Boletim de Serviço Eletrônico em 08/11/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CURITIBA

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - CT

 

EDITAL nº 80/2023

PROGRAMA DE APOIO AOS DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS DO CAMPUS CURITIBA DA UTFPR

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, conforme o que estabelece o presente Edital, as inscrições de bolsistas para o Programa de Apoio aos Departamentos Acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Curitiba.

 

1. DO OBJETIVO

1.1 - O presente Edital busca selecionar estudantes, regularmente matriculados, para atuarem no apoio aos Departamentos Acadêmicos do Campus Curitiba da UTFPR;

1.2 - Os estudantes selecionados atuarão no apoio as atividades administrativas, técnicas e didático-pedagógicas dos Departamentos Acadêmicos;

1.3 - O apoio será efetuado por meio da concessão de bolsas, no âmbito do Campus Curitiba da UTFPR, destinadas aos estudantes da graduação, regulamente matriculados.

 

2.DAS DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

2.1 - As despesas decorrentes do presente Edital estão previstas no Orçamento Geral da UTFPR para o exercício de 2023, conforme o Programa 2080 (Educação de Qualidade para Todos), da Ação 4002 (Assistência ao Estudante de Ensino Superior), para o pagamento de bolsas aos estudantes de Graduação.

2.2 - Serão concedidas bolsas no valor de até R$ 700,00 (setecentos reais) cada, para o período de 12 (doze)  meses, totalizando R$ 352.800,00 (Trezentos e cinquenta e dois mil e oitocentos reais)

2.2.1 - A concessão das bolsas de apoio aos estudantes dos cursos de graduação está condicionada ao atendimento das condições previstas neste edital e à disponibilização de dotação orçamentária referente à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023 para o Campus Curitiba da UTFPR.

 

3. DAS BOLSAS

3.1 - Os recursos da presente chamada serão destinados somente ao pagamento de bolsas aos  estudantes dos cursos de graduação do Campus Curitiba selecionados conforme cronograma disponível no item 4 do presente edital;

3.2 -  Os pagamentos serão realizado de acordo com o cronograma disponibilizado no Quadro 1.

 

Quadro 1 – Cronograma de Pagamento Previsto

 

Bolsa nº

Valor

Vigência

Mês de Pagamento

1

R$ 900,00

11/12/23 a 19/01/24

Fevereiro/2024

2

R$ 700,00

20/01/24 a 19/02/24

Março/2024

3

R$ 700,00

20/02/24 a 19/03/24

Abril/2024

4

R$ 700,00

20/03/24 a 19/04/24

Maio/2024

5

R$ 700,00

20/04/24 a 19/05/24

Junho/2024

6

R$ 700,00

20/05/24 a 19/06/24

Julho/2024

7

R$ 700,00

20/06/24 a 19/07/24

Agosto/2024

8

R$ 700,00

20/07/24 a 19/08/24

Setembro/2024

9

R$ 700,00

20/08/24 a 19/09/24

Outubro/2024

10

R$ 700,00 

20/09/24 a 19/10/204

 Novembro/2024

11

R$ 700,00

20/10/24 a 19/11/24

Dezembro/2024

12

R$ 500,00

20/11/24 a 11/12/24

Janeiro/2025

Total

R$ 8.400,00

 

 

 

3.3 – A bolsa será depositada em conta bancária, exclusivamente em nome do estudante selecionado. É de responsabilidade do estudante a abertura da conta bancária em seu nome, caso não possua.

3.4 - A conta poderá ser em qualquer banco, incluindo banco digital, com cadastro no Sistema de Transferência de Reservas (STR), que pode ser consultado na  lista disponibilizada pelo Banco Central do Brasil, em https://www.bcb.gov.br/pom/spb/estatistica/port/ASTR003.pdf

3.4.1 - A abertura da conta corrente ou conta poupança deverá ser providenciada pelo estudante, caso não a possua, e fica sob responsabilidade do bolsista inseri-la no Sistema de Alunos no Portal do Aluno da UTFPR (na aba de Dados Pessoais).

3.5 - Os discentes exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregaticio com a UTFPR e em regime de 15 (quinze) horas semanais presenciais.

3.5.1 – As atividades ocorrerão presencialmente, nos locais definidos pelo chefe de departamento e/ou professor orientador;

3.5.2 - Poderão ocorrer pagamento proporcionais da bolsa, em caso de não cumprimento da carga horária mínima semanal estabelecida;

3.5.3 – Os pagamentos somente serão realizados mediante a entrega do relatório de atividades mensais, devidamente assinado pelo professor orientador.

