Boletim de Serviço Eletrônico em 14/12/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PONTA GROSSA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - PG

 

 

 

 EDITAL nº 41/2023-DIRPPG

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁCÂMPUS PONTA GROSSA

TURMA 2024 – 1º SEMESTRE

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa (PPGCC-PG), torna público que, no período de 18 de dezembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024, estarão abertas as inscrições para a seleção de alunos para o Curso de Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação, Turma 2024 – 1º Semestre.

1. Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

O Curso de Mestrado em Ciência da Computação do PPGCC-PG oferece formação na Área de Concentração Sistemas e Métodos de Computação e têm como Linhas de Pesquisa:

2. Público-alvo

O público-alvo são candidatos com formação nos cursos de graduação reconhecidos oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC).

3. Inscrição

3.1. O processo de inscrição será realizado exclusivamente via Internet, no período das 13h00 do dia 18 de dezembro de 2023 às 23h59 do dia 31 de janeiro de 2024. Para inscrição no processo seletivo, o candidato deverá completar as duas etapas descritas a seguir:

O candidato deve digitalizar os documentos abaixo relacionados e anexar o arquivo em formato PDF durante o processo da Etapa 2:

  1. Carteira de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou passaporte (se estrangeiro não residente / não naturalizado);
  2. Número do cadastro de pessoa física (CPF). O CPF não é necessário para estrangeiro, entretanto, caso classificado, o candidato deverá apresentar, no ato da matrícula, passaporte válido e visto para exercer atividade acadêmica no Brasil;
  3. Diploma de graduação ou documento equivalente que comprove a realização da colação de grau, até o último dia de matrícula, emitida pela Instituição de Ensino Superior (IES) de origem. Neste caso, o candidato deverá apresentar documento que comprove sua conclusão no curso de graduação, impreterivelmente, até a data final do requerimento de matrícula, conforme será indicado no resultado final do processo seletivo. Os candidatos selecionados que não atenderem este prazo terão suas matrículas canceladas pela Coordenação do PPGCC. O candidato que utilizar documento equivalente de finalização de curso de graduação para fins de inscrição e matrícula deverá apresentar, na Secretaria do PPGCC, o respectivo diploma até o final do curso de Mestrado. Este documento constitui um dos requisitos obrigatórios para o agendamento da defesa de Dissertação;
  4. Currículo na Plataforma Lattes com documentos comprobatórios, anexados em um único arquivo. O currículo na Plataforma Lattes está disponível em http://lattes.cnpq.br/. Não serão aceitos, em nenhuma hipótese, outros tipos de currículos. Itens do currículo sem documentos comprobatórios serão desconsiderados para o processo de seleção.
  5. Os brasileiros portadores de títulos de graduação plena obtidos no exterior deverão apresentar diploma devidamente reconhecido pelo MEC, anexando cópia do referido diploma devidamente traduzido para o português. Candidatos estrangeiros obedecerão aos critérios de seleção estabelecidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR.
  6. A realização do POSCOMP é opcional para os candidatos. Aqueles candidatos que realizaram as provas do POSCOMP deverão informar o número de inscrição e ano de realização, no formulário de inscrição.
  7. Duas cartas de recomendação, confidenciais, em formulário próprio, a serem preenchidas pelo recomendante até o término do período de inscrição. É de responsabilidade do candidato enviar o modelo da carta de recomendação, disponível no endereço http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-pg/documentos/modelo, ao recomendante. O recomendante deve enviar a carta de recomendação de seu e-mail institucional para o e-mail do programa (ppgcc-pg@utfpr.edu.br). Caso envie a partir de e-mail não institucional, ou pelos Correios, a carta deve ser assinada.
  8. Um resumo de no máximo 500 palavras explicando sua intenção de pesquisa. Este resumo deve apresentar temas de sua preferência para o desenvolvimento da pesquisa durante o Mestrado e descrever brevemente quais a experiências o candidato vivenciou previamente na(s) área(s) de pesquisa em que gostaria de desenvolver seu projeto. O candidato deve indicar em ordem de preferência (1o, 2o e 3o) até três docentes do PPGCC com os quais gostaria de conduzir sua pesquisa. Acesse http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-pg/area-academica/docentes para maiores informações a respeito de cada docente e das linhas de pesquisa do PPGCC.

