Boletim de Serviço Eletrônico em 04/12/2023

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS TOLEDO
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS TOLEDO
DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-TD
COORD. ENG.BIOPROC. E BIOTECNOLOGIA-TD

Instrução Normativa COEBB-TD/UTFPR nº 6, de 04 de dezembro de 2023 

 

 

  

Dispõe sobre as normas complementares para as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Toledo.

 

 

O COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA DO CAMPUS TOLEDO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR), nomeado pela Portaria de Pessoal GADIR-TD/UTFPR nº 242, de 16 de dezembro de 2021, no uso das competências conferidas à função pelo Regulamento do Colegiado de Curso de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, aprovado pela Resolução 103/2019, COGEP, de 27 de novembro de 2019;

Considerando a RESOLUÇÃO COGEP/UTFPR Nº 180, DE 5 DE AGOSTO DE 2022 ;

Considerado a Instrução Normativa PROGRAD 8, de 26 de novembro de 2021;

Considerando o que consta no processo SEI nº 23064.032130/2022-86;

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Esta Instrução Normativa estabelece as normas e as diretrizes para elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC) no âmbito do curso de ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA do Campus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
 

CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS

 

Art. 2º O tema do TCC deve estar relacionado com a área de atuação do Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia, podendo ser:

1) Desenvolvimento de sistemas, produtos, componentes ou processos biotecnológicos;

2) Desenvolvimento de soluções na gestão de processos de produção ou de serviço;

3) Desenvolvimento de projetos de instalação, processo ou equipamentos de bioprocessos industriais;

4) Pesquisa científica em áreas de atuação do engenheiro de bioprocessos e biotecnologia;

Art. 3º O desenvolvimento do TCC pode ser individual ou em equipe multidisciplinar de até 3 alunos, desde que acordado com o Professor Orientador.

 

CAPÍTULO II - DOS ENCAMINHAMENTOS

 

Art. 4º Os alunos matriculados na disciplina TCC 1 deverão escolher um professor orientador para o TCC. A escolha do orientador deverá ser formalizada ao professor da Disciplina TCC 1 mediante a entrega do Termo de Apresentação de Proposta de TCC e Compromisso da Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (ANEXO 1), que deverá validar a escolha dos orientadores e comunicar ao professor responsável pelo TCC (PRATCC).

Art. 5º Professores substitutos podem realizar orientação de TCC, desde que haja um coorientador que seja professor efetivo.

Parágrafo único - Em caso de ausência do professor substituto, o professor coorientador assumirá a orientação.

Art. 6° O aluno pode solicitar a convalidação ou consignação de créditos de TCC1 e TCC2, desenvolvido em curso de graduação ou pós graduação na própria UTFPR ou em instituições externas. O pedido deve ser realizado pelo aluno junto ao DERAC, conforme procedimento padrão de convalidação de disciplinas. O pedido é avaliado por um relator designado pelo Coordenador do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Parágrafo único – O aluno pode solicitar a convalidação ou consignação de crédito de TCC, caso tenha realizado o TCC em uma das áreas de atuação do Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia e tenha desenvolvido o TCC em um dos formatos permitidos, de acordo com o artigo 2º dessa Instrução Normativa e em um formato permitido pela UTFPR.

 

CAPÍTULO III - DO ACOMPANHAMENTO DO TCC

 

Art. 7º Em TCC 1 e TCC 2, recomenda-se que o acompanhamento dos trabalhos seja feito por meio de reuniões com periodicidade mínima quinzenal, previamente agendadas entre orientador e orientando(s) registradas na Ficha de Acompanhamento do TCC (ANEXO 2), com ciência do aluno, arquivadas sob guarda do professor orientador e entregue ao PRATCC ao final do TCC 1 e TCC 2.

 

CAPÍTULO IV - DO DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO TCC

 

Seção I - do TCC 1

 

Art. 8º O aluno matriculado na disciplina de TCC 1 deverá desenvolver todas as atividades solicitadas pelo professor responsável pela disciplina, de acordo com o plano de ensino da disciplina.

Art. 9º A avaliação do TCC 1 será composta por quatro notas, sendo elas:

§1° Nota do avaliador do projeto: O aluno deve encaminhar para o professor responsável pela disciplina de TCC 1 o FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO PARA A BANCA AVALIADORA DE TCC 1 (ANEXO 3), indicando o nome de um avaliador. O professor da disciplina TCC 1 encaminhará o projeto para o avaliador, que realizará a avaliação com base na ficha de avaliação de TCC 1 (ANEXO 4).