3.6 - As atividades dos bolsistas serão definidas pelo chefe de departamento e/ou coordenador de curso em comum acordo com o professor orientador, com base nos critérios estabalecidos no presente edital.

 

4. DO CRONOGRAMA

 

Atividade

Data/Período

Publicação do Edital

Até 08/11/2023

Inscrições dos candidatos

08/11/2023 a 19/11/2023

Seleção e Classificação dos Candidatos

20/11/2023 a 30/11/2023

Publicação do Resultado Preliminar

Até 01/12/2023

Recurso quanto a Resultado preliminar

02/12/2023 e 03/12/2023

Resultado dos Recursos

05/12/2023

Publicação dos Resultado Final

Até 05/12/2023

Entrega da Documentação

07/12/2023

Início das Atividades

11/12/2023

Término das Atividades e Entrega do Relatório Final

11/12/2024

 

5. DAS VAGAS

5.1 - Serão ofertadas no âmbito deste edital 42 (quarenta e duas) vagas para estudantes bolsistas.

5.2 – No Quadro 2 apresentamos o código de vaga, requisitos, descrição das atividades e professor orientador.

 

Quadro 2 - Descrições das Vagas

 

CÓDIGO DA VAGA

REQUISITO DA VAGA

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

PROFESSOR SUPERVISOR

DALIC1

Apoio período Vespertino - requisitos - ALUNOS DE COMORG OU DE LETRAS PORTUGUÊS (NOITE)

Apoio às atividades do departamento (COE, manutenção de laboratórios, atualização das redes sociais e páginas do departamento, auxiliar do LAPIS).

Andréia de Fátima Rutiquewiski Gomes

DALIC2

Apoio no período Noturno - ALUNOS DE LETRAS PORTUGUÊS (TARDE) OU DE LETRAS INGLÊS

Apoio às atividades do departamento (COE, manutenção de laboratórios, atualização das redes sociais e páginas do departamento, auxiliar do LAPIS).

João Augusto Moliani

DALEM1

Ser aluno(a) do curso Letras Inglês
Estar cursando o segundo período ou períodos acima do segundo

-Estudar o Exame Celpe-Bras e entender sua base teórica, sua constituição e os textos presentes nele;
-Assistir a produção de sínteses escritas, orais e audiovisuais que promovam o entendimento da prova por estrangeiros aprendizes de português;
-Apoiar a seleção de textos (Tarefas e Elementos Provocadores que serão base para a produção de atividades de ensino/aprendizagem de Português para Falantes de Outras Línguas);
-Contribuir com a revisão, formatação e revisão das atividades produzidas como Recursos Educacionais Abertos (REAs)
-Auxiliar algumas etapas de oficinas ou curso que visam fazer com que estudantes conheçam o Exame Celpe-Bras e façam práticas para essa prova.

Fernanda Deah Chichorro Baldin

DALEM2

Ser aluno de Letras e estar cursando ou ter cursado o terceiro período

Auxiliar a coordenação em atividades didático-pedagógicas; Estabelecer trocas de experiências e conversas com os alunos do curso; auxiliar na elaboração de materiais informativos do curso

Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque

DALEM3

Ter disponibilidade para participar das aulas no período noturno, estar matriculado em Letras Inglês

planejar, elaborar materiais didáticos e ministrar aulas de português para falantes de línguas distantes (árabes, russos e paquistaneses).

Elisa Novaski Cordeiro

DALEM4

i) ter disponibilidade de horário para participação no projeto; ii) ter experiência com pedagogias contra-hegemônicas; iii) ter participações anteriores em comissões executoras de projetos de extensão; iv) apresentar carta de apresentação e declaração de interesse no projeto (ambas em um mesmo documento), v) apresentar link do currículo na plataforma Lattes

realização de leituras, participação em reuniões regulares, escrita de resumos, resenhas e fichamentos, pesquisa e organização de materiais bibliográficos, produção de materiais didáticos, explicativos, informativos e de divulgação, organização de eventos, divulgação e organização das atividades e materiais do projeto.

Jaqueline Bohn Donada

DALEM5

Já ter cursado uma das literaturas de língua inglesa ( de preferência Lit. III, que trata do teatro elisabetano/jaimesco); ter disponibilidade de manhã ou tarde de sextas para participar de atividades ligadas ao projeto.

elaborar de material didático relacionado às peças de Shakespeare e sua aplicação na educação básica; aplicar atividades em oficinas em escolas públicas; alimentar e atualizar o site LETRAMENTO LITERÁRIO e o respectivo Instagram do projeto.

