Boletim de Serviço Eletrônico em 30/11/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PONTA GROSSA

PROGRAMA DE POS-GRAD. EM ENG. QUIMICA-PG

 

EDITAL nº 39/2023-DIRPPG

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa (PPGEQ-PG), torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de alunos para o curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia Química, turma 2024-1. O PPGEQ - PG está organizado em uma área de concentração e duas linhas de pesquisa, a saber.

Área de Concentração: Desenvolvimento de Processos.
Linhas de Pesquisa
a) Reatores e Biocombustíveis;
b) Processos de Separação e Tecnologia Ambiental.


1. Das Inscrições
1.1 - O processo de inscrição compreende o preenchimento online da ficha de inscrição e a submissão da documentação solicitada no item 1.4, no período 10 de dezembro de 2023 a 15 de fevereiro de 2024;
1.2 - A ficha de inscrição online encontra-se disponível, no link abaixo:

https://sistemas2.utfpr.edu.br/dpls/sistema/acad06/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=6&p_curscodnr=83&p_cursoanonr=2024

1.3 - Serão admitidos, para inscrição, graduados ou graduandos (que estejam cursando o último período de seu curso) com formação em cursos das seguintes áreas: engenharias e áreas afins.
1.4 - A Confirmação das inscrições será realizada no período compreendido entre 16 e 17 de fevereiro de 2024, mediante a conferência da submissão online, em arquivo PDF, da documentação requerida nas alíneas a, b, c, d, e, f, g, através da página: http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato, na qual o candidato deverá realizar primeiramente o seu cadastro.
a) Ficha de inscrição gerada ao final do preenchimento on-line, conforme o subitem 1.2;
b) Documento de identificação, para brasileiros, que especifique RG e CPF, com foto e órgão expedidor/UF.
c) Diploma de graduação ou documento equivalente, ou, no caso de candidatos concluintes do curso de graduação no ano letivo em que ocorrer processo de seleção de candidatos será aceita declaração de concluinte emitida pela IES (Instituição de Ensino Superior) de origem;

d) Histórico escolar do curso de graduação especificado na alínea “c”;
e) Currículo Lattes com documentos comprobatórios conforme quadro do item 2.2.2. Não serão aceitos em nenhuma hipótese outros tipos de currículos. Observações: O currículo na Plataforma Lattes está disponível em http://lattes.cnpq.br/
g) Texto dissertativo contendo um breve resumo da experiência profissional e acadêmica, e quais as expectativas com o mestrado.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES REFERENTES À SUBMISSÃO DOS DOCUMENTOS
• Na página de submissão de documentos para inscrição, antes de submeter a documentação, o candidato deverá certificar-se de que todos os arquivos foram inseridos corretamente;
• Os documentos inseridos devem estar legíveis;
• Após realizar a submissão dos documentos o candidato deverá imprimir ou salvar em arquivo o comprovante;
• A inobservância dos itens acima especificados implicará na eliminação do candidato do processo de seleção.

2. Vagas

A relação das linhas de pesquisa aceitas no ato de inscrição estão apresentadas na Tabela 1.

Tabela 1- Linhas de pesquisa do PPGEQ-PG

Linha de pesquisa

Vagas

Reatores e Biocombustíveis

02

Processos de separação e Tecnologia ambiental

05

2.1. Do número total de vagas ofertadas, 30% (trinta por cento) são exclusivas para pessoas autodeclaradas negras, de acordo com a classificação prevista na Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022;

2.1.1. No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para negros (pretos ou pardos) deverá entregar autodeclaração em que se enquadra nesta categoria.

