistindo o empate, o mais idoso.
7.3 Encerrada a apuração dos votos, a Comissão de Eleição lavrará uma ata do processo eleitoral e divulgará os resultados preliminares.
8. DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS
8.1 Os recursos poderão ser apresentados junto à Comissão Eleitoral (via e-mail flaviosilva@utfpr.edu.br) a partir das 8h até às 17h30 do dia 27/10/2023.
8.2 A Comissão Eleitoral encaminhará seu parecer sobre o recurso protocolado no dia 30/10/2023 até às 23h59.
9. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
9.1. O resultado da eleição será consolidado em ata, pela Dirgrad, e divulgado na plataforma SEI no dia 31/10/2023.
10. DA VIGÊNCIA
10.1 O mandato dos membros eleitos do Conselho Departamental terá duração de 2 (dois) anos, podendo haver recondução.
11. DISPOSIÇÕES GERAIS
11.1 O presente Edital bem como, as suas etapas serão publicados no Boletim de Serviço Eletrônico no seguinte endereço eletrônico https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_pesquisar&acao_origem=publicacao_pesquisar&id_orgao_publicacao=0 e na página da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no seguinte endereço eletrônico https://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/franciscobeltrao na página Francisco Beltrão — Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR.
11.2 Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão de Eleição, com o aval do Diretor de Graduação e Educação Profissional do Campus.
Para dirimir questões não solucionadas administrativamente decorrentes deste edital, fica definido o Foro da Justiça Federal em Francisco Beltrão - Seção Judiciária do Paraná, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.
Francisco Beltrão, 11 de outubro de 2023.
ANDRÉ ZUBER
DIRETOR-GERAL em exercício
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ANDRE ZUBER, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 11/10/2023, às 15:43, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3774358 e o código CRC (and the CRC code) B7FA8DA4. |
ANEXO I
LISTA DE ELEITORES E ELEGÍVEIS DOS DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS
Lista de Eleitores e Elegíveis – DAINF-FB
Nome |
Situação |
Função |
Eleitor/a – Elegível |
ADAIR JOSÉ ROHLING |
|
|
Eleitor/Elegível |
EDSON DOS SANTOS CORDEIRO |
Afastado p/ pós |
|
Eleitor |
FLÁVIO DE ALMEIDA E SILVA |
|
Chefe Dpto/COTED* |
Eleitor |
FRANCISCO ANTONIO FERNANDES REINALDO |
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|
Eleitor/Elegível |
GUSTAVO YUJI SATO |
Afastado p/ pós |
|
Eleitor |
MAICI DUARTE LEITE |
|
ASSAVI/DEPEX |
Eleitora/Elegível |
MARCOS MINCOV TENÓRIO |
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Coord COSIS** |
Eleitor |
MICHEL ALBONICO |
Afastado p/ pós |
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Eleitor |
PAULO JÚNIOR VARELA |
|
DIREC |
Eleitor/Elegível |
RAFAEL WILD |
|
|
Eleitor/Elegível |
WELLTON COSTA DE OLIVEIRA |
|
Coord COLIN** |
Eleitor |
* Chefes de Departamento são membros natos, ocupando a posição de presidente do conselho.
** Segundo o Regulamento para composição do Conselho Departamental, os coordenadores dos cursos vinculados ao departamento são membros natos.
Lista de Eleitores e Elegíveis – DAHUM-FB (pensar em suplente)
Nome |
Situação |
Função |
Eleitor/a – Elegível |
CARINA MERKLE LINGNAU |
Chefe dpto DAHUM |
Chefe do Departamento e presidente (membro nato) |
Eleitora |
CELSO HOTZ |
|
Docente na área de Educação |
Eleitor/Elegível |
DAIANE DA SILVA LOURENÇO |
Resp. CALEM |
Docente na área de Letras |
Eleitora/Elegível |
FÁTIMA APARECIDA CEZARIN DOS SANTOS |
|
Docente na área de Linguística |
Eleitora/Elegível |
LINDOMAR SUBTIL DE OLIVEIRA |
Assessor DIREC |
Docente na área de Administração |
Eleitor/Elegível |
MAURO CESÁR CISLAGHI |
|
Docente na área de Artes |
Eleitor/Elegível |
MAYARA CRISTINA PEREIRA YAMANOE |
|
Docente na área de Educação |
Eleitora/Elegível |
PAULA REGINA ZARELLI |
|
Docente na área de Administração |
Eleitora/ Elegível |
RODRIGO KUMMER |
|
Docente na área de Ciências Sociais |
Eleitor/ Elegível |
VANDERLEIA MARIA CASTOLDI ANDRADE |
|
Docente na área de Libras |
Eleitora/ Elegível |
Lista de Eleitores e Elegíveis – DAGRO-FB
Nome
|
Situação
|
Função
|
Eleitor/a – Elegível
|
ALEXANDRE DA TRINDADE ALFARO |
|
|
Eleitor |
ANA CAROLINA DA COSTA LARA FIOREZE |
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|
Eleitora/Elegível |
ANDRÉA CÁTIA LEAL BADARÓ |
|
|
Eleitora |
CLEUSA INÊS WEBER |
|
|
Eleitora |
EDILAINE MAURICIA GELINSK GRABCOSKI |
Assessora de Eventos |
|
Eleitora/ Elegível |
ELLEN PORTO PINTO |
|
|
Eleitora |
FABIANE PICININ DE CASTRO CISLAGHI |
Coord. COEAL |
|
Eleitora |
FERNANDO CESAR MANOSSO |
