Boletim de Serviço Eletrônico em 04/03/2024

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CAMPO MOURÃO

DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-CM

 

EDITAL 04/2024 - DIRGRAD/DIRGE-CM

DISCENTE DE APOIO À APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO CURSO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO-INTEGRADO - TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA/PARA INTERNET

 

O Diretor-Geral do campus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as Inscrições para Processo de Seleção e Renovação de Discente de Apoio à Aprendizagem de estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio-Integrado do Curso TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA/PARA INTERNET do campus Campo Mourão da UTFPR.

 

1. DOS OBJETIVOS

Selecionar/Renovar Discente de Apoio à Aprendizagem de estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio-Integrado do Curso TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA/PARA INTERNET do campus Campo Mourão da UTFPR. O presente edital se propõe a:

I - Ofertar suporte em unidades curriculares ou áreas de conhecimento nas quais se identifique dificuldades de aprendizagem.

II - Auxiliar na organização de seus itinerários formativos e no nivelamento dos conhecimentos básicos com defasagem.

III - Proporcionar feedbacks construtivos às demandas quanto à identificação e alcance dos objetivos de aprendizagem.

 

2. DO PÚBLICO ALVO PARA APOIO À APRENDIZAGEM OBJETO DO EDITAL

O presente edital tem como público alvo para usufruir do apoio à aprendizagem os estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio-Integrado do Curso TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA/PARA INTERNET, regularmente matriculados no campus Campo Mourão da UTFPR, sendo vetado atendimento à comunidade externa.

 

3. DAS BOLSAS - DISCENTE DE APOIO

3.1. Os recursos destinados a este edital são oriundos da DIRGRAD-CM, Dotação Orçamentária: Fonte - Tesouro: 100000000 - Ação 20RK (Funcionamento de Instituições Federais de Ensino Superior), elemento de despesa 339018.01.

3.2. O valor da bolsa será de R$ 700,00 (setecentos reais), correspondente a um período de 30 ou 31 dias, ou proporcional ao número de dias. Para o cálculo do valor proporcional inferior a 30 dias, considera-se 30 dias, conforme o Quadro 1. O valor correspondente à atuação mensal será depositado em conta bancária do aluno. A abertura da conta corrente deverá ser providenciada pelo discente, caso não a possua. O valor da bolsa poderá ser reajustado.

3.2.1 A tabela abaixo demonstra o pagamento da Bolsa mensal e proporcional, a cada Discente de Apoio (bolsista) que cumprir os períodos de início e fim em cada mês conforme previsão contida nesta para o 1º e 2º semestre letivo de 2024. A tabela poderá sofrer ajustes durante o período letivo de 2024.

Quadro 1 - Parcelas de bolsa, períodos de atividades e valores correspondentes para o ano de 2024.

Parcela

Período de atividades

Nº de dias

Valor da bolsa

1

25/03/2024 a 24/04/2024

31

R$ 700,00

2

25/04/2024 a 24/05/2024

30

R$ 700,00

3

25/05/2024 a 24/06/2024

31

R$ 700,00

4

25/06/2024 a 05/07/2024

11

R$ 233,32

5

25/08/2024 a 24/09/2024

31

R$ 700,00

6

25/09/2024 a 24/10/2024

30

R$ 700,00

7

25/10/2024 a 24/11/2024

31

R$ 700,00

8

25/11/2024 a 11/12/2024

17

R$ 396,67

 

3.2.1.1 Para os discentes de apoio bolsistas que não cumprirem os períodos de início e fim de cada mês previstos na tabela, o valor será calculado proporcionalmente utilizando o mesmo princípio de cálculo contido na tabela.

3.3. O pagamento de bolsa está diretamente vinculado à comprovação da realização de atividades por meio da apresentação de ficha de frequência e anuência do orientador sobre as atividades realizadas.

3.4. Os dias faltantes e não repostos, durante a vigência das atividades do Discente de Apoio, serão descontados, em acordo com o previsto no inciso IV do item 11.3 deste edital.

3.5. Se houver interrupção de atividades acadêmicas, pelo motivo de suspensão do calendário, será suspenso o pagamento no período, qualquer outra decisão administrativa ou judicial que afete e interrompa as atividades também suspenderão o pagamento.

3.6. O desligamento do estudante ensejará em encerramento da bolsa, com pagamento do valor residual devido pela proporcionalidade, se houver, e se devidamente comprovado e com anuência do orientador.