Marcia Regina Becker

DALEM6

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Letras Inglês

Elaboração e edição de materiais didáticos e REAs; planejamento, criação e administração de rede social

Andressa Brawerman Albini e Ana Maria dos S. G. F. Martins

DALEM7

Ser aluno da Licenciatura em Letras Inglês;

estudar a abordagem multissensorial, criar e organizar testes sobre multissensorialidade

Fabiana Vanessa Achy de Almeida

COTED1

Conhecimento em audiovisual: Operação com interface de áudio, câmeras automatizadas, transmissões ao vivo, montagem e operação de cenas no OBS studio. Automatização de áudio e vídeo. Podem concorrer a vaga estudantes de Design e Comunicação Organizacional.

 

João Paulo Kuzma

COTED2

Conhecimento em wordpress, CSS e demais ferramentas de design (Indesign, photoshop, illustrator). Vaga preferencial para estudantes de Design e Comunicação Organizacional

Assim, o projeto organizará todo o material já produzido até o momento pelas 4 edições anteriores do projeto-mãe, compreendendo recursos educacionais, relatos, artigos, trabalhos de conclusão de curso e oficinas

João Paulo Kuzma

DACOC1

Acadêmico de engenharia civil a partir do terceiro período, com disponibilidade no período vespertino.

Apoio às atividades da coordenação e departamento, e auxílio nas aulas de laboratório.

Renata Stramandinoli

DACOC2

Acadêmico de engenharia civil, a partir do terceiro período, com disponibilidade de horário no período vespertino.

Apoio às atividades da coordenação e departamento, e auxílio nas aulas de laboratório.

Renata Stramandinoli

DADIN1

Acadêmico dos cursos de Bacharelado em Design ou Tecnólogia em Design Gráfico

Auxiliar os professores nas aulas do laboratório de processos gráficos

Ivone Terezinha de Castro

DADIN2

Acadêmico dos cursos de Bacharelado em Design ou Tecnólogia em Design Gráfico

Apoio às atividades do  laboratório de Narrativas Visuais

Marcelo Publio

DAEFI1

Conhecimentos em Ginástica Laboral; nota na disciplina de qualidade de vida; coeficiente acadêmico amplo;

Aplicar atividades de Ginástica Laboral aos setores administrativos ad UTFPR sede centro.

Fabio Mucio Stinghen

DAEFI2

Conhecimento em mídias, vídeos, marketing e redes sociais; nota na disciplina de gestão de oportunidades ou similar; coeficiente acadêmico amplo;

Manutenção, criação e divulgação de informativos nas redes sociais do DAEFI; apoio aos professores nas mídias;

Fabio Mucio Stinghen

DAELN1

Acadêmico dos cursos de Engenharia Elétrica ou Mecatrônica ou Eletrônica ou Tecnologia de Sistema de Telecomunicações a partir do 4º período. Conhecimentos em circuitos elétricos, eletrônica digital e analógica e desenho assistido por computador

Auxiliar no desenvolvimento de kits didáticos aplicados em disciplinas de máquinas elétricas, acionamentos industriais, instrumentação industrial e afins. I) Apoiar o desenvolvimento de kits didáticos para ensaios de máquinas elétricas, acionamentos industriais e instrumentação industrial; II) Apoiar o desenvolvimento de roteiros para ensaio de soft-starter e inversores de frequência; II) Montar gabinetes contendo contactores e dispositivos para acionamento e proteção de motores de indução trifásicos; III) Desenvolver interface de entrada e saída (I/O) para servomotores; IV) Desenvolver retificadores controlados para acionamento de motor de corrente contínua; V) Desenvolver conversores CC-CC redutores de tensão para controle de velocidade de motor de corrente contínua; VI) Projetar e produzir peças utilizando impressora 3D; VII) Desenvolver, montar e aplicar ensaio de placas eletrônicas em circuito impresso; e, VIII) Realizar manutenção de equipamentos para instrumentação industrial e redes industriais.

Valmir de Oliveira

DAELN2

Acadêmico dos cursos de Engenharia Elétrica ou Mecatrônica ou Eletrônica ou Tecnologia de Sistema de Telecomunicações a partir do 4º período. Conhecimentos em circuitos elétricos, eletrônica digital e analógica e desenho assistido por computador

Atuação no EFAB - Prototipagem Eletrônica. I)Apoiar fabricação de Placas de Circuitos; II) Apoiar montagens eletrônicas e soldagem de placas; III) Elaborar inventario de material e componentes; IV) Organizar e executar atividades de manutenção dos laboratórios do EFAB; V) Executar atividades de manutenção elétrica e de equipamentos; VI) Apoiar disciplina de Desenho Eletrônico; VII) Apoiar aos Projetos de combate às doenças de contágio por vias aéreas; VIII) Apoiar Projetos de Extensão e de Iniciação Científica e Tecnológica.