Obs.: o candidato aprovado na seleção poderá ser alocado para trabalhar com um docente diferente daquele indicado no processo de inscrição, dependendo da carga de distribuição dos docentes do Programa.

3.2. As informações prestadas no processo de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o Programa do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa, preenchimento integral e legível do formulário e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3.3. A relação das inscrições homologadas será publicada até o dia 05 de fevereiro de 2024 no endereço http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-pg/editais.

3.4. Recursos relacionados à homologação das inscrições serão aceitos no período de 06 de fevereiro de 2024 a 07 de fevereiro de 2024, e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, no endereço http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/. O formulário de Requerimento Padrão, para fins de recurso, ficará à disposição dos candidatos a partir da data da divulgação da homologação das inscrições, no endereço http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-pg/documentos/formularios

3.5. Após a análise dos recursos, o resultado final das inscrições homologadas será publicado até o dia 08 de fevereiro de 2024,  no endereço http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-pg/editais.

3.6. Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital e Regulamento do Programa.

4. Vagas

4.1. Serão admitidos até dezoito (18) alunos para o Programa de pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa, para início das atividades durante o primeiro semestre de 2024.

4.1.1 Do número total de vagas ofertadas, 6 (seis) são exclusivas para pessoas autodeclaradas negras, de acordo com a classificação prevista na Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022;

4.1.1.1 No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para negros (pretos ou pardos) deverá entregar autodeclaração em que se enquadra nesta categoria.

4.1.2 No caso de inscrição de ao menos uma pessoa autodeclarada indígena, serão adicionadas 02 vagas no número total de vagas, de acordo com a classificação prevista na Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022;

4.1.2.1 No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para indígenas deve entregar, ao menos um dos seguintes documentos:

            I. Cópia do registro administrativo de nascimento indígena (RANI); ou 

            II. Declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena e assinada pela liderança competente.

4.1.3 No caso de inscrição de ao menos uma PCD, serão adicionadas 02 vagas no número total de vagas de acordo com a classificação prevista na Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022;

4.1.3.1 No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para pessoa com deficiência deve entregar os seguintes documentos:

         I. atestado médico emitido nos últimos 12 (dose) meses ou laudo de deficiência permanente, assinado por um médico especialista na área da deficiência alegada pelo candidato, contendo o grau ou nível de deficiência, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID) e um parecer do médico contendo as necessidades específicas, considerando as peculiaridades da deficiência;

        II. exame de audiometria para candidatos com deficiência auditiva, realizado nos últimos 12 (doze) meses e parecer específico com restrições e/ou recomendações;

        III. exame oftalmológico em que constem a acuidade visual para candidatos com deficiência visual, realizado nos últimos 12 (doze) meses e parecer específico.

4.1.4 Os candidatos indígenas ou com deficiência, que optarem pelas cotas, concorrerão exclusivamente a estas vagas reservadas.

4.2 Os candidatos admitidos poderão ser matriculados na categoria de Alunos Regulares ou de Alunos Especiais, reservando-se ao orientador de cada candidato selecionado a escolha desta categoria.

 4.2.1 Aluno Regular corresponde ao candidato que é admitido pelo Programa durante o processo de seleção e que realiza sua matrícula formal de acordo com as normas da UTFPR.

4.2.2 Aluno Especial corresponde ao candidato que é admitido no curso de Mestrado durante o processo de seleção para cursar disciplinas durante, no máximo, 2 anos letivos e que realiza sua matrícula formal de acordo com as normas da UTFPR.

4.2.3 A divulgação do orientador designado para cada candidato selecionado será feita junto com a divulgação do resultado final deste edital.

4.2.4. O Aluno Especial poderá passar para a categoria de Aluno Regular a critério de seu orientador, que levará em consideração o desempenho do aluno durante o período como Aluno Especial do PPGCC, sem a necessidade de participar novamente do Processo de Seleção.

