Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS MEDIANEIRA DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-MD |
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EDITAL 27/2023 - DIRGRAD-MD
CHAMADA DE SELEÇÃO DE ALUNOS DO CAMPUS MEDIANEIRA DA UTFPR PARA CURSAR (OU PARA MATRÍCULA NA) A DISCIPLINA PROJETOS INOVADORES APLICADOS
A Diretoria de Graduação e Educação Profissional, no uso de sua atribuições, torna pública a chamada de seleção de alunos do campus Medianeira da UTFPR para cursar (ou para matrícula na) a disciplina Projetos Inovadores Aplicados, nos termos do presente edital, disponível em http://portal.utfpr.edu.br/editais#b_start=0&c6=medianeira.
VAGAS
Serão disponibilizadas 4 (quatro) vagas, por curso, para a disciplina semipresencial Projetos Inovadores Aplicados (PIA), para serem cursadas no primeiro semestre letivo do ano 2024, obedecendo às datas previstas em calendário acadêmico, para sua efetiva conclusão.
CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA PARTICIPAÇÃO
Ser estudante regularmente matriculado(a) em um dos cursos de Bacharelado (engenharia e BCC) ou Licenciatura ou Tecnologia ofertados no campus Medianeira da UTFPR;
Para as Engenharias de Alimentos, Elétrica e Produção, estar regularmente matriculado entre o sexto e o décimo período de seu curso, no momento da matrícula na disciplina (2024-1);
Para a Engenharia Ambiental, estar regularmente matriculado entre o sétimo e o décimo período de seu curso no momento da matrícula na disciplina (2024-1);
Para Ciência da Computação, regularmente matriculado entre o sexto e o oitavo período de seu curso no momento da matrícula na disciplina (2024-1);
Para a Licenciatura em Química, estar regularmente matriculado entre o quinto e o oitavo período de seu curso no momento da matrícula na disciplina (2024-1);
Para as Tecnologias de Alimentos e Gestão Ambiental, estar regularmente matriculado entre o quinto e o sexto período de seu curso no momento da matrícula na disciplina (2024-1);
Para a Tecnologia em Manutenção Industrial, estar regularmente matriculado entre o quarto e o sexto período de seu curso no momento da matrícula na disciplina (2024-1);
Possuir coeficiente de rendimento escolar normalizado igual ou superior a 0,5, no período de inscrições do presente edital.
2.1 O Perfil desejado do(a) aluno(a) a ser selecionado para cursar essa disciplina compreende as seguintes qualidades, habilidades ou competências:
Comprometimento;
Postura proativa;
Ética;
Capacidade de trabalhar em equipe;
Resiliência.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
Os alunos serão classificados por ordem decrescente, por meio de um coeficiente final, obtido pela soma simples dos seguintes componentes:
Item |
Pontuação |
Máximo |
Ter participado de programa/projetos institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET |
08 pontos a cada 4 meses de comprovação, sendo que na extensão deve ter uma carga mínima semestral de 32 horas |
24 pontos |
Publicação de artigos completos em eventos técnicos científicos relacionados ao seu curso de graduação ou institucionais. |
02 pontos por publicação |
08 pontos |
Programa de monitoria |
04 pontos a cada semestre completo de participação |
08 pontos |
Participado do centro acadêmico |
08 pontos a cada 12 meses de comprovação |
08 pontos |
Participado do DCE |
08 pontos a cada 12 meses de comprovação |
08 pontos |
Participado de empresa júnior |
0,5 ponto por mês de participação |
14 pontos |
Teve projeto no Hotel Tecnológico |
01 ponto a cada mês comprovado |
10 pontos |
Realização de estágio/emprego na sua área de formação |
2,5 pontos a cada 100 horas comprovadas |
10 pontos |
Atividade de voluntariado, devidamente comprovado por declaração da instituição onde a atividade foi realizada |
01 ponto a cada mês comprovado |
10 pontos |
Em caso de empate na classificação, terá preferência quem tiver maior coeficiente de rendimento escolar normalizado.
Obs: As atividades, elencadas no item 3 deste edital, efetuadas anteriormente ao ingresso do aluno na UTFPR, não serão computadas.
SELEÇÃO
Os alunos inscritos no processo de seleção deverão preencher um formulário disponibilizado no site http://meiu.md.utfpr.edu.br/ dentro do período de inscrição: 24/11 a 08/12/2023.
Os alunos deverão incluir o Anexo I (Ficha de inscrição) deste edital preenchido e com os documentos devidamente anexados.
Obs: É necessário o envio da ficha de inscrição e de todos os documentos comprobatórios digitalizados, em ordem, sob pena de desclassificação. Quando houver mais de uma inscrição por candidato, somente a última será considerada válida.
COMISSÃO DE SELEÇÃO
A comissão de seleção será formada pelos professores coordenadores da disciplina (Prof. Reginaldo Borges e Prof. Juliano Rodrigo Lamb).
MATRÍCULA NA DISCIPLINA
A Comissão de Seleção encaminhará à SEGEA-MD, a lista com os classificados, em número não superior ao de vagas previstas neste edital, para que se proceda o registro da matrícula.
A disciplina PIA possui uma carga horária total de 120h, sendo 30h executadas presencialmente e 90h executadas de maneira não-presencial. A carga presencial corresponde a reuniões gerenciais de planejamento e acompanhamento dos projetos. A carga não-presencial contempla o desenvolvimento das atividades pelos alunos.