§2° Nota do orientador: O professor orientador fará a avaliação do aluno com base no desempenho do aluno durante a orientação.

§3° Nota da apresentação do projeto: O aluno deverá apresentar de forma oral o seu projeto de TCC durante a aula da disciplina de TCC 1 para o professor e demais alunos.

§4° Nota de entrega dos documentos: O professor da disciplina de TCC 1 dará uma nota referente a entrega e a pontualidade dos documentos.

§5°A nota final será a somatório das quatro notas, sendo que cada uma terá peso de 0,25 em relação a nota final da disciplina de TCC 1.

 

Seção II - do TCC 2

 

Art. 10 Para o desenvolvimento do TCC, o aluno que tenha necessidade de alteração no tema ou na forma do projeto apresentado durante a disciplina de TCC 1, deverá solicitar a alteração mediante apresentação de formulário próprio (ANEXO 5) ao PRATCC, para análise e deliberação.

Parágrafo único – Caso haja recursos, estes deverão ser encaminhados ao Colegiado de Curso, que fará a análise do recurso e emitirá parecer.

Art. 11 A solicitação de defesa do TCC 2, o aluno deverá entregar ao PRATCC o Formulário de Encaminhamento para a Banca Avaliadora (ANEXO 6), assinada pelo Professor Orientador. A banca examinadora será composta por três membros, incluindo o professor orientador, que deve indicar os nomes dos outros dois membros.

§1° Podem ser indicados como membros docentes da UTFPR.

§2° Pode ser indicado um membro externo para composição da banca, tais como: docentes e pesquisadores de outras instituições ou profissionais relacionados com o tema de estudo do TCC.

§3° Não é obrigatória a participação do coorientador na banca examinadora. Contudo, caso haja participação do coorientador, a composição da banca examinadora deve ter quatro membros: examinador 1, examinador 2, coorientador e orientador.

Art. 12 A apresentação da defesa de TCC 2 deve ter duração de 15 a 30 minutos. Após a realização da apresentação, o aluno será avaliado pelos membros da banca.

Art 13 A avaliação do TCC 2 pelos membros da banca examinadora tem por objeto a avaliação em sua forma oral, a monografia em seu mérito e conteúdo, bem como a aptidão do acadêmico em responder os questionamentos pertinentes ao trabalho desenvolvido. Os procedimentos para a avaliação do TCC 2 estão estabelecidos na Ficha de Avaliação da Banca de TCC 2 (ANEXO 7) e na Ficha de Avaliação do Orientador de TCC 2 (ANEXO 8).

Art. 14 Deve ser lavrada ATA de defesa pública conforme (ANEXO 9) e entregue ao PRATCC.

Art. 15 Após a realização das correções sugeridas pela Banca Examinadora, o aluno deverá entregar a versão final do TCC em formato PDFa, a Ata da defesa, os termos de autorização da empresa e de uso de imagem (apêndices A e B da IN 08/2021 PROGRAD), quando houver, a folha de aprovação e o TERMO DE CONFERÊNCIA DE CORREÇÕES DO TCC (ANEXO 10) para o PRATCC . O prazo para entrega da versão final é de no máximo 30 dias após a defesa.

Art. 16 O prazo máximo para a defesa do TCC 2 será de 3 semestres consecutivos. Caso o aluno não defenda nesse período, ele será considerado reprovado em TCC 2 e deverá solicitar um pedido de nova matrícula em TCC 2 para a coordenação do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, que irá avaliar o pedido juntamente com o PRATCC e o orientador.

 

Seção III - Orientação e Substituição de Orientação

 

Art. 17 O Professor Orientador deverá, obrigatoriamente, pertencer ao corpo docente do Campus Toledo da UTFPR, podendo existir co-orientador(es).

Parágrafo único - O(s) co-orientador(es) terá(ão) por função auxiliar no desenvolvimento do trabalho, podendo ser qualquer profissional com conhecimento aprofundado e reconhecido no assunto em questão.

Art. 18 Compete ao Professor Orientador:

§1° auxiliar o(s) aluno(s) na elaboração do TCC em todas as suas fases, do projeto de pesquisa até a defesa e entrega da versão final;

§2° Realizar reuniões periódicas de orientação com os alunos;

§3° Orientar o aluno na aplicação de conteúdos e normas técnicas para a elaboração do TCC, conforme metodologia da pesquisa científica;

§4° Efetuar a revisão dos documentos e componentes do TCC, e autorizar os alunos a fazerem as apresentações previstas e a entrega de toda a documentação solicitada.