Fernando C Castaldo

DAELN3

Acadêmico dos cursos de Engenharia Elétrica ou Mecatrônica ou Eletrônica ou Tecnologia de Sistema de Telecomunicações a partir do 4º período.

Atuação no LAB CQ012 - Desenho Técnico Aplicado e Desenho Eletrônico. I)Apoiar fabricação de Placas de Circuitos para as diciplinas de Desenho Técnico Aplicado e Desenho Eletrônico; II) Organizar o lab de prototipagem no lab CQ012 para as aulas de Desenho Técnico Aplicado e Desenho Eletrônico; III) Auxiliar nas aulas Desenho Técnico Aplicado e Desenho Eletrônico ministradas no lab CQ012; IV) Executar atividades de manutenção elétrica e de equipamentos do lab CQ012; V) Auxiliar os alunos em geral em suas atividades no Lab Livre.

Gabriel Kovalhuk

DAELN4

Saber programar em type script. Entender de Frontend e Backend (saber trabalhar com Firebase). Seria bom conhecer React e react Native. Mas também poderá dar apoio ao projeto Zeladoria.

Atuar no desenvolvimento do App/Aplicação de apoio ao projeto de extensão Amigos dos Jardinetes.

Simone Crocetti

DAELN5

Acadêmico dos cursos de Engenharia mecatrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação ou de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações cursando a partir do 4º período. Conhecimento e aplicação de projetos em impressoras 3D, apoio a manutenção de hardware e instalação de softwares nos laboratórios do DAELN-CT.

Atuação Sala MEI-U e laboratórios de Informática do DAELN. I) Atender demandas de TI dos laboratórios do DAELN-CT do Bloco CQ; II) Atender demanda de equipamentos das áreas administrativas do DAELNCT; III) Executar revisão preventiva dos laboratórios (anotar e separar, contabilizar e substituir equipamentos danificados - PRIORIDADE DATASHOWS); IV) Identificar pontos de rede que não funcionam; V) Organizar a sala de equipamentos do DAELN-CT ( fazer triagem de equipamentos); VI) Manutenção e reconfiguração de equipamentos (laboratórios e áreas administrativas do DAELN-CT); VII) Executar levantamento de itens faltantes para atender demandas dos Laboratórios do Bloco CQ; e, VIII) Atender demandas do projeto Zeladoria.

Tânia Lúcia Monteiro

DAELN6

Acadêmico dos cursos de Engenharia Mecatrônica ou Engenharia Eletrônica cursando a partir do 4º período. Conhecimentos em programação e eletrônica.

Atuação na manutenção de circuitos eletrônicos e equipamentos. I) Simular, montar e testar circuitos eletrônicos; II) Auxiliar nas atividades práticas que utilizam Arduino; III) Testar e montar circuitos com sensores industriais; IV) Projetar acessórios utilizando impressora 3D; IV) Realizar manutenção de módulos e equipamentos do laboratório CQ-107.

Simone Massulini Acosta

DAELT1

Acadêmico do curso de engenharia elétrica ou engenharia de controle e automação; uso de aplicativos básicos de computador (editor de texto, planilha eletrônica)

Auxílio nos processos acadêmicos (incluindo automação de alguns desses processos); auxílio no atendimento de alunos;

Marcelo de Oliveira Rosa

DAELT2

Acadêmico do curso de engenharia elétrica ou engenharia de controle e automação; uso de aplicativos básicos de computador (editor de texto, planilha eletrônica)

Auxílio nos processos acadêmicos (incluindo automação de alguns desses processos); auxílio no atendimento de alunos;

Rosangela Bach Rodrigues dos Santos

DAFIS1

Acadêmico do curso de Tecnologia em Radiologia e ter cursado as disciplinas de Anatomia 1 e 2

Apoio às atividades do departamento de Física e auxiliar nas atividades relacionadas as disciplinas de Anatomia 1 e 2

Fausto H. Matsunaga

DAFIS2

Acadêmico do curso de licenciatura em Física com conhecimento em programação em C++, montagem e manutenção de PC.

Apoio às atividades do departamento de Física e auxiliar nas atividades relacionadas aos laboratórios de computação do DAFIS

Fausto H. Matsunaga

DAINF1

Estar cursando Bacharelado em Sistemas de Informação ou Engenharia Computação.

