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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR - CAMPUS TOLEDO |
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Instrução Normativa COEBB-TD/UTFPR nº 6, de 04 de dezembro de 2023
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Dispõe sobre as normas complementares para as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Toledo. |
O COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA DO CAMPUS TOLEDO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR), nomeado pela Portaria de Pessoal GADIR-TD/UTFPR nº 242, de 16 de dezembro de 2021, no uso das competências conferidas à função pelo Regulamento do Colegiado de Curso de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, aprovado pela Resolução 103/2019, COGEP, de 27 de novembro de 2019;
Considerando a RESOLUÇÃO COGEP/UTFPR Nº 180, DE 5 DE AGOSTO DE 2022 ;
Considerado a Instrução Normativa PROGRAD 8, de 26 de novembro de 2021;
Considerando o que consta no processo SEI nº 23064.032130/2022-86;
RESOLVE:
Art. 1º Esta Instrução Normativa estabelece as normas e as diretrizes para elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC) no âmbito do curso de ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA do Campus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS
Art. 2º O tema do TCC deve estar relacionado com a área de atuação do Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia, podendo ser:
1) Desenvolvimento de sistemas, produtos, componentes ou processos biotecnológicos;
2) Desenvolvimento de soluções na gestão de processos de produção ou de serviço;
3) Desenvolvimento de projetos de instalação, processo ou equipamentos de bioprocessos industriais;
4) Pesquisa científica em áreas de atuação do engenheiro de bioprocessos e biotecnologia;
Art. 3º O desenvolvimento do TCC pode ser individual ou em equipe multidisciplinar de até 3 alunos, desde que acordado com o Professor Orientador.
CAPÍTULO II - DOS ENCAMINHAMENTOS
Art. 4º Os alunos matriculados na disciplina TCC 1 deverão escolher um professor orientador para o TCC. A escolha do orientador deverá ser formalizada ao professor da Disciplina TCC 1 mediante a entrega do Termo de Apresentação de Proposta de TCC e Compromisso da Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (ANEXO 1), que deverá validar a escolha dos orientadores e comunicar ao professor responsável pelo TCC (PRATCC).
Art. 5º Professores substitutos podem realizar orientação de TCC, desde que haja um coorientador que seja professor efetivo.
Parágrafo único - Em caso de ausência do professor substituto, o professor coorientador assumirá a orientação.
Art. 6° O aluno pode solicitar a convalidação ou consignação de créditos de TCC1 e TCC2, desenvolvido em curso de graduação ou pós graduação na própria UTFPR ou em instituições externas. O pedido deve ser realizado pelo aluno junto ao DERAC, conforme procedimento padrão de convalidação de disciplinas. O pedido é avaliado por um relator designado pelo Coordenador do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.
Parágrafo único – O aluno pode solicitar a convalidação ou consignação de crédito de TCC, caso tenha realizado o TCC em uma das áreas de atuação do Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia e tenha desenvolvido o TCC em um dos formatos permitidos, de acordo com o artigo 2º dessa Instrução Normativa e em um formato permitido pela UTFPR.
CAPÍTULO III - DO ACOMPANHAMENTO DO TCC
Art. 7º Em TCC 1 e TCC 2, recomenda-se que o acompanhamento dos trabalhos seja feito por meio de reuniões com periodicidade mínima quinzenal, previamente agendadas entre orientador e orientando(s) registradas na Ficha de Acompanhamento do TCC (ANEXO 2), com ciência do aluno, arquivadas sob guarda do professor orientador e entregue ao PRATCC ao final do TCC 1 e TCC 2.
CAPÍTULO IV - DO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO TCC
Seção I - do TCC 1
Art. 8º O aluno matriculado na disciplina de TCC 1 deverá desenvolver todas as atividades solicitadas pelo professor responsável pela disciplina, de acordo com o plano de ensino da disciplina.
Art. 9º A avaliação do TCC 1 será composta por quatro notas, sendo elas:
§1° Nota do avaliador do projeto: O aluno deve encaminhar para o professor responsável pela disciplina de TCC 1 o FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO PARA A BANCA AVALIADORA DE TCC 1 (ANEXO 3), indicando o nome de um avaliador. O professor da disciplina TCC 1 encaminhará o projeto para o avaliador, que realizará a avaliação com base na ficha de avaliação de TCC 1 (ANEXO 4).
§2° Nota do orientador: O professor orientador fará a avaliação do aluno com base no desempenho do aluno durante a orientação.
