Boletim de Serviço Eletrônico em 07/12/2023

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS DOIS VIZINHOS

PROGR. POS-GRAD. EM AGROECOSSISTEMAS -DV

 

EDITAL nº 03/2023

Credenciamento de Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação Multicampi em Agroecossistemas – PPGSIS

 

A coordenação do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Agroecossistemas (PPGSIS), nível Mestrado, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campi Dois Vizinhos e Santa Helena, torna público que no período de 08/12/2023 a 02/02/2024, estarão abertas as inscrições para o credenciamento de Docente Permanente no PPGSIS.

As normas para o credenciamento de novos professores no programa, bem como as atribuições e os critérios de desempenho da categoria “Docente Permanente” estão regulamentadas pela Resolução Específica do PPGSIS nº 13/2023, aprovada pelo Colegiado do Programa.

Por se tratar de um Programa de Pós-Graduação no formato Multicampi, o PPGSIS segue as diretrizes de funcionamento estabelecidas na Instrução Normativa nº 34/2023 da PROPPG, devendo observar um número mínimo de Docentes Permanentes por sede. Considerando a manutenção deste formato e o pleno funcionamento de cada unidade que compõe o programa, o presente edital de credenciamento restringe à candidatura e o vínculo dos aprovados ao campus de Santa Helena.

 

1. DAS ATRIBUIÇÕES DO DOCENTE PERMANENTE

I. Ministrar pelo menos uma disciplina regular, anualmente, no programa;

II. Orientar no mínimo um mestrado anualmente no programa;

III. Propor, executar e participar de Projeto de Pesquisa do Programa;

IV. Coordenar projeto de pesquisa vigente e homologado junto a PROPPG;

V. Manter produtividade científica regular com publicações relevantes para a Área de Ciências Agrárias I da CAPES;

VI. Colaborar com a administração do programa

 

2. DAS VAGAS

No âmbito deste Edital serão ofertadas até 02 (duas) vagas para a categoria “Docente Permanente” no PPGSIS, a serem exclusivamente credenciados(as) pelo campus de Santa Helena da UTFPR na linha de pesquisa de Manejo e Tecnologias de Produção em Agroecossistemas.

 

3. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

I. Ser docente concursado com lotação na UTFPR, campus de Santa Helena, com formação, em nível de Doutorado, na área de Ciências Agrárias I ou áreas afins, com aderência à linha de pesquisa de Manejo e Tecnologias de Produção em Agroecossistemas;

II. Não estar vinculado como docente permanente a outro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu;

III. Ter produção científica mínima de 04 (quatro) artigos científicos A1 (ou cuja média das produções nos estratos A1 ao A4 do Qualis CAPES vigente seja equivalente), considerando os 04 anos anteriores ao certame (2020 a 2023), classificados como relevantes para a Área de Avaliação do PPG na CAPES;

IV. Apresentar Curriculum Vitae, atualizado, no formato Lattes/CNPq, indicando as publicações indexadas e/ou suas qualificações pelo Qualis CAPES vigente e aceito pela área das Ciências Agrárias I (ANEXOS 2 e 3);

V. Apresentar plano de trabalho para 2024 + biênio 2025-2026, incluindo detalhamento das atividades de ensino e pesquisa, além de explicitar a disponibilidade para eventuais atividades administrativas (comissões, representações e pareceres), científicas (participação em bancas, organização de eventos, entre outros) e de extensão (anexo 4);

VI. Apresentar uma proposta de disciplina que pretende ministrar no PPGSIS;

VII. Apresentar documentação com ciência e concordância do Coordenador ou Chefe de Departamento onde o docente está lotado, além da ciência e concordância do Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação (ou órgão equivalente) do campus de origem.

 

4. DOS DOCUMENTOS E FORMA DE INSCRIÇÃO

As propostas deverão ser apresentadas via Sistema Eletrônico de Informações - SEI (Tipo Pesquisa: Projeto e Acompanhamento) e encaminhadas para a unidade PPGSIS-DV. O processo deve ser instruído de modo a respeitar à sequência de documentos listados nos incisos a seguir. Os documentos deverão ser inseridos no processo como “documentos externos”, no formato “pdf” e nos formatos “nato digital” ou “digitalizados”.