Desenvolver um sistema para controle dos Estágio, realizados pelos alunos do Dainf.

Luiz Augusto Pelisson

DAINF2

Estar cursando Bacharelado em Sistemas de Informação ou Engenharia Computação.

Desenvolver um sistema para controle de Atividades de Extensão, realizadas pelos alunos dos cursos de BSI e EC.

Paulo Roberto Bueno

DAMAT1

Acadêmico de Engenharia de Computação ou Bacharelado em Sistemas de Informação. Disponibilidade no período matutino. Conhecimento em manutenção de computadores e instalação de softwares.

Suporte de TI para o DAMAT e colaborar nas atividades de manutenção do LIMAT.

Nara Bobko

DAMAT2

Acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática. Disponibilidade no período vespertino

Apoio às atividades desenvolvidas no LEMAT, organização do espaço e de materiais disponíveis no LEMAT, estudo acerca do uso, desenvolvimento e confecção de materiais didáticos manipuláveis para o ensino de Matemática nos diversos níveis, apoio às atividades da licenciatura que demandem a participação do LEMAT, sendo que estas atividades poderão ser ampliadas, reduzidas ou substituídas de acordo com a progressividade do bolsista e do currículo, sempre dentro das atribuições do cargo. Atualização do site do laboratório para a divulgação dos materiais do mesmo.

Luciana S Oliveira

DAFCH1

- Disponibilidade de horário;

- Ter cursado disciplina(s) do DAFCH;

-  Conhecimento em mídias sociais;

- Auxílio aos docentes;

- Manutenção geral no laboratório e equipamentos de informática;

- Administração e atualização de redes sociais do DAFCH;

- Auxílio em atividades da secretaria e chefia.

Mônica Helena Harrich Silva

DAEST1

Conhecimento básico de produção e pós edição de materiais audiovisuais. Conhecimento do Pacote Adobe ou similares.

Apoio na gravação e edição de vídeos. Criação da identidade visual e animação de projetos educacionais; Realizar formatação de textos em template previamente definido para roteiros; Realizar pesquisa de imagens, recursos audiovisuais, gráficos, tabelas etc.; Realizar a integração do conteúdo em plataforma específica (Youtube e Moodle); Conhecer e apoiar as demais atividades (Organização de agenda para gravações, organização do estúdio, auxílio em atividades administrativas). Operações com OBS, Premiere ou similares. Conhecimento básico de pós produção.

Mauricio Koubay do Amaral

DEPED1

Acadêmico a partir do 2º período em cursos de Licenciaturas da UTFPR, conhecimento: CANVA, Power Point, edição de vídeos, discord, edição de materiais, excel

Participar da Organização de eventos acadêmicos, acompanhar o programa de monitoria, produzir material para os cursos de licenciatura, acompanhar demandas do departamento, diagramar revista TRANSMUTARE

Jamile Cristina Ajub Bridi

DAMEC1

Acadêmico a partir do 2º período do curso de Engenharia Mecânica ou Mecatrônica da UTFPR, conhecimento: instalação de programas e hardwares, manutenção em pcs. Disponibilidade para atuar no DAMEC- sede ECOVILLE.

Dar suporte/manutenção em computadores/notebooks no DAMEC. As atividades contemplarão instalação de hardwares e softwares bem como a manutenção. As atividades serão realizadas na sede ECOVILLE- DAMEC

Laercio Javarez Junior

DAMEC2

Acadêmico a partir do 3º período do curso de Engenharia Mecânica ou Mecatrônica da UTFPR, conhecimento: Desenvolvimento de algoritmos, programação em python, c/c++, outras linguagens, Arduino, instalação de programas e hardwares, manutenção em pcs. Disponibilidade para atuar no DAMEC- sede ECOVILLE.

Desenvolvimento de dispositivos para o laboratório FMS, conectividade com internet, Indústria 4.0, IoT, dar suporte/manutenção em computadores/notebooks no lab. As atividades contemplarão instalação de hardwares e softwares bem como a manutenção. As atividades serão realizadas na sede ECOVILLE- DAMEC - Laboratórios: FMS, Robótica, Hidráulica e Pneumática.