§5° Acompanhar as atividades de TCC desenvolvidas nas empresas ou em organizações,

§6° Participar da banca de avaliação final.

Art. 19 No caso de interesse de substituição de orientação pelo aluno ou o Professor Orientador, deverá ser encaminhado ao PRATCC o Termo de Desistência de Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (ANEXO 11, para Professor Orientador e ANEXO 12, para aluno) para análise e deliberação.

§1° A solicitação de substituição pelo aluno somente poderá ser requerida com tempo mínimo de 60 dias antes da banca final de TCC 2 e deverá ser entregue junto o TERMO DE COMPROMISSO DO PROFESSOR ORIENTADOR DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Anexo 1), assinado por outro possível orientador.

§2° O acadêmico não pode defender o TCC sem um professor orientador.

§3° Os recursos pertinentes a esta matéria deverão ser encaminhados ao Colegiado de Curso, que fará a análise do recurso e emitirá parecer.

 

CAPÍTULO VI - DAS ATRIBUIÇÕES DOS ALUNOS E DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 20 São obrigações do(s) Aluno(s):

I. Elaborar e apresentar o projeto de pesquisa e o produto final de TCC em conformidade com o Regulamento de TCC vigente da UTFPR.

II. Apresentar toda a documentação solicitada pelo Professor Responsável pelo TCC e pelo Professor Orientador.

III. Participar das reuniões periódicas de orientação com o Professor Orientador.

IV. Seguir as recomendações do Professor Orientador.

V. Entregar ao Professor Responsável pelo TCC a versão final do TCC 2 corrigida em formato PDFa.

VI. Respeitar os direitos autorais sobre artigos técnicos, artigos científicos, textos de livros, sítios da Internet, entre outros, evitando todas as formas e tipos de plágio acadêmico.

Art. 21 A presente Instrução Normativa somente entrará em vigor após ser aprovada em reunião do Colegiado do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e revoga as versões anteriores e disposições em contrário.

Art. 22 Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pelo Colegiado do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Art. 23 Fica revogada a INSTRUÇÃO NORMATIVA COEBB-TD/UTFPR Nº 05, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2022.

Art. 24 Esta Instrução Normativa entra em vigor na data da sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico.

 

ANEXOS

 

ANEXO 1 - TERMO DE APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE TCC E COMPROMISSO DA ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE
CONCLUSÃO DE CURSO


Eu, ________ ________ ________ ________ ________ ________, professor (a) desta instituição, declaro para os devidos fins, estar de acordo em assumir a orientação do Trabalho de Conclusão de Curso do(s) aluno(s):

Nome do(s) Acadêmico(s): ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________

Tema do trabalho: _______ ________ ________ _________ _________ _________ _________ __________ _________ _________ _________ __________ __________ _________ _________ _________ ________ _________ _________ _________ __________ __________ _________ _________ _________ ________

 

 

 

Toledo , ____ /____ /__________

 

 

________________________________________

Assinatura do(a) professor(a) orientador(a)

 

______________________________________________________________________________

Assinatura dos acadêmicos

 


 

 

ANEXO 2 - FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO TCC



Nome do(s) aluno(s): ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________

________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________


Nome do Orientador(a): ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________

 

Data da
Orientação

Assunto

Assinatura do
Professor

Assinatura do
Acadêmico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Toledo , ____ /____ /__________

 

 

________________________________________
Assinatura do(a) professor(a) orientador(a)

 

 

 

 

ANEXO 3 - FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO PARA AVALIAÇÃO DO TCC 1

 

 

Toledo, _____/_____/________

 

 

Como orientador(a) do trabalho de conclusão de curso intitulado ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________, encaminho o Trabalho de Conclusão de Curso do(a) aluno(a) ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ para a avaliação pelo professor ________ ________ ________ ________ ________ ________.

 

ATENÇÃO!

 

O PROFESSOR RESPONSÁVEL PELO TCC SOMENTE RECEBERÁ A DOCUMENTAÇÃO COMPLETA

VERIFICAÇÃO

1. ANEXAR: 1 EXEMPLAR DO PROJETO DE TCC 1 RUBRICADO PELO ORIENTADOR

( )

2. ANEXAR: FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES (Anexo 2 das normas complementares)

( )

 

 

______________________________________

Assinatura do(a) professor(a) orientador(a)

 

 

_______________________________________________________________________

Assinatura dos acadêmicos

 

 

 

 

 

ANEXO 4 - FICHA DE AVALIAÇÃO DO TCC 1

 

Acadêmico(a): ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________

Título: ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________

 

NOTAS

 

 

FATORES DE AVALIAÇÃO

Nota Máxima

Nota do professor

1. TRABALHO ESCRITO: Qualidade do texto, capacidade para apresentar e cumprir com os objetivos propostos, clareza e refinamento de escrita.

