Boletim de Serviço Eletrônico em 10/11/2023

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS APUCARANA
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS APUCARANA
DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-AP
COORDENACAO DO CURSO DE ENG DA COMP-AP

Instrução Normativa COENC-AP/UTFPR nº 7, de  16 de outubro de 2023 

 

 

  

Dispõe sobre instruções complementares para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Graduação do cursos de Engenharia de Computação da UTFPR.

 

O Colegiado do curso de Engenharia de Computação do Campus Apucarana DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias;

 

R E S O L V E:

 

Art. 1º Esta  Instrução Normativa é complementar à Resolução n°180/2022 COGEP, de 5 de agosto de 2022, e tem como objetivo atender a necessidade de estabelecer, de maneira adequada e consistente,  instruções complementares para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso no âmbito do curso de Engenharia de Computação;

CAPÍTULO I

DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS

 

Art. 2º É dever do aluno conhecer e seguir todo o regulamento.

Art. 3º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) poderá ser desenvolvido individualmente ou em equipe, podendo ser multidisciplinar, com participação de alunos de diferentes cursos.

§1º Quando a pesquisa for desenvolvida envolvendo um grupo de alunos,embora o assunto geral possa ser o mesmo, as monografias deverão ser individuais e originais envolvendo diferentes alvos de estudo, e deverão ser supervisionadas pelo professor orientador.

§2º Para pesquisas realizadas em grupo, a composição da banca de defesa deverá ser a mesma para cada trabalho, de maneira a analisar a originalidade de cada monografia.

Art. 4º A atividade do TCC compreende etapas sucessivas, desenvolvidas nos períodos constantes na matriz curricular, sendo TCC 1 no 9°período e TCC 2 no 10°período.

Art. 5º As áreas de desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso serão ofertadas considerando a Engenharia de Computação e áreas afins.

Art. 6º O professor não lotado na Coordenação de Engenharia de Computação (COENC) da UTFPR-AP poderá orientar o TCC, desde que aprovado pelo Colegiado de curso, mediante comprovação de vínculo com projeto de pesquisa, ensino ou extensão desenvolvido com o aluno interessado.

 

CAPÍTULO II

DAS ATRIBUIÇÕES

 

SEÇÃO I

DO PROFESSOR RESPONSÁVEL PELO TCC

 

Art. 7º O número máximo de trabalhos a serem orientados por professor será definido no início de cada semestre letivo. O Professor Responsável pelo TCC, por meio da lista de matriculados na disciplina, informará o corpo docente da previsão de alunos a serem orientados por professor, priorizando a divisão igualitária.

Parágrafo Único: Em casos de concentração de alunos em um mesmo professor orientador ou de alunos que não possuam professor orientador, o  Professor Responsável pelo TCC fará redistribuição igualitária dos alunos excedentes, conforme disponibilidade dos demais professores.

Art. 8º No início de cada semestre o Professor Responsável pelo TCC divulgará o cronograma de atividades com os prazos referentes à entrega de documentos, do TCC e do período de realização das bancas.

 

SEÇÃO II

DO PROFESSOR ORIENTADOR

 

Art. 9º Os Anexos II, III e V  fornecem modelos para as documentações relacionadas ao aceite de orientação e substituição de orientador respectivamente.

§1°: Pelo menos um dos orientadores deverá ser docente do quadro da Coordenação de Engenharia de Computação

§2°: Quando o TCC for desenvolvido em programa de mobilidade institucional, a orientação seguirá o determinado pela instituição de destino.

§3°: Nos casos em que o aluno não tenha encontrado orientador ou o aceite de orientação não tenha sido entregue na data estabelecida, será atribuído um orientador ao aluno pelo Professor Responsável de TCC.

 

SEÇÃO III

DOS ALUNOS

 

Art. 10 Os alunos buscarão os professores orientadores por área de interesse conforme disponibilidade de cada professor, iniciando assim o primeiro contato para a formalização da orientação.

Art. 11 Em TCC1, o aluno terá o prazo máximo de 15 dias letivos após o início do semestre pelo calendário acadêmico, para entrega do aceite do professor orientador (Anexo V) e o prazo de 60 dias letivos após o início do semestre para descrição da proposta, elaborada em conjunto com o orientador. 