2.2. No caso de inscrição de ao menos uma pessoa autodeclarada indígena, será adicionada 01 vaga  no número total de vagas, de acordo com a classificação prevista na Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022;

2.2.1. No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para indígenas deve entregar, ao menos um dos seguintes documentos:

            I. Cópia do registro administrativo de nascimento indígena (RANI); ou 

            II. Declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena e assinada pela liderança competente.

2.3. No caso de inscrição de ao menos uma PCD, será adicionada 01 vaga no número total de vagas de acordo com a classificação prevista na Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022;

2.3.1. No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para pessoa com deficiência deve entregar os seguintes documentos:

         I. atestado médico emitido nos últimos 12 (doze) meses ou laudo de deficiência permanente, assinado por um médico especialista na área da deficiência alegada pelo candidato, contendo o grau ou nível de deficiência, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID) e um parecer do médico contendo as necessidades específicas, considerando as peculiaridades da deficiência;

        II. exame de audiometria para candidatos com deficiência auditiva, realizado nos últimos 12 (doze) meses e parecer específico com restrições e/ou recomendações;

        III. exame oftalmológico em que constem a acuidade visual para candidatos com deficiência visual, realizado nos últimos 12 (doze) meses e parecer específico.

2.4.  Os candidatos indígenas ou com deficiência, que optarem pelas cotas, concorrerão exclusivamente a estas vagas reservadas.

2.5 - Os candidatos deverão escolher pelo menos um recomendante para enviar ao Programa de Pós- Graduação em Engenharia Química uma carta de recomendação, confidencial, em formulário próprio, a ser preenchida pelo recomendante até o término do período de inscrição. É de responsabilidade do candidato enviar o modelo da carta de recomendação, disponível na página http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/documentos/formularios, ao recomendante. Este deve enviar de seu e-mail institucional para o e-mail do programa (ppgeq- pg@utfpr.edu.br);

2.6 - Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas ao processo de inscrição, dispondo o PPGEQ-PG do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa, preenchimento integral e legível do formulário e documentos e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

2.7 - A LISTA PRELIMINAR das inscrições homologadas será publicada no site http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/strictosensu/ppgeq-pg/editais, no dia 19 de fevereiro de 2024, até às 18 horas;

2.8 - Recursos relacionados à homologação das inscrições serão aceitos até às 18 h do dia 20 de fevereiro de 2024, e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, em formato PDF, na página http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato, acessando a em “ÁREA DO CANDIDATO”. O formulário no formato “.doc” para fins de recurso encontra-se disponível na página: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/documentos/formularios

2.9 - Após a análise do(s) recurso(s), se ocorrer; o RESULTADO FINAL das inscrições homologadas será publicado no dia 21 de fevereiro de 2024, até às 18 horas na página http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/editais

2.10 - Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital.

3. Critérios de seleção
3.1 - Para classificação dos candidatos serão considerados:
a) Texto dissertativo;
b) Currículo Lattes.
3.2 - A seleção dos candidatos será realizada em 2 (duas) etapas, sendo a classificação final descrita no item 2.10, feita pela média ponderada da pontuação obtida em cada uma das etapas, conforme explicitado abaixo:
3.2.1 - A primeira etapa do processo seletivo constará da avaliação do Texto dissertativo, com um total máximo de 100 pontos, distribuídos conforme Tabela 2.


Tabela 2- Pontuação do Texto dissertativo

Critérios para a avaliação de desempenho do candidato

Máximo

Redação, clareza e consistência

20

Justificativa dada pela escolha do programa de Mestrado

20

Justificativa dada pela escolha da linha de pesquisa

20

Demonstração de conhecimentos na área pretendida

20

Clareza e desenvoltura na apresentação oral

20

O texto dissertativo do candidato será questionado durante a apresentação e defesa, que poderá ocorrer por videoconferência. Essa etapa tem por objetivo a avaliação do candidato, de suas potencialidades e pretensões. Na apresentação e defesa do texto dissertativo haverá uma banca constituída por no mínimo 2 (dois) professores. O não comparecimento do candidato à apresentação e defesa na data e horários definidos e publicados em edital na página do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, implica na sua eliminação do processo de seleção.


3.2.2 - A segunda etapa constará da análise do Currículo Lattes do candidato, com um total máximo de 100 pontos, conforme Tabela 3.

