Boletim de Serviço Eletrônico em 05/02/2024

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PATO BRANCO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (PPGAG) - CAMPUS PATO BRANCO

 

EDITAL nº 01/2024 - PPGAG - PB


INSCRIÇÃO E SELEÇÃO NO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO (PDPG) – PÓS-DOUTORADO ESTRATÉGICO - APOIO AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EMERGENTES E EM CONSOLIDAÇÃO, DA PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS PATO BRANCO

 

 APRESENTAÇÃO

 

O Diretor-Geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAG), no uso de suas atribuições legais, torna público que estão abertas as inscrições para o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Pós-Doutorado Estratégico, atendendo aos pressupostos contidos no Edital N° 16/2022 da CAPES;

O PDPG é um programa da CAPES com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), voltado a Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu acadêmicos “Emergentes” e “Em Consolidação”, oportunizando a atuação no ensino e na pesquisa, ampliando a produção científica, interagindo com outros PPGs e centros de pesquisa e aumentando a eficácia do PPG no que diz respeito à formação de mestres e doutores.

 

PERÍODO, REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

 

As inscrições estarão abertas no período de 05 a 19 de fevereiro de 2024.

São requisitos para o candidato concorrer à bolsa PDPG – Pós-Doutorado Estratégico (caso o candidato não atenda qualquer um dos requisitos, sua candidatura NÃO será homologada):

 

Ser brasileiro ou possuir visto permanente no País;

Possuir Currículo Lattes (ou equivalente ao país de origem) que demonstre capacitação para atuar no desenvolvimento de atividades, na área onde será disponibilizada a bolsa (vide item 3.3);

Dedicar-se integral e exclusivamente às atividades previstas pelo supervisor, por meio de elaboração e execução de um plano de trabalho inicial, bem como apresentar um Relatório Final até 60 (sessenta) dias após o término da bolsa;

Possuir o título de doutor, obtido há no máximo 5 (cinco) anos, a contar quando da implementação da bolsa;

O título de Doutor deve ter sido obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação, conforme Portaria n° 086/2013, da CAPES;

Não ter vínculo empregatício ou estatutário;

Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada sua candidatura pela CAPES;

Não ser aposentado ou estar em situação equiparada.

 

Os seguintes documentos devem ser encaminhados para o endereço: ppgag-pb@utfpr.edu.br, em um único arquivo, em formato .pdf e capacidade que não ultrapasse 10 MB, cujo nome do arquivo deverá ser nome e sobrenome do candidato, ex.: Fulano.de.Tal.pdf:

 

Requerimento solicitando inscrição no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Pós-Doutorado Estratégico, devidamente preenchido e assinado, conforme disponibilizado no Anexo n° 01 deste Edital;

Cópia do diploma (ou ata de defesa do doutorado) e do histórico escolar do Doutorado;

Currículo atualizado e disponível na Plataforma Lattes (ou equivalente ao país de origem), com a extensão QLattes ativa, para o qualis 2017-2020 (vide instruções no anexo n° 02 deste Edital);

Documentos comprobatórios do Currículo Lattes (ou equivalente ao país de origem) referentes às publicações previstas no Anexo 03 deste Edital;

Proposta de pesquisa, em espaço 1,5 (um e meio), corpo 12 (doze), em fonte Times New Roman (vide item 4.4 deste Edital);

Memorial descritivo resumido de sua trajetória acadêmico-profissional, de até 3 (três) páginas, em espaço 1,5 (um e meio), corpo 12 (doze), em fonte Times New Roman (vide item 4.5 deste Edital).

 

É vedada a inscrição extemporânea.

Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital e no Edital N° 16/2022 PDPG – Pós-Doutorado Estratégico da CAPES.

Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas no processo de inscrição, dispondo o Programa do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

 

VAGAS

 

O PPGAG dispõe de 1 (uma) bolsa de Pós-Doutorado Estratégico no valor mensal individual de R$ 5.200,00 (cinco mil e duzentos reais).

A duração da bolsa é de 12 (doze) meses, improrrogáveis.

A bolsa de pós-doutorado será implementada na área de Física do Solo, a partir do mês de março de 2024.

A implementação da bolsa fica condicionada a liberação por parte do órgão de fomento (CAPES).

 

 

JULGAMENTO E SELEÇÃO

 

O processo de seleção ao PDPG – Pós-Doutorado Estratégico será coordenado pela Comissão de Bolsas do PPGAG. O julgamento e seleção dos candidatos será efetuado por uma banca examinadora, constituída por dois docentes permanentes do PPGAG.