§1° O aluno que não entregar a descrição da proposta na data estabelecida no cronograma de TCC, perde o direito de desenvolver o trabalho, durante o semestre letivo e, consequentemente, reprovará na disciplina de TCC 1.

§2° A proposta deve ser estruturada com base nos tópicos dispostos no Anexo I.

§3° A proposta de TCC deverá ser entregue ao Professor Responsável pelo TCC. 

 

 

CAPÍTULO III

DA MATRÍCULA E ACOMPANHAMENTO

 

SEÇÃO I

DO ACOMPANHAMENTO

 

Art. 12 Em TCC 1 o acompanhamento dos trabalhos será realizado por meio de reuniões com periodicidade mínima quinzenal, previamente agendadas entre o orientador e o orientando.

§1° O relatório simplificado dos assuntos tratados na reunião também terá a finalidade de controle da frequência, Anexo IV.

§2° Caso o aluno não compareça em duas reuniões consecutivas sem justificativa, o professor orientador deverá comunicar por escrito o Professor Responsável pelo TCC .

 

CAPÍTULO IV

DO DESENVOLVIMENTO DOS TCC 1 E TCC 2

 

SEÇÃO I

DO TCC 1

 

Art. 13 Os projetos de TCC deverão ser elaborados para atender as exigências de redação conforme as normas de elaboração de trabalhos acadêmicos da UTFPR.

Art. 14 O projeto do Trabalho de Conclusão de Curso será avaliado pelo professor orientador e por uma banca seguindo os critérios estabelecidos na Ficha de Avaliação do Anexo XIII, até a data limite estabelecida pelo Professor Responsável por TCC. 

§1° - Para ser aprovado em TCC 1, a proposta de TCC não poderá ter nota inferior a 6,0 (seis), sendo a nota formada pela média aritmética dos membros da banca composta pelo professor orientador e pelo menos um avaliador.

§2° - A avaliação da proposta de TCC 1 será realizada a partir do documento entregue à banca, não sendo obrigatória a realização de apresentação oral. 

§3° - A avaliação deverá ser guiada pelos critérios de avaliação presentes no Anexo X. 

SEÇÃO II

DO TCC 2

 

Art. 15 O TCC 2 caracteriza-se pela execução de uma Monografia em conformidade com as Normas da UTFPR.

Art. 16 São condições obrigatórias para aprovação em TCC 2:

     I - Entrega da Monografia para o Professor Responsável pelo TCC;

     II - Defesa e aprovação em evento público;

     III- Entrega de toda a documentação exigida pelas Normas Complementares.

Art. 17  Para a defesa do TCC 2, o aluno deverá entregar as cópias da monografia para seu orientador o qual deverá providenciar o agendamento da banca.

Parágrafo único - Deverá ser entregue ao Professor Responsável de TCC, o termo de autorização para a defesa final presente no Anexo VI, com data de defesa previamente estabelecida e assinada pelo Professor Orientador, com um período mínimo de 10 dias.

Art. 18  O Seminário de Defesa Final terá duração mínima de 20 minutos e máxima de 30 minutos. Após a realização da apresentação, cada membro da banca terá 10 minutos para considerações.

Art. 19  A monografia será julgada em Seminário de Defesa público seguindo os critérios estabelecidos no Anexo XII pelo professor orientador e pelos membros da banca 

§1°  - A banca examinadora será composta pelo orientador e pelo menos dois avaliadores. 

§2° -  A avaliação da monografia e da apresentação oral será realizada pelo orientador e pelos membros da banca por meio da Ficha de Avaliação do Anexos IX. A nota será composta por uma avaliação da Monografia (de 0 a 7) e uma avaliação da Apresentação Oral (de 0 a 3), compondo assim uma Nota Final (de 0 a 10). 

§3° -  A monografia deverá seguir como base os itens dispostos no Anexo I, seguindo preferencialmente modelo fornecido pelo Professor Responsável pelo TCC.

Art. 20  Será lavrada Ata de Defesa Pública na qual constarão data e local da realização da Defesa Final, nome e assinatura dos membros da banca, nome e assinatura do aluno, título da monografia, e o conceito final recebido pelo TCC, conforme Anexo XII.

Parágrafo Único - Para ser aprovado, o projeto de TCC 2 não poderá ter nota inferior a 6,0 (seis), obtida pela média aritmética dos membros da banca (professor orientador e avaliadores).