I. Formulário de inscrição preenchido e assinado (Anexo 1);

II. Ficha de pontuação do currículo (Anexo 2);

III. Cópia do diploma de Doutorado na área de Ciências Agrárias I ou afins, obtido junto a Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu credenciado pela CAPES;

IV. Cópia dos comprovantes da produção científica objeto de pontuação, especificada no Anexo 3 deste Edital, no quadriênio 2020 e 2023. Será validada à comprovação de “aceite” pelo editor-chefe da revista para artigos ainda não publicados. Os documentos devem ser apresentados em arquivo único. 

V. Declaração assinada pelo(a) candidato(a) e pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do campus Santa Helena, atestando que não possui vínculo na Categoria de Docente Permanente com outro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.

VI. Comprovação de autorização de liberação para credenciamento junto ao PPGSIS, emitida pela chefia imediata onde atualmente o candidato encontra-se lotado.

VI. Plano de trabalho solicitado para 2024 + biênio 2025 e 2026 (Anexo 4): mostrar aderência a linha de pesquisa de Manejo e Tecnologias de Produção em Agroecossistemas;

VII. Proposta de Plano de Ensino para a disciplina que pretende ministrar no PPGSIS contendo: Nome da disciplina, Carga horária total, Objetivo, Ementa e Referências (considerar livros e artigos);

Parágrafo único: Inscrições incompletas, com falta de um ou mais documentos listados nos incisos do caput, ou inscrições completas, mas que não forem recebidas na unidade SEI do PPGSIS-DV até às 23h59min do dia 02/02/2024, serão consideradas desclassificadas.

 

5.  CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

I. As propostas serão analisadas por uma comissão específica de, no mínimo, 03 (três) docentes permanentes do programa, designada pela coordenação do PPGSIS;

II. A primeira etapa do processo será eliminatória e consistirá na conferência dos documentos exigidos (vide item 4) e se estes estão em consonância com os requisitos previstos no item 3 deste Edital, sendo divulgada uma lista prévia de inscrições homologadas pela comissão. Fica assegurado o direito de interposição de recursos nesta fase, o qual deverá ser enviado no e-mail do PPGSIS (ppgsis-dv@utfpr.edu.br) e realizado em um prazo de até 02 (dois) dias úteis da divulgação das homologações. A comissão também terá um prazo de até 02 (dois) dias úteis para analisar os recursos e uma lista final de inscrições homologadas será divulgada após este prazo;

III. A segunda etapa será Classificatória e terá como base a pontuação homologada pela comissão na análise do Anexo 2 documentado. O resultado prévio será divulgado em ordem decrescente de pontuação, sendo aprovados ao credenciamento os docentes que atingirem as maiores pontuações, desde que respeitado a produção mínima exigida no inciso III do item 3. Em havendo empate, o critério de desempate será o de maior produção científica na forma de artigos no estrato Qualis A1, depois no estrato Qualis A2, seguido pelo A3 e A4, nos casos de persistência da situação.

 

6. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

I. O resultado final será divulgado após a análise dos recursos, os quais estão igualmente garantidos na fase de Classificação dos candidatos, seguindo os mesmos procedimentos descritos no inciso II do item 5;

II. O resultado será publicado na página do programa e também nos murais das secretarias do Programa, nos campi Dois Vizinhos e Santa Helena: https://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsis-dv/PPGSIS-DV;

III. O candidato que, obedecida à ordem de classificação, não efetivar sua vinculação/credenciamento ao PPGSIS até sete (07) dias úteis após a data da publicação do resultado final do processo seletivo, declina de seu direito auferido com a classificação, abrindo de imediato, espaço para novas convocações em chamadas subsequentes;

IV. Os candidatos aprovados e vinculados ao PPGSIS em 2024 ficam cientes que somente serão lançados na Plataforma Sucupira a partir de 2025, visando não prejudicar o programa na avaliação quadrienal de 2021-2024.