Sidney Carlos Gasoto

DAQBI1

Acadêmico do curso de Bacharelado em Química/Química Ambiental ou Licenciatura em Química

Auxílio na preparação de aulas práticas e organização dos laboratórios de ensino

Tiago P Camargo

DAQBI2

Acadêmico do curso de Bacharelado em Química/Química Ambiental ou Licenciatura em Química

Auxílio na preparação de aulas práticas e organização dos laboratórios de ensino

Tiago P Camargo

DEAAU1

Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo, cursando a partir do 5° período. Disponibilidade nos períodos da manhã e/ou tarde. Conhecimento de diagramação, produção de material gráfico e áudio visual, e desenho digital. Desejável conhecimento básico de wordpress.

Colaborar nas atividades operacionais da coordenação e chefia. Realizar manutenção de páginas e redes sociais. Desenvolver material gráfico e audiovisual para Oficinas, Eventos, Projetos de Ensino, de Extensão, de Inovação e de Iniciação Científica e Tecnológica dos docentes do DEAAU. Auxiliar na organização de eventos acadêmicos.

Márcia Ferreira Prestes

DEAAU2

Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo, cursando a partir do 5° período. Disponibilidade nos períodos da manhã e/ou tarde. Conhecimento do Pacote Office, Auto Cad e CANVA.

Apoio as atividades do Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo. Colaborar nos levantamentos e solicitações de materiais. Colaborar nas atividades de inventário de patrimônio. Auxiliar nas atividades de manutenção do laboratório de informática, incluindo revisão preventiva dos computadores e levantamento de demandas. Participar da organização de eventos acadêmicos no DEAAU.

Stella Maris da Cruz Bezerra

DAGEE1

Comunicação, Design, Administração, Relações Públicas; Publicidade e Propaganda

Desenvolvimento de planos de comunicação para alcance dos objetivos do DAGEE/CT; Gestão das mídias sociais do departamento; Produção de conteúdo do departamento; Planejamento, organização e cobertura dos eventos do departamento; Entrevista e produção de conteúdo para publicação nas mídias sociais; Apoio em videoaulas operando o equipamento de videoconferência, realizando a gravação e edição de aulas que, posteriormente, serão disponibilizadas nas plataformas digitais; Apoio técnico antes, durante e depois das videoconferências; Auxiliar na manutenção e atualização do ambiente online dos programas; Apoiar na execução de rotinas operacionais dos professores na elaboração, montagem e realização de aulas nos ambientes de ensino a distância.

Thiago Cavalcante Nascimento

CAART1

Acadêmico dos cursos de graduação em Design ou Arquitetura ou Comunicação.

Apoio e acompanhamento na organização, produção e realização das ações do TUT (espetáculos, palestras, cursos, exposições, publicações, etc), produção de material de divulgação das atividades e manutenção de redes sociais, organização dos espaços, materiais e acervo documental do TUT.

Ismael Scheffler

 

6. DAS ATRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS

Constituem-se atribuições do Estudante selecionado neste edital:

 

7 - DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR

Constituem-se atribuições do Professor Orientador:

 

8 – DAS INSCRIÇÕES

8.1 – As inscrições ocorrerão no período de 08/11/2023 a 19/11/2023, conforme consta no Cronograma estabelecido no CRONOGRAMA.

8.2 - Para concorrer ao processo de seleção de bolsistas, o candidato deverá:

a) Estar regularmente matriculado em um curso de graduação da UTFPR, Campus Curitiba;

b) Não ser bolsista em qualquer outro programa, excetuando-se a Bolsa-Permanência e Auxílio Estudantil;

c) Não estar respondendo a Processo Administrativo Disciplinas Discente ou ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.

d) Atender aos requisitos da vaga pretendida.

8.3 - Somente será aceita uma inscrição por estudante mediante preenchimento do Formulário de Inscrição on-line disponibilizado no link https://forms.gle/npx1dWi8z9rdBbeE7

8.3.1 – No ato de inscrição, o estudante poderá optar por até dois departamentos/vagas, escolhidas em ordem de prioridade, para concorrer a apenas uma vaga remunerada.

8.3.2 - A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital.

8.3.3 - O candidato será excluído do processo de seleção se não enviar o Formulário de Inscrição on-line no prazo estabelecido no CRONOGRAMA ou se as informações prestadas não forem verdadeiras.

 

9. DAS ETAPAS DO EDITAL E OS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

9.1 - A etapa de seleção e classificação dos discentes bolsistas será integralmente conduzida pelo Departamento Acadêmico.

9.2 - poderão ser solicitados aos candidatos inscritos, por e-mail, documentação complementar  para efeitos de classificação e seleção.

9.2.1 - A critério da coordenação poderá ser agendada uma entrevista;

9.2.2 - Cabe ao chefe de departamento e/ou professor orientador, informar o resultado preliminar da seleção à DIRGRAD-CT, conforme CRONOGRAMA, para que seja publicada a lista preliminar de estudantes classificados.

