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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS DOIS VIZINHOS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS DOIS VIZINHOS |
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EDITAL 12/2023
Seleção de Bolsista de Iniciação Científica ou Tecnológica
Convênio 77/2017
Fomento Fundação Araucária
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação representada pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) do campus Dois Vizinhos, torna público o Edital para o processo de seleção de bolsistas de Iniciação Científica ou Tecnológica pelo Convênio Contrato n°77/2017 estabelecido com a agência de fomento FUNTEF-PR.
1.1 Apresentar os procedimentos de solicitação e seleção de bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica relacionados nos seguintes eixos temáticos:
I. Apoio à pesquisa e extensão sobre fertilidade, biologia e fertilidade do solo
II. Desenvolvimento do projetos relacionados a rede de agropesquisa na UTFPR Campus Dois Vizinhos.
2. CARACTERIZAÇÃO DA(S) BOLSA(S)
2.1. Descrição da bolsa/área de atuação:
Modalidade da Bolsa |
Fundação araucária (programa iniciação Científica) |
b. Valor mensal |
R$ 700,00 (Setecentos reais) |
c. Duração (meses) |
09 (nove meses) |
d. Dedicação de tempo (horas semanais) |
20 horas (vinte horas) |
e. Número de cotas |
01 |
f. Eixo temático |
Solos |
g. Orientador (es) |
Carlos Alberto Casali |
h. Área de Pesquisa (Capes) |
Fertilidade e biologia do solo |
i. Título do Projeto |
Pesquisa em monitoramento de perdas de solo e água em areas com aplicação de dejetos de animais e monitoramento da fertilidade do solo em áreas agrícolas. |
3.1O(a) estudante candidato(a) a bolsa deve estar regularmente matriculado(a) em curso de graduação em Engenharia Florestal;
3.2 Não ter vínculo empregatício e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa;
3.3 Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/);
3.4 Apresentar bom desempenho acadêmico;
3.5 Dedicar individualmente vinte (20) horas semanais para a execução do Plano de Trabalho.
3.6 A bolsa poderá ser suspensa ou cancelada mediante as seguintes situações:
I. Afastamentos sem justificativas;
II. Rendimento acadêmico insatisfatório do bolsista;
III. Descumprimento dos deveres previstos em Plano de Trabalho;
3.7 Referenciar à condição de estudante de Iniciação Científica e Tecnológica nas publicações e trabalhos apresentados, incluindo menção de agradecimento à agência financiadora.
Parágrafo único: A qualquer momento, o(a) estudante fica sujeito(a) a devolução dos valores recebidos do órgão de fomento, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente ou caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos.
4. INSCRIÇÃO DO CANDITADO À BOLSA
4.1 Os(as) estudantes interessados(as) devem se inscrever no período informado no item 10.1 e enviar em documento único em formato PDF a ficha de inscrição (Anexo I) e os seguintes documentos, para o e-mail adirppg-dv@utfpr.edu.br com o assunto intitulado “Seleção de Bolsista de Iniciação Científica”
I. Ficha de Inscrição (ANEXO I) devidamente preenchida;
II. Declaração de Matrícula
III. Cópia atualizada de seu currículo lattes;
IV. Histórico Escolar atualizado.
4.2 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 10.2 do presente edital, na página Institucional do campus Dois Vizinhos;
4.3 A UTFPR não se responsabiliza por eventuais intempéries de origem alheia à instituição que por possa impedir ou interromper, de forma direta ou indireta, o ato da inscrição.
5. PROCESSO DE SELEÇÃO DO BOLSISTA
5.1 Para a seleção do bolsista, os critérios a serem avaliados por uma comissão designada pela DIRPPG seguidos serão:
Critério |
Pontuação/Peso |
I. Coeficiente de Rendimento (CR) |
(0 a 10) Peso 1 |
II. Participação em projetos de pesquisa e extensão, estágios, publicações, grupos de pesquisa, grupos PET, Empresa Júnior, entre outros projetos, eventos e outras iniciativas na área do curso (comprovadas no Currículo Lattes) (PP) |
(0 a 10) Peso 5
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III. Entrevista (Arguição pelo orientador) (EN) |
(0 – 10) Peso 4 |
5.1.1 Cálculo da pontuação:
Nota final = CR x 1 + PP x 5 + EN x 4
5.2 A divulgação do resultado do processo seletivo constará o nome dos candidatos que foram selecionados em ordem classificatória (da maior pontuação para a menor);
5.3 Os candidatos serão chamados conforme a ordem de classificação. Caso existam desistência poderão ser chamados novos candidatos.
6. REQUISITOS, DEVERES E COMPROMISSOS DO ORIENTADOR
6.1 Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes;
6.2 Realizar a seleção dos candidatos, de acordo com os critérios do Edital;
6.3 É expressamente vedada a orientação de estudantes até o nível de terceiro grau de parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade, como exemplo: pai, mãe, filhos, avós, tios, sobrinhos e cônjuge;
6.4 Cadastrar o (a) bolsista no fomento;
6.5 Orientar e supervisionar as atividades previstas no Plano de Trabalho;
6.6 Orientar e supervisionar o(a) bolsista na elaboração do relatório parcial/final de acompanhamento das atividades e desempenho do estudante.
