Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS |
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RESOLUÇÃO COEMP/UTFPR Nº 15, DE 22 DE fevereiro DE 2024
Dispõe sobre o Programa de Extensão Sala + Verde nas ondas do Rio Iguaçu. |
O CONSELHO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 10, de 04 de agosto de 2000 do Conselho Diretor;
considerando o Parágrafo 1º do Artigo 25 do Estatuto da UTFPR, aprovado pela Portaria Ministerial nº 303 de 17/04/2008;
considerando o Artigo 21 do Regimento Geral da UTFPR, aprovado pela Deliberação nº 07/09-COUNI, de 05 de junho de 2009;
considerando o Artigo 10 do Regulamento do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, aprovado pela Deliberação 08/2010-COUNI;
considerando a Portaria de Pessoal GABIR/UTFPR nº 719, de 05 de maio de 2023, que designa Silvestre Labiak Junior como Presidente do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná;
considerando a Portaria nº 1455, de 06/08/2019, do Reitor da UTFPR, que nomeia os membros do Conselho de Relações Empresariais e Comunitárias, quadriênio 2019-2023;
considerando a Resolução COUNI/UTFPR nº 114, de 01 de setembro de 2023, que homologa a Resolução COUNI/UTFPR/AD REFERENDUM nº 112, a qual aprova a prorrogação, até 29.02.2024, dos atuais mandatos dos membros dos Conselhos Deliberativos Especializados da UTFPR;
considerando o processo SEI 23064.027858/2023-77, analisado na 6ª Reunião Extraordinária realizada em 30/11/2023 e documento COEMP nº 3949546, com parecer do Relator Sidgley Camargo de Andrade para emissão da Resolução;
RESOLVE:
Art. 1º Aprovar, na forma do anexo, o PROGRAMA DE EXTENSÃO SALA + VERDE NAS ONDAS DO RIO IGUAÇU.
Art. 2º A presente Resolução será publicada em Boletim de Serviço Eletrônico e entrará em vigor na data de sua publicação e substitui a Resolução COEMP/UTFPR Nº 14/2024 (4017596) que foi publicada com numeração duplicada.
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SILVESTRE LABIAK JUNIOR, PRESIDENTE DO CONSELHO, em (at) 23/02/2024, às 16:17, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4021695 e o código CRC (and the CRC code) 881E81F4. |
ANEXO I À Resolução (Cons. Delib.) Nº 15, DE 22 DE fevereiro DE 2024
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
PROGRAMA DE EXTENSÃO SALA + VERDE NAS ONDAS DO RIO IGUAÇU
ÁREA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO
COORDENADORA: ANELIZE QUEIROZ AMARAL
CAMPUS DOIS VIZINHOS
Caracterização do Programa
Objetivo geral da atividade:
Desenvolver a Educação Ambiental em espaços formais, não formais e informais, acreditando ser a Sala +Verde uma estrutura educadora dinâmica que vai em busca das necessidades dos sujeitos envolvidos para a promoção de um ambiente coletivo em prol de um bem comum em parceria com a comunidade local, de diversos estados do Brasil e Angola - África.
Área temática: Meio Ambiente
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS:
• Educação de Qualidade
• Redução das Desigualdades
• Cidades e Comunidades Sustentáveis
Quantidade de pessoas diretamente atendidas (previsão): 3000
Quantidade de pessoas indiretamente atendidas (previsão): 4000
Haverá restrição de público participante? Público-alvo:
Gênero: Sem restrição
Faixa etária: Sem restrição
Raça: Sem restrição
Pessoa com deficiência: Sem restrição
Público-alvo (complemento): Docentes, discentes e comunidade em geral Brasil e Angola.
Local de Abrangência: Internacional
Recursos financeiros, humanos e físicos
Parceiros:
Universidade do Namibe (UNINBE, Angola)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Brasil)
Universidade de São Paulo (USP, Brasil)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM, Brasil)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB, Brasil)
Universidade Federal da Bahia (UFBA, Brasil)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ, Brasil)
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, Brasil)
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF, Brasil)
Contrapartida:
As universidades brasileiras mencionadas serão parceiras no que diz respeito a recursos humanos todas as vezes que oficinas e cursos de extensão forem propostos pelo projeto apresentado.
