Boletim de Serviço Eletrônico em 27/12/2023

Ministério da Educação

​​UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS LONDRINA
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS LONDRINA
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS LONDRINA
PROG. POS-GRAD. TECNOL. DE ALIMENTOS

resolução PPGTAL-FB/LD - UTFPR nº 08, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2023

  

Aprovação da Resolução Interna que Regulamenta procedimentos para acompanhamento e avaliação dos docentes no Programa de Pós-Graduação Multicampi em Tecnologia de Alimentos - PPGTAL-FB/LD.

O COLEGIADO DO PROG. POS-GRAD. MULTICAMPI TECNOL. DE ALIMENTOS (PPGTAL-FB/LD) DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo Art. 25 do Regulamento Geral da Pós-graduação, e pelo Art. 22 do Regulamento Interno do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Alimentos Campi FB/LD,

CONSIDERANDO o Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução COUNI/UTFPR nº 78, de 14 de abril de 2022;

CONSIDERANDO o Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Tecnologia de Alimentos, aprovado pela Resolução COPPG nº127, de 27 de junho de 2023;

CONSIDERANDO a deliberação tomada em sua Reunião de Colegiado nº 43, de 13 de fevereiro de 2023;

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo n° 23064.060788/2022-88

RESOLVE:

 

Art. 1º  Aprovar, na forma do anexo, a Resolução Interna do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Tecnologia de Alimentos referente ao acompanhamento e avaliação dos docentes permanentes e colaboradores.

Art. 2º Revogar a Resolução Interna n° 08/2019  – PPGTAL, atualizado em 21/10/2020.

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no boletim de serviços da UTFPR.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALESSANDRA MACHADO LUNKES, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 27/12/2023, às 15:58, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3825113 e o código CRC (and the CRC code) FD4A3D78.



ANEXO I À Pós-Graduação: Resolução PPG Nº 08, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2023

RESOLUÇÃO INTERNA QUE ESTABELECE procedimentos para acompanhamento e avaliação dos docentes NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTICAMPI EM TECNOLOGIA DE ALIMENTOS - PPGTAL-FB/LD.

CAPÍTULO I

DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA

Art. 1º - A composição dos membros da CAAP será designada a cada quatro anos pelo Colegiado do PPPGTAL-FB/LD.

Parágrafo único: A CAAP estabelece os procedimentos desta Resolução em consonância com o Regulamento da pós-graduação stricto sensu da UTFPR (Deliberação Nº. 78/202022, de 14/04/2022), o Regulamento interno do PPGTAL (RESOLUÇÃO COPPG/UTFPR Nº 127, DE 27 DE JUNHO DE 2023) e a Ficha de Avaliação/CAPES da área de Ciência de Alimentos.

Art. 2º - Para o acompanhamento e avaliação dos docentes permanentes e colaboradores do PPGTAL-FB/LD, a CAAP solicitará as informações pertinentes na Ficha de Acompanhamento e Avaliação, a ser enviada antes do processo.

Parágrafo único: Os dados fornecidos pelos docentes também poderão ser utilizados como um documento oficial para subsidiar o preenchimento do Relatório da Plataforma Sucupira/CAPES.

 

CAPÍTULO II

DO ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS DOCENTES PERMANENTES

Art. 3º - O processo de acompanhamento e avaliação do docente permanente do PPGTAL-FB/LD será realizado anualmente, segundo os critérios do Anexo A, que foram estabelecidos conforme as métricas utilizadas na última avaliação quadrienal da pós-graduação realizada pela CAPES.

§1º. O docente deve atingir no mínimo o conceito “bom” em pelo menos um dos critérios 1 ou 2 e “regular” nos demais critérios do Anexo A.

§2º. Ministrar no mínimo 15h em disciplinas por ano, sendo que para o coordenador do programa este cumprimento poderá ser dispensado ou opcional.

 

Art. 4º - Caso o docente não atinja os critérios mínimos estabelecidos no Art. 3º, este será avaliado conforme segue:

I - Atingir como critério mínimo o conceito “Regular” em pelo menos três itens do Anexo A.

II - Ministrar no mínimo 15 h em disciplinas por ano.

III - Orientar pelo menos um estudante de Iniciação Científica e/ou Iniciação Tecnológica por ano.

IV - Ser coordenador de projeto de pesquisa vigente.

V - Ter bolsa de produtividade vigente no quadriênio.

VI - Ter convênio de cooperação técnico-científico com empresas privadas e/ou governamentais.

VII - Possuir intercâmbio de cooperação nacional e/ou internacional.

VIII – Colaborar com a gestão do Programa.

Parágrafo único: O docente deve atender os itens “I” e “II” (obrigatório) e no mínimo mais dois dos demais itens.

