Boletim de Serviço Eletrônico em 29/01/2024

Ministério da Educação

​​UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS FRANCISCO BELTRAO
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
PROGRAMA DE POS-GRAD EM ENG AMBIENTAL-FB

resolução PPGEA-FB/UTFPR nº 09 de 07 de dezembro de 2023

  

Dispõe sobre normas e critérios para a realização de estágios de docência para Discentes do Mestrado e Pós-doutoramento, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental.

 

O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL: ANÁLISE E TECNOLOGIA AMBIENTAL do Campus Francisco Beltrão da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria de Pessoal GABIR/UTFPR no 791, de 12 de maio de 2023,,

CONSIDERANDO o Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução COUNI/UTFPR nº 78, de 14 de abril de 2022;

CONSIDERANDO o Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental, aprovado pela Resolução COPPG/UTFPR nº 139, de 08 de novembro de 2023;

CONSIDERANDO a deliberação tomada em sua Reunião de Colegiado nº 08, de 07 de dezembro de 2023;

CONSIDERANDO Instrução Normativa Conjunta 01/2014 PROGRAD/ PROPPG

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 23064.061551/2023-03,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º  Aprovar, na forma do anexo, a Resolução Interna do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental referente aos critérios e procedimentos para realização do Estagio de Docência de discentes do Mestrado e Pós-doutorandos.

Art. 2º  Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no boletim de serviços da UTFPR.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THALITA GRANDO RAUEN, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 29/01/2024, às 10:56, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3930148 e o código CRC (and the CRC code) 09A6DA63.



 

INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

 

Art. 1º O discente/pós-doutorando em Estágio de Docência deve cumprir as normas estabelecidas no Regulamento de Estágio de Docência para Discente de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Instrução Normativa PROPPG/PROGRAD nº 001/2014) e na legislação em vigor.

 

Art. 2º Será considerado Estágio de Docência a participação em atividades didático-pedagógicas nos cursos de graduação, tais como, a elaboração de material didático, a preparação e a apresentação de aulas teóricas e/ou práticas, a aplicação ou o desenvolvimento de métodos ou técnicas pedagógicas, o acompanhamento de estudos dirigidos, seminários e minicursos.

§1 – As atividades desenvolvidas no Estágio de Docência devem ser compatíveis com a(s) área(s) de pesquisa do PPGEA-FB em que o discente/pós-doutorando estiver matriculado/vinculado.

§2 – No caso da apresentação de aulas teóricas e/ou práticas pelos discentes/pós-doutorandos do PPGEA, é indispensável a presença do Professor Responsável pela disciplina, salvo nos casos em que o mesmo esteja afastado oficialmente em missão de curta duração, tais como, participação em congressos / simpósios / workshops, bancas examinadoras e comissões de avaliação de projetos em órgãos de fomento.

§3 – As atividades de Estágio de Docência podem ser realizadas somente nos cursos de graduação da UTFPR, independentemente do Campus de origem do discente.

§4 – Para os bolsistas do PPGEA-FB, o Estágio de Docência é considerado obrigatório.

§5 – Os discentes não bolsistas podem realizar o Estágio de Docência como Atividade Complementar.

§6 – O Estágio de Docência para bolsistas de pós-doutorado deve respeitar as condições estabelecidas nos regulamentos específicos dos programas de financiamento das agências de fomento.

 

Art. 3º A carga horária total que deverá ser realizada pelo aluno em Estágio de Docência será de 15 (quinze) horas (1 crédito), equivalente à 18 (dezoito) horas-aula, para alunos de Mestrado e de Pós-Doutorado.

§1 – O Estágio de Docência deverá ser realizado em, no mínimo, 1 (um) semestre para alunos de Mestrado e pós-doutorandos.

§2 – O discente que comprovar ter experiência de docência em cursos de graduação, nos quantitativos mínimos dispostos no presente artigo, está dispensado do Estágio de Docência. Nesse caso, o discente não fará jus aos créditos relativos ao estágio.

§4 – A carga horária semanal do Estágio de Docência é de, no máximo, 4 horas-aula.