§3° Nota da apresentação do projeto: O aluno deverá apresentar de forma oral o seu projeto de TCC durante a aula da disciplina de TCC 1 para o professor e demais alunos.
§4° Nota de entrega dos documentos: O professor da disciplina de TCC 1 dará uma nota referente a entrega e a pontualidade dos documentos.
§5°A nota final será a somatório das quatro notas, sendo que cada uma terá peso de 0,25 em relação a nota final da disciplina de TCC 1.
Seção II - do TCC 2
Art. 10 Para o desenvolvimento do TCC, o aluno que tenha necessidade de alteração no tema ou na forma do projeto apresentado durante a disciplina de TCC 1, deverá solicitar a alteração mediante apresentação de formulário próprio (ANEXO 5) ao PRATCC, para análise e deliberação.
Parágrafo único – Caso haja recursos, estes deverão ser encaminhados ao Colegiado de Curso, que fará a análise do recurso e emitirá parecer.
Art. 11 A solicitação de defesa do TCC 2, o aluno deverá entregar ao PRATCC o Formulário de Encaminhamento para a Banca Avaliadora (ANEXO 6), assinada pelo Professor Orientador. A banca examinadora será composta por três membros, incluindo o professor orientador, que deve indicar os nomes dos outros dois membros.
§1° Podem ser indicados como membros docentes da UTFPR.
§2° Pode ser indicado um membro externo para composição da banca, tais como: docentes e pesquisadores de outras instituições ou profissionais relacionados com o tema de estudo do TCC.
§3° Não é obrigatória a participação do coorientador na banca examinadora. Contudo, caso haja participação do coorientador, a composição da banca examinadora deve ter quatro membros: examinador 1, examinador 2, coorientador e orientador.
Art. 12 A apresentação da defesa de TCC 2 deve ter duração de 15 a 30 minutos. Após a realização da apresentação, o aluno será avaliado pelos membros da banca.
Art 13 A avaliação do TCC 2 pelos membros da banca examinadora tem por objeto a avaliação em sua forma oral, a monografia em seu mérito e conteúdo, bem como a aptidão do acadêmico em responder os questionamentos pertinentes ao trabalho desenvolvido. Os procedimentos para a avaliação do TCC 2 estão estabelecidos na Ficha de Avaliação da Banca de TCC 2 (ANEXO 7) e na Ficha de Avaliação do Orientador de TCC 2 (ANEXO 8).
Art. 14 Deve ser lavrada ATA de defesa pública conforme (ANEXO 9) e entregue ao PRATCC.
Art. 15 Após a realização das correções sugeridas pela Banca Examinadora, o aluno deverá entregar a versão final do TCC em formato PDFa, a Ata da defesa, os termos de autorização da empresa e de uso de imagem (apêndices A e B da IN 08/2021 PROGRAD), quando houver, a folha de aprovação e o TERMO DE CONFERÊNCIA DE CORREÇÕES DO TCC (ANEXO 10) para o PRATCC . O prazo para entrega da versão final é de no máximo 30 dias após a defesa.
Art. 16 O prazo máximo para a defesa do TCC 2 será de 3 semestres consecutivos. Caso o aluno não defenda nesse período, ele será considerado reprovado em TCC 2 e deverá solicitar um pedido de nova matrícula em TCC 2 para a coordenação do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, que irá avaliar o pedido juntamente com o PRATCC e o orientador.
Seção III - Orientação e Substituição de Orientação
Art. 17 O Professor Orientador deverá, obrigatoriamente, pertencer ao corpo docente do Campus Toledo da UTFPR, podendo existir co-orientador(es).
Parágrafo único - O(s) co-orientador(es) terá(ão) por função auxiliar no desenvolvimento do trabalho, podendo ser qualquer profissional com conhecimento aprofundado e reconhecido no assunto em questão.
Art. 18 Compete ao Professor Orientador:
§1° auxiliar o(s) aluno(s) na elaboração do TCC em todas as suas fases, do projeto de pesquisa até a defesa e entrega da versão final;
§2° Realizar reuniões periódicas de orientação com os alunos;
§3° Orientar o aluno na aplicação de conteúdos e normas técnicas para a elaboração do TCC, conforme metodologia da pesquisa científica;
§4° Efetuar a revisão dos documentos e componentes do TCC, e autorizar os alunos a fazerem as apresentações previstas e a entrega de toda a documentação solicitada.