Em relação as Universidades de Angola, a contrapartida se dará por meio de hospedagem e alimentação no desenvolvimento do SEMINÁRIO SOCIOAMBIENTAL BRASIL - ANGOLA: EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIAS E SAÚDE que ocorrerá uma vez por ano
no território africano. A saber: https://doity.com.br/rieu
Cronograma:
Etapa |
Início |
Término |
Primeira etapa: I SEMINÁRIO SOCIOAMBIENTAL BRASIL - ANGOLA: EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIAS E SAÚDE |
30/05/2023 |
04/06/2023 |
Segunda etapa: construção de ações de extensão para a Comunidade Foz do Chopim - Cruzeiro do Iguaçu |
05/06/2023 |
06/07/2023 |
Terceira etapa: desenvolvimento de ações na Comunidade Foz do Chopim e outros setores da sociedade (oficinas em escolas/universidades/empresas) no ano de 2023 |
07/07/2023 |
31/12/2023 |
Quinta etapa: Construir a proposta do II SEMINÁRIO SOCIOAMBIENTAL BRASIL - ANGOLA: EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIAS E SAÚDE |
01/01/2024 |
31/05/2024 |
Sexta etapa: Construir propostas socioambientais e desenvolver na Comunidade Foz do Chopim - Cruzeiro do Iguaçu |
03/06/2024 |
31/08/2024 |
Sétima etapa: Desenvolver o II SEMINÁRIO SOCIOAMBIENTAL BRASIL - ANGOLA: EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIAS E SAÚDE |
02/09/2024 |
09/09/2024 |
Oitava etapa: avaliação e novas proposições de ação em equipe |
16/09/2024 |
16/12/2024 |
Nona etapa: replicar as ações (2025-2027) após uma avaliação em equipe |
01/01/2025 |
20/12/2027 |
Equipe executora:
|
Nome |
CPF/Passaporte |
CH Total |
|
Categoria |
Perfil |
Ações |
|
Lilian D. S. Vismara |
258.351.918-20 |
800 |
Docente |
Equipe Executora |
|
|
|
Anelize Q. Amaral |
342.013.578-56 |
1000 |
Docente |
Coordenador |
|
|
|
Juliana M. K. C. Perseguini |
329.016.178-16 |
800 |
Docente |
Equipe Executora |
|
|
|
Daiara M. Zimmermann |
012.857.960-98 |
800 |
Docente |
Equipe Executora |
|
|
|
Siderlene M. Oliveira |
251.054.228-13 |
640 |
Docente |
Equipe Executora |
|
|
|
Daniela M. D. Lima |
018.730.359-26 |
800 |
Docente |
Vice-Coordenador |
|
|
|
Daniela A. Estevan |
294.611.148-26 |
800 |
Docente |
Equipe Executora |
|
Carga horária total: 5640 horas.
Descrição detalhada
Introdução:
A proposta de implementação da Sala +Verde nas Ondas do Rio Iguaçu será desenvolvida pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná ¿ Campus Dois Vizinhos, localizada no sul do país. Terá como um dos seus objetivos formar cidadãos atuantes na região por meio de diferentes ações de Educação Ambiental e Sustentabilidade em conjunto com a comunidade, de forma interdisciplinar.
Promovendo, dessa maneira, a formação de sujeitos que atuem em espaços formais, não formais e informais para além dos muros da Universidade, acerca das questões socioambientais, o que de certa forma possibilita a melhoria da qualidade de vida e a construção de sociedades sustentáveis atendendo o proposto pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS.
A Sala Verde já existe como projeto de extensão na Universidade há 10 anos, desde 2013 quando fomos aprovados no edital do Ministério do Meio Ambiente e recebemos uma chancela para o seu desenvolvimento.
Assim, nesses 10 anos a equipe cresceu e hoje somos 7 doutores orientando alunos e comunidade em 7 linhas de atuação sendo que cada uma dessas linhas trata-se de um projeto de extensão cadastrado, a saber:
- Educação Ambiental e sociedades sustentáveis
- Plantas Alimentícias Não Convencionais
- Programação, Gamificação e Robótica Educacional
- Contação de Histórias
- Educação em saúde e parasitologia
- Plantas medicinais
- Educomunicação
Todas essas linhas mencionadas ofertam oficinas e cursos de extensão em comunidades vulneráveis, comunidade local e ações de extensão internacional em Angola - África por meio do Acordo firmado com a Rede Internacional de Extensão Universitária - RIEU.