Art. 21 Havendo a necessidade de correções indicadas pelos membros da banca, o aluno terá o prazo definido pela banca, a partir da data da defesa, para encaminhar a versão final da monografia ao responsável pelo TCC 2,  juntamente com o Termo de Encerramento de Trabalho de Conclusão de Curso (Anexo VII) devidamente assinado pelo orientador.

Parágrafo Único - Os prazos limites para entrega da versão final do TCC 2 serão definidos pelo Professor Responsável de TCC em concordância com os prazos estabelecidos pela biblioteca.

           

CAPÍTULO V

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 22  Caso sejam constatadas situações de plágio, a banca de defesa deverá registrar o ocorrido na Ata de defesa, com o seu parecer e o Professor Responsável pelo TCC deve encaminhar o assunto ao Colegiado do Curso para deliberação. Após as correções solicitadas pela banca, o professor orientador emitirá declaração que estas foram realizadas, Anexo VII.

Art. 23  Casos omissos serão julgados em reunião do Colegiado do Curso de Engenharia de Computação, com a presença do coordenador do TCC.

Art. 24 Fica revogada a Instrução Normativa COENC-AP/UTFPR nº 3, de  10 de dezembro de 2021 (Instruções complementares para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Graduação do cursos de Engenharia de Computação da UTFPR) disponível no link (https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=2694627&id_orgao_publicacao=0).

Art. 25 A presente Instrução Normativa entra em vigor a partir da sua assinatura e publicação no Boletim de Serviço Eletrônico.

 


ANEXO I

 TÓPICOS MÍNIMOS PARA TCC 1  E TCC 2

Os itens descritos a seguir são sugestões para composição da proposta do TCC 1 e documento de TCC2. Para entrega de TCC 2 deve-se preferencialmente seguir o modelo fornecido pelo Professor Responsável por TCC.

 



ANEXO II 

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO DE ORIENTADOR(A).

 

SOLICITAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO DE ORIENTADOR(A)

 

Discente:

Título do TCC 1: 

Professor(a) Orientador(a) atual:

Professor(a) Orientador(a) substituto: 

Eu, ______________________________ , discente do Curso de Engenharia de Computação, gostaria de pedir a substituição de professor(a) orientador(a) pelos motivos descritos a seguir:

 

Assinaturas:

Discente Orientador(a) atual   

_______________________

Orientador(a) substituto

_______________________

 

  

Parecer do Responsável de TCC:  ( ) aceito ( ) não aceito 

Professor(a) Responsável pelo TCC

 ________________________________________________

 Apucarana,_____ de_____ de_______.

     


ANEXO III 

FORMULÁRIO PARA RECURSO DE SUBSTITUIÇÃO DE ORIENTADOR(A).

 

RECURSO DE SOLICITAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO DE ORIENTADOR(A)

 

Discente:

Título do TCC 1:

 

Professor(a) Orientador(a)atual:

Professor(a) Orientador(a)substituto:

 

Após parecer desfavorável do(a) Professor(a) Responsável pelos Trabalhos de Conclusão de Curso, gostaria de pedir o julgamento do Colegiado do Curso de Engenharia de Computação quanto à substituição de professor(a) orientador(a) pelos motivos descritos a seguir:

 Assinaturas:

Discente:

Orientador(a) atual:          

Orientador(a) substituto:

 

Parecer do Responsável de TCC:  ( ) aceito ( ) não aceito

 

Professor(a) Responsável pelo TCC

________________________________________________

Presidente do colegiado

_______________________________________________

Apucarana,_____ de_____ de_______.

 

ANEXO IV

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.

 

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

 

Discente:

Título do TCC:

Professor(a) Orientador(a):

As reuniões de acompanhamento do TCC 1 foram realizadas quinzenalmente, conforme as Normas Complementares de TCC do curso de Engenharia de Computação.

Data

Assunto

   
   
   

 

Observações:______________________________________________________________

Assinatura orientador(a):

_________________________

Assinatura discente:

_________________________

 

Apucarana,____de____de________

 

 



ANEXO V 

FORMULÁRIO DE ACEITE DE ORIENTAÇÃO

 

ACEITE DE ORIENTAÇÃO

Discente:

Título do TCC 1:

Professor(a) Orientador(a):

 

 

Eu,_______________________________, professor(a) orientador(a) do discente, concordo em orientar o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC1, com o título citado acima.

