Boletim de Serviço Eletrônico em 10/01/2024

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS LONDRINA

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Câmpus Londrina

 

EDITAL nº 01/2024

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO EM 2024/01 NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE MATEMÁTICA – PPGMAT – PARTICIPANTE EXTERNO

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática – PPGMAT, dos campi Cornélio Procópio e Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é um Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). O curso de Mestrado Profissional destina-se aos portadores de diploma de graduação, obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC, habilitados para ministrar a disciplina de Matemática em diferentes níveis de escolaridade, inclusive aqueles habilitados para a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O PPGMAT visa oportunizar a esses profissionais capacitação em nível de mestrado, possibilitando que reflitam e repensem suas práticas docentes, reorientando-as de forma fundamentada nos aspectos que forem necessários, bem como que se desenvolvam enquanto pesquisadores na área.

 

I. DA DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

1.1 O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) muticampi Cornélio Procópio e Londrina, torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo para ingresso na modalidade PARTICIPANTE EXTERNO no PPGMAT em 2024/01. 

1.2 Segundo o CAPÍTULO V do Regulamento do Curso, no artigo 38, as disciplinas podem ser ofertadas a um Participante Externo, no qual abrange alunos de graduação da UTFPR ou de Instituição de Ensino Superior conveniada, alunos de pós-graduação stricto sensu de outros Programas da UTFPR ou de outras instituições e profissionais portadores de diploma de nível superior. O Participante Externo aprovado na disciplina tem direito a uma declaração. 

1.3 Na ocasião da passagem do participante externo para aluno regular poderão ser aproveitados créditos em disciplinas cursadas isoladamente em até 36 (trinta e seis) meses anteriores à data da matrícula conforme resolução interna. 

 

II. DOS REQUISITOS 

Poderão participar do Exame de Seleção na modalidade participante externo, portadores de diploma de graduação, obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC, habilitados para ministrar a disciplina de Matemática em diferentes níveis de escolaridade, podendo concorrer segundo uma das duas modalidades a seguir: 

2.1 Graduados em Matemática;
2.2 Graduados habilitados para o exercício da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

 

III. DAS ATIVIDADES LETIVAS

As aulas serão ministradas na modalidade presencial, no campus Londrina da UTFPR. O período das aulas em cada disciplina está divulgado no Quadro I, do item V. As aulas terão início a partir de 04 de março de 2024.

 

IV. DA INSCRIÇÃO

4.1 A inscrição será realizada via internet, exclusivamente, de 11 de janeiro a 11 de fevereiro de 2024.

4.2 Para se inscrever, o candidato deverá observar os seguintes procedimentos: 

4.2.1 Acessar a página do Programa (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppg-mat) na qual estarão disponíveis o edital e o Formulário de Inscrição (https://forms.gle/1FhErmLtdHqSdM3Y6)

4.2.2 Preencher integralmente o Formulário de Inscrição de acordo com as instruções. 

4.2.3 Indicar, no Formulário de Inscrição até duas disciplinas que deseja cursar, informando a ordem de preferência. 

4.2.4 Anexar os seguintes arquivos, salvos na extensão .pdf:

i) Arquivo 1: Cópia simples da Carteira de Identidade (ou passaporte, se estrangeiro); Cópia simples do CPF; Cópia simples do diploma de curso de Graduação, frente e verso, ou declaração de Conclusão de Curso assinada pelo representante IES de Graduação1;

ii) Arquivo 2: Documentos comprobatórios de itens avaliados na Análise de Currículo (Ver anexo I).

¹Candidatos concluintes de cursos de graduação que ainda não tenham esses documentos ficam dispensados da entrega deles no ato da inscrição, devendo ter ciência de que, uma vez aprovados no processo seletivo, deverão apresentá-los até a data final do período de matrícula.

4.2.5 Enviar o formulário de inscrição devidamente preenchido e com os documentos anexados até o dia 11 de fevereiro de 2024.

 

V. DAS VAGAS OFERTADAS

As disciplinas, os nomes dos docentes, os horários das aulas e o número de vagas constam no Quadro 1.

Quadro 1: Vagas ofertadas por disciplina/docente

Nome da disciplina

Docente

Horário

Número de vagas

(PPGMAT33) Estatística Aplicada à Pesquisa Científica e Educacional

Prof. Dr. Leonardo Sturion

Quarta-feira, das 18h30 às 21h30

Sala K303, Campus Londrina

10

(PPGMAT21) Resolução de Problemas no Ensino de Matemática

Profa. Dra. Andresa Maria Justulin

Quinta-feira, das 14h às 17h

Sala K303, Campus Londrina

5

(PPGMAT16) Modelagem Matemática na perspectiva do Ensino

Profa. Dra. Karina Alessandra Pessoa da Silva

Sexta-feira, das 9h às 12h

Sala K303, Campus Londrina

5

(PPGMAT13) Cognição, metacognição e formação de conceitos

Prof. Dr. Rodolfo Eduardo Vertuan

Concentrada*: sextas, das 18h30 às 21h30 e sábado, das 9h às 12h (*datas à definir com professor de forma a não coincidir com as datas da disciplina PPGMAT55)
Sala K303, Campus Londrina

10

(PPGMAT55) Ensino de Geometria e Medidas

Prof. Dr. Emerson Tortola

Concentrada*: sextas, das 18h30 às 21h30 e sábado, das 9h às 12h (*datas à definir com professor de forma a não coincidir com as datas da disciplina PPGMAT13)
Sala K303, Campus Londrina

5

 

VI. DO PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo será constituído pela análise do currículo. A pontuação será computada de acordo com os critérios indicados no Anexo I. A ordem de classificação dos candidatos em cada disciplina será definida a partir do seguinte processo: classificação, em ordem decrescente de pontuação, dos candidatos que indicaram a disciplina como primeira opção, seguida da classificação, em ordem decrescente de pontuação dos candidatos que indicaram a disciplina como segunda opção. Em caso de empate, terá preferência o candidato com maior idade. 