Para tanto, a equipe será formada por diversos docentes doutores da instituição vinculados a temática socioambiental e terá como integrantes alunos dos diversos cursos da instituição e a comunidade em geral. Cabe aqui ressaltar, que a coordenadora designada para coordenar a Sala +Verde nas ondas do rio Iguaçu possui graduação em Ciências Biológicas, especialização em Gestão Ambiental, mestrado e doutorado em Educação na linha de pesquisa em Educação Ambiental.
Pretendemos continuar atuando com comunidades vulneráveis da Comunidade de ribeirinhos às margens do rio Iguaçu na vila do Foz do Chopim que se localiza a 27 km da Instituição e, também, atuar de forma remota e/ou presencial com diversos parceiros, como Escolas de Educação Básica, Empresas e Comunidade em geral.
Objetivos específicos:
- Promover cursos de formação para capacitar docentes e alunos da instituição para atuar com a temática de Educação Ambiental e Sustentabilidade com a comunidade em geral proporcionando uma prática que rompa os muros da Universidade;
- Capacitar a equipe da Sala +Verde para a promoção das ações socioambientais;
- Possibilitar a comunidade uma estrutura educadora que seja um espaço participativo e de diálogo sobre as questões socioambientais de interesse da comunidade;
- Criar materiais de divulgação (folders, cartilhas, coletâneas, vídeos, matérias educomunicativas, e-books, artigos de divulgação científica, entre outros);
- Participar de palestras, mesas redondas e oficinas relacionadas à questão ambiental em eventos e na plataforma do MMA;
- Ampliar o número de oficinas ofertadas nessa estrutura educadora com o apoio das ferramentas de ensino remotas (canal no youtube e redes sociais);
- Promover um espaço de convivência entre os sujeitos da Universidade e comunidade com momentos de imersão na natureza e reflexões em apresentação de filmes, curtas e documentários.
- Atuar em rede em parceria com Universidade da África
Justificativa:
A história da UTFPR Campus Dois Vizinhos é resultado de inúmeros esforços da comunidade sudoestina que teve no dia 19 de novembro de 2003 sua Escola Agrotécnica de Rio do Sul passando a ser Escola Agrotécnica Federal de Dois Vizinhos e em seguida para o Sistema CEFET-PR, ficando esta vinculada administrativamente à UNED Pato Branco. Com a transformação em 2005 do Sistema CEFET- PR em UTFPR foi criado o Campus Dois Vizinhos, inicialmente com sede administrativa no Campus Pato Branco. No início de 2007, a UTFPR Campus Dois Vizinhos passou a ter autonomia administrativa.
E é nesse ambiente de ensino, pesquisa e extensão que pretendemos dar continuidade as ações socioambientais da Sala +Verde ¿ Nas ondas do rio Iguaçu, propiciando aos alunos em formação inicial, professores em formação continuada das Escolas de Educação Básica da região e comunidade em geral, momentos de construção/produção de conhecimento e o contato com a natureza.
Uma vez que, além de propiciar nessa estrutura educadora momentos de formação inicial e continuada, a equipe da Sala +Verde se propõe ir a campo de atuar de maneira não formal com a comunidade, nesse caso as ações são realizadas com a comunidade local e na região. Além de uma parceria que temos em âmbito internacional com a Rede Internacional de Extensão Universitária - RIEU, na qual atendemos a comunidade de Angola - África com o desenvolvimento de ações no decorrer de Seminários, a saber: https://doity.com.br/rieu
Métodos e procedimentos:
O percurso metodológico para a implementação desse Projeto Pedagógico será por meio da constituição da equipe. No entanto, cabe aqui ressaltar que já estamos vindo de um percurso no qual existia a Sala Verde, então parte da equipe já atua há 10 anos nessa proposta e se mantem em constante formação.