 

Descrição dos objetivos do projeto proposto: _________

 

 

 Orientador(a)

_________________________________

            

 

Apucarana,______de______de___________.


 

ANEXO VI

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE AGENDAMENTO DE BANCA DE DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 



SOLICITAÇÃO DE AGENDAMENTO BANCA DE DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

Discente:

Título do TCC:

Professor(a) Orientador(a):

 

Eu,_____________, professor(a) orientador(a) do Trabalho de Conclusão de Curso citado acima, realizado pelo(a) acadêmico(a) _______________ gostaria de solicitar ao Responsável pelo TCC que providencie a constituição da comissão examinadora para participar da banca de defesa do(a) referido(a) discente, no dia _____ de ____ de ______.

 

Atenciosamente,

                                                                                                                    

______________________________

Orientador(a)

 

Apucarana,______de______de___________.

 


ANEXO VII

TERMO DE ENCERRAMENTO DE CONCLUSÃO DE CURSO.

 

TERMO DE ENCERRAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

 

Título do TCC: _______

Na condição de professor(a) orientador(a) do Trabalho de Conclusão de Curso citado acima, realizado pelo(a) acadêmico(a) ___________________, gostaria de informar que o referido trabalho foi corrigido e está de acordo com as considerações contidas na ata de defesa.

 

Atenciosamente,

 

Professor(a) orientador(a)

Assinatura

 

 

 

Apucarana,______de______de___________.

 

 

ANEXO VIII


FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC 1).

 

DOCUMENTO DE AVALIAÇÃO DE PROPOSTA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC 1)

 

Discente:

Orientador:

Avaliador: 

Título do TCC:

CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

 

Nota Final (0 a 10)

Orientador

 

Avaliador 1

 

Média

 

 

 Assinaturas:

Avaliador(a): __________________

Orientador:  _________________

 

 

Apucarana,______de______de___________.




 

ANEXO IX


FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC 2).

 

DOCUMENTO DE AVALIAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC 2)

 

Discente:

Orientador:

Avaliador 1:

Avaliador 2: 

Título do TCC:

CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

 

Monografia (0 a 7)

Apresentação Oral (0 a 3)

Nota Final (0 a 10)

Orientador

     

Avaliador 1

     

Média

     

 

 Assinaturas:

Avaliador(a): __________________

Orientador:  _________________

 

 

Apucarana,______de______de___________.

 


ANEXO  X

 

TABELA DE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA PROPOSTA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

0,0 (Insuficiente)

Até 5,0 (Regular)

De 5,1 a 8,0 (Bom)

De 8,1 a 10,0 (Ótimo)

Pontos

Detalhamento da metodologia e Revisão de Literatura

Metodologia não detalhada com referências insuficientes.

Metodologia não está clara ou adequada ao trabalho. Referências de baixa relevância ou em quantidade inadequada.

Metodologia descrita e adequada, com referências relevantes e suficientes.

Metodologia bem detalhada, com referências relevantes e citações de trabalhos estado-da-arte.

 

Compatibilidade das atividades com o cronograma

Atividades não detalhadas e incoerentes com o cronograma proposto.

Atividades pouco detalhadas ou cronograma com problemas significativos de compatibilidade

Atividades bem detalhadas e factíveis necessitando pequenas alterações para compatibilizar com o cronograma proposto.

Atividades bem detalhadas e factíveis coerentes com o cronograma proposto.

 

Clareza na definição do escopo, dos objetivos e justificativa

O escopo e os objetivos não estão definidos, não está claro quais conceitos serão empregados. A contribuição do trabalho para o tema é irrelevante.

O escopo e os objetivos estão confusos, não está claro quais conceitos serão empregados. A contribuição do trabalho para o tema é pouco relevante.

O escopo e os objetivos estão definidos, porém não há clareza dos conceitos a serem empregados. Ressalta a contribuição do trabalho para o tema.

O escopo e os objetivos estão bem definidos. Há definição clara dos conceitos empregados. Enaltece a contribuição do trabalho para o tema

 

Relevância do tema

Tema com nenhuma relevância.

Tema com alguma relevância ou tema ultrapassado.

Tema relevante porém não necessariamente atual na literatura.