3.7. Por solicitação da coordenação do curso o período de atividade do estudante bolsista poderá ser prorrogado para atuação no ano 2025, com direito a bolsa mensal. Se existir prorrogação, o quadro com parcelas de bolsa, períodos de atividades e valores correspondentes para o ano de 2025 deverá ser definido pela DIRGRAD e divulgado anteriormente ao início das atividades.

3.7.1. Para ocorrer prorrogação do estudante é necessário: que área de sua atuação continue com demanda de bolsistas para o ano de 2025; que haja autorização da DIRGRAD em continuidade da área e com bolsa (e se existir dotação orçamentária de 2025); que exista o pedido de prorrogação por parte do orientador do estudante ou da coordenação do curso; que o estudante manifeste interesse em continuar nos prazos e procedimentos que forem estabelecidos para essa finalidade; que o estudante não atue por mais de 4 (quatro) semestres letivos como Discente de Apoio à Aprendizagem de estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio-Integrado do Curso TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA/PARA INTERNET do campus Campo Mourão da UTFPR.

 

4. DA VAGA PARA DISCENTE DE APOIO (PARA SELEÇÃO/RENOVAÇÃO)

4.1. Pelo presente edital, será selecionado estudantes dos cursos de Graduação da UTFPR - campus Campo Mourão, com situação acadêmica "Regular", respeitando os pré-requisitos gerais, os pré-requisitos específicos por área, bem como as demais previsões deste edital, para a seguinte vaga:

- 01 (um) estudante para 01 (uma) vaga da Área Química;

- 01 (um) estudante para 01 (uma) vaga da Área Técnica de Informática;

- 01 (um) estudante para 01 (uma) vaga da Área Matemática.

 

4.1.1. O(s) candidato(s) classificado(s) como suplente(s) neste edital, na respectiva vaga da área em que se candidataram, deverão ficar atentos às comunicações via e-mail institucional, pois poderão ser convocados, conforme ordem de classificação, em decorrência da desistência dos candidatos convocados para ocupar as vagas disponíveis neste edital, tanto no início ou durante o período de vigência do edital (De 25/03/2024 até 11/12/2024). A desistência pode ser tanto de candidato selecionado que foi convocado para ocupar vaga, ou do suplente, caso tenha sido convocado seguindo a ordenação da classificação para ocupar vaga.

 

4.2 Pelo presente edital, será renovado (prorrogação para atuação do discente de apoio 2023 para 2024) estudante do curso de Graduação da UTFPR - campus Campo Mourão, que foi selecionado em edital anterior, EDITAL 04/2023 - DIRGRAD/DIRGE-CM) e atuou como discente de apoio no ano letivo de 2023 na respectiva área em que foi selecionado, respeitando os pré-requisitos gerais, os pré-requisitos específicos por área, bem como as demais previsões deste edital, para as seguintes vagas:

- 01 (um) estudante para 01 (uma) vaga da Área Física:

- Estudante em processo de renovação para atuar no ano letivo de 2024: Michael Renken

 

5. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO (item 4.1) DE DISCENTE DE APOIO AO ENSINO 

5.1. PRÉ-REQUISITOS GERAIS

I - Estar matriculado (situação Regular) em curso de Graduação da UTFPR campus Campo Mourão.

II - Não estar respondendo a processos disciplinares.

III - Ter compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento da atividade do bolsista.

IV - Não ter atuado por mais de 4 (quatro) semestres letivos como Discente de Apoio à Aprendizagem de estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio-Integrado do Curso TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA/PARA INTERNET do campus Campo Mourão da UTFPR.

 

5.2. PRÉ-REQUISITOS ESPECÍFICOS PARA VAGA DE CADA ÁREA

I - Ser estudante de graduação dos cursos de Licenciatura em Química, Engenharia Química ou Engenharia de Alimentos, cursando no mínimo, o quinto período na data do fechamento das inscrições.

II - Não ter sido reprovado na(s) disciplina(s)/unidade(s) curricular(es) de Fundamentos de Química, Química Analítica, Química Experimental e Química Orgânica, e ter aprovação (ou crédito consignado/convalidação) nestas disciplinas.

5.2.2. ÁREA MATEMÁTICA

I - Ser estudante de graduação do curso Bacharelado em Ciência da Computação, Licenciatura em Química, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia Eletrônica ou Engenharia Ambiental, cursando no mínimo, o quinto período na data do fechamento das inscrições.