2,0

 

2. CONHECIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO: Fundamentação teórica, capacidade de relacionar o conhecimento às propostas do projeto

2,0

 

3. QUALIDADE DA PROPOSTA PRÁTICA/PESQUISA APRESENTADA: Conteúdo, organização, forma e consistência técnica, objetividade, criatividade.

2,0

 

4. Relevância na área do curso

2,0

 

5. Exequibilidade e cronograma de execução

1,0

 

6. VIABILIDADE

1,0

 

NOTA FINAL:

 

 

 

Toledo , ____ /____ /__________

 

 

 

Professor

Assinatura

 

 

 

 

 

 

ANEXO 5 - Pedido de alteração do tema e/ou forma do TCC 2

 

Toledo, _____/_____/________

 

 

Eu, ________ ________ ________ ________ ________ ________, orientador(a) do trabalho de conclusão de curso do aluno ________ ________ ________ ________ ________ ________, venho pedir ao Professor responsável pelo TCC:

 

( ) Alteração do tema do TCC 2

( ) Alteração da forma do TCC 2

 

Justificativa da alteração:

________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ 

 

Detalhamento da nova proposta (Caso necessário, anexar proposta completa):

________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ 

 

 

 

_________________________________________________________

Assinatura do(a) professor(a) orientador(a)

 

 

 

 

ANEXO 6 - FORMULÁRIO DE ENCAMINHAMENTO PARA BANCA AVALIADORA

TCC 2

 

Toledo, _____/_____/________

 

Como orientador(a) do trabalho de conclusão de curso intitulado ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________, encaminho o Trabalho de Conclusão de Curso do(s) aluno(s) ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ para a apresentação em banca de defesa pública.

Membros da Banca Examinadora:

________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ 

 

Data de defesa: ____ /____ /__________

 

ATENÇÃO!

 

O PROFESSOR RESPONSÁVEL PELO TCC SOMENTE RECEBERÁ A DOCUMENTAÇÃO COMPLETA

VERIFICAÇÃO

1. ANEXAR: 1 EXEMPLAR DO TCC 2 RUBRICADO PELO ORIENTADOR PARA CADA MEMBRO DA BANCA AVALIADORA

( )

2. ANEXAR: FICHA DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES (Anexo 2)

( )

 

 

_________________________________________

Assinatura do(a) professor(a) orientador(a)

 

_______________________________________________________________________

Assinatura dos acadêmicos

 

 

 

 

ANEXO 7 - FICHA DE AVALIAÇÃO DA BANCA DE TCC 2

 

Acadêmico(a): ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________

Título: ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________

Avaliador: ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ 

 

Parte 1 – Avaliação do trabalho escrito

 

 

Estrutura do TCC:

Nota Máxima

Nota do professor

       Introdução clara

1,0

 

       Objetivo direcionado

1,0

 

       Metodologia (sequência lógica e utilização de parâmetros qualitativos/quantitativos)

1,0

 

       Resultados (claros e condizentes com o objetivo e metodologia proposta)

1,0

 

       Discussão e conclusão (coerência com a proposta)

1,0

 

       Cumprimentos das normas da UTFPR

1,0

 

Nota Parte 1:

 

 

Parte 2 – Avaliação da apresentação oral

 

 

Estrutura do TCC:

Nota Máxima

Nota do professor

      Didática

1,0

 

      Domínio do conteúdo

1,0

 

      Uso dos recursos adequadamente

1,0

 

      Arguição

1,0

 

Nota parte 2:

 

 

Nota Final:

 

 

Toledo, ____ de ___________________ de _________

Membro da banca (avaliador)

Assinatura

 

 

 

 

 

ANEXO 8 - FICHA DE AVALIAÇÃO DO ORIENTADOR DE TCC 2

 

Acadêmico(a):

Orientador (a):

Avaliação do desenvolvimento do aluno (a)

Nota Máxima

Nota do Orientador

1. Escrita da monografia

1,0

 

2. Referência bibliográfica utilizada

1,0

 

3. Comparecimento pontual nos encontros de orientação – em anexo

1,0

 

4. Interesse e dedicação na execução do TCC

1,0

 

5. Elaboração das correções sugeridas

1,0

 

6. Iniciativa

1,0

 

7. Postura do aluno durante a orientação

1,0

 

8. Realizou todas as etapas propostas do TCC com dedicação

1,0

 

9. Demonstrou evolução e crescimento no seu envolvimento com o TCC

1,0

 

10. Aprendizado ao final da elaboração do projeto

1,0

 

Soma total da nota do orientador:

 

 

Nota do avaliador 1: (N1)

 

Nota do orientador: (N)

 

Nota do avaliador 2: (N2)

 

Média final: NF=(N+B)/2

 

Média da banca: B=(N1+N2)/2

 

 

 

 

Encaminhamento do trabalho para a biblioteca:

Parecer da banca avaliadora:

( ) Pode ser encaminhado para a biblioteca.