Tema atual e relevante, sendo um tópico de interesse para pesquisadores e profissionais da área.

 

Adequação do tema com os objetivos de TCC1

Explora conceitos teóricos ou práticos de pelo menos um eixo do conhecimento dentro da área de Engenharia de Computação

Explora conceitos teóricos ou práticos de pelo menos um eixo do conhecimento dentro da área de Engenharia de Computação

Explora conceitos teóricos e práticos de pelo menos dois eixos do conhecimento dentro da área de Engenharia de Computação

Explora conceitos teóricos e práticos de diversos eixos do conhecimento dentro da área de Engenharia de Computação

 

Sequência e Coesão

Não sequencial e pouca organização.

Alguma organização, porém, sequência confusa.

Há uma organização sequencial; alguns itens confusos.

Apresenta organização e sequência de forma clara e lógica.

 

Clareza da redação e correção gramatical

Muitos trechos com problemas de redação que comprometem a clareza do texto.

Alguns trechos com problemas de redação que comprometem a clareza do texto.

Poucos trechos com problemas de redação que comprometem a clareza do texto.

Sem problemas de redação que comprometem a clareza do texto.

 

Estética e adequação aos aspectos formais e às normas da ABNT

Estética do texto incorreta, não adequada às normas da ABNT.

Texto com muitos problemas de formatação, que prejudicam a estética definida pela ABNT.

Texto com poucos problemas de formatação, que prejudicam a estética definida pela ABNT.

Texto sem muitos problemas de formatação; segue totalmente a norma definida pela ABNT.

 

Média Final

 


 

 

ANEXO  XI

TABELA DE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

Ficha de Avaliação da Monografia

 

0,0 (Insuficiente)

Até 5,0 (Regular)

De 5,1 a 8,0 (Bom)

De 8,0 a 10,0 (Ótimo)

Pontos

Detalhamento da metodologia e Revisão de Literatura

Metodologia não detalhada com referências insuficientes.

Metodologia não está clara ou adequada ao trabalho. Referências de baixa relevância ou em quantidade inadequada.

Metodologia descrita e adequada, com referências relevantes e suficientes.

Metodologia bem detalhada, com referências relevantes e citações de trabalhos estado-da-arte.

 

Resultados, discussão e conclusão

Resultados apresentados não cumprem os objetivos. Há inconsistências entre o objetivo e a conclusão do estudo.

Resultados apresentados cumprem parcialmente os objetivos. Apresenta algumas inconsistências entre o objetivo e a conclusão do estudo. As discussões não são relevantes e/ou coerentes com os resultados apresentados.

Resultados apresentados cumprem os objetivos. Há coerência entre o objetivo e a conclusão do estudo. Porém, as discussões apresentadas não são relevantes e/ou coerentes com os resultados apresentados.

Resultados apresentados são suficientes para para a consecução dos objetivos. Há coerência entre o objetivo e a conclusão do estudo. As discussões são relevantes e coerentes com os resultados apresentados.

 

Clareza na definição do escopo, dos objetivos e justificativa

O escopo e os objetivos não estão definidos, não está claro quais conceitos serão empregados. A contribuição do trabalho para o tema é irrelevante.

O escopo e os objetivos estão confusos, não está claro quais conceitos serão empregados. A contribuição do trabalho para o tema é pouco relevante.

O escopo e os objetivos estão definidos, porém não há clareza dos conceitos a serem empregados. Ressalta a contribuição do trabalho para o tema.

O escopo e os objetivos estão bem definidos. Há definição clara dos conceitos empregados. Enaltece a contribuição do trabalho para o tema

 

Relevência do tema

Tema com nenhuma relevância.

Tema com alguma relevância ou tema ultrapassado.

Tema relevante porém não necessariamente atual na literatura.

Tema atual e relevante, sendo um tópico de interesse para pesquisadores e profissionais da área.

 

Cumprimento dos objetivos propostos

Nenhum dos objetivos foi cumprido.

Pelo menos um dos objetivos foi cumprido.

Maioria dos objetivos foi cumprido.

Todos os objetivos propostos foram cumpridos.

 

Sequência e Coesão

Não sequencial e pouca organização.

Alguma organização, porém, sequência confusa.

Há uma organização sequencial; alguns itens confusos.

Apresenta organização e sequência de forma clara e lógica.

