Boletim de Serviço Eletrônico em 19/04/2024

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS PONTA GROSSA
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS PONTA GROSSA
DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PONTA GROSSA
PROG. DE POS-GRAD ENS. CIENCIA E TEC-PG

Av Monteiro Lobato, s/n - Km 04 - CEP 84016-210 - Ponta Grossa - PR - Brasil

Telefone: (42) 3220-4800 - www.utfpr.edu.br

 

EDITAL nº 05/2024 - DIRPPG-PG

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia – PPGECT, informa aos interessados que serão abertas as inscrições para a seleção a bolsistas de “Demanda Social – Capes” para o Curso de Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia para o ano de 2024, mediante as seguintes informações econdições:

 

1. VAGAS

1.1 – A disponibilidade das bolsas está vinculada a sua oferta decorrente a editais, desistências cumprimento de prazo por outros bolsistas do PPGECT e execução da mesma pela CAPES;

1.2 - Como requisito para concorrer às bolsas o(a) candidato(a) deve ser aluno(a) regularmente matriculado(a) no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Curso de Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia.

1.3 - A seleção dos(as) candidatos(as) será conforme as regras da Capes para o referido tipo de bolsa e de acordo com o número de bolsas destinadas por ela ao PPGECT. O(a) candidato(a) ao se inscrever, declara estar ciente:

a) A Portaria n.º 133 da CAPES, de 10 de julho de 2023, que regulamenta o acúmulo de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado concedidas pela Capes no País com atividade remunerada ou outros rendimentos;

b) A Resolução COPPG/UTFPR n.º 68, de 22 de dezembro de 2021, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas para inclusão de pessoas negras, indígenas e com deficiência na Pós-Graduação Stricto Sensu na UTFPR;

c) O Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR vigente;

d) A Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 36, de 29 de setembro de 2023;

e) A Portaria Nº 76, de 14 de abril de 2010, que regulamenta oo Programa de Demanda Social da CAPES;

1.4 – O(a) candidato(a) aprovado(a), ao receber a bolsa deverá implementar 20h de sua dedicação integral, presenciamente, nas dependências do PPGECT.

 

2. PRAZO E LOCAL PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO

2.1 - As inscrições estarão abertas no período de 22/04/2024 a 26/04/2024, por e-mail ppgect-pg@utfpr.edu.br. Não serão aceitas inscrições através de procuração.

2.2 - A seleção dos candidatos à bolsa ocorrerá no dia 29/04/2024.

2.2.1 - A seleção ocorrerá segundo o Art. 2 da Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 36, de 29 de setembro de 2023 e por meio da pontuação atribuida análise documental de currículo.

3. DOCUMENTAÇÃO

3.1 - Para efetuar a inscrição o candidato deverá enviar por email a seguinte documentação:

OBS: Anexar comprovantes, em um único arquivo PDF, das publicações efetuadas em periódicos, livros e capítulos de livros anos requeridos. Para análise do Curriculum Lattes do candidato serão consideradas apenas publicações em periódicos, livros publicados e organizados e capítulos de livros, nas áreas de Ensino e/ou Educação, conforme tabela 1.

 

TABELA 1 – Pontuação para análise curricular (Qualis 2017-2020)

Qualificação

Área de Ensino

e/ou Educação

Artigo em revista A1

10

Artigo em revista A2

8,5

Artigo em revista A3

7,0

Livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação

2,0 (limite de 2)

Livro Organizado Publicado na área de Ensino e/ou Educação

1,5 (limite de 2)

Capítulo de livros Publicado na área de Ensino e/ou Educação

1,0 (limite de 2)

 

 

4. RESULTADO

4.1 - A relação dos candidatos classificados será divulgada após 17 horas do dia 29/04/2024, no link http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais.

4.2 - Os recursos poderão ser interpostos até às 17 horas do dia 30/04/2024, no e-mail do PPGECT ppgect-pg@utfpr.edu.br, o formulário para requerimento de recurso está disponível no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/formularios-do-doutorado.

4.3 - A relação final dos candidatos classificados será divulgada no dia 01/05/2024.

 

5. DA IMPLEMENTAÇÃO DA(S) BOLSA(S)

5.1 - A implementação da(s) bolsa(s), bem como o número de bolsas a serem implementadas pelo PPGECT ocorrerá após autorização da Capes, e informada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, tendo previsão para ocorrer, segundo demanda, em 2024. O valor da bolsa é de acordo com a Portaria nº 33, de 16 de Fevereiro de 2023, Publicada no DOU de 17/02/2023 - Seção 1 - Pág. 149 - disponível em: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=10902#anchor

 

6.VALIDADE

A Seleção, ora descrita, terá validade somente para as bolsas destinadas para “Demanda Social – Capes”até o dia 05/05/2025 ou até a data de lançamento de um novo Edital de Seleção de candidatos à bolsa do curso de doutorado do PPGECT . 

 

7. DISPOSIÇÕESGERAIS

7.1 - Os casos omissos neste Edital serão decididos pela Coordenação do Programa, pela Direção de Pesquisa e Pós-Graduação e pela Direção Geral.

7.2 – Em caso de empate o candidato(a) mais velho será contemplado com a bolsa.

7.3- O candidato, ao efetuar a sua inscrição, manifestará, automaticamente, ciência e concordância com os itens do presente Edital e conhecimento dos regulamentos e portarias citadas neste documento, sendo de sua responsabilidade a observância e cumprimento das regras estabelecidas.

7.4 - Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Ponta Grossa, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

7.5- O presente Edital será publicado até 19 de abril de 2024 e estará vigente a partir da data de sua publicação. no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR e na página do programa (http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais.

 

 

 

Ponta Grossa, 19 de abril de 2024.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) AWDRY FEISSER MIQUELIN, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 19/04/2024, às 11:45, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4138738 e o código CRC (and the CRC code) 67C6B438.



ANEXO I

 

Artigo publicado em revista Qualis A1

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu

currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

 

10

Artigo publicado em revista Qualis A2

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas

linhas forem necessárias neste item.

 

8,5

Artigo publicado em revista Qualis A3

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

 

7,0

Livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

 

2,0 (limite 4,0 pontos)

Livro Organizado Publicado na área de Ensino e/ou Educação

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

 

1,5 (limite 3,0 pontos)

Capítulo de livro Publicado na área de Ensino e/ou Educação

Pontuação solicitada:

Área de Ensino e/ou Educação

Colocar aqui a referência do artigo publicado exatamente conforme consta em seu currículo Lattes (Copiar do currículo Lattes e colar aqui). Pode adicionar quantas linhas forem necessárias neste item.

 

1,0 (limite 2,0 pontos)

TOTAL DE PONTUAÇÃO SOLICITADA

 

 


Referência: Processo nº 23064.013016/2024-19 SEI nº 4138738