II - Não ter sido reprovado na(s) disciplina(s)/unidade(s) curricular(es) de Cálculo 1, Tópicos de Matemática 1 e Geometria Analítica e Álgebra Linear, e ter aprovação (ou crédito consignado/convalidação) nestas disciplinas.

I - Ser estudante de graduação do curso Bacharelado em Ciência da Computação,  cursando, no mínimo, o segundo período na data do fechamento das inscrições, ou ser estudante de graduação de qualquer período que tenha concluído o curso técnico integrado em informática na UTFPR, conforme consta no histórico escolar do estudante.

II - Não ter sido reprovado na(s) disciplina(s)/unidade(s) curricular(es) de Algoritmos, e ter aprovação (ou crédito consignado/convalidação) nesta disciplina.

 

Observação:  não ter sido reprovado para todas as áreas refere-se ao histórico atual do curso vigente do candidato na UTFPR.

 

6. DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO (item 4.1)

6.1. Somente será aceito um registro de inscrição por estudante realizada a partir da publicação deste edital até às 12h do dia 07 de março de 2024, mediante o preenchimento e envio online do Formulário de Inscrição.

6.2. Havendo mais de um registro de inscrição, será considerada para o processo de seleção, a última entrada (registro com data/horário mais recente).

6.3. Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio diferente daquele estabelecido neste Edital, tampouco após o prazo final de recebimento estabelecido no item 6.1.

6.4. A UTFPR-CM não se responsabilizará por inscrições não recebidas por problemas ou defeitos de hardware ou software, congestionamentos em redes de computadores, servidores ou provedores, interrupção ou falha em operações ou transmissões que acarretem a incorreta transmissão de dados, bem como problemas causados por vírus e proveniente da digitalização de documentos/criação de pdf.

6.5. A inscrição do candidato implica na manifestação de ciência e na autorização para divulgação de suas notas obtidas no processo de seleção ou que são utilizadas para formação das notas finais, em qualquer etapa do processo seletivo. As notas poderão ser divulgadas nos editais de resultados, sejam elas parciais ou finais, objetivando transparência ao processo.

6.6. A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital, bem como regulamentos internos da UTFPR.

6.7. É de responsabilidade exclusiva do candidato:

I - Acompanhar, na página da UTFPR (http://utfpr.edu.br/), na área específica de editais do campus, eventuais alterações referentes ao processo seletivo objeto deste edital.

II - Acompanhar as informações e orientações quanto aos procedimentos e prazos estabelecidos para o envio de documentos quando solicitados.

III - Manter-se atento a um possível contato por e-mail, verificando sua caixa de spam.

6.8. Ao se inscrever, o candidato aceita que seus dados pessoais, sensíveis ou não, sejam tratados e processados de forma a possibilitar a efetiva execução do processo seletivo, com aplicação dos critérios de avaliação e seleção, autorizando expressamente a divulgação de seus nomes, nº do registro acadêmico (RA), vaga para qual se candidatou, notas, classificação, em observância aos princípios da publicidade e da transparência que regem a Administração Pública e nos termos da Lei no. 13.709, de 14 de agosto de 2018.

 

7. DA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS (item 4.1)

7.1. A classificação e seleção dos candidatos será realizada pelo professor orientador em conjunto com a coordenadora do curso TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA/PARA INTERNET. O professor orientador pode solicitar auxílio de um ou mais professores, se considerar necessário.

7.2. A classificação dos candidatos será realizada  por ordem decrescente da Nota Final (NF) (Quadro I):

Quadro I - Resumo da formação da NF 

Área

Critérios e Métodos de Cálculo para seleção dos candidatos por Área

Química

Método de cálculo para obtenção da Nota Final (NF):

NF = ((CRN x 50) + (MN x 0,5))/10

 

Legenda:

NF - Nota final atribuída ao candidato

CRN- Coeficiente de rendimento normalizado, constante no histórico escolar vigente do aluno.

MN-Média das notas das unidades curriculares da Área de Química, constante no histórico escolar vigente do aluno.

Unidades curriculares específicas para formação da MN, para Área de Química:

 Fundamentos de Química, Química Analítica, Química Experimental e Química Orgânica

Matemática

Método de cálculo para obtenção da Nota Final (NF):

NF = ((CRN x 50) + (MN x 0,5))/10

 

Legenda:

NF - Nota final atribuída ao candidato

CRN- Coeficiente de rendimento normalizado, constante no histórico escolar vigente do aluno.

