Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO |
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EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO Nº 001/2024-PS-FB
De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), consoante Decreto nº 7.485, de 18 de maio de 2011, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 19 de maio de 2011, Portaria Interministerial nº 253, de 26/07/2011, publicada no DOU de 27 subsequente, c/c Portaria MEC nº 1.034, de 27/07/2011, publicada no DOU de 28 subsequente, torno público a abertura de inscrições para o Processo Seletivo para Professor Substituto para o preenchimento de 3 (três) vagas para a carreira de Professor do Magistério Federal, nos termos do presente Edital de Abertura e do Edital de Condições Gerais Nº 001/2023, publicado no DOU de 03 de agosto de 2023 e disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=3944335&id_orgao_publicacao=0.
1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O Processo Seletivo será regido por este edital e pelo Edital de Condições Gerais 001/2023, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=3944335&id_orgao_publicacao=0.
1.1.1 Para fins deste edital considera-se:
a) O endereço eletrônico de concursos públicos e processos seletivos: http://portal.utfpr.edu.br/editais/concursos
b) O Campus para o qual a vaga se destina: Francisco Beltrão.
c) O endereço da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos do Campus Francisco Beltrão: Rua Gelindo João Folador, nº 2000, Bairro Novo Horizonte, CEP: 85602-863, Caixa Postal 135, Francisco Beltrão - Paraná - Brasil.
d) O e-mail de contato: cogerh-fb@utfpr.edu.br
1.2 O período de contrato será de 6 (seis) meses, sendo admitida sua prorrogação, no interesse da Administração e nas hipóteses legais vigentes, desde que o prazo do contrato não exceda 02 (dois) anos, conforme dispõe a Lei 8.745/1993.
1.3 O valor da taxa de inscrição, a remuneração e os requisitos estão disponíveis no Anexo I.
1.4 O programa está disponível no Anexo II.
1.5 Ao efetuar a inscrição, o candidato declara que leu e está de acordo com todos os termos deste Edital de Abertura e do Edital de Condições Gerais, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=3944335&id_orgao_publicacao=0.
2. DA INSCRIÇÃO
2.1 A inscrição deverá ser realizada das: 08h do dia 09/01/2024 às 23h do dia 29/01/2024.
2.2 Último dia para pagamento da Guia de Recolhimento da União: 30/01/2024.
2.3 Período para solicitar isenção: 09/01/2024 a 19/01/2024.
2.4 Resultado da Isenção: 22/01/2024 até às 17h.
2.5 Prazo para recurso contra o indeferimento do pedido de Isenção: das 17h do dia 22/01/2024 às 17h do dia 23/01/2024.
2.6 Resposta ao recurso da isenção: 29/01/2024.
3. DO ENSALAMENTO
3.1 O ensalamento da Prova Escrita será divulgado no dia 05/02/2024 até às 17h.
4. DA BANCA EXAMINADORA
4.1 Publicação, na página do concurso, da portaria de composição da banca examinadora: 05/02/2024 até às 17h.
4.2 Prazo de recurso para impugnação de membro da banca examinadora: das 17h do dia 05/02/2024 às 17h do dia 06/02/2024.
5. DAS PROVAS
5.1 O Processo Seletivo será constituído de Prova Escrita, dissertativa, e Prova de Desempenho de Ensino.
5.2 da Prova Escrita (PE):
5.2.1 Tipo: Dissertativa com sorteio de ponto.
5.2.2 Sorteio do ponto: 19/02/2024, às 08h30.
5.2.3 Data de realização da Prova Escrita: 19/02/2024, às 09h30.
5.2.4 Duração: 02h30min.
5.2.5 O acesso ao local de realização da Prova Escrita será fechado com 15 (quinze) minutos de antecedência ao início da prova.
5.3 da Prova de Desempenho de Ensino (PDE)