A seleção será feita mediante avaliação do Currículo Lattes (CL), da apresentação de uma Proposta de pesquisa (PP) e da defesa, perante banca examinadora, do Memorial Descritivo (MD).

Avaliação do Currículo Lattes (CL):

O Currículo Lattes será avaliado e valorado de acordo com a pontuação contida no Anexo nº 03 deste Edital, elaborada pelo Colegiado do PPGAG.

Avaliação da Proposta de Pesquisa (PP):

A proposta de pesquisa deve contemplar os seguintes itens:

 Capa: Título, nome do candidato e data;

 Introdução (no máximo duas páginas);

 Objetivos (no máximo uma página);

 Revisão da literatura e apresentação do estado da arte (no máximo oito páginas);

 Metodologia (no máximo seis páginas);

 Materiais e recursos financeiros necessários;

 Cronograma de execução da pesquisa;

 Referências bibliográficas.

Na Proposta de Pesquisa serão considerados aspectos como: domínio da temática (revisão da literatura), relevância da proposta de pesquisa (originalidade), coerência interna, viabilidade financeira e de execução da proposta e cronograma de execução, qualidade da redação, conforme pontuação especificada no Anexo nº 04 deste Edital.

Avaliação do Memorial Descritivo (MD):

O MD deverá descrever a trajetória acadêmica, compreendendo a exposição, de modo analítico e crítico, sobre as atividades desenvolvidas pelo candidato e contemplar aspectos significativos de sua formação e trajetória profissional, especialmente aquelas voltadas a área de implementação da bolsa (vide item 3.3 deste Edital).

A defesa do MD será de forma presencial ou remota, cuja opção deverá ser escolhida pelo candidato no requerimento de inscrição (Anexo nº 01 deste Edital);

A defesa do MD ocorrerá no dia 27/02/2024. O horário e local de defesa do MD, independentemente se presencial ou remota, será informado quando da divulgação final do Edital de Homologação de Inscrições, já considerado o prazo para recurso.

Cálculo da Nota Final (NF):

A Nota Final (NF) será calculada pela seguinte fórmula:

NF = 0,4 CL + 0,3 PP + 0,3 MD

 

Em caso de empate, os critérios utilizados, em ordem decrescente, serão:

Maior pontuação no Currículo Lattes;

Maior pontuação na Proposta de Pesquisa;

Nota pontuação no Memorial Descritivo.

 

HOMOLOGAÇÃO DOS INSCRITOS E PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO

 

As candidaturas deferidas serão divulgadas até o dia 20/02/2024, através do sítio http://www.utfpr.edu.br/pb/ppgag.

Após a divulgação das inscrições deferidas, os candidatos poderão impetrar recurso, o qual deverá ser encaminhado no prazo máximo de 1 (um) dia útil a partir da data de publicação.

O pedido de reconsideração será de responsabilidade exclusiva do candidato e deverá ser encaminhado para o e-mail: ppgag-pb@utfpr.edu.br.

 

CRONOGRAMA

 

Etapa

Período ou Data

Período de inscrições

05 a 19/02/2024

Divulgação de inscrições deferidas

20/02/2024

Recurso sobre inscrições indeferidas

21/02/2024

Resultado final – inscrições homologadas

23/02/2024

Defesa do memorial descritivo (banca)

27/02/2024

Divulgação do resultado preliminar

28/02/2024

Recurso ao resultado preliminar

29/02/2024

Divulgação do resultado final

até dia 04/03/2024

 

Após a divulgação do resultado preliminar (28/02/2024), os candidatos que não foram classificados ao PDPG – Pós-Doutorado Estratégico, poderão impetrar recurso, o qual deverá ser encaminhado no prazo máximo de 1 (um) dia útil da data de publicação.

O recurso será de responsabilidade exclusiva do candidato e deverá ser encaminhado para o seguinte endereço: ppgag-pb@utfpr.edu.br. A análise do recurso será realizada pelo Colegiado do PPGAG.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A SELEÇÃO

 

O presente edital será publicado no sítio do PPGAG: http://www.utfpr.edu.br/pb/ppgag.

Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital.

Acarretará na eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital.

Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia.

Fica eleito o foro da Justiça Federal de Pato Branco, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir eventuais dúvidas oriundas deste Edital.