 

Art. 5º - O docente que não obtiver o conceito mínimo como regular nos critérios do Anexo A e consequentemente não atender os itens “I” e “II” (obrigatório) e no mínimo mais dois dos demais itens do Art. 4º, será informado pela CAAP e solicitado uma justificativa circunstanciada em até 07 (sete) dias consecutivos.

Parágrafo único: A não entrega no prazo estabelecido, acarretará no enquadramento do docente com conceito insuficiente.

 

CAPÍTULO III

DO ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS DOCENTES COLABORADORES

Art. 6º - O processo de acompanhamento e avaliação do docente colaborador do PPGTAL-FB/LD será realizado anualmente, segundo os critérios do Anexo A, que foram estabelecidos conforme as métricas utilizadas na última avaliação quadrienal da pós-graduação realizada pela CAPES.

 

Parágrafo único. O docente deve atingir no mínimo o conceito “Regular” em pelo menos três itens do Anexo A e,

em pelo menos dois itens relacionados abaixo:

I - Ministrar no mínimo 10h em disciplinas, anualmente, no Programa;

II - Orientar ou coorientar um aluno mestrado por vez no Programa;

III - Contribuir com a produção intelectual do Programa;

IV - Colaborar com a administração do Programa;

V - Orientar estudantes de Iniciação Científica e/ou Iniciação Tecnológica.

 

Capitulo IV

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 7º - O docente colaborador que for credenciado via Edital terá sua primeira avaliação após um ano de seu credenciamento como colaborador (período de carência).

 

Art. 8º - O docente permanente que for reenquadrado como colaborador não terá direito ao período de carência disposto no Art. 7º.

 

Art. 9º - Todos os docentes permanentes e colaboradores do PPGTAL-FB/LD deverão sempre atualizar o Currículo Lattes e preencher a ficha de avaliação, quando solicitado pela CAAP.

Parágrafo único: A não entrega nos prazos estabelecidos, acarretará no enquadramento do docente com conceito

insuficiente.

 

Art. 10. Caso o docente tenha um período de afastamento igual ou superior a 4 meses no ano, a avaliação e acompanhamento do ano poderá ser desconsiderada. 

 

Art. 11. Esta Resolução será reavaliada anualmente pela CAAP com base nas disposições da área de Ciência de Alimentos e histórico do PPGTAL-FB/LD. As alterações sugeridas pela CAAP deverão ser encaminhadas e apreciadas pelo Colegiado do PPGTAL-FB/LD.

 

Art. 12. Caberá a CAAP encaminhar os resultados da avaliação dos docentes ao Colegiado, nos prazos estabelecidos por esta, para providências quanto aos seus desempenhos no PPGTAL-FB/LD.

 

Art. 13. Os casos omissos a este documento serão deliberados pela CAAP e homologados pelo respectivo Colegiado.

 

ANEXO A

FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DOCENTE 2021-2024

Item

Descrição

Índice de referência*

1

(2.1.1*)

Total de artigos publicados em periódicos indexados com autoria e/ou participação de discentes ou egressos, titulados nos últimos 5 anos, qualificados pelos estratos A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3, B4 do Qualis, pela média de dissertações concluídas pelos docentes do programa no ano.

MUITO BOM ≥ 2,89

1,53 ≤ BOM < 2,89

0,13 ≤ REGULAR < 1,53

INSUFICIENTE < 0,13

2

(2.1.2*)

Total equivalente de produtos tecnológicos de discentes ou egressos com autoria e/ou participação de discentes ou egressos, pela média de dissertações concluídas pelos docentes do programa no ano.

MUITO BOM ≥ 190,95

104,58≤ BOM < 190,95

50,9 ≤ REGULAR< 104,58

INSUFICIENTE < 50,90

3

(2.4.1*)

Total de artigos publicados qualificados nos estratos A1, A2, A3 e A4 do Qualis, com autoria e/ou participação de discentes ou egressos (titulados nos últimos 5 anos), pela quantidade de docentes permanentes.

MUITO BOM ≥ 0,84

0,16 ≤ BOM < 0,84

0,0 < REGULAR < 0,16

INSUFICIENTE = 0,00

4

(2.4.2*)

Total produtos tecnológicos, com participação de discentes e/ou egressos (titulados nos últimos 5 anos), pela quantidade de docentes permanentes.

MUITO BOM ≥ 1,438

0,73 ≤ BOM < 1,438

0,0 < REGULAR < 0,73

INSUFICIENTE = 0,00

5

(2.5.3*)

Total de orientações concluídas

MUITO BOM ≥ 1,0

0,50 ≤ BOM < 1,0

0,25 ≤ REGULAR< 0,50

INSUFICIENTE < 0,25

*Codificação do item e do índice de referência retirado da ficha de avaliação da quadrienal da CAPES 2017-2020.

 


Referência: Processo nº 23064.060788/2022-88 SEI nº 3825113