Boletim de Serviço Eletrônico em 14/03/2024

EDITAL Nº 4/2024 direc-fb

SELECAO DE BOLSISTAS

 
 

 

A Comissão responsável pela execução e prestação de contas do Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a Fundação Nacional de Saúde - Funasa e a UTFPR - Campus Francisco Beltrão, que tem como objeto o "Apoio à Elaboração de Planos de Segurança da Água (PSA) para sistemas de abastecimento de água (SAA) de 10 municípios do estado do Paraná", no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de estudantes Bolsistas para participação no Projeto "Elaboração de Planos de Segurança da Água (PSA) para sistemas de abastecimento de água (SAA) de 10 municípios do estado do Paraná".

 

Do objeto

Apoio da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA – à Elaboração de Planos de Segurança da Água (PSA) para sistemas de abastecimento de água (SAA) de 10 municípios do estado do Paraná.

 

DOS OBJETIVOS DO EDITAL

Selecionar alunos dos cursos de graduação, pós-graduação e em residência pós-doutoral, do Campus Francisco Beltrão, para atuarem no projeto "Elaboração de Planos de Segurança da Água (PSA) para sistemas de abastecimento de água (SAA) de 10 municípios do estado do Paraná".

 

DAS NORMAS GERAIS

A concessão da bolsa está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.

O estudante bolsista exercerá suas atividades sem qualquer vínculo empregaticio com a UTFPR e em regime de 20 (vinte) horas semanais de atividades.

O estudante bolsista deverá fazer seus horários de atividades, em comum acordo com a o coordenador do projeto, não podendo estes coincidir com suas atividades acadêmicas regulares.

A formalização da bolsa ocorrerá por meio de Termo de Acordo específico entre a Instituição e o estudante bolsista mediado pela DIREC-FB.

O Termo de Acordo terá duração de 6 (seis) meses, sendo prorrogável por até o período máximo de 2 anos.

O Termo de Acordo pode ser rescindido a qualquer momento a critério da DIREC-FB ou por solicitação do bolsista, mediante comunicação prévia com pelo menos 30 dias de antecedência.

 No caso de rescisão antecipada a DIREC-FB chamará o próximo estudante bolsista classificado no edital. O novo Termo de Acordo terá vigência durante os meses remanescentes da bolsa concedida ao bolsista anterior.

 

DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS

O valor orçamentário para este Edital é de R$  177.600,00 (cento e setenta e sete mil e seicentos reais) oriundos do TED (Termo de Execução Descentralizada) nº 04/2022, de 13 de outubro de 2022.

Serão disponibilizadas (seis) bolsas para as atividades do projeto, conforme descrição do quadro I.

 

DAS ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE BOLSISTA

Os(as) candidatos(as) selecionados(as) atuarão em conjunto com os demais integrantes do projeto visando o cumprimento dos objetivos do TED (Termo de Execução Descentralizada) nº 04/2022, publicado no link https://tinyurl.com/TED-FUNASA-UTFPR.

 

DAS VAGAS

Objeto deste edital, destina-se ao preenchimento de (seis) vagas para atuação no projeto que trata o item 1 do presente Edital.

As vagas disponíveis para bolsistas do presente Edital estão especificadas no quadro I.

Quadro I – Vagas disponíveis para seleção do presente Edital.

Descrição

Quantidade de bolsas

Pós-doutorado júnior 

01

Mestrado - Apoio técnico

01

Iniciação científica e extensão tecnológica - Apoio técnico

04

 

DAS Bolsas

 Este processo de seleção visa a concessão de 4 (quatro) bolsas de iniciação científica e extensão tecnológica, 1 (uma) bolsa de mestrado e de 1 (uma) bolsa de pós-doutorado. As bolsas serão implementadas após a publicação do resultado final da seleção, com duração conforme descrição apresentada no quadro II.

O valor mensal das bolsas esta descrito no quadro II.

Quadro II – Descrição do valor da bolsa mensal do(a) Bolsista em função da vaga disponível e vigência da bolsa.