9.3  - No Quadro 3 estão apresentados os critérios de seleção para cada uma das vagas constantes neste edital.

 

Quadro 3 - Critérios de Seleção

 

CÓDIGO DA VAGA

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

DALIC1

coeficiente

DALIC2

coeficiente

DALEM1

Ter disponibilidade de horário
Ter habilidade com o Canva e plataformas de criação e edição de conteúdo
Participar ou ter participado do Programa de Extensão PFOL ou programa/projeto semelhante (monitoria voluntária/bolsista) (não se trata de um critério eliminatório, mas será considerado na pontuação)
Participar ou ter participar de voluntariado no atendimento direto a pessoas (não se trata de um critério eliminatório, mas será considerado na pontuação

DALEM2

Ser aluno(a) do curso Letras Inglês; Estar cursando o terceiro período ou períodos acima do terceiro; Ter disponibilidade de horário; Ter habilidade com o Canva e plataformas de criação

DALEM3

1 - participação como voluntário nas aulas de PFOL;
2 - disponibilidade no período noturno;
3 - ter cursado a disciplina Ensino de PFOL 1;
4 - ter cursado a disciplina Ensino de PFOL 2
5 - ter cursado a disciplina GP PFOL.

DALEM4

i) disponibilidade de horário (1 ponto); ii) experiência prévia com pedagogias contra-hegemônicas (3 pontos); iii) experiência prévia em comissões executoras de projetos de extensão (3 pontos); iv) carta de apresentação e declaração de interesse (1 ponto); v) currículo Lattes (1 ponto); coeficiente de rendimento (1 ponto).

DALEM5

coeficiente de rendimento acadêmico; nota nas disciplinas de literatura de língua inglesa (média, no caso de haver cursado mais que uma); nota em Lit. de língua inglesa III (quando houver cursado); disponibilidade de horário para participação no projeto; participação em outros projetos de pesquisa ou extensão preferencialmente como voluntário/a; entrevista.

DALEM6

Coeficiente Acadêmico, experiência comprovada na elaboração de materiais didáticos, já ter cursado a disciplina de Prática de Ensino e Tecnologia 1

DALEM7

nota do candidato nas disciplinas afins; disponibilidade para atuar como bolsista; entrevista (podendo ser remota) a ser realizada em língua inglesa para atestar a proficiência do candidato; produção de um parágrafo acerca do interesse do conteúdo do projeto; participação como bolsista/monitor voluntário

COTED1

Avaliação de Portfólio e Entrevista

COTED2

Avaliação de Portfólio e Entrevista

DACOC1

CR e disponibilidade de horário.

DACOC2

CR e disponibilidade de horário.

DADIN1

CR e disponibilidade de horário.

DADIN2

CR e disponibilidade de horário.

DAEFI1

Documentos de cursos ou similares em Ginástica Laboral, experiências anteriores em G.L; nota na disciplina citada; coeficiente acadêmico amplo;

DAEFI2

Documentos de cursos ou similares em mídias, vídeos e correlatos, experiências anteriores em gestão de paginas web , redes sociais e similares;

DAELN1

Entrevista, experiências anteriores, avaliações de conhecimentos em eletrônica e elétrica, domínio dos instrumentos de medição em eletrônica e tempo disponível para as atividades da Bolsa.

DAELN2

Entrevista e/ou análise de currículo e/ou demonstração das habilidades requeridas para a vaga.

DAELN3

Entrevista e/ou análise de currículo e/ou demonstração das habilidades requeridas para a vaga.

DAELN4

Entrevista e/ou análise de currículo e/ou demonstração das habilidades requeridas para a vaga.

DAELN5

Entrevista e/ou análise de currículo e/ou demonstração das habilidades requeridas para a vaga.

DAELN6

Entrevista e/ou análise de currículo e/ou demonstração das habilidades requeridas para a vaga.

DAELT1

Seleção baseada em CR do aluno e sua disponibilidade

DAELT2

Seleção baseada em CR do aluno e sua disponibilidade

DAFIS1

Seleção baseada em CR do aluno e suas notas em Anatomia 1 e 2

DAFIS2

Seleção baseada em CR do aluno, entrevista e habilidades requeridas pela vaga.

DAINF1

A seleção será realizada através de entrevista e/ou análise de currículo e/ou demonstração das habilidades requeridas para a vaga.

DAINF2

A seleção será realizada através de entrevista e/ou análise de currículo e/ou demonstração das habilidades requeridas para a vaga.

