Boletim de Serviço Eletrônico em 30/10/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

COORD.PROG.POS-GRAD.ENG. MEC.E MATER.-CT

 

EDITAL PPGEM-CT 13/2023 - 1R

CREDENCIAMENTO DE NOVOS DOCENTES DO PROGRAMA - 1ª REABERTURA

 

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM-CT), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Câmpus Curitiba, torna público que no período de 01 até 30 de Novembro de 2023 estará aberta a inscrição para o credenciamento de novos docentes do Programa.

Para o credenciamento os candidatos devem atender aos requisitos especificados neste edital.

 

1. OBJETIVO DO EDITAL

Elaborar lista classificatória de candidatos ao credenciamento como docente permanente nos cursos de mestrado e doutorado do PPGEM-CT. O credenciamento de novos professores possui validade de dois (2) anos. A lista será divulgada no sítio do PPGEM-CT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct).

 

2. VAGAS

Serão ofertadas 5 (cinco ) vagas para o credenciamento de novos docentes, COMO VOLUNTÁRIO, para a categoria PERMANENTE ou COLABORADOR, sendo 2 (duas) vagas para a Área de Mecânica dos Sólidos, 2 (duas) vagas para a Área de Engenharia Térmica e , 1 (uma) vaga para a Área de Engenharia de Manufatura.

 

3. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

 Serão considerados elegíveis para o credenciamento os candidatos que satisfaçam os seguintes requisitos e condições:

a) ser professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR);

b) possuir doutorado em área correlata à área de concentração a qual pretende ingressar no PPGEM-CT;

c) ter produção científica relevante no período 2019 a 2022 na área das Engenharias III (cf. especificado no item 4 deste edital);

d) enviar a documentação especificada neste edital para o e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br até o dia 31 de novembro de 2023;

e) não atuar, no ato da inscrição, como docente credenciado permanente em mais de dois (2) Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

f) ter trabalhos (coorientação de mestrado e/ou doutorado) e/ou artigos com membros permanentes do PPGEM-CT.

g) participar como colaborador de pelo menos um projeto com membros permanentes do PPGEM-CT (comprovada por declaração do coordenador do projeto). 

 

4. PROCEDIMENTOS PARA CREDENCIAMENTO

A Comissão Permanente de Credenciamento-Descredenciamento-Recredenciamento do PPGEM-CT, designada pelas Portarias do Diretor-Geral nº 165, de 26 de março de 2020 e nº 255, de 13 de maio de 2020, determina o seguinte procedimento para o processo seletivo de credenciamento de novos docentes do PPGEM-CT:

a) Apresentar Plano de Trabalho/Pesquisa vinculado às linhas de pesquisa e projetos da área de interesse.

I) O plano deverá contemplar a infraestrutura necessária e disponível, bem como a contribuição e colaboração do docente no desenvolvimento de pesquisa e docência no âmbito do PPGEM-CT;

II) O Plano de Trabalho/Pesquisa deverá vir aprovado pela respectiva Área de Concentração. Propostas não aprovadas desclassificam o candidato. (Contato dos lideres de áreas: Área de Engenharia Térmica - COORDENAÇÃO PPGEM-CT <ppgem-ct@utfpr.edu.br>, Área Mecânica dos Sólidos - MARCO ANTONIO LUERSEN <luersen@utfpr.edu.br>, Área de Engenharia de Manufatura - MILTON LUIZ POLLI <polli@utfpr.edu.br>)

III) O Plano de Trabalho/Pesquisa será avaliado conforme relevância deste para o PPGEM-CT e a coerência das atividades de ensino, pesquisa e extensão propostas pelo candidato.

IV) Após seleção, o Plano de Trabalho/Pesquisa deverá ser homologado pelo colegiado do programa para a efetivação do cadastro do docente no PPGEM-CT.

b)  Apresentar cópia do diploma de Doutorado comprovando formação em Área de Concentração específica em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu credenciado pela CAPES. No caso de título obtido no exterior, a comprovação deverá ser realizada nos termos da legislação vigente.

c) Apresentar Curriculum Vitae (CV) atualizado do candidato, no formato Lattes/CNPq. No CV-Lattes o candidato deverá demonstrar experiência em docência e pesquisa.

d) Apresentar a planilha com a produção no período de 2019 a 2022 preenchida no formato do Apêndice I, em conformidade com as informações apresentadas no CV-Lattes do candidato.

e) Para ser credenciado, o docente deverá satisfazer também o critério abaixo:

Possuir o índice QTDM de produção no período 2019 a 2022 igual ou superior a 2,00, onde:

QTDM = 1,000*A1 + 0,875*A2 + 0,750*A3 + 0,625*A4 + 0,500*B1 + 0,375*B2 + 0,250*B3 + 0,125*B4 + 1,000*CPAT + 0,625*DPAT

onde A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3 e B4 são as quantidades de artigos publicados em períodos com as respectivas qualificações na lista de classificação de periódicos "Qualis 2017-2020" para efeitos do cálculo do indicador QTDM do PPGEM-CT, disponível no sítio Plataforma Sucupira; DPAT é o número de pedidos de depósitos de patentes e CPAT o número de concessões de patentes, nacionais ou internacionais.