Código da vaga

Descrição

Requisitos

Valor  mensal (R$)

Vigência

01

Pós-doutorado júnior 

Residentes em estágio Pós-doutoral do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental (PPGEA)

4.100,00

24 meses

02

Mestrado - Apoio técnico no desenvolvimento do projeto

Alunos de Pós-graduação stricto sensu matriculados em programas de pós-graduação da UTFPR

2.200,00

15 meses

03

Iniciação científica e tecnológica - Apoio técnico no desenvolvimento do projeto

Alunos de graduação matriculados em curso regular da UTFPR

600,00

24 meses

04

Iniciação científica e extensão tecnológica - Apoio técnico no desenvolvimento do projeto

Alunos de graduação matriculados em curso regular da UTFPR

600,00

16 meses

05

Iniciação científica e extensão tecnológica - Apoio técnico nas mídias sociais

Alunos de graduação matriculados em curso regular da UTFPR

600,00

24 meses

06

Iniciação científica e extensão tecnológica- Apoio técnico em atividades de geoprocessamento e mapeamento de uso do solo

Alunos de graduação matriculados em curso regular da UTFPR

600,00

13 meses

Os demais critérios estabelecidos para a candidatura (item 8 do Edital) serão igualmente condicionantes para a homologação das inscrições e concessão de bolsa(s).

 

DOS CRITÉRIOS PARA CANDIDATURA

Não ser docente da UTFPR;

Não estar vinculado a quaisquer outros programas de bolsas de outra agência de fomento (federal, estadual ou municipal), excetuando-se o Auxílio Estudantil;

Não possuir inadimplência de qualquer natureza com qualquer órgão da Administração Pública Federal, direta ou indireta;

Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

Ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil e portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

Ter disponibilidade para início imediato, mediante formalização do termo de concessão da bolsa junto à UTFPR;

Para bolsistas de nível graduação: 

Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UTFPR;

Não receber outra bolsa da UTFPR, excetuando-se o Auxílio Estudantil, e não possuir vínculo empregatício, bem como não estar realizando estágio supervisionado;

Não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.

Para bolsistas de nível pós-graduação:

Estar regularmente matriculado em um dos cursos de pós-graduação da UTFPR;

Não receber outra bolsa da UTFPR, excetuando-se o Auxílio Estudantil, e não possuir vínculo empregatício, bem como não estar realizando estágio supervisionado;

Não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.

Para bolsistas residentes em estágio pós-doutoral:

Estar regularmente realizando estágio Pós-Doutoral em um dos cursos de pós-graduação da UTFPR - Campus Francisco Beltrão;

Não receber outra bolsa da UTFPR, e não possuir vínculo empregatício;

Não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.

 

 DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O Processo Seletivo será conduzido pela equipe do projeto, desiganada pela portaria 09/2023 do Reitor (Sei Nº 3212815).

As etapas do processo consistirão em:

Inscrições: envio integral da documentação exigida conforme item 10 deste Edital;

Análise documental e homologação de inscrições;

Análise e pontuação curricular (produção científica) conforme item 11 deste Edital;

Entrevistas conforme item 11 deste Edital;

Classificação e divulgação dos(as) candidatos(as) aprovados(as);

Interposição e análise de recursos;

Divulgação do resultado final.

 

DA INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por e-mail (psa-parana-fb@utfpr.edu.br);

Os documentos listados no item 10.3 deverão ser carregados em UM ARQUIVO ÚNICO, exclusivamente no formato PDF (máximo 10 Mb), e com digitalizaçãode boa qualidade (documentos legíveis). O arquivo descrito deve ser nomeado com o nome do candidato, sobrenome e código da vaga ao qual o candidato postula uma vaga, conforme Quadro II (Ex: João da Silva - Vaga 01);

Documentação a ser enviada na ordem em que se segue:

Ficha de Inscrição preenchida e assinada (Anexo A);

Cópias do CPF e RG (ou RNE, no caso de candidatos estrangeiros);

Comprovante de residência;

Tabela de pontuação da produção científica preenchida pelo candidato (Tabela 1);

Currículo Lattes atualizado ou equivalente (apenas em caso de candidatos estrangeiros), acompanhado de documentos comprobatórios;

Histórico atualizado para academicos nível graduação.

O candidato deve solicitar confirmação do recebimento do e-mail em resposta ao envio da documentação de sua inscrição;

É de responsabilidade exclusiva do candidato o preenchimento correto, a veracidade e legibilidade das informações prestadas e documentos digitalizados.

O horário limite para a inscrição será até às 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília, da data limite descrita no item 12 do presente edital.

Recomenda-se realizar a inscrição com antecedência, uma vez que a DIREC-FB não se responsabilizará por aquelas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e de congestionamentos.