 

5. Critérios para seleção dos candidatos

5.1. O processo de seleção do PPGCC-PG será realizado por uma comissão de seleção formada para este fim.

5.2. A seleção dos candidatos será efetuada após análise dos seguintes critérios:

  1. Currículo Lattes. Os itens de avaliação do curriculum estão apresentadas no Anexo A.
  2. Cartas de Recomendação. Os itens de avaliação da carta de recomendação estão apresentados no Anexo B.
  3. Não obrigatório, nota no POSCOMP. A avaliação do POSCOMP é apresentada no Anexo A.
  4. Apresentação da intenção de pesquisa e entrevista.

5.2.1. As atividades descritas no Currículo Lattes deverão ser comprovadas conforme explicado no item 3.1.

5.2.2. A avaliação dos critérios descritos no item 5.2 de (a) a (c) será realizada por 2 (dois) professores, com os quais o candidato não realizou atividades de: elaboração de trabalho de conclusão de curso, iniciação científica e coautoria de trabalhos científicos, mantendo desta forma a imparcialidade na nota.

a) Será atribuída ao candidato uma nota quantitativa, dada pelo somatório das pontuações obtidas em cada um dos itens descritos de 5.2 (a) a 5.2 (c).

5.2.3.  A apresentação da intenção de pesquisa e entrevista, descrita no item 5.2 (d), constará de uma entrevista para apresentação da intenção de pesquisa, a se realizar entre os dias 20 de fevereiro de 2024 e 21 de fevereiro de 2024. Esta apresentação avaliará os seguintes critérios:

  1. O perfil do candidato para realizar estudos avançados.
  2. Compatibilidade do resumo com as linhas de pesquisa do PPGCC-PG.
  3. O conhecimento do candidato em linhas de pesquisa oferecidas pelo PPGCC-PG.
  4. O conhecimento do candidato sobre metodologia da pesquisa científica.
  5. Trajetória profissional.

5.2.3.1A apresentação da intenção de pesquisa e entrevista poderá ser realizada à distância mediante solicitação enviada para o e-mail ppgcc-pg@utfpr.edu.br até o dia 16 de fevereiro de 2024.

5.2.3.2 As pontuações máximas para cada um dos critérios de 5.2.3 (a) a 5.2.3 (e) estão apresentadas no Anexo C deste edital.

5.2.3.3 A apresentação da intenção de pesquisa e entrevista serão avaliadas por 3 (três) professores, designados pela coordenação do curso. Cada um dos professores atribuirá uma nota, dada pelo somatório das pontuações obtidas pelo candidato em cada um dos itens de 5.2.3 (a) a 5.2.3 (e).

5.2.3.4 Será atribuída ao candidato uma nota qualitativa, dada pela média aritmética das notas dos três professores, conforme descrito no item 5.2.3.3.

5.2.4 A nota final do candidato será dada pela fórmula:

                        notaFinal = [notaQuantitativa + 2(notaQualitativa)]/3

5.2.5 Os candidatos serão classificados da maior para a menor nota Final.

5.2.5.1 Em caso de empate das notas finais dos candidatos para o preenchimento da última vaga serão considerados os seguintes critérios de desempate, nesta ordem:

    a) Maior pontuação na análise do currículo (anexo A);

    b) Maior pontuação na nota do POSCOMP;

    c) Persistindo o empate, todos os candidatos empatados serão chamados para ingresso.

 

6. Divulgação dos Resultados

6.2.  O resultado do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação será homologado pela Comissão Responsável pelo Edital de Seleção de Alunos Regulares e Especiais do PPGCC-PG e divulgado no endereço http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-pg/editais, até o dia 23 de fevereiro de 2024.

6.3.   Na divulgação do resultado do processo seletivo constará o nome dos candidatos aprovados em ordem alfabética.

6.4.  Recursos relacionados ao processo de seleção serão aceitos no período de 26 de fevereiro de 2024 a 27 de fevereiro de 2024, e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, no endereço http://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/. O formulário de Requerimento Padrão, para fins de recurso, ficará à disposição dos candidatos a partir da data da divulgação do resultado no endereço http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-pg/documentos/formularios

6.5.   Os recursos devem ser endereçados à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Câmpus Ponta Grossa e serão analisados no prazo de cinco dias úteis contados a partir do seu recebimento.