( ) Manter sigilo para a publicação ou geração de patente.

( ) Aprovado com louvor (nota 10).

( ) Aprovado desde que atendidas as recomendações mencionadas.

( ) Não foi aprovado.

( ) Não compareceu.

 

Toledo , ____ /____ /__________


 

__________________________________________
Assinatura do(a) Orientador(a)

 

 

 

ANEXO 9 - ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA

 

No dia ________  de ________ ________ ________ de _______ , reuniu-se na UTFPR – Campus Toledo, curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, a Comissão Examinadora do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para avaliar o(s) acadêmico(s) ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________. 

Após dar a conhecer, aos presentes, o teor e normas regulamentares do TCC intitulado ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________, passou-se a palavra ao acadêmico (a), para apresentação de seu trabalho. Seguiu-se a arguição pelos examinadores, com a respectiva defesa do candidato. Logo após, a comissão se reuniu, para avaliação e expedição do resultado final, sendo a nota igual ou superior a 6,0 considerado suficiente e inferior a 6,0 insuficiente, precisando reformular seu trabalho no prazo de 15 dias, a contar desta data.

O acadêmico foi considerado ________ _______ _______, com média final: ________.

 

 

 

_______________________________________

Assinatura do Membro Examinador

 

 

_______________________________________
Assinatura do Membro Examinador

 

 

_______________________________________
Assinatura do professor(a) orientador(a)

 

 

 

ANEXO 10 - TERMO DE CONFERÊNCIA DE CORREÇÕES DO TCC
DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA

 

Toledo, _____ /_____ /________.

 

Eu, ________ ________ ________ ________ ________ ________, orientador(a) do trabalho de conclusão de curso intitulado ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________, desenvolvido pelo(s) aluno(s) ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________  ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________, confirmo que todas as sugestões e correções solicitadas foram analisadas e aquelas consideradas relevantes foram corrigidas pelo aluno e que a versão final do TCC em anexo apresenta todas as correções.

 

 

___________________________________________
(Assinatura do professor (a) orientador (a) )

 

 

 

ANEXO 11 - TERMO DE DESISTÊNCIA DE ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PELO PROFESSOR ORIENTADOR

 


Eu, ________ ________ ________ ________ ________ ________, professor (a) desta

instituição, declaro para os devidos fins, desistir da orientação do Trabalho de Conclusão de Curso do Acadêmico ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________, que tem como tema do trabalho: ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________.

 

Motivo da desistência:

________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________.

 

 

Toledo , ____ /____ /__________

 


______________________________________

Assinatura do(a) professor(a) orientador(a)


 

Parecer do colegiado: (  ) deferido (  ) indeferido, registrado na ata _______________.

 

OBS: ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ 


 

 

 

ANEXO 12 - TERMO DE DESISTÊNCIA DE ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PELO ALUNO

 

Eu, ________ ________ ________ ________ ________ ________, acadêmico(a) desta instituição, declaro para os devidos fins, desistir da orientação do professor orientador: ________ ________ ________ ________ ________ ________, com o qual desenvolvo o seguinte tema: ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________.

 

O motivo da desistência: ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________

 

OBS: Esta solicitação somente poderá ser requerida com tempo mínimo de 60 dias antes da banca final e deverá ser entregue junto com o TERMO DE COMPROMISSO DO PROFESSOR ORIENTADOR DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, assinado por outro possível orientador. O ACADÊMICO NÃO PODE DEFENDER SEU TCC SEM POSSUIR UM PROFESSOR ORIENTADOR.

 

Toledo , ____ /____ /__________

 

__________________________________________

Assinatura do(a) professor(a) orientador(a)

 

Parecer do colegiado: (  ) deferido (  ) indeferido, registrado na ata ____________________.

 

OBS: ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ ________ 

 

 

 

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROBSON LUCIANO DE ALMEIDA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 04/12/2023, às 21:25, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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