Membro do Conselho Departamental |
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Eleitor/Elegível |
HERNAN VIELMO |
Diretor-Geral |
|
Eleitor |
JOÃO FRANCISCO MARCHI |
Lic. Capacitação (17/07 a 14/10/2023) |
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Eleitor |
LUCIANO LUCCHETTA |
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Eleitor |
MICHELLE MILANEZ FRANÇA |
Assessora DIRGE |
|
Eleitora/Elegível |
RONAN CARLOS COLOMBO |
Chefe dpto DAGRO (membro nato) |
|
Eleitor |
SAMUEL LUIZ FIOREZE |
Coord. COAGR |
|
Eleitor |
VÂNIA DE CÁSSIA DA FONSECA BURGARDT |
|
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Eleitora |
Lista de Eleitores e Elegíveis – DAQBI-FB
Nome |
Situação |
Função |
Eleitor/a – Elegível |
ALESSANDRA MACHADO LUNKES |
Coord. PPGTAL |
|
Eleitora |
CLAUDIA EUGÊNIA CASTRO BRAVO |
|
|
Eleitora/Elegível |
CLAUDIO ROBERTO NOVELLO |
|
|
Eleitor/Elegível |
DAIANA SCHMIDT |
|
|
Eleitora/ Elegível |
DAVI ZACARIAS DE SOUZA |
|
|
Eleitor/ Elegível |
EDER DA COSTA DOS SANTOS |
|
|
Eleitor/Elegível |
ELISÂNGELA DUSMAN |
Chefe Dpto DAQBI (membro nato) |
|
Eleitora |
MARIA HELENE GIOVANETTI CANTERI |
|
|
Eleitora/ Elegível |
RODRIGO LINGNAU |
|
|
Eleitor/Elegível |
SILVANE MORÉS |
Coord. COENQ |
|
Eleitora |
TANIA MARIA CASSOL |
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|
Eleitora/Elegível |
THALITA GRANDO RAUEN |
Coord. PPGEA |
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Eleitora |
Lista de Eleitores e Elegíveis – DAENG-FB
Nome |
Situação |
Função |
Eleitor/a – Elegível |
ADIR SILVÉRIO CEMBRANEL |
Coord. COEAM |
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Eleitor |
ANA PAULA DE OLIVEIRA SCHMITZ |
Engenharia Química |
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Eleitor/Elegível |
ANA PAULA ROMIO |
Engenharia Química |
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Eleitor/Elegível |
ANDRÉ ZUBER |
Diret. Graduação |
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Eleitor/Elegível |
CLAITON ZANINI BRUSAMARELLO |
Engenharia Química |
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Eleitor/Elegível |
CLEILA CRISTINA NAVARINI VALDAMERI |
Afastado p/ pós |
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Eleitor |
DENISE ANDREIA SZYMCZAK |
Engenharia Ambiental e Sanitária |
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Eleitor/Elegível |
DOUGLAS DA COSTA FERREIRA |
Assessor DIRPPG |
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Eleitor/Elegível |
DOUGLAS JUNIOR NICOLIN |
Secret. LIB |
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Eleitor/Elegível |
ELAINE SCHORNOBAY LUI |
Afastado p/ pós |
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Eleitor |
FERNANDA BATISTA DE SOUZA |
Engenharia Química |
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Eleitor/Elegível |
GABRIEL CASSEMIRO MARIANO |
Engenharia Química |
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Eleitor/Elegível |
IREDE ANGELA LUCINI DALMOLIN |
Engenharia Química |
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Eleitor/Elegível |
JUAN CARLOS POKRYWIECKI |
Engenharia Química |
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Eleitor/Elegível |
MARCELO BORTOLI |
Engenharia Ambiental e Sanitária |
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Eleitor/Elegível |
MARLISE SCHOENHALS |
Lic. Capacitação |
18/09 a 16/12/2023 |
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MICHELE DI DOMENICO |
Engenharia Química |
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Eleitor/Elegível |
PRISCILA SORAIA DA CONCEIÇÃO RIBEIRO |
Engenharia Ambiental e Sanitária |
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Eleitor/Elegível |
TICIANE SAUER POKRYWIECKI |
Engenharia Ambiental e Sanitária |
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Eleitor/Elegível |
VILMAR STEFFEN |
Afastado p/ pós |
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Eleitor |
WAGNER DA SILVEIRA |
LTS |
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Eleitor |
WAGNER DE AGUIAR |
Chefe dpto DAENG |
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Eleitor |
ANEXO II
MODELO DE E-MAIL PARA PEDIDO DE RECURSO/ IMPUGNAÇÃO
Assunto:
Recurso – [PREENCHA O OBJETO DO RECURSO]
Corpo do e-mail:
Senhor(a) Presidente da Comissão de Eleição.
Por meio deste, eu [PREENCHA SEU NOME COMPLETO], servidor(a) lotado(a) no Departamento Acadêmico de [PREENCHA A SIGLA DO DEPARTAMENTO QUE VOCÊ ESTÁ LOTADO], SIAPE [PREENCHA SEU NÚMERO SIAPE] solicito revisão da [CITAR OBJETO DO RECURSO], sob os seguintes fundamentos de fato e direito: [PREENCHA OS FUNDAMENTOS LEGAIS].
Francisco Beltrão, [PREENCHA O DIA] de [PREENCHA O MÊS] de 2023.
Referência: Processo nº 23064.046462/2023-29 | SEI nº 3774358 |