 

VII. DO RESULTADO: 

7.1 O resultado preliminar com os candidatos aprovados será divulgado na página do Programa (http://portal.utfpr.edu.br/site/ppgmat), no dia 20 de fevereiro de 2024.

7.2 Do resultado preliminar cabe recurso devidamente fundamentado que deverá ser enviado para o e-mail sel-ppgmat-ld@utfpr.edu.br de 21 a 22 de fevereiro de 2024

7.3 O resultado dos pedidos de recurso, se houver, será publicado no dia 23 de fevereiro de 2024, na página do PPGMAT.

 

VIII. DA MATRÍCULA

8.1 Os candidatos aprovados deverão aguardar instruções da coordenação do programa, que serão enviadas até o dia 26 de fevereiro de 2024 para o e-mail apresentado no ato de inscrição, sobre o período e procedimentos de matrícula. Em caso de não recebimento de e-mail até essa data, o candidato deve entrar em contato pelo endereço ppgmat-ld@utfpr.edu.br.

8.2 Caso haja desistência de algum candidato aprovado, poderá ser convocado o próximo candidato classificado segundo o resultado final. 

8.3 O candidato que não efetuar a matrícula na data estabelecida perderá o direito à vaga. 

 

IX. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

9.1 As informações prestadas na inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão de Seleção do direito de cancelar ou indeferir a inscrição, se forem verificadas informações incorretas, incompletas ou se o candidato não se enquadrar nas condições estabelecidas neste Edital.

9.2 Ao se inscrever, o candidato aceita as condições e as normas estabelecidas neste Edital, delas não podendo alegar desconhecimento. 

9.3 Casos omissos no presente Edital serão resolvidos pelo Colegiado do PPGMAT.

9.4 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Londrina, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questionamentos oriundos deste Edital não solucionados no âmbito do Colegiado do PPGMAT CP/LD.

9.5 Este edital está publicado na página do Programa (http://portal.utfpr.edu.br/site/ppgmat) e no Boletim de Serviço Eletrônico da UTFPR.

 

X. DO CRONOGRAMA 

O processo seletivo para ingresso como participante externo no curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática – PPGMAT obedecerá ao seguinte cronograma:

10/01/2024

Lançamento do Edital de Seleção (na página do PPGMAT)

11/01/2024 a 11/02/2024

Inscrições

20/02/2024

Resultado preliminar

21/02/2024 a 22/02/2024

Período de solicitação de recursos contra o resultado preliminar  (na página do PPGMAT).

23/02/2024

Resultado dos pedidos de recurso, se houver (na página do PPGMAT) e divulgação do resultado final. 

 

Londrina, 29 de dezembro de 2024.

 

 

Direção Geral do Campus Cornélio Procópio

Direção Geral do Campus Londrina

 

 

Anexo I - Tabela de pontuação para Análise de Currículo

Descrição da atividade

Pontos

1. Trabalhos completos e/ou resumos publicados em anais de eventos (atividades realizadas a partir de 2019).

1.1 Trabalhos completos e/ou resumos publicados em anais de eventos 

(Máximo 5 pontos)

Internacional

1,5

Nacional

1,0

Regional

0,5

2. Produção científica e tecnológica (atividades realizadas a partir de 2019).

2.1 Artigos publicados em periódicos científicos listados no Qualis Capes na área de ENSINO (2017-2020).

A1

10

A2

8

A3

7

A4

6

B1

5

B2

4

B3

3

B4

2

B5

1

C

0,5

2.2 Artigo publicado em periódico científico (com ISSN) não listado no Qualis Capes na área de ENSINO (2017-2020).

Internacional

1

Nacional

0,5

2.3 Capítulo em livro científico internacional

6

2.4 Livro científico internacional

10

2.5 Capítulo em livro científico nacional com ISSN

4

2.6 Livro científico nacional com ISSN

8

3. Atividades de iniciação científica, iniciação à docência, residência pedagógica, ensino ou extensão e pós-graduação lato sensu 

3.1 Atividades de iniciação científica, iniciação à docência, residência pedagógica, ensino ou extensão, comprovadas por declaração do orientador ou da instituição

(Máximo 10 pontos)

2 (por semestre)

3.2 Pós-graduação lato sensu em áreas afins ao PPGMAT

(Máximo 10 pontos)

5 (por curso)

4. Experiência profissional

4.1 Experiência profissional: docência 

(Máximo 10 pontos)

1 (por ano)


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ADRIANA HELENA BORSSOI, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 09/01/2024, às 10:47, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCOS MASSAKI IMAMURA, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 09/01/2024, às 14:40, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JOSE AUGUSTO FABRI, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 10/01/2024, às 11:44, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3949768 e o código CRC (and the CRC code) 7C206481.



 


Referência: Processo nº 23064.062617/2023-74 SEI nº 3949768