 

7. CRONOGRAMA

Etapa

Período

Período de inscrição

08/12/2023 a 02/02/2024

Análise da documentação e Homologação prévia dos inscritos

a partir de 07/02

Lista final de inscrições homologadas

a partir de 13/02

Classificação e Resultado Preliminar

a partir de 21/02

Resultado Final (Pós-Recurso)

a partir de 27/02

Envio da carta de vinculação

Até 11/03

 

8. VALIDADE DO CREDENCIAMENTO

Ao ingressar no programa, o(a) professor(a) recém-credenciado(a) concorda que a validade de seu credenciamento na categoria “Docente Permanente” estará vinculada ao atendimento dos critérios de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento estabelecidos pela Resolução Específica nº 13/2023 do PPGSIS, disponível na página do programa.

 

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

I. A resolução específica nº 13/2023 que estabelece os critérios para o credenciamento, descredenciamento e recredenciamento de docentes no PPGSIS, encontra-se disponível em http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsis-dv/documentos/normas-ppgsis/resolucao-interna-que-regulamenta-o-credenciamento-descredenciamento-e-recredenciamento-de-docentes-no-programa-de-pos-graduacao-multicampi-em-agroecossistemas

II. O não cumprimento das normas definidas neste edital, ou em comunicados do PPGSIS, acarretará na eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis;

III. Os casos omissos a este edital serão decididos pelo Colegiado do PPGSIS;

IV. Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente no presente Edital, fica eleito Foro da Justiça Federal – Seção Judiciária do Paraná/Subseção de Francisco Beltrão, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

Dois Vizinhos, 07 de dezembro de 2023.

 

Prof. Dr. Elton Celton de Oliveira

Coordenador do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Agroecossistemas

UTFPR – Câmpus Dois Vizinhos

 

 

Profa. Dra. Michele Potrich

Diretora de Pesquisa e Pós-graduação da UTFPR-DV

 

 

Prof. Dr. Everton Ricardi Lozano da Silva

Diretor Geral do campus Dois Vizinhos da UTFPR

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ELTON CELTON DE OLIVEIRA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 06/12/2023, às 15:28, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 06/12/2023, às 18:11, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, DIRETOR(A), em (at) 07/12/2023, às 14:20, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3899833 e o código CRC (and the CRC code) 77B25806.



 

ANEXO 1 - FICHA DE INSCRIÇÃO

EDITAL 03/2023 – PPGSIS

 

Nome: _____________________________________________________________

SIAPE: ___________________________

Data de ingresso no Serviço Público: ____/____/_______

Data de Nascimento: ____/____/________

Naturalidade: ________________________________

Nacionalidade: _______________________________

Estado Civil: _________________________________

Carteira de Identidade (RG):_______________ Órgão Expedidor/Estado:_________

CPF________________________________

Filiação: Pai ________________________________________________________

Mãe_______________________________________________________________

Endereço: Rua/Av._____________________________________________nº_____

Complemento:_____________________Bairro______________________________

Cidade _________________________________________ UF___ CEP________________________

Telefone Residencial__________________ Telefone Celular___________________

Graduação em:____________________________________

Doutorado em:____________________________________

Ano de titulação do doutorado: _______________________

E-mail___________________________________________

Data:____/____/________

 

Assinatura do candidato:_______________________________________________

 

ANEXO 2 - FICHA DE PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO

EDITAL Nº 03/2023 – PPGSIS

(Deve ser preenchida pelo docente candidato)

Itens da Avaliação1 

Pontuação autoatribuída2

Pontuação homologada

Artigos publicados em periódicos. Utilizar o Qualis CAPES vigente para a Área de Ciências Agrárias I para atribuição de pontuação.