5.3.1 Sorteio do ponto: 29/02/2024 às 14h.
5.3.2 Data de realização da Prova de Desempenho de Ensino: 01/03/2024, às 14h
6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
6.1 Resultado da PE: 20/02/2024 até às 17h.
6.2 Prazo para Recurso contra a PE: 17h do dia 20/02/2024 às 17h do dia 21/02/2024.
6.3 Resultado do Recurso contra a PE: 27/02/2024 até às 17h.
6.4 Resultado Final: 04/03/2024 até às 17h.
6.5 Prazo para Recurso contra o Resultado Final: das 17h do dia 04/03/2024 às 17h do dia 05/03/2024.
6.6 Resultado do Recurso contra o Resultado Final: 11/03/2024 até às 17h.
ANEXO I AO EDITAL Nº 001/2024-PS-FB - ABERTURA
Área/Subárea: |
VG |
PN |
PDE |
CH |
Requisito(1) |
Engenharias II/ Engenharia Química |
02 |
01 |
06 |
40 |
Graduação em Engenharia Química ou em Engenharia de Alimentos e ou em Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos com Pós-Graduação em Engenharia. |
Linguística, Letras e Artes/ Linguística e Letras |
01 |
06 |
40 |
Graduação em Letras Português/Inglês com Pós-Graduação em Letras ou em Linguística Aplicada ou em Línguas Estrangeiras Modernas ou em Educação. |
LEGENDA:
(1) Referência utilizada: Tabela de Áreas do Conhecimento da CAPES, disponível em https://goo.gl/YoT6v7.
(2) Quando não especificada, a Pós-Graduação mínima deve ser em nível de especialização.
VG: nº total de vagas
PN: nº de vagas pessoas negras
PDE: nº de candidatos convocados para a Prova de Desempenho de Ensino
CH: Carga horária
REMUNERAÇÃO (40 Horas)
Titulação |
Vencimento Básico |
Retribuição por Titulação |
Total |
Especialização |
3.412,63 |
511,90 |
3.924,53 |
Mestrado |
3.412,63 |
1.279,74 |
4.692,37 |
Doutorado |
3.412,63 |
2.943,39 |
6.356,02 |
TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 124,00 |
ANEXO II AO EDITAL Nº Nº 001/2024-PS-FB - ABERTURA
ÁREA/SUBÁREA: Engenharias II/ Engenharia Química
PROGRAMA
Cinética e Projeto de Reatores Químicos Ideais;
Cinética Microbiana e Modos de Condução de Biorreatores;
Otimização de Processos Químicos;
Balanços de Massa e Energia em Processos Químicos; e
Propriedades PVT e Ciclos de Potência.
Observação:
O ponto sorteado para a Prova Escrita será retirado para o sorteio de ponto da Prova de Desempenho de Ensino.
REFERÊNCIAS
A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.
ALTERTHUM, F. et al. Biotecnologia Industrial: fundamentos. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2020. V. 1.
BASTOS, R. G. Tecnologia das Fermentações: fundamentos de bioprocessos. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
DUTTA, S. Optimization in Chemical Engineering. New Delhi: Cambridge University press, 2016.
EDGAR, Thomas F.; HIMMEUBLAU, David M. Optimization of Chemical Processes. 2.ed. New York: McGraw-Hill, 2001.
ELNASHAIE, S. S. E. M; GARHYAN, P. Conservation Equations and Modeling of Chemical and Biochemical Processes. New York: Marcel Dekker, 2003.
FELDER, Richard M.; ROUSSEAU, Ronald W. (Autor). Princípios elementares dos processos químicos. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2005. xxiv, 579 p. ISBN 85-216-1429-2.
FOGLER, H. S. Elementos de Engenharia das Reações Químicas. Tradução e revisão técnica: CALADO, V. M. A.; RESENDE, N. S. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2022.
FOGLER, H. S. Cálculo de Reatores: o essencial da engenharia das reações químicas. Tradução e revisão técnica: MORAES, F. F. de [et al.]. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
HIMMELBLAU, David Mautner; RIGGS, James L. Engenharia química: princípios e cálculos. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2014. xxii, 839 p. + 1 tabela ISBN 85-216-1502-7.
KORETSKY, Milo D. Termodinâmica para engenharia química. Rio de Janeiro, RJ: LTC, c2007. 502 p. + CD ROM ISBN 9788521615309.
LEVENSPIEL, O. Engenharia das Reações Químicas. Tradução e revisão técnica: CALADO, V. M. A.; TAVARES, F. W. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2000.
LUYBEN, W.L. Process Modeling, Simulation and Control for Chemical Engineers. 2nd ed., 1990.
PERLINGEIRO, C. A. G. Engenharia de processos: análise, simulação, otimização e síntese de processos químicos. São Paulo, SP: Blucher, 2005.
RICE, R. G.; DO, D. D. Applied Mathematics and Modeling for Chemical Engineers. 2 ed. New York: John Wiley & Sons, 2015.
SCHMIDELL, W. et al. Biotecnologia Industrial: engenharia bioquímica. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2021. v.2.
SMITH, John M.; VAN NESS, H. C.; ABBOTT, Michael M. Introdução à termodinâmica da engenharia química. 7. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2007. 626 p. ISBN 9788521615538.