 

Clareza da redação e correção gramatical

Muitos trechos com problemas de redação que comprometem a clareza do texto.

Alguns trechos com problemas de redação que comprometem a clareza do texto.

Poucos trechos com problemas de redação que comprometem a clareza do texto.

Sem problemas de redação que comprometem a clareza do texto.

 

Estética e adequação aos aspectos formais e às normas da ABNT

Estética do texto incorreta, não adequada às normas da ABNT.

Texto com muitos problemas de formatação, que prejudicam a estética definida pela ABNT.

Texto com poucos problemas de formatação, que prejudicam a estética definida pela ABNT.

Texto sem muitos problemas de formatação; segue totalmente a norma definida pela ABNT.

 

Média da Avaliação da Monografia

 

 

 

Ficha de Avaliação da Apresentação Oral

 

0,0 (Insuficiente)

Até 5,0 (Regular)

De 5,1 a 8,0 (Bom)

De 8,0 a 10,0 (Ótimo)

Pontos

Organização, clareza, objetividade na apresentação e adequação ao tempo

Apresentação fora do tempo estabelecido.

Apresentação aborda o tema, mas de forma confusa e pouco objetiva.

Apresentação satisfatória mas alguns pontos não ficaram claros.

Apresentação clara e objetiva dentro do tempo estipulado.

 

Domínio do tema selecionado pelo acadêmico

Não tem domínio sobre o tema.

Demonstra compreensão, expõem e aborda do tema de modo raso.

Mostra ter domínio, faz exposição e aborda do tema de modo relevante.

Mostra domínio com profundidade, clareza na exposição e abordagem coerente sobre o tema.

 

Adequação explanatória à metodologia utilizada

A explicação não está alinhada com a metodologia empregada, apresentando informações inconsistentes ou contraditórias.

A explicação apresenta alguns elementos adequados à metodologia, mas pode faltar clareza ou detalhamento em certas partes.

As etapas e procedimentos metodológicos são apresentados de forma clara e bem articulada, fornecendo uma compreensão sólida da abordagem adotada.

A relação entre a explicação e a metodologia é clara e consistente, evidenciando uma abordagem rigorosa e fundamentada no desenvolvimento do trabalho.

 

Apresentação dos resultados obtidos

Não apresentou resultados.

Apresentou resultados em baixa quantidade ou qualidade e discussão com lacunas importantes.

Apresentou maioria dos resultados obtidos, com poucas ressalvas com relação à qualidade apresentação e discussão

Apresentou todos os resultados claramente e forma organizada, com boa qualidade gráfica e discussão adequada.

 

Respostas satisfatórias às questões da Banca

Não conseguiu responder aos questionamentos de forma adequada.

Respostas confusas, demonstrou não dominar o tema completamente.

Respostas parcialmente satisfatórias.

Respostas completamente satisfatórias.

 

Média da Avaliação da Apresentação Oral

 

 

 

ANEXO XII


DOCUMENTO MODELO PARA ATA DE DEFESA PÚBLICA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.



ATA DE DEFESA PÚBLICA no___________/___________
   

Aos dias_______do mês de _______ do ano de_______, às_______horas, na sala______________, reuniu-se a Comissão Examinadora de Defesa Pública, composta pelos membros citados abaixo, sob a presidência do(a) orientador(a), a fim de proceder a arguição do TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO do(a) discente___________________________________ , intitulado ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________ . Após a exposição, o(a) discente foi arguido oralmente pelos membros da Comissão Examinadora que decidiu:

( ) Aprovar sem alterações.

( ) Aprovar com alterações.

( ) Não aprovar

A nota final de avaliação foi _____.  Em caso de necessidade de alterações, o(a) discente tem o prazo de ___ dias para entregar a versão corrigida a(o) orientador(a). Nada mais havendo, foi lavrada a presente ata, que, após lida e aprovada, foi assinada pelos membros da Comissão Examinadora e pelo (a)discente.

 

 

Comissão examinadora

Assinatura

Orientador(a)

 

 

Avaliador(a) 1

 

 

Avaliador(a) 2

 

 

 

 

Discente

Assinatura

 

 

 

 

Apucarana,______de______de___________.

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ANDRE LUIZ TINASSI D AMATO, COORDENADOR(A), em (at) 09/11/2023, às 16:13, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23064.053342/2021-16 SEI nº 3778807