Tabela 3 - Pontuações para análise curricular

 Item

Pontuação Unitária

Pontuação Máxima

Participação em Projeto de iniciação Cientifica, Extensão e/ou Dupla diplomação, por

semestre.

5

20

Monitoria, por semestre

2.5

10

Publicação em periódicos

5

20

Publicação em anais de eventos

2.5

5

Capítulo de livro e Organização de livro

2

10

Publicação de livro

5

10

Organização de eventos técnico-cientificos

2.5

5

Participação em eventos técnico-cientificos

1

5

Prêmios na área de Engenharia.

2.5

5

Participação como ministrante em minicursos, cursos, oficinas e palestras.

2

10

Somente serão consideradas as publicações e atividades constantes no quadro acima, referente ao período de 2017 a 2023. Os comprovantes não precisam ser autenticados.
3.3 - A classificação final será feita por linhas de pesquisa em que o candidato se inscreveu, e obedecerá a seguinte equação de classificação:
PONTUAÇÃO OBTIDA = [(Pontuação do Texto dissertativo x 4) + (Pontuação do Currículo x 2) ] / 6.

3.4 - Critérios de desempate será a maior pontuação em periódicos, persistindo o empate será selecionado o candidato de maior idade.


4. Resultado
4.1 - A lista preliminar dos candidatos selecionados para a apresentação e defesa do Texto dissertativo, será divulgada no dia 23 de fevereiro de 2024, até as 18 horas na página: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/editais
4.2 - Os recursos referentes a esta fase serão aceitos no dia 24 de fevereiro de 2024 e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, em formato PDF, na página http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato , acessando-a em “ÁREA DO CANDIDATO”. O formulário no formato “.doc” para fins de recurso encontra-se disponível na página: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/documentos/formularios
4.3 - Após a análise dos recursos será publicado o cronograma para as defesas dos Textos dissertativos no dia 26 de fevereiro de 2024, até as 18 horas na página do PPGEQ do Câmpus Ponta Grossa da UTFPR: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/strictosensu/ppgeq-pg/editais
4.4 - A defesa do Texto dissertativo acontecerá no dia 28 de fevereiro de 2024. Em horário que será especificado na relação de candidatos selecionados.
4.5 - Lista preliminar dos candidatos selecionados será divulgada no dia 04 de março de 2024, até às 18 horas na página do PPGEQ do Câmpus Ponta Grossa da UTFPR: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/editais
4.6 - Os recursos referentes a esta fase serão aceitos até o dia 05 de março de 2024 e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, em formato PDF, na página http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato , acessando-a em “ÁREA DO CANDIDATO”. O formulário no formato “.doc” para fins de recurso encontra-se disponível na página: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/documentos/formularios
4.7 - Após a análise dos recursos, será publicada a lista com o resultado final da seleção no dia 07 de março de 2024, até as 18 horas na página do PPGEQ do Câmpus Ponta Grossa da UTFPR e: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/strictosensu/ppgeq-pg/editais


5. Matrícula
5.1 - As datas para matrícula serão divulgados juntamente com o RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO, especificado no item 4.7.
5.2 - Para matrícula, os candidatos selecionados deverão encaminhar para o e-mail: ppgeq-pg@utfpr.edu.br, com o assunto: Matrícula PPGEQ - 2024/1, cópia dos documentos abaixo:

IMPORTANTE: Os documentos devem ser encaminhados individualizados (arquivos separados) e obrigatoriamente em formato PDF/A, perfeitamente legíveis, sem cortes ou rasuras, não serão aceitas fotografias de documentos. Sugestão de link para conversão dos arquivos para PDF/A: https://avepdf.com/pt/convert-to-pdfa

 a) Documento de identificação, para brasileiros, que especifique RG e CPF, com foto e órgão expedidor/UF.

 b) Certidão de Nascimento ou Casamento.

 c) Diploma de curso de Graduação, frente e verso, ou declaração de Conclusão de Curso assinada pelo representante IES de Graduação. A declaração de conclusão do curso de Graduação é aceita para a matrícula, porém é necessária a apresentação do Diploma em até 1 (um) ano após a matrícula no curso. O discente será desligado do curso se não apresentar a documentação obrigatória.

 d) Histórico escolar do curso de Graduação com informação de Coeficiente de Rendimento ou equivalente.