A carga horária presencial da disciplina Projetos Inovadores Aplicados será ofertada nos seguintes horários: 2T4 e 2T5. No entanto, é necessário que o aluno possua disponibilidade para participar de visitas e reuniões na empresa vinculada ao projeto, as quais ocorrerão durante o período diurno. O número de visitas e reuniões será definido de acordo com as necessidades específicas de cada projeto.
Com o objetivo de promover a integração entre as equipes e a multidisciplinaridade, os professores também estarão disponíveis nos horários 2T2 e 2T3. Isso permitirá aos alunos agendar suas reuniões durante esses horários, no espaço MEI-U localizado no bloco A. Essas reuniões serão utilizadas para cumprimento e verificação da carga horária não presencial.
É de responsabilidade do aluno aprovado não se matricular em outras disciplinas que causem conflito de horário com os períodos acima descritos ou que excedam a carga horária total permitida.
DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS E INTERPOSIÇÃO DE RECURSO:
7.1 Divulgação do resultado: até as 18h00 do 12/12/2023 publicado na página de editais do campus (http://portal.utfpr.edu.br/editais#b_start=0&c6=medianeira).
7.2 Interposição de recurso: deve ser solicitada oficialmente, através do endereço eletrônico dirgrad-md@utfpr.edu.br, até as 23h59 do dia 14/12/2023 endereçado ao Diretor de Graduação do campus MD.
7.3 Divulgação da classificação final: até as 18h00 do dia 15/12/2023, publicada na página de editais do campus (http://portal.utfpr.edu.br/editais#b_start=0&c6=medianeira).
7.4 O(a) candidato(a), ao se inscrever para a disciplina declara conhecer o caráter da mesma e se compromete a levar a bom termo a disciplina.
7.5 Os casos omissos nesta Chamada de Seleção serão deliberados pela Comissão de Seleção.
7.6 Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Foz do Iguaçu-PR, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.
7.7 Este edital, possíveis adendos ou novos editais de alterações no edital original, assim como seus resultados de seleção, interposição, classificação final, serão publicados no site da UTFPR (http://portal.utfpr.edu.br/editais#b_start=0&c6=medianeira).
7.8 Os alunos que porventura se inscreverem no processo de seleção e não atenderem o item 2 deste edital, não serão matriculados no Sistema Acadêmico.
7.9 Em caso de não preenchimento das vagas em um curso, estas vagas poderão ser remanejadas para outros cursos em que houver lista de excedentes, a critério da comissão de seleção.
INFORMAÇÕES
8.1. Sobre a disciplina acessar o link http://meiu.md.utfpr.edu.br/ .
Medianeira, 22 de novembro de 2023.
(Assinado Eletronicamente)
EDUARDO EYNG
Diretor de Graduação e Educação Profissional
UTFPR - campus Medianeira
CLAUDIO LEONES BAZZI
Diretor Geral
UTFPR - campus Medianeira
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EDUARDO EYNG, DIRETOR(A), em (at) 22/11/2023, às 16:04, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIO LEONES BAZZI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 23/11/2023, às 09:53, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3863047 e o código CRC (and the CRC code) DA3F425A. |
ANEXO I do Edital 27/2023 – Dirgrad-MD
FICHA DE INSCRIÇÃO
ENTREGAR PREENCHIDO
Instruções de preenchimento:
Preencha essa ficha com a pontuação correspondente às atividades desempenhadas;
Insira cada documento comprobatório como imagem na sequência e em ordem discriminada na tabela;
Certifique-se que os documentos estão legíveis;
Salve o seu documento no formato .PDF;
Compacte a ficha de inscrição com os documentos comprobatórios em um único arquivo .ZIP e envie pelo site http://meiu.md.utfpr.edu.br/.
Candidato:________________________________________________
RA:_______________________________________________________
Atividades classificatórias
Discriminação da atividade |
Pontuação |
Pontos Declarados |
Pontos Homologados (não preencher) |
Ter participado de programa/projetos institucionalizado de iniciação científica e/ou iniciação tecnológica e/ou extensão e/ou PET |
08 pontos – a cada 4 meses de comprovação, sendo que na extensão deve ter uma carga mínima semestral de 32 horas (max de 24 pontos) |
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Publicação de artigos completos em eventos técnicos científicos relacionados ao seu curso de graduação ou institucionais. |
02 pontos por publicação - (max 08 pontos) |
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Programa de monitoria |
04 pontos a cada semestre completo de participação – (max 08 pontos) |
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Participado do centro acadêmico |
08 pontos a cada 12 meses de comprovação - (max 08 pontos) |
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Participado do DCE |
08 pontos a cada 12 meses de comprovação - (max 08 pontos) |
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Participado de empresa júnior |
0,5 ponto por mês de participação - (max 14 pontos) |
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Teve projeto no Hotel Tecnológico |
01 ponto a cada mês comprovado - (max de 10 pontos) |
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Realização de estágio/emprego na sua área de formação |
2,5 pontos a cada 100 horas comprovadas - (max de 10 pontos) |
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Atividade de voluntariado, devidamente comprovado por declaração da instituição onde a atividade foi realizada |
01 ponto a cada mês comprovado - (max de 10 pontos) |
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TOTAL |
Coeficiente Acadêmico
Coeficiente Acadêmico Normalizado |
Coeficiente Acadêmico x 2 |
Coeficiente Acadêmico Homologado (não preencher) |
TOTAL |
TOTALIZAÇÃO (preenchimento pelos docentes responsáveis pela disciplina)
Pontuação Atividades Homologadas |
Coef. Acadêmico Homologado |
Pontuação Total |
TOTAL |