MN-Média das notas das unidades curriculares da Área de Matemática, constante no histórico escolar vigente do aluno.

Unidades curriculares específicas das respectivas áreas para formação da MN, na área de Matemática:

Cálculo 1, Tópicos de Matemática 1 e Geometria Analítica e Álgebra Linear

Técnica de Informática

Método de cálculo para obtenção da Nota Final (NF):

NF = ((CR x 50) + (NA x 0,5))/10

 

Legenda:

NF - Nota final atribuída ao candidato

CR = coeficiente de rendimento constante no histórico escolar vigente do aluno de graduação cursando segundo período ou posterior, ou coeficiente de rendimento constante no histórico escolar do aluno formado no curso técnico integrado em informática, que esteja cursando o primeiro período da graduação, conforme histórico escolar vigente.
NA = nota referente a disciplina de algoritmo do aluno no ano vigente do curso de graduação ou referente a disciplina de algoritmo do aluno formado no curso técnico integrado em informática. Caso o aluno tenha cursado mais de uma disciplina de algoritmo, será utilizada a maior nota.

 

Disciplina para formação da NA, na área de Informática:

Algoritmos (BCC2001, BCC31A, TI21M, AL21B0)

7.3. Caso ocorra empate entre os candidatos, o desempate será efetuado aplicando-se os seguintes critérios na ordem em que se apresenta:

I - Estudante com maior coeficiente de rendimento normalizado.

II - Estudante com maior idade.

 

8. DO RESULTADO PRELIMINAR, RECURSOS E RESULTADO FINAL (item 4.1)

8.1. O resultado preliminar da classificação e seleção dos estudantes inscritos será homologado e publicado pela DIRGRAD Campo Mourão, conforme cronograma (item 15).

8.2. A interposição de recursos (pedidos de reconsideração) após a publicação do resultado preliminar será admitida, devidamente fundamentada, e com a indicação dos pontos a serem examinados.

8.2.1 Entende-se por recurso o reexame da decisão do indeferimento, visando obter sua reforma ou modificação, não sendo aceita a complementação de documentos não enviados/apresentados pelo candidato no ato da inscrição.

8.2.2 Os pedidos deverão ser encaminhados para o e-mail dirgrad-cm@utfpr.edu.br, na data e horário previsto no item 15 (Cronograma de atividades) com assunto preferencialmente RECURSO EDITAL 04/2024.

8.2.3 Os recursos apresentados serão analisados pelo Diretor de Graduação e Educação Profissional do campus Campo Mourão.

8.2.4 No caso de deferimento de recurso, a UTFPR procederá as devidas adequações ao resultado, que serão contempladas no Resultado Final da Classificação.

8.2.5 Não será admitido recurso do recurso.

8.3. O resultado final da classificação e seleção dos estudantes inscritos será homologado e publicado pela DIRGRAD Campo Mourão, conforme cronograma (item 15).

8.4. Os resultados das etapas acima descritas serão publicados no seguinte endereço eletrônico na página (http://portal.utfpr.edu.br/) ou na área específica de editais do campus.

 

9. DA CONVOCAÇÃO DOS SELECIONADOS E SUPLENTES/RENOVAÇÃO (itens 4.1 e 4.2)

9.1. O candidato selecionado na vaga (item 4.1) ou do processo de renovação (item 4.2) será convocado por e-mail institucional pela coordenação do curso técnico integrado em Informática, para confirmar a pretensão em assumir a vaga e efetivação da vaga, preenchendo os documentos necessários para essa finalidade.

9.2. Os candidatos classificados como suplentes (item 4.1) poderão ser convocados, conforme item 4.1.1, por e-mail institucional pela coordenação do curso técnico integrado em Informática.

9.3. Após a coordenação enviar e-mail convocando o candidato, o mesmo terá um prazo de 2 (dois) dias úteis para manifestar-se.

9.4. Caso o candidato convocado perca os prazos ou não manifeste o interesse pela vaga, automaticamente perderá o direito a vaga, a qual ficará à disposição para convocação de suplentes seguindo a ordem de classificação para a respectiva vaga.

9.5. É de responsabilidade do candidato consultar seu e-mail, inclusive a caixa de spam, para acompanhar as convocações. Não podendo alegar desconhecimento ou problemas técnicos se vir a perder a vaga.