§5° Acompanhar as atividades de TCC desenvolvidas nas empresas ou em organizações,
§6° Participar da banca de avaliação final.
Art. 19 No caso de interesse de substituição de orientação pelo aluno ou o Professor Orientador, deverá ser encaminhado ao PRATCC o Termo de Desistência de Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (ANEXO 11, para Professor Orientador e ANEXO 12, para aluno) para análise e deliberação.
§1° A solicitação de substituição pelo aluno somente poderá ser requerida com tempo mínimo de 60 dias antes da banca final de TCC 2 e deverá ser entregue junto o TERMO DE COMPROMISSO DO PROFESSOR ORIENTADOR DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Anexo 1), assinado por outro possível orientador.
§2° O acadêmico não pode defender o TCC sem um professor orientador.
§3° Os recursos pertinentes a esta matéria deverão ser encaminhados ao Colegiado de Curso, que fará a análise do recurso e emitirá parecer.
CAPÍTULO VI - DAS ATRIBUIÇÕES DOS ALUNOS E DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 20 São obrigações do(s) Aluno(s):
I. Elaborar e apresentar o projeto de pesquisa e o produto final de TCC em conformidade com o Regulamento de TCC vigente da UTFPR.
II. Apresentar toda a documentação solicitada pelo Professor Responsável pelo TCC e pelo Professor Orientador.
III. Participar das reuniões periódicas de orientação com o Professor Orientador.
IV. Seguir as recomendações do Professor Orientador.
V. Entregar ao Professor Responsável pelo TCC a versão final do TCC 2 corrigida em formato PDFa.
VI. Respeitar os direitos autorais sobre artigos técnicos, artigos científicos, textos de livros, sítios da Internet, entre outros, evitando todas as formas e tipos de plágio acadêmico.
Art. 21 A presente Instrução Normativa somente entrará em vigor após ser aprovada em reunião do Colegiado do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e revoga as versões anteriores e disposições em contrário.
Art. 22 Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pelo Colegiado do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.
Art. 23 Fica revogada a INSTRUÇÃO NORMATIVA COEBB-TD/UTFPR Nº 05, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2022.
Art. 24 Esta Instrução Normativa entra em vigor na data da sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico.
ANEXOS
ANEXO 1 - TERMO DE APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE TCC E COMPROMISSO DA ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE
CONCLUSÃO DE CURSO
Eu, ________ ________ ________ ________ ________ ________, professor (a) desta instituição, declaro para os devidos fins, estar de acordo em assumir a orientação do Trabalho de Conclusão de Curso do(s) aluno(s):
Nome do(s) Acadêmico(s): ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________
Tema do trabalho: _______ ________ ________ _________ _________ _________ _________ __________ _________ _________ _________ __________ __________ _________ _________ _________ ________ _________ _________ _________ __________ __________ _________ _________ _________ ________
Toledo , ____ /____ /__________
________________________________________
Assinatura do(a) professor(a) orientador(a)
______________________________________________________________________________
Assinatura dos acadêmicos
ANEXO 2 - FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO TCC
Nome do(s) aluno(s): ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________
________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________
Nome do Orientador(a): ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________
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Data da |
Assunto |
Assinatura do |
Assinatura do |
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Toledo , ____ /____ /__________
________________________________________
Assinatura do(a) professor(a) orientador(a)
ANEXO 3 - FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO PARA AVALIAÇÃO DO TCC 1
Toledo, _____/_____/________
Como orientador(a) do trabalho de conclusão de curso intitulado ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________, encaminho o Trabalho de Conclusão de Curso do(a) aluno(a) ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ para a avaliação pelo professor ________ ________ ________ ________ ________ ________.