6.6.    Após a análise dos recursos, o resultado final do processo seletivo será publicado até o dia 29 de fevereiro de 2024, no endereço http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-pg/editais

7. Matrícula

7.1. O período de matrículas será de 04 de março de 2024 a 08 de março de 2024.

7.2. Considera-se o aluno, regularmente matriculado no Programa, ciente e de acordo com o regulamento vigente do Programa, disponível no endereço http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-pg/documentos

a) Perderá o direito à vaga o candidato que:

i.   não efetuar seu requerimento de matrícula no PPGCC-PG no período estabelecido;

ii.  não apresentar fotocópia do diploma de graduação plena ou de documento equivalente até o último dia do requerimento de matrícula.

ii não efetuar o envio e autenticação dos documentos (7.3  7.4);

7.3. Para matrícula, os candidatos selecionados deverão encaminhar para o e-mail ppgcc-pg@utfpr.edu.br, com o assunto: Matrícula PPGCC – 2023/02 os documentos abaixo, digitalizados, em formato PDF/A, em arquivos separados, na ordem apresentada neste Edital.

IMPORTANTE: Documentos devem ser encaminhados individualizados (arquivos separados) e obrigatoriamente em formato PDF/A. Sugestão de link para conversão em PDF/A: https://avepdf.com/pt/convert-to-pdfa

7.3.1 Documento de identificação, para brasileiros, que especifique RG e CPF, com foto e órgão expedidor/UF.

7.3.2 Certidão de Nascimento ou Casamento.

7.3.3 Diploma de curso de Graduação, frente e verso, ou declaração de Conclusão de Curso assinada pelo representante IES de Graduação.

i. A declaração de conclusão do curso de Graduação é aceita para a matrícula, porém é necessária a apresentação do Diploma em até 1 (um) ano após a matrícula no curso. O discente será desligado do curso se não apresentar a documentação obrigatória.

7.3.4 Histórico escolar do curso de Graduação com informação de Coeficiente de Rendimento ou equivalente.

7.3.5 Os candidatos estrangeiros devem apresentar os documentos descritos nos Itens 7.3.1 a 7.3.4, com as seguintes variações:

i. Documento de identificação estrangeiro.

ii. Diploma de Graduação, reconhecido no Brasil, ou com o selo consular da Embaixada Brasileira no verso, ou com o selo de Apostilamento de Haia;

iii. Passaporte com foto e dados pessoais.

iv. A documentação de candidatos estrangeiros pode ser aceita nos idiomas: inglês, francês e espanhol. Documentos estrangeiros em outros idiomas devem ser apresentados com tradução juramentada.

7.3.6 A não apresentação dos documentos, conforme descrito no item 7.3 e 7.4, implicarão no desligamento do aluno do programa.

7.4. A efetivação definitiva das matrículas está condicionada a apresentação dos documentos originais descritos no item 7.3, para autenticação das cópias encaminhadas por e-mail, na diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG), no Bloco E, 1º andar, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa, Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330, Jardim Carvalho, Ponta Grossa, Paraná. Telefone/WhatsApp (42) 3235-7043. Atendimento: segunda a sexta-feira, das 09h às 11h30min e das 13h30 às 17h. 

IMPORTANTE: Os documentos originais devem ser apresentados no mesmo período da matrícula

 

8. Considerações finais sobre a seleção

8.1. Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, o não cumprimento das normas definidas neste edital ou no regulamento e comunicados do PPGCC-PG.

 

9. Validade

9.1. A seleção de candidatos terá validade somente para a Turma do Curso de Mestrado em Ciência da Computação a que se refere o presente Edital.

 

10. Diploma

10.1.  Ao aluno concluinte e aprovado em todos os requisitos em conformidade com o Regulamento Acadêmico do Curso será conferido Diploma de Mestre em Ciência da Computação, constando a Área de Concentração Sistemas e Métodos de Computação.