9.6. Cada candidato somente poderá assumir a vaga de uma área para a qual foi convocado.

 

10. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA ATUAÇÃO COMO DISCENTE DE APOIO AO ENSINO

I - Cumprir os pré-requisitos para inscrição/seleção (item 5).

II - Estar matriculado (situação Regular) em um dos cursos de Graduação da UTFPR campus Campo Mourão, conforme consta no histórico escolar do estudante.

III - Comprovar ao seu orientador haver compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento das atividades.

IV - Ao preencher o formulário de inscrição, o candidato deve assinalar a declaração de que não receberá outra bolsa da UTFPR (excetuando-se a Bolsa de Auxílio Estudantil e Bolsa Permanência).

V - Possuir recursos próprios para conexão de internet, equipamentos de hardware e softwares apropriados para realização do atendimento remoto. Os recursos de hardware e software e conexão de internet não serão fornecidos pela UTFPR. 

VI - Não ter atuado por mais de 4 (quatro) semestres letivos como Discente de Apoio à Aprendizagem de estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio-Integrado do Curso TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA/PARA INTERNET do campus Campo Mourão da UTFPR.

 

11. DAS ATRIBUIÇÕES E DAS RESTRIÇÕES DO DISCENTE DE APOIO E CARGA HORÁRIA

11.1. DAS ATRIBUIÇÕES

I - Executar o Plano de Trabalho proposto pela coordenação do curso.

II - Participar das reuniões convocadas pelo seu orientador e pela coordenação do curso.

III - Enviar documentação mensal exigida para a comprovação de suas atividades

IV - Elaborar o relatório semestral das atividades desenvolvidas sob sua responsabilidade.

V - Comunicar ao coordenador do curso e/ou orientador situações que possam interferir no desenvolvimento da aprendizagem individual ou coletiva dos estudantes.

VII - Contribuir para melhorias no desempenho acadêmico dos estudantes.

VIII - Orientar a organização de estudos e das disciplinas dos estudantes.

IX - Indicar caminhos para apropriação de conhecimentos de estudantes com dificuldades na aprendizagem.

X - Fomentar a integração entre demandas dos estudantes e dos professores.

XI - Estimular o desenvolvimento das atividades acadêmicas.

XII - Atender, com a supervisão do orientador, os estudantes em suas necessidades de aprendizagem.

XIII -   Auxiliar os docentes em tarefas didáticas, compatíveis com o seu grau de conhecimento.

XIV -   Auxiliar os docentes no planejamento das ações para sala de aula, no que tange:

XV  -   Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas.

11.2. DAS RESTRIÇÕES

I - É vetado ao Discente de Apoio ministrar aulas em qualquer unidade curricular em substituição ao docente responsável por ela.

II - É vetado exercício de atividades técnico-administrativas.

III - É vetada a correção de prova ou outros trabalhos acadêmicos de natureza avaliativa ou não.

IV - É vetada a realização de ações não estejam no plano de atividades do Discente de Apoio ou sem anuência do orientador.

11.3. DA CARGA HORÁRIA 

I - a carga horária total semanal será de 15 horas, distribuídas de segunda a sexta-feira.

II - a carga horária diária não poderá ultrapassar 5 horas.

III - a carga horária do estudante não poderá sobrepor, em nenhuma hipótese, outra atividade acadêmica regular do estudante, nos horários definidos para sua atuação.

IV - a carga horária não cumprida por motivo de falta do discente de apoio e não reposta em comum acordo com o seu orientador, será descontada, salvo motivo de doença comprovada, ou com justificativa, desde que essa seja acatada pelo seu orientador e com anuência do coordenador.

IV - os Discentes de Apoio deverão fazer seus horários de atividades em comum acordo com os orientadores. 

 

12. DAS ATRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA

 

13. DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR

 

14. DO DESLIGAMENTO DO DISCENTE DE APOIO

14.1. O desligamento poderá ocorrer quando:

I -Tiver desempenho insatisfatório nas atividades previstas no plano de trabalho proposto ou desabonador por parte do estudante.

II -No caso de trancamento de matrícula, abandono, desligamento ou conclusão do curso.

III - Impossibilidade de realizar o atendimento remoto.

IV - Se por um período de 15 (quinze) dias corridos e consecutivos, não responder a tentativas de contato com o mesmo, seja do orientador, da coordenação ou da DIRGRAD; faltar as atividades seja por motivo justificável ou não, ou ficar impossibilitado de dar continuidade às atividades relativas as atribuições definidas neste edital.