ÁREA/SUBÁREA: Linguística, Letras e Artes/ Linguística e Letras
PROGRAMA PARA PROVA ESCRITA
Concepções de linguagem: aspectos teóricos e aplicados ao ensino de línguas;
Leitura e produção textual sob a ótica da teoria dos gêneros textuais/discursivos;
As teorias de multiletramentos críticos;
Variedades sociolinguísticas. A noção de “erro”. Preconceito linguístico; e
A prática de ensino de produção de textos: condições de produção e avaliação de textos produzidos.
Observação:
A prova escrita deverá ser realizada em Língua Portuguesa.
PROGRAMA PARA PROVA DE DESEMPENHO DE ENSINO
English language for specific purpose in higher education;
Developing Writing Skills in Language Classroom;
Developing Listening Skills in Language Classroom;
Developing Speaking Skills in Language Classroom; e
The use of Grammar in the Classroom.
Observação:
A prova de desempenho de ensino deverá ser realizada em Língua Inglesa.
REFERÊNCIAS
A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas.
ALDERSON, C. Assessing reading. New York: Cambridge University Press, 2000.
ANTUNES, I. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BAGNO, M. Nada na língua é por acaso. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
_______. Preconceito lingüístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 8a ed. Tradução de Michel Lahud e Yara F. Vieira. São Paulo: Hucitec, 1997.
_______. Estética da Criação Verbal. Tradução de Maria Ermantina Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BRANDÃO, H. N. Texto, gêneros do discurso e ensino. In: ______ (Coord.). Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. p. 17-45.
BRONCKART, J.P. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. 2a ed.Tradução de Anna Rachel Machado, São Paulo: EDUC, 1997/2003.
BUCK, G. Assessing listening. New York: Cambridge University Press, 2001.
CARLINO, Paula (Org.). Leer y Escribir en la Universidad. Textos en Contexto 6. The WAC Clearinghouse, Colorado State University. (Originalmente publicado impreso en 2004 por la Asociación Internacional de Lectura / Lectura y Vida). Publicación Digital de acceso libre en 2022. Disponível em: https://www.aacademica.org/paula.carlino/297. Acesso em: 19 dez. 2023.
CARRELL, P.L.; DEVINE, J.; ESKEY, D. E. Interactive Approaches to Second Language Reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.
CRISTOVÃO, V. L. L. Modelos didáticos de gêneros: uma abordagem para o ensino de língua estrangeira. Londrina: EDUEL, 2007.
DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.) Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
FÁVERO, L. L.; KOCH, I. V. Linguística textual: introdução. São Paulo: Cortez, 2000.
HUTCHINSON, T. English for specific purposes. Cambridge University Press, 1987.
KLEIMAN, A. B. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes: Editora da Unicamp, 1993.
______. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1999.
KOCH, I. V. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1989.
______. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 2004.
KOMESU, F. (Org.); ASSIS, Juliana Alves (Org.); FLUCKIGER, Cédric (Org.). Práticas discursivas em letramento acadêmico: Questões em estudo - Efeitos da Covid em práticas letradas acadêmicas. 4. ed. Belo Horizonte: PUC Minas, 2020. v. 4. 476p. Disponível em: https://www.editora.pucminas.br/obra/praticas-discursivas-em-letramento-academico-questoes-em-estudo-volume-4. Acesso em: 19 dez. 2023.
MACHADO, A. R.; ABREU-TARDELLI, L. S.; CRISTOVÃO, V. L. L. Linguagem e Educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial. 2008.
MCKAY, S. Teaching English as an International Language: Rethinking Goals and Approaches. Oxford: Oxford University Press, 2002.
MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
MOTTA- ROTH, D. Redação acadêmica: princípios básicos. Santa Maria, RS: UFSM/ Imprensa Universitária, 2001.
NASCIMENTO, E. L. (Org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Paulo: Editora Claraluz, 2009.
PEREGOY, S. F., & BOYLE, O. F. Reading, writing, and learning in ESL. New York Addison Wesley Longman, 2001.
RAMOS, R. de C. G. Gêneros textuais: uma proposta de aplicação em cursos de inglês para fins específicos. The ESPecialist, v. 25, n. 2, p. 107-129, 2004.
ROJO, R. H. R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. 1ª. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SWALES, J. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge : Cambridge University Press,1990.
WEIGLE, S. Assessing writing. New York: Cambridge University Press, 2002.
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCELO KUSMA, PRESIDENTE DE COMISSÃO, em (at) 02/01/2024, às 11:14, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) TANGRIANI SIMIONI ASSMANN, REITOR(A) EM EXERCÍCIO, em (at) 04/01/2024, às 15:14, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
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