6.7 Os trabalhos de Iniciação Científica e Tecnológica apresentados e/ou publicados devem inserir o agradecimento ao apoio financeiro recebido pela agência financiadora da bolsa.
6.8 A substituição ou cancelamento das atividades de Iniciação Científica e Tecnológica deverá ser realizada pelo(a) orientador(a), quando:
I. O(a) estudante tiver o status “formado(a)” na instituição de ensino;
II. O(a) bolsista desistir;
III. O(a) bolsista apresentar desempenho insatisfatório nas atividades previstas no plano de trabalho;
IV. O(a) bolsista estabelecer vínculo empregatício;
V. O(a) bolsista ingressar no estágio obrigatório;
VI. Ou outras motivações do(a) estudante (comprometimento da saúde, invalidez, morte, outros).
Parágrafo único: A solicitação de substituição e/ou cancelamento deverá ser encaminhada pelo orientador, via SEI/DIRPPG-DV.
7. CERTIFICAÇÃO DO ORIENTADOR E BOLSISTA
Pesquisador(a) e bolsista farão jus ao certificado emitido pela PROPPG mediante o cumprimento dos requisitos a seguir:
I. As atividades na Iniciação Científica e Tecnológica desenvolvidas por um período mínimo de seis (06) meses, a contar da data de autorização do início das atividades;
II. Entrega do Relatório técnico-científico final devidamente assinado pelo orientador e estudante no período determinado;
III. Apresentação do trabalho desenvolvido no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR;
IV. O não atendimento dos itens anteriores (I, II e III) implicará na não certificação do (a) orientador (a) e estudante.
Parágrafo Único: Encaminhar, via SEI/DEICT, a documentação acima para a devida certificação.
8. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO
8.1 Os resultados preliminares serão divulgados na página da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do campus Dois Vizinhos (https://portal.utfpr.edu.br/editais#c5=abertos&b_start=0&c7=%2FPlone%2Feditais%2Fpesquisa-e-pos-graduacao&c6=dois+vizinhos), na data, conforme item 10.4
8.2. O(s) candidato(s) aprovado(s) devem enviar até a data estabelecida no item 10.7 a sua Ficha de Inscrição preenchida com os dados solicitados e anexar o seu Currículo Lattes atualizado, bem como o Histórico Escolar.
8.3 Após a divulgação dos resultados da classificação, o(a) proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado preliminar, até a data prevista no item 10.5.
8.4 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail à adirppg-dv.
8.5 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pela Coordenação do projeto/pesquisador(a), de acordo com o cronograma do item 10.5 e 10.6 deste edital.
9. DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 Os casos omissos serão analisados pela Comissão designada pela DIRPPG-DV;
9.2 Os(as) candidatos(as) à bolsa prevista neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras;
9.3 O período de validade do presente edital é de 12 meses a partir da data de divulgação do resultado final;
9.4 A implementação e execução financeira deste Edital terá por base os recursos oriundos do projeto de pesquisa sob título: Pesquisa em ciências florestais: aprimoramento e desenvolvimento de produtos e tecnologias relacionados à produção sustentável, cadastrado na Funtef-PR Contrato n°77/2017 condicionado à disponibilidade orçamentária do projeto;
9.5 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
9.6 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.
10. CRONOGRAMA
Atividade |
Período |
10.1 Período de inscrição |
20 – 25/10/23 |
26/10/2023 |
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10.3 Período de Entrevistas |
26/10/2023 |
10.4 Resultado preliminar da pontuação e Classificação final |
27/10/2023 |
10.5 Interposição de recursos |
28/10/23 |
10.6 Resultado dos recursos e pontuação final |
30/10/2023 |
10.7 Entrega da Declaração e Plano de trabalhos dos estudantes |
30/10/2023 |
10.8 Encaminhamento dos Planos de Trabalho |
30/10/2023 |
10.9 Vigência prevista do(s) Plano(s) de Trabalho |
01/11/23 – 31/07/24 |
Dois Vizinhos, PR, 20 de Outubro de 2023.
Profa. Michele Potrich
Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação
UTFPR - Campus Dois Vizinhos
Prof. Everton Ricardi Lozano da Silva
Diretor Geral
UTFPR - Campus Dois Vizinhos
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, DIRETOR(A), em (at) 20/10/2023, às 16:57, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 20/10/2023, às 18:50, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3778508 e o código CRC (and the CRC code) 784E62B6. |
ANEXO I do EDITAL № XX/2023
FICHA DE INSCRIÇÃO EDITAL XX/2023 Seleção de Bolsista – Rede de agropesquisa na UTFPR Campus Dois Vizinhos.
NOME COMPLETO: CURSO DE GRADUAÇÃO: CAMPUS: E-MAIL: FONE:
Descreva a motivação para a inscrição no presente edital: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Obs: anexar cópia atualizada do currículo Lattes documentado e histórico escolar. Para o Coordenador/Pesquisador preencher após a classificação CLASSIFICAÇÃO:___________
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Referência: Processo nº 23064.041447/2023-94 | SEI nº 3778508 |