DAMAT1

Análise de currículo/questionário comprovando as habilidades exigidas, período no curso e coeficiente de rendimento (peso 0,8 para alunos até o 3º semestre do curso, peso 1 para os alunos do 4º semestre em diante).

DAMAT2

A seleção e classificação dos candidatos será realizada por uma banca composta de no mínimo dois professores (supervisor e coordenação do curso). A classificação levará em conta: Desempenho na entrevista com a banca; Coeficiente de Rendimento;

DAFCH

- Análise do Coeficiente; Ter cursado disciplina(s) do DAFCH; Disponibilidade de horários; Entrevista remota ou presencial e conhecimento na área de mídias sociais;

DAEST1

A seleção será realizada através de entrevista, análise de currículo, e demonstração das habilidades requeridas para a vaga.

DEPED1

Coeficiente de rendimento + 1 ponto para cada certificados de cursos ou oficinas de edição, programação, design + 1 ponto para cada participação como membro de organização de eventos acadêmicos + 1 ponto para cada ano de experiências comprovadas em atividades a fim a vaga

DAMEC1

A seleção será realizada através de entrevista, análise de currículo, e demonstração das habilidades requeridas para a vaga.

DAMEC2

A seleção será realizada através de entrevista, análise de currículo, e demonstração das habilidades requeridas para a vaga.

DAQBI1

Ter sido aprovado nos seguintes conjuntos de disciplinas: 1) Química Fundamental e Fundamentos de Estrutura atômica e molecular, ou equivalentes OU 2) INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE QUÍMICA e QUÍMICA FUNDAMENTAL EXPERIMENTAL ou equivalentes com bom desempenho; tempo de curso; índice acadêmico e entrevista.

DAQBI2

Ter sido aprovado nos seguintes conjuntos de disciplinas: 1) Química Fundamental e Fundamentos de Estrutura atômica e molecular, ou equivalentes OU 2) INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE QUÍMICA e QUÍMICA FUNDAMENTAL EXPERIMENTAL ou equivalentes com bom desempenho; tempo de curso; índice acadêmico e entrevista.

DEAAU1

Avaliação do Currículo, Portfólio e Entrevista.

DEAAU2

Análise do currículo e entrevista

DAGEE1

Currículo, coeficiente e entrevista.

CAART

A seleção será realizada através de entrevista, análise de currículo considerando habilidades requeridas para a vaga.

 

10. DOS RESULTADOS

10.1 - Os resultados serão homologados e publicados pela Diretoria da Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Campus Curitiba, conforme CRONOGRAMA.

10.2 – Os resultados serão publicados na página da DIRGRAD-CT, no endereço eletrônico http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/curitiba.

10.3 - Em caso de desistência ou vacância, durante o período de vigência do edital, poderá ser convocado pela  chefia de departamento, com anuência da DIRGRAD-CT,  outro candidato, respeitando a ordem publicada no resultado final homologado.

 

11. DOS RECURSOS

11.1 - Após a divulgação do resultado o candidato poderá protocolar recurso quanto ao resultado apresentado, conforme período estabelecido no CRONOGRAMA.

11.2 - Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail dirgrad-ct@utfpr.edu.br, devidamente fundamentados, com assunto RECURSO EDITAL 80/2023 - DIRGRAD-CT.

 

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 - Os prazos constantes neste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

12.2 - As vagas não preenchidas poderão ser redirecionadas, conforme análise da DIRGRAD-CT, para outras demandas da diretoria.

12.3 - As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela DIRGRAD-CT, observada a legislação vigente.

12.4 - O candidato aprovado neste edital, para iniciar suas atividades na data prevista, deverá solicitar desvinculação de outros editais ou estágios, se for o caso.

12.5 - O presente Edital e os resultados de suas etapas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/curitiba

12.6 - Para as questões decorrentes deste Edital fica definido o Foro da Justiça Federal de Curitiba – Seção Judiciária do Paraná.

 

 

Curitiba, 07 de novembro de 2023.

 

Prof. Marcelo Souza Motta
Diretor de Graduação e Educação Profissional
UTFPR - Campus Curitiba
(assinado eletronicamente)

 

 

Profa. Rossana Finau

Diretora Geral

UTFPR - Campus Curitiba
(assinado eletronicamente)

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO SOUZA MOTTA, DIRETOR(A), em (at) 07/11/2023, às 21:44, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROSSANA APARECIDA FINAU, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 08/11/2023, às 00:57, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23064.058188/2022-50 SEI nº 3830444