Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR - CAMPUS MEDIANEIRA |
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RESOLUÇÃO INTERNA DE procedimentos para a disciplina de Seminários
RESOLUÇÃO INTERNA PPGTAMB/UTFPR Nº 01, DE 19 DE ABRIL DE 2024
Estabelece os procedimentos para a disciplina de Seminários no âmbito do PPGTAMB-MD
O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS (PPGTAMB)- CAMPUS MEDIANEIRA da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe foram conferidas,
CONSIDERANDO o Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução COUNI/UTFPR nº 78, de 14 de abril de 2022;
CONSIDERANDO a Resolução COPPG/UTFPR nº 113, de 25 de abril de 2023,
CONSIDERANDO o Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais, aprovado pela Resolução COPPG/UTFPR nº 151, de 28 de novembro de 2023 (retificada);
CONSIDERANDO a deliberação tomada em sua Reunião de Colegiado nº Nº 2/2024 de 04 de março de 2024;
RESOLVE:
Art. 1º Aprovar, na forma do anexo, a Resolução Interna do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais referente aos procedimentos para a disciplina de Seminários.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no boletim de serviços da UTFPR.
THIAGO EDWIGES
Presidente do Colegiado
| Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THIAGO EDWIGES, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 19/04/2024, às 17:00, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4141033 e o código CRC (and the CRC code) D2655393. |
ANEXO I À Pós-Graduação: Minuta de Resolução Interna PPG Nº 01, DE 19 DE ABRIL DE 2024
RESOLUÇÃO INTERNA DE PROCEDIMENTOS PARA A DISCIPLINA DE SEMINÁRIOS
Art. 1º A disciplina de Seminários compreende a elaboração do projeto de pesquisa escrito, a apresentação oral do projeto de pesquisa e a arguição perante uma comissão avaliadora.
Art. 2º A disciplina de Seminários deve ser cursada pelo discente após a diciplina de Metodologia da Pesquisa.
Art. 3º A disciplina de Seminários será ministrada por um docente permanente do PPGTAMB que repassará as informações, fará a divulgação das apresentações e o lançamento dos conceitos no diário acadêmico.
Art. 4º O projeto escrito deverá ser elaborado pelo discente, juntamente com o orientador, seguindo o modelo disponível no Apêndice I.
Art. 5º O agendamento da apresentação oral do projeto de pesquisa deve ser realizado pelo discente, a partir do envio das informações no e-mail do professor responsável pela disciplina com, no mínimo, 10 (dez) dias corridos de antecedência em relação à data prevista para a apresentação.
Art. 6º O envio do projeto escrito, em meio físico ou digital, aos integrantes da comissão avaliadora é de responsabilidade do discente, devendo ser feita com, no mínimo, 10 (dez) dias corridos de antecedência em relação à data prevista para a apresentação.
Art.7º A comissão avaliadora do projeto escrito deverá ser composta por um Presidente (Orientador) e, no mínimo, dois membros titulares.
§1º Pelo menos um dos membros titulares, além do orientador, deve ter titulação de Doutor e reconhecido conhecimento sobre o tema do trabalho a ser avaliado.
§2º A critério do orientador, um dos membros titulares poderá apresentar apenas graduação ou título de especialista, desde que tenha experiência profissional relevante na tematíca do projeto.
§3º Na impossibilidade de participação do Orientador na apresentação do projeto, este pode ser substituído pelo Coorientador e, na impossibilidade deste, por um docente do Programa indicado pelo Coordenador.
Art. 8º O tempo máximo para a apresentação do projeto de pesquisa é de 20 (vinte) minutos, desconsiderando a arguição.
Art. 9º A nota do discente na disciplina de Seminários será obtida a partir da média das notas da comissão avaliadora, e será transformada em conceito conforme a equivalência de notas e conceitos estabelecidas no Regulamento Interno do PPGTAMB.
Parágrafo único: a composição da nota será obtida a partir dos critérios contidos na ficha de avaliação (Apêndice II).
Art. 10 A carga horária total da disciplina de Seminários será de 30 (trinta) horas, integralizando 2 (dois) créditos ao histórico escolar do discente.
Art. 11 No caso de ser reprovado na disciplina de Seminários, o discente deverá cursar novamente a disciplina no próximo quadrimestre.
Art. 12 Os casos omissos referentes a esta Resolução devem ser deliberados pelo Colegiado do PPGTAMB.
Art. 13 Esta Resolução entra em vigor a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviços da UTFPR.
APÊNDICE I
MODELO DE PROJETO DE PESQUISA
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS MEDIANEIRA
NOME DO(A) DISCENTE
TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA
PROJETO DE PESQUISA – DISCIPLINA SEMINÁRIOS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS
PPGTAMB
MEDIANEIRA
ANO
NOME DO(A) DISCENTE
TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA
|
MEDIANEIRA
ANO
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
DA FORMATAÇÃO
Ø Capa e folha de rosto de acordo com o modelo disponibilizado.
Ø Margens: 3 cm (superior e esquerda), 2 cm (direita e inferior).
Ø Espaçamento entre linhas: 1,5 cm.
Ø Fonte: Arial, tamanho 12.
1. INTRODUÇÃO (Máximo de 2 páginas)
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (Máximo de 10 páginas)
3. OBJETIVOS (Máximo de 1 página)
4. MATERIAL E MÉTODOS (Máximo de 5 páginas)
5. RESULTADOS ESPERADOS (Máximo 1 página)
6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (Máximo de 1 página)
7. REFERÊNCIAS (Formatadas de acordo com as normas da UTFPR, disponíveis no sítio http://portal.utfpr.edu.br/biblioteca/trabalhos