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ATENÇÃO! |
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O PROFESSOR RESPONSÁVEL PELO TCC SOMENTE RECEBERÁ A DOCUMENTAÇÃO COMPLETA |
VERIFICAÇÃO |
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1. ANEXAR: 1 EXEMPLAR DO PROJETO DE TCC 1 RUBRICADO PELO ORIENTADOR |
( ) |
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2. ANEXAR: FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES (Anexo 2 das normas complementares) |
( ) |
______________________________________
Assinatura do(a) professor(a) orientador(a)
_______________________________________________________________________
Assinatura dos acadêmicos
ANEXO 4 - FICHA DE AVALIAÇÃO DO TCC 1
Acadêmico(a): ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________
Título: ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________
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NOTAS |
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FATORES DE AVALIAÇÃO |
Nota Máxima |
Nota do professor |
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1. TRABALHO ESCRITO: Qualidade do texto, capacidade para apresentar e cumprir com os objetivos propostos, clareza e refinamento de escrita. |
2,0 |
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2. CONHECIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO: Fundamentação teórica, capacidade de relacionar o conhecimento às propostas do projeto |
2,0 |
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3. QUALIDADE DA PROPOSTA PRÁTICA/PESQUISA APRESENTADA: Conteúdo, organização, forma e consistência técnica, objetividade, criatividade. |
2,0 |
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4. Relevância na área do curso |
2,0 |
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5. Exequibilidade e cronograma de execução |
1,0 |
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6. VIABILIDADE |
1,0 |
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NOTA FINAL: |
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Toledo , ____ /____ /__________
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Professor |
Assinatura |
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ANEXO 5 - Pedido de alteração do tema e/ou forma do TCC 2
Toledo, _____/_____/________
Eu, ________ ________ ________ ________ ________ ________, orientador(a) do trabalho de conclusão de curso do aluno ________ ________ ________ ________ ________ ________, venho pedir ao Professor responsável pelo TCC:
( ) Alteração do tema do TCC 2
( ) Alteração da forma do TCC 2
Justificativa da alteração:
________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________
Detalhamento da nova proposta (Caso necessário, anexar proposta completa):
________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________
_________________________________________________________
Assinatura do(a) professor(a) orientador(a)
ANEXO 6 - FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO PARA BANCA AVALIADORA
TCC 2
Toledo, _____/_____/________
Como orientador(a) do trabalho de conclusão de curso intitulado ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________, encaminho o Trabalho de Conclusão de Curso do(s) aluno(s) ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ para a apresentação em banca de defesa pública.
Membros da Banca Examinadora:
________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________
Data de defesa: ____ /____ /__________
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ATENÇÃO! |
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O PROFESSOR RESPONSÁVEL PELO TCC SOMENTE RECEBERÁ A DOCUMENTAÇÃO COMPLETA |
VERIFICAÇÃO |
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1. ANEXAR: 1 EXEMPLAR DO TCC 2 RUBRICADO PELO ORIENTADOR PARA CADA MEMBRO DA BANCA AVALIADORA |
( ) |
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2. ANEXAR: FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES (Anexo 2) |
( ) |
_________________________________________
Assinatura do(a) professor(a) orientador(a)
_______________________________________________________________________
Assinatura dos acadêmicos
ANEXO 7 - FICHA DE AVALIAÇÃO DA BANCA DE TCC 2
Acadêmico(a): ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________
Título: ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________
Avaliador: ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________
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Parte 1 – Avaliação do trabalho escrito |
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Estrutura do TCC: |
Nota Máxima |
Nota do professor |
|
Introdução clara |
1,0 |
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Objetivo direcionado |
1,0 |
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|
Metodologia (sequência lógica e utilização de parâmetros qualitativos/quantitativos) |
1,0 |
|
|
Resultados (claros e condizentes com o objetivo e metodologia proposta) |
1,0 |
|
|
Discussão e conclusão (coerência com a proposta) |
1,0 |
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|
Cumprimentos das normas da UTFPR |
1,0 |
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|
Nota Parte 1: |
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Parte 2 – Avaliação da apresentação oral |
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Estrutura do TCC: |
Nota Máxima |
Nota do professor |
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Didática |
1,0 |
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Domínio do conteúdo |
1,0 |
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|
Uso dos recursos adequadamente |
1,0 |
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Arguição |
1,0 |
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Nota parte 2: |
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Nota Final: |
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Toledo, ____ de ___________________ de _________ |
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Membro da banca (avaliador) |
Assinatura |
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ANEXO 8 - FICHA DE AVALIAÇÃO DO ORIENTADOR DE TCC 2
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Acadêmico(a): |
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Orientador (a): |
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Avaliação do desenvolvimento do aluno (a) |
Nota Máxima |
Nota do Orientador |
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1. Escrita da monografia |
1,0 |
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|
2. Referência bibliográfica utilizada |
1,0 |
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|
3. Comparecimento pontual nos encontros de orientação – em anexo |
1,0 |
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|
4. Interesse e dedicação na execução do TCC |
1,0 |
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5. Elaboração das correções sugeridas |
1,0 |
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6. Iniciativa |
1,0 |
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|
7. Postura do aluno durante a orientação |
1,0 |
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|
8. Realizou todas as etapas propostas do TCC com dedicação |
1,0 |
|
|
9. Demonstrou evolução e crescimento no seu envolvimento com o TCC |
1,0 |
|
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10. Aprendizado ao final da elaboração do projeto |
1,0 |
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Soma total da nota do orientador: |
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Nota do avaliador 1: (N1) |
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Nota do orientador: (N) |
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Nota do avaliador 2: (N2) |
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Média final: NF=(N+B)/2 |
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Média da banca: B=(N1+N2)/2 |
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Encaminhamento do trabalho para a biblioteca: |
Parecer da banca avaliadora: |
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( ) Pode ser encaminhado para a biblioteca. ( ) Manter sigilo para a publicação ou geração de patente. |
( ) Aprovado com louvor (nota 10). ( ) Aprovado desde que atendidas as recomendações mencionadas. ( ) Não foi aprovado. ( ) Não compareceu. |
Toledo , ____ /____ /__________
__________________________________________
Assinatura do(a) Orientador(a)
ANEXO 9 - ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA
No dia ________ de ________ ________ ________ de _______ , reuniu-se na UTFPR – Campus Toledo, curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, a Comissão Examinadora do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para avaliar o(s) acadêmico(s) ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________.