Caso a inscrição seja feita fora do prazo, ela não será considerada para avaliação dentro do presente edital.

 

Parágrafo único: a ausência de qualquer documentação obrigatória implicará no indeferimento da inscrição e eliminação do(a) candidato(a).

 

DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

A pontuação final será o resultado da média ponderada entre os pontos obtidos na análise curricular (produção científica), considerando o período de 2019 a 2024, e a pontuação da entrevista.

A análise curricular corresponderá a 70% da pontuação final e será obtida pela soma das pontuações validadas nas produções científicas constantes na Tabela 1.

 

Tabela 1. Pontuação da produção científica do(a) candidato(a).

Percentil Scopus (PS): ano base 2021
(https://www.scopus.com/sources)

Pontuação por item

Pontuação
Solicitada

Preenchido pelo(a) candidato (a)

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Pontuação
Validada pela Comissão

≥ 87,5

1

 

 

 

≥ 75

0,87

 

 

 

≥ 62,5

0,75

 

 

 

≥ 50

0,62

 

 

 

≥ 37,5

0,50

 

 

 

≥ 25

0,37

 

 

 

≥ 12,5

0,25

 

 

 

≥ 0,01

0,125

 

 

 

Não constante no Scopus, mas presente no Qualis vigente da Área de Engenharias I (considerar Qualis CAPES 2013-2016).
*Usar Qualis CAPES somente quando o periódico não tiver avaliação no Scopus.

Pontuação equivalente ao Qualis vigente da Área de Engenharias I  (A1= 1,0; A2= 0,85; B1=0,70; B2= 0,55; B3= 0,40; B4= 0,25; B5= 0,10; C = 0,05)

 

 

 

Não constante do Scopus e não constante no Qualis vigente da Área de Engenharias I, a critério da Comissão de Seleção.

0 a 0,25

 

 

 

Livro científico internacional

0 a 1

 

 

 

Capítulo em livro científico internacional

0 a 0,5

 

 

 

Resumos ou trabalhos completos em eventos na área de Engenharias I  (limitados a 10 resumos)

0 a 0,25

 

 

 

Resumos ou trabalhos completos em eventos em outras áreas (limitados a 10 resumos)

0 a 0,125

 

 

 

 

 

(              ) Pontos

 

(              ) Pontos

 

Observações:

A pontuação de artigo em periódicos não constantes do Scopus e não constantes do Qualis será atribuída mediante avaliação do periódico pela Comissão de Seleção, com base nos critérios da Área de Engenharias I.

A pontuação de livros e capítulos será atribuída pela Comissão de Seleção, mediante a avaliação dos documentos comprobatórios e com base nos critérios da Área de Engenharias I.

Para comprovação de publicação de artigo científico deverá ser anexada cópia da primeira página do trabalho. Para comprovação de capítulo ou livro deverá ser anexada cópia da primeira página do trabalho constando o nome dos autores e a capa da obra.

Para comprovação de resumos em eventos deverão ser anexados cópias da primeira página do resumo publicado em periódico ou em anais de congressos.

 

Após a verificação e validação da pontuação em conformidade com a Tabela 1, será atribuída nota 10,0 (dez) para o(a) candidato(a) que obtiver maior pontuação e os(as) demais serão normalizados em relação a este.

As entrevistas, de caráter classificatório, serão na sala de reuniões da Incubadora (bloco R), no dia 24 de abril de 2024, com início às 14 horas. O horário de cada candidato será publicado conforme cronograma (item 12).

A entrevista, irá corresponder a 30% da pontuação final do candidato, sendo atribuída nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos para esse quesito, com base nos seguintes critérios:

Disponibilidade de horário semanal;

Motivação para participar do Projeto;

Experiências anteriores, com base na vaga pretendida;

Objetivos ao participar do projeto;

Desenvoltura e comunicabilidade na entrevista;

Todos os critérios possuem pesos iguais para pontuação da entrevista.

Será considerado(a) aprovado(a) apenas o(a) candidato(a) que atingir a média ponderada ≥ 7,0 (sete pontos).

Em caso de empate, será considerado como critério de desempate o maior número de artigos científicos em periódicos de maior pontuação, seguindo a estratificação de que trata a Tabela 1.