 

 

Assinam eletronicamente este edital:

Profa. Dra. Rachel Muylaert Locks Guimarães - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agronomia

Prof. Dr. Emerson Giovani Carati - Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR - Campus Pato Branco

Prof Dr. Gilson Ditzel Santos - Diretor-Geral da UTFPR - Campus Pato Branco

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) RACHEL MUYLAERT LOCKS GUIMARAES, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 02/02/2024, às 15:47, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EMERSON GIOVANI CARATI, DIRETOR(A), em (at) 02/02/2024, às 17:06, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON DITZEL SANTOS, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 02/02/2024, às 17:07, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 3982542 e o código CRC (and the CRC code) 7E74B41A.



 

Anexo n° 01 do EDITAL nº 01/2024 - PPGAG - PB

REQUERIMENTO

 

À Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Agronomia

 

Eu, _______________________________________________________________,

venho requerer inscrição no Edital n°01/2024 – PPGAG, referente ao Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Pós-Doutorado Estratégico, conforme dados abaixo:

 

Área de interesse (item 3.3 do Edital n°01/2024 – PPGAG): ______________________

Telefone de contato: ___________________________________________________

E-mail: _____________________________________________________________

Defesa do Memorial Descritivo (presencial ou remota): _______________________

 

Declaro, para os devidos fins, que estou ciente dos termos deste Edital bem como dos pressupostos contidos no Edital N° 16/2022 PDPG – Pós-Doutorado Estratégico da CAPES.

 

Nestes termos, solicito deferimento:

 

Pato Branco, _____ / _____/ _______

 

Assinatura do aluno

Para uso da Comissão de Bolsas

( ) Deferido

( ) Indeferido

 

Classificação: _________

 

 

 

 

 

Anexo 02 do EDITAL nº 01/2024 - PPGAG - PB

 

 

Passos para imprimir o CL em PDF com a extensão QLattes ativa:

 

1- Entrar no link: https://chrome.google.com/webstore/detail/qlattes/cobekobjpobenpjdggbpkkklkcfoinen?hl=pt-BR

2- Clicar em adicionar extensão

3- Buscar seu CL na plataforma lattes e seguir procedimento normal para gerar impressão do currículo em PDF, a extensão deve mostrar o qualis automaticamente como no exemplo abaixo.

 

 

 

 

 

Anexo 03 do EDITAL nº 01/2024 - PPGAG - PB

 

Critérios para a avaliação do Currículo Lattes (CL)

 

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo, elaborado e aprovado pelo Colegiado do PPGAG. A nota final do candidato no Currículo Lattes será calculada dividindo-se por 10 a pontuação obtida neste anexo. Esta avaliação terá peso 4,0 (quatro) para efeito do cálculo da nota final.

Para a comprovação dos artigos pode ser apresentada apenas a primeira página, onde consta o(s) nome(s) do(s) autor(es) e a revista onde o mesmo foi publicado.

Não entregar documentos que não pontuem.

O candidato deverá, OBRIGATORIAMENTE, entregar preenchido o formulário abaixo.

 

Atividades e pontuação que serão consideradas na avaliação do Currículo Lattes

 Produção científica e tecnológica (Classificação de periódicos CAPES Quadriênio 2017-2020). Artigos aceitos para publicação, com parecer do editor da revista também serão pontuados.

 

Discriminação da atividade

Pontos

Preenchimento

pelo candidato

Número da página

a) Autoria (primeiro autor) de artigo publicado em periódico científico listado no QUALIS/CAPES.

 

b) Co-autoria (a partir do segundo autor) de artigo em periódico científico listado no QUALIS/CAPES (50% da pontuação).

A1

25

 

 

A2

22

 

 

A3

19

 

 

A4

16

 

 

B1

13

 

 

B2

10

 

 

B3

7

 

 

B4

4

 

 

C

1

 

 

c) Autoria ou Co-autoria de patente registrada/publicada.

20

 

 

 

OBS: Caso algum candidato ultrapasse os 100 pontos no CL, ao que obteve a maior pontuação será atribuída nota 100 e os demais terão sua nota calculada proporcionalmente.

 

 

Anexo 04 do EDITAL nº 01/2024 - PPGAG - PB

Critérios para a avaliação do Projeto de Pesquisa

 

Itens da avaliação

Peso

Domínio da temática/revisão da literatura

2,5

Relevância da proposta de pesquisa / Originalidade

3,0

Coerência interna (título, hipóteses, objetivo, metodologia, resultados esperados)

2,5

Viabilidade financeira e de execução da proposta e Cronograma de execução

1,0

Qualidade da redação

1,0

Total

10,0

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.062222/2023-71 SEI nº 3982542