5.3 Os candidatos estrangeiros devem apresentar os documentos descritos em 5.2, com as seguintes variações:

  a) Documento de identificação estrangeiro.

  b) Diploma de Graduação, reconhecido no Brasil, ou com o selo consular da Embaixada Brasileira no verso, ou com o selo de Apostilamento de Haia;

A documentação de candidatos estrangeiros pode ser aceita nos idiomas: Inglês, Francês e Espanhol. Documentos estrangeiros em outros idiomas devem ser apresentados com tradução juramentada.

5.4. A efetivação da matrícula está condicionada a apresentação dos documentos originais ou cópias autenticadas em cartório descritos no item 5.2 e/ou 5.3, para autenticação das cópias encaminhadas por email, no Endereço: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa - DIRPPG,  Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330, Bloco E, Piso Superior, Jardim Carvalho, CEP: 84017-220, Ponta Grossa - PR, Telefone +55 (42) 3235-7042. Horário: 8:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30.

O discente que não realizar o procedimento de conferência será impossibilitado de ingressar no curso.

Para os documentos gerados originalmente em meio digital, nos quais é possível a conferência através de link/QR Code de verificação da autenticidade, é dispensada a apresentação dos originais/cópias autenticadas.

Para os documentos autenticados por meio digital em cartório é dispensada a apresentação dos originais/cópias autenticadas.

5.5 - Considera-se o aluno regularmente matriculado no PPGEQ, após a confirmação da matrícula e após a obtenção de Registro Acadêmico (RA) no Sistema Acadêmico da UTFPR. Entende-se que o aluno está ciente e de acordo com o regulamento vigente do Programa disponível em http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/documentos/.

5.6 - Perderá o direito à vaga o candidato que:
a) Não efetuar sua matrícula no PPGEQ-PG no período estabelecido;
b) Deixar de apresentar a documentação exigida ou não observar os procedimentos estabelecidos neste Edital.

5.7 - Poderão ser chamados candidatos em segunda chamada.


6. Validade
A seleção, ora descrita, terá validade somente para a turma do curso de Mestrado Engenharia Química a que se refere o presente Edital.


7. Diploma
Ao aluno concluinte do curso de mestrado em Engenharia Química da UTFPR-PG aprovado, conforme Regulamento Acadêmico do referido Curso, será conferido Diploma de Mestre em Engenharia Química com área de concentração em Desenvolvimento de Processos.


8. Disposições gerais
8.1 - Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, o não cumprimento das normas definidas neste edital ou no regulamento e comunicados do PPGEQ.
8.2 - Os casos omissos neste Edital serão decididos pelo Colegiado do PPGEQ.
8.3 - Fica estabelecido que a solução de eventuais litigios, resultantes de respostas de recursos interpostos dentro da esfera administrativa em quaisquer etapas deste processo seletivo, ou casos omissos considerados como solvidos de maneira insatisfatória pelo Colegiado do PPGEQ, será realizado pelo Foro da Justiça Federal, Seção Judiciária do Paraná, Subseção Judiciária de Curitiba.
8.4 - O presente edital será publicado até 01 de dezembro de 2023, na página do PPGEQ: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgeq-pg/editais

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JULIANA MARTINS TEIXEIRA DE ABREU PIETROBELLI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 27/11/2023, às 15:42, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROZANE DE FATIMA TURCHIELLO GOMEZ, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em (at) 28/11/2023, às 09:02, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23064.048807/2023-89 SEI nº 3864145