Após dar a conhecer, aos presentes, o teor e normas regulamentares do TCC intitulado ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________, passou-se a palavra ao acadêmico (a), para apresentação de seu trabalho. Seguiu-se a arguição pelos examinadores, com a respectiva defesa do candidato. Logo após, a comissão se reuniu, para avaliação e expedição do resultado final, sendo a nota igual ou superior a 6,0 considerado suficiente e inferior a 6,0 insuficiente, precisando reformular seu trabalho no prazo de 15 dias, a contar desta data.
O acadêmico foi considerado ________ _______ _______, com média final: ________.
_______________________________________
Assinatura do Membro Examinador
_______________________________________
Assinatura do Membro Examinador
_______________________________________
Assinatura do professor(a) orientador(a)
ANEXO 10 - TERMO DE CONFERÊNCIA DE CORREÇÕES DO TCC
DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA
Toledo, _____ /_____ /________.
Eu, ________ ________ ________ ________ ________ ________, orientador(a) do trabalho de conclusão de curso intitulado ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________, desenvolvido pelo(s) aluno(s) ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________, confirmo que todas as sugestões e correções solicitadas foram analisadas e aquelas consideradas relevantes foram corrigidas pelo aluno e que a versão final do TCC em anexo apresenta todas as correções.
___________________________________________
(Assinatura do professor (a) orientador (a) )
ANEXO 11 - TERMO DE DESISTÊNCIA DE ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PELO PROFESSOR ORIENTADOR
Eu, ________ ________ ________ ________ ________ ________, professor (a) desta
instituição, declaro para os devidos fins, desistir da orientação do Trabalho de Conclusão de Curso do Acadêmico ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________, que tem como tema do trabalho: ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________.
Motivo da desistência:
________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________.
Toledo , ____ /____ /__________
______________________________________
Assinatura do(a) professor(a) orientador(a)
Parecer do colegiado: ( ) deferido ( ) indeferido, registrado na ata _______________.
OBS: ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________
ANEXO 12 - TERMO DE DESISTÊNCIA DE ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PELO ALUNO
Eu, ________ ________ ________ ________ ________ ________, acadêmico(a) desta instituição, declaro para os devidos fins, desistir da orientação do professor orientador: ________ ________ ________ ________ ________ ________, com o qual desenvolvo o seguinte tema: ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________.
O motivo da desistência: ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________
OBS: Esta solicitação somente poderá ser requerida com tempo mínimo de 60 dias antes da banca final e deverá ser entregue junto com o TERMO DE COMPROMISSO DO PROFESSOR ORIENTADOR DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, assinado por outro possível orientador. O ACADÊMICO NÃO PODE DEFENDER SEU TCC SEM POSSUIR UM PROFESSOR ORIENTADOR.
Toledo , ____ /____ /__________
__________________________________________
Assinatura do(a) professor(a) orientador(a)
Parecer do colegiado: ( ) deferido ( ) indeferido, registrado na ata ____________________.
OBS: ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROBSON LUCIANO DE ALMEIDA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 04/12/2023, às 21:25, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
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| Referência: Processo nº 23064.032130/2022-86 | SEI nº 3866360 |