I) Se o periódico não constar na lista e possuir indicador JCR, pode ser considerado: 

- A4 para JCR ≥ 1,0 e B1 para JCR < 1,0.

- A4 para CiteScore Scopus  ≥ 3,0 e B1 para CiteScore Scopus < 3,0  e  ≥ 1,5.

II) Artigos em periódicos sem classificação e/ou sem JCR ou com CiteScore Scopus inferior a 1,5 não serão computados.

f) Enviar a documentação especificada neste edital por e-mail para: ppgem-ct@utfpr.edu.br, até o dia 31 de novembro de 2023 (todos os arquivos deverão estar em formato PDF e o tamanho total dos arquivos não poderá exceder 14 Mb).

Os candidatos a docentes do PPGEM-CT inscritos neste edital serão classificados para preenchimento das vagas disponíveis com base no valor do QTDM (isto é, maior QTDM implica em melhor classificação), desde que o Plano de Trabalho tenha sido aprovado pela Área de Concentração.

 

5. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

5.1 Forma e local de divulgação do resultado

O resultado do processo de credenciamento será publicado na forma de uma lista de candidatos em ordem decrescente de pontuação, a qual será utilizada para definição da ordem de chamada dos candidatos para vinculação ao PPGEM-CT. A divulgação do resultado será realizada até às 18h00 do dia 10 de dezembro de 2023, por meio do sítio do PPGEM-CT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct).

 

5.2 Recursos

a) Recursos fundamentados relacionados ao resultado do processo de credenciamento serão aceitos até às 17h00 do dia 12 de dezembro de 2023, e deverão ser enviados através de mensagem por e-mail para a coordenação do PPGEM-CT pelo e-mail: ppgem-ct@utfpr.edu.br.

b) Havendo solicitação de recurso, o resultado final do processo de credenciamento será publicado até às 17h00 do dia 16 de dezembro de 2023, por meio do sítio do PPGEM-CT (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct).

 

6. VALIDADE DO CREDENCIAMENTO

Após selecionado no edital e se homologado pelo colegiado, o ingresso oficial como professor Permanente ou Colaborador ocorrerá a partir do momento em que o docente iniciar, como orientador principal, a orientação de um aluno do Programa.

O credenciamento terá validade de três (3) anos, sendo considerado o ano de credenciamento mais os dois (2) anos seguintes, independente do mês de início da orientação.

Ao final do terceiro ano o docente deverá participar normalmente do processo de recredenciamento do Programa. No entanto, até o final do quarto ano ele não será avaliado pelo critério de titulação de alunos.

Se durante o período de dois (2) anos o novo professor não iniciar a orientação de pelo menos 1 (um) aluno do Programa, a homologação do credenciamento será suspensa e o candidato deverá participar de novo edital de credenciamento.

 

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

O não cumprimento das normas definidas neste edital, ou em comunicados do PPGEM-CT, acarretará na eliminação do candidato do processo seletivo de credenciamento, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.

Os casos omissos neste edital serão decididos pelo Colegiado do PPGEM-CT.

Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste edital.

O presente edital será publicado no sítio do PPGEM-CT: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgem-ct.

 

 

Curitiba, 25 de outubro de 2023

 

LUCAS FREITAS BERTI - Coordenador do PPGEM-CT

ADMILSON TEIXEIRA FRANCO - Presidente da Comissão Permanente de Credenciamento, Descredenciamento e Recredenciamento de Docentes do PPGEM-CT

FRANCIS KANASHIRO MENEGHETTI - Diretor de Pesquisa e Pós Graduação - DIRPPG-CT

ROSSANA APARECIDA FINAU - Diretora Geral do Campus Curitiba da UTFPR


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCAS FREITAS BERTI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 25/10/2023, às 10:28, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ADMILSON TEIXEIRA FRANCO, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 25/10/2023, às 10:51, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 25/10/2023, às 11:36, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALEXANDRE MOECKEL, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em (at) 25/10/2023, às 17:50, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3801407 e o código CRC (and the CRC code) 94E72AE3.



 


Referência: Processo nº 23064.026987/2023-48 SEI nº 3801407