V -  Por solicitação do orientador e com anuência da coordenação.

VI - Por encerramento do projeto, ou por outro motivo que justifique o desligamento.

VII - Por solicitação do Discente de Apoio  a qualquer tempo, sendo preferencialmente que o fato seja comunicado com antecedência de pelo menos 15 dias corridos antes do encerramento de suas atividades.

 

14.2. O desligamento seja por solicitação do Discente de Apoio, seja por decisão administrativa das partes envolvidas e já denominadas no presente edital, não ensejará de forma nenhuma a continuidade do pagamento de bolsa para o discente para o período posterior a data de desligamento, e fica desobrigada a UTFPR de qualquer tipo de indenização pelo encerramento antecipado das atividades e da bolsa. Se, anteriormente ao desligamento, o estudante realizou suas atividades, cumpriu os horários definidos, apresentou a frequência, em prazo máximo de 30 dias contados do desligamento, e teve anuência da frequência dada pelo seu orientador, esse terá direito ao valor remanescente integral ou proporcional da bolsa, conforme análise dos documentos apresentados e definição da DIRGRAD.

 

15. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO EDITAL

Atividade

Data ou período

Inscrição dos candidatos

Da data de publicação deste edital até às 12h do dia 07/03/2024

Divulgação do resultado preliminar

Até 14/03/2024

Interposição de recurso quanto ao resultado preliminar

Até às 17h dia 15/03/2024

Divulgação do resultado final

Até dia 18/03/2024

Confirmação do candidato selecionado ou suplente convocado

Ver item 9 deste edital

Início das atividades

A partir de 25/03/2024

Período de vigência*

De 25/03/2024 até 11/12/2024

* O período de vigência poderá sofrer alterações por decisão da DIRGRAD-CM, por motivo como mudanças no calendário acadêmico, suspensão temporária do edital, outro motivo que justifique a modificação da vigência. 

 

16. DA PUBLICAÇÃO DO EDITAL

O presente Edital e os resultados de suas etapas serão publicados no Boletim de Serviço Eletrônico e na página da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no seguinte endereço eletrônico na página (http://portal.utfpr.edu.br/) ou na área específica de editais do campus.

 

17. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

17.1. Aos participantes que atuarem como Discente de Apoio, Professor Orientador e Coordenador, serão elaboradas declarações, referentes ao período de atividade realizadas. 

17.2. A formalização desta atividade ocorrerá por meio de Termo de Acordo específico entre a instituição e o Discente de Apoio, mediada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional da Instituição.

17.3. Os discentes de apoio exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de 15 (quinze) horas semanais de atividades acadêmicas

17.4. As atividades do Discente de Apoio serão realizadas na forma remota ou presencial, essa definição fica a critério da coordenação em conjunto com orientador.

17.5. O presente edital poderá ser alterado, revogado ou anulado, no todo ou em parte, em decorrência de fato que inviabilize sua realização ou que implique na sua anulação, por motivo de interesse público, por exigência legal, ou por decisão da DIRGRAD de encerramento das atividades deste edital, sem que isso implique direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza.

17.6. A perda de qualquer um dos prazos constantes neste edital implica a perda do respectivo direito.

17.7. Os candidatos inscritos, selecionados ou classificados como suplentes, declaram aceitar e ter ampla e irrestrita ciência dos termos constantes do presente edital e das demais regulações institucionais  (http://utfpr.edu.br/ ou na área específica de editais do campus).

17.8. Para dirimir as questões oriundas deste instrumento, fica eleito o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária da Comarca de Campo Mourão, do Estado do Paraná.

17.9. As dúvidas ou omissões acerca do presente Edital, observadas a legislação vigente, serão dirimidas por meio do e-mail: dirgrad-cm@utfpr.edu.br.

 

Campo Mourão, 04 de março de 2024.

 

 

LEILA LARISA MEDEIROS MARQUES

Diretora de Graduação e Educação Profissional UTFPR

campus Campo Mourão

 

ROBERTO RIBEIRO NELI

Diretor-Geral

campus Campo Mourão

Para anexos use a seção a seguir:

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LEILA LARISA MEDEIROS MARQUES, DIRETOR(A), em (at) 04/03/2024, às 10:59, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROBERTO RIBEIRO NELI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 04/03/2024, às 16:22, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Referência: Processo nº 23064.006729/2024-26 SEI nº 4040404