Aqueles que irão ingressar a partir de agora, serão capacitados por meio de reuniões de estudos mensais que a equipe realiza para discussão de textos da área, diálogos e construção das ações de forma coletiva.
Tendo a equipe formada, a Sala +Verde nas ondas do rio Iguaçu inicia uma programação semestral de oferta de oficinas em Escolas de Educação Básica, Empresas e Comunidade de forma presencial.
Além disso, desde 2020 a equipe passou a utilizar ferramentas remotas de ensino para atuar à distância, e também de forma presencial, unindo palestrantes de todo Brasil e Angola em Ciclos de Seminários que podem ser encontrados no Canal da Sala Verde UTFR-DV e redes sociais (https://www.youtube.com/c/SalaVerdeUTFPRDV) / (https://pt-br.facebook.com/projetosalaverdeutfprdv/).
No decorrer do semestre um cronograma é desenvolvido para que a equipe possa se deslocar até a Comunidade do Foz do Chopim e ofertar oficinas nas seguintes temáticas: a) ambientalização curricular; b) plantas alimentícias não-convencionais e a promoção da soberania alimentar; c) qualidade da água; d) resíduos; e) consumismo; f) contação de histórias e gamificação, g) ecoturismo e o potencial do rio Iguaçu; h) educação ambiental.
Tais propostas encontram-se vinculadas ao Projeto Político Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas com deliberação nos órgãos colegiados do curso (NDE / Colegiado). Além de constar no Programa de Logística Sustentável da instituição e ter como parceiros diversos projetos de pesquisa e extensão.
Por fim, como forma de acompanhamento e avaliação das ações da equipe diversos produtos são produzidos: indicadores de avaliação, relatório de cada ação registrado em departamento para geração de certificados para comunidade, relatório anual, e-books, cartilhas, artigos de divulgação científica, entre outros.
Gera produto(s)? Sim
Resultados e/ou produtos esperados:
- Anais de evento
- Ebooks
- Gamificação
- Canal youtube
Referências bibliográficas:
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente: Secretaria de Recursos Hídricos.
Caderno Participação e Cidadania Ambiental fortalecer a democracia para promover a sustentabilidade: métodos e ferramentas. Brasília: MMA, 2017.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente: Secretaria de Recursos Hídricos. Caderno Fundamentos da Educação Ambiental. Brasília: MMA, 2017.
CARVALHO, L.M. Educação Ambiental e a Formação de Professores. In: OFICINA PANORAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL, 2000, Brasília. Panorama da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2000. v. 1, p. 55-64.
CARVALHO, L.M. A temática ambiental e o processo educativo: dimensões e abordagens. IN: CINQUETTI, H.S; LOGAREZZI, A. (Orgs.). Consumo e Resíduos ¿ Fundamentos para o trabalho educativo. São Carlos, EDUFSCar, 2006. p.19-43.
CARVALHO, L. M.; TOMAZELLO, M. G. C.; OLIVEIRA, H. T. Pesquisa em Educação Ambiental: panorama da produção brasileira e alguns de seus dilemas. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 77, p. 13-27, 2009.
LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G.F.C. As macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo v. 17, n.1, p. 23-40, jan./mar. 2014.
LEFF, Enrique. Saber Ambiental. Petrópolis: Vozes, 2001.
LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2009.
LEFF, E. Discursos sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010.
Arquivos anexados à proposta:
SEI_UTFPR_interesse institucional.pdf
RELATRIO 2021_SAP.pdf
RELATRIO 2023_SAP.pdf
SEI_UTFPR_interesse institucional.pdf
Acordo_RIEU.pdf
carta convite_ANELIZE.pdf
site.pdf
sala verde.pdf
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PROJETO1_PANC.pdf
PROJETO2_INSETOS.pdf
PROJETO3_GAMIFICACAO.pdf
PROJETO4_CONTACAO.pdf
PROJETO6_Jardim.pdf
ATIVIDADES_2023.pdf
Selo-Sesi-ODS-2021.pdf
cartas_parceria.pdf
MATERIA_UTFPR_1.pdf
RELATORIO FINAL_CHEFIAS.pdf
Referência: Processo nº 23064.027858/2023-77 | SEI nº 4021695 |