O resultado preliminar (classificação) será divulgado na área de editais da página institucional da DIREC-FB, no link https://tinyurl.com/Editais-DIREC-FB, conforme cronograma (item 12).

 

CRONOGRAMA

 

Publicação do edital

20 de março de 2024

Período de inscrições

10 de abil de 2024 a 20 de abril de 2024

Conferência de documentos e homologação de inscrições

Até 21 de abril de 2024

Interposição de Recursos

Até 22 de abril de 2024

Entrevista

até 24 de abril de 2024

Análise dos critérios de pontuação e publicação do resultado preliminar de classificação

Até 25 de abril de 2024

Interposição de Recursos

Até 28 de abril de 2024

Análise de recursos e publicação do resultado final

Até 30 de abril de 2024

 

 INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

A interposição de recurso deverá ser encaminhada exclusivamente por e-mail (psa-parana-fb@utfpr.edu.br) utilizando documento assinado, em formato PDF;

Os argumentos do requerente deverão estar relacionados estritamente a sua pontuação, não cabendo questionamentos acerca dos outros inscritos no Edital;

Não será permitida a inclusão de documentos na etapa de iterposição de recursos;

Os recursos serão analisados pela Comissão responsável pelo projeto.

 

DA IMPLEMENTAÇÃO DAS BOLSAS

As bolsas serão atribuídas para os(as) candidatos(as) classificados(as) em primeiro lugar neste processo seletivo, os demais permanecerão em lista de espera e poderão ser chamados apenas em caso de desistência e antes da assinatura do termo de concessão;

 

DISPOSIÇÕES FINAIS E CASOS OMISSOS

Ao se inscrever, o candidato declara estar ciente e aceitar os critérios do presente Edital, e das normas institucionais que regulamentam as atividades de pós-graduação Stricto sensu da UTFPR (Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, Regulamento de Residência Pós-Doutoral da UTFPR e Regulamento Interno do PPGEA, quando for o caso).

Os casos omissos serão avaliados e deliberados pela Comissão responsável pelo projeto e, em segunda instância, pela Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC-FB).

Casos excepcionais serão submetidos à análise da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias, por solicitação da DIREC-FB.

Elege-se o Foro da Justiça Federal – Seção Judiciária do Paraná/Subseção de Francisco Beltrão, para a resolução de eventuais litígios que possam surgirquanto ao presente edital.

O presente Edital será publicado no Boletim de Serviço Eletrônico e será amplamente divulgado no Portal Institucional da UTFPR – Campus Francisco Beltrão, assim como na página institucional do PPGEA.

 

Francisco Beltrão, 15 de março de 2024.

 

 

Prof. Dra. Priscila Soraia da Conceição
Coordenadora do Projeto


Prof. Dr. Paulo Junior Varela
Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, Campus Francisco Beltrão

 

Prof. Dr. Hernan Vielmo
Diretor Geral do Campus Francisco Beltrão da UTFPR

 

 

EDITAL 4/2024 - SELEÇÃO DE BOLSISTA

ANEXO A - FICHA DE INSCRIção

Dados Pessoais

Nome:

 

Sexo:

 

Data de Nascimento:

 

Estado Civil:

 

Nacionalidade:

 

Nome da Mãe:

 

CPF:

 

Numero do RG (se brasileiro):

 

Data de expedição:

 

Órgão Expedidor: 

 

UF de  expedição (RG):

 

Passaporte 
(se estrangeiro):

 

País do Passaporte:

 

Endereço Residencial

Logradouro 

complemento:

 

Bairro:

 

Município:

 

Estado:

 

Pais:

 

CEP:

 

E-mail:

 

Telefones:

 

Dados Acadêmicos

Curso de graduação:

 

Área de Formação 
(graduação):

 

Instituição:

 

Ano:

 

Área de Formação 
(doutorado):

 

Instituição:

 

Ano:

 

Programa de Pós-graduação de vínculo:

 

Link para o currículo Lattes:

 

Link para o Orcid:

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) HERNAN VIELMO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 14/03/2024, às 14:14, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) PRISCILA SORAIA DA CONCEICAO, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 14/03/2024, às 18:51, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) PAULO JUNIOR VARELA, DIRETOR(A), em (at) 14/03/2024, às 19:13, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4032771 e o código CRC (and the CRC code) 8DAAF758.



 


Referência: Processo nº 23064.029705/2023-64 SEI nº 4032771