A1 (100 pontos por artigo)

 

 

A2 (85 pontos por artigo)

 

 

A3 (70 pontos por artigo)

 

 

A4 (55 pontos por artigo)

 

 

Pontuação total dos artigos

 

 

Equivalente A1/Ano

 

 

Patente Concedida

100 pontos por patente

 

 

Artigos publicados em periódicos nos Qualis B1 e B2 para a área de Ciências Agrárias I

35 pontos por artigo, limitado a 140 pontos

 

 

Autoria e/ou organização de livro técnico científico publicado por editora com corpo editorial

75 pontos por livro, limitado a 150 pontos

 

 

Capítulo de livro técnico científico publicado por editora com corpo editorial

50 pontos por capítulo, limitado a 100 pontos

 

 

Projeto aprovado em órgão de fomento externo

50 pontos por projeto, limitado a 100 pontos

 

 

Orientação ou Co-orientação de Dissertações de Mestrado

25 pontos por orientação concluída

 

 

Orientação ou ou Co-orientação de Teses de Doutorado

50 pontos por orientação concluída

 

 

Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação ou Iniciação Científica

10 pontos por orientação concluída, limitado a 50 pontos

 

 

Orientação de Monografias de Especialização

15 pontos por orientação concluída, limitado a 30 pontos

 

 

TOTAL 

 

 

*nota final de avaliação = 0,8 (avaliação do currículo, conforme ficha do Anexo 2) + 0,2 (plano de trabalho – Anexo 04)

 

Assinatura do candidato:________________________________________________

1Serão consideradas as produções contempladas no período entre 2020-2023.

2Os campos desta coluna devem ser preenchidos pelo candidato.

 

 

ANEXO 3 - EDITAL Nº 03/2023 – PPGSIS

 

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES

 

1. Deverá ser entregue digitalizado, com boa qualidade (documentos legíveis), em arquivo pdf, na ordem e numeração constante no item 4 deste edital.

2. As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida no Anexo 02. A documentação comprobatória do Curriculum lattes deverá ser enviada na ordem que aparecem no Anexo 02, sempre com o subtítulo correspondente e os documentos comprobatórios.

3. No caso de artigo científico, deverá ser apresentado a primeira página, onde consta o(s) nome(s) do(s) autor(es) e o periódico onde o mesmo foi publicado, com DOI, ano, volume, número e páginas (quando houver).

4. No caso de patente concedida, apresentar documento comprobatório de detentor da mesma.

5. No caso dos capítulos de livro poderá ser apresentado apenas a primeira página, onde consta o(s) nome(s) do(s) autor(es), juntamente com a capa do livro, ficha catalográfica, sumário e corpo editorial.

6. Para a comprovação da publicação de livro, deverá ser apresentada a capa, ficha catalográfica, sumário e corpo editorial.

7. No caso de projeto, a comprovação de envio ao órgão de fomento externo;

8. No caso das orientações ou coorientações, a declaração de orientação.

 

 

ANEXO N° 04 – PLANO DE TRABALHO

EDITAL n° 03/2023– PPGSIS

 

O Plano de Trabalho, com no máximo 10 páginas, deve prever o desenvolvimento de atividades de docência, pesquisa e extensão a serem desenvolvidas em 2024 e ao longo do próximo biênio (2025 e 2026). Deve-se constar:

 

  1. Objetivos e justificativa do professor junto ao PPGSIS

  2. Contribuições da inserção do professor junto à linha de pesquisa de Manejo e Tecnologias de Produção em Agroecossistemas

  3. Descrição de atividades a serem desenvolvidas durante o período, tais como:

- Proposta de pesquisa

- Participação em pesquisas/grupos de pesquisa;

- Participação em docência;

- Publicações pretendidas;

- Formas de auxílio para captação de recursos para pesquisas e inovação,

- Coorientação;

- Organização de eventos/seminários;

- Diferencial de sua área de pesquisa para o programa

- Outros

  1. Resultados e impactos (acadêmicos, sociais, econômicos, ambientais) esperados em 2024 e ao longo do biênio 2025 a 2026;

  2. Cronograma de atividades (3 anos).


Referência: Processo nº 23064.055008/2023-69 SEI nº 3899833