 

Art. 4º O discente ou pós-doutorando em Estágio de Docência poderá realizar a apresentação de aulas teóricas e/ou práticas em até 30% (trinta por cento) da carga horária total da disciplina em que atuar.

Parágrafo único – Mais de um discente poderá atuar, simultaneamente, em uma mesma disciplina, desde que a carga horária total dessa atuação não ultrapasse 30% (trinta por cento) da carga horária total da disciplina.

 

Art. 5º O orientador/supervisor deve encaminhar à Coordenação do PPGEA-FB, antes do início do período letivo, a solicitação para a realização do Estágio de Docência em disciplinas do curso, para análise e aprovação (Anexo 1).

§1 – A solicitação para a realização do Estágio de Docência deve vir acompanhada do consentimento do Professor Responsável pela disciplina do curso.

§2 – A solicitação é realizada por meio Sistema Eletrônico de Informação (SEI) com dados definidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) - Documento SEI.

 

Art. 6º O Coordenador do PPGEA deve encaminhar à Coordenação do Curso de Graduação, antes do início do período letivo, a solicitação para a realização do Estágio de Docência em disciplinas do curso, para análise e aprovação.O Orientador do discente/Supervisor do Pós-Doutorando pode ser, também, o docente Responsável pela disciplina do Curso de Graduação.

 

Art. 7º O Orientador do discente/Supervisor do Pós-Doutorando pode ser, também, o docente Responsável pela disciplina do Curso de Graduação.

 

Art. 8º O Orientador/Supervisor, juntamente com o Professor Responsável pela disciplina do Curso de Graduação, avaliará o desempenho do discente/pós-doutorando durante o Estágio de Docência.

§1 – O registro da carga horária das atividades didático-pedagógicas realizadas na disciplina pelo discente/pós-doutorando em Estágio de Docência será feito pelo Professor Responsável pela disciplina.

§2 – A avaliação do desempenho do aluno será registrada no SEI, com dados específicos definidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) - Documento SEI.

 

Art. 9º A participação de alunos dos Programas de Pós-Graduação no Estágio de Docência será sem percebimento de contraprestação financeira ou qualquer outro tipo de remuneração e não gera vínculo de emprego nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária, tributária ou outra afim.

§1 – A formalização do Estágio de Docência ocorrerá por meio de Termo de Acordo específico definido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) - ANEXO III.

§2 – O Termo de Acordo poderá ser interrompido por qualquer uma das partes, por meio de manifestação por escrito com 30 (trinta) dias de antecedência.

 

Art. 10 Caberá ao Orientador e ao Supervisor de Pós-Doutoramento, definir e divulgar a época em que cada discente deverá realizar o Estágio de Docência.

 

Art. 11 O Estágio de Docência deve ser realizado sem prejuízo do tempo de titulação do aluno.

 

Art. 12 Compete à Comissão de Bolsas homologar o Estágio de Docência dos Bolsistas e solicitar ao Coordenador do PPGEA-FB o registro dos créditos relativos ao estágio.

 

Art. 13 No caso do aluno bolsista de Demanda Social (DS) da CAPES, a não aprovação do Estágio de Docência até o 18º mês da matrícula do Mestrado implicará no cancelamento da bolsa, observando-se as exigências previstas nos Regulamentos de concessão das bolsas e na legislação em vigor.

 

Art. 14 Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do PPGEA-FB, com anuência da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Francisco Beltrão.

 

 

 

ANEXO 1 - SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

 

- Orientador do mestrando ou Supervisor do Pós-doutorando:

1 - Iniciar Processo SEI: Geral: análise e encaminhamento de documentos. Especificação: Estágio de Docência

2 - Inserir documentos SEI:

a. Pós-graduação: solicitação de Estágio de Docência

b. Pós-graduação: estágio de docência - Termo de Acordo

3 - Ao finalizar o estágio, inserir documento SEI:

a. Pós-graduação: estágio de docência - Aval. desempenho

4 - Observar todas as assinaturas necessárias.

5 - Encaminhar despacho para coordenação do PPGEA-FB informando o término do Estágio.

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.061551/2023-03 SEI nº 3930148