 

11. O processo seletivo do Mestrado e a matrícula obedecerão ao seguinte cronograma:

11.1 Processo Seletivo:

 

 

12. Casos Omissos

12.1 Os casos omissos neste Edital serão decididos pelo Colegiado do PPGCC-PG da UTFPR.

 

13. Disposições Gerais

13.1. Informações Adicionais:

13.1.1. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, página na internet:

http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-pg

13.1.2. Secretaria do PPGCC-PG

13.2. O candidato se responsabiliza pela exatidão e veracidade das informações prestadas durante o processo de seleção.

              

14. Publicação

14.1. O presente edital será publicado no site do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcc-pg/editais) e no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR, entrando em vigor a partir de sua publicação.

 

15. Do Foro

  15.1. Elege-se o Foro da Justiça Federal – Seção Judiciária do Paraná/Subseção de Ponta Grossa, para a resolução de eventuais litígios que possam surgir quanto ao presente Edital.

 

Ponta Grossa, 27 de novembro 2023 

 

 

 

 

Profa. Dra. Sheila Morais de Almeida

Prof. Dr. Luciano Augusto Lourençato

Coordenadora do PPGCC-PG

UTFPR - Câmpus Ponta Grossa

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação

UTFPR - Câmpus Ponta Grossa

 

 

Prof. Dr. Abel   Dionizio Azeredo

Diretor Geral

UTFPR - Câmpus Ponta Grossa

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SHEILA MORAIS DE ALMEIDA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 13/12/2023, às 09:30, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Anexo A - Pontuação referente a Curriculum Lattes e POSCOMP

 

Qualificação

Pontuação Máxima

Artigos completos ou resumos expandidos em periódicos ou conferências com Qualis: (10 pontos para cada artigo publicado) – máximo 30

30

Artigos completos ou resumos expandidos em periódicos ou conferências sem Qualis (5 pontos para cada artigo publicado) – máximo 15

15

Resumos em conferências com Qualis (6 pontos para cada trabalho) – máximo 18

18

Resumos em conferências sem Qualis (3 pontos para cada trabalho) – máximo 9

9

Especialização na área de Ciência da Computação

3

Docência na área de Computação (0,5 para cada semestre).

6

Nota do Poscomp (sendo:

Nota: >=média nacional: candidato receberá 10

Nota: < média nacional: candidato receberá 5

Não fez o exame: candidato receberá 0.)

10

Experiência profissional do candidato na área de computação (1 ponto por ano) – máximo 10 pontos

10

Graduação na área de Computação (10 pontos)

10

Total de pontos atingidos

111

                                                                                                                                                                                 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anexo B – Pontuação referente a Carta de Recomendação

Item

Valor Máximo

Nota Professor Recomendante 1 (NPR1)

Nota Professor Recomendante 2

(NPR2)

Média

 

Interesse

10

 

 

I=MÉDIA(NPR1, NPR2)

Capacidade Intelectual

10

 

 

CI=MÉDIA(NPR1, NPR2)

Persistência

10

 

 

P=MÉDIA(NPR1, NPR2)

Capacidade de expressão oral

 

10

 

 

CO=MÉDIA(NPR1, NPR2)

Capacidade de expressão escrita

 

10

 

 

CE=MÉDIA(NPR1, NPR2)

Relacionamento com colegas e professores

10

 

 

R=MÉDIA(NPR1, NPR2)

Nota final da carta de recomendação

 

 

 

=MÉDIA (I;CI;P;CO;CE;R)

**Caso seja enviada mais de duas cartas de recomendação para o aluno, todas serão consideradas no cálculo seguindo o mesmo cálculo demonstrado no quadro acima.

 

 

Anexo C – Pontuação da Avaliação da Entrevista

 

Itens de avaliação

Valor Máximo

 

O perfil do candidato para realizar estudos avançados;

 

15

 

Compatibilidade do resumo com as linhas de pesquisa do PPGCC-PG.

 

30

 

O conhecimento do candidato em linhas de pesquisa oferecidas pelo PPGCC-PG;

 

30

 

O conhecimento do candidato sobre metodologia da pesquisa científica;

 

15

 

Trajetória profissional.

10

 

Nota Final

100

 

Esta avaliação será realizada por pelo menos 3 (três) docentes.


Referência: Processo nº 23064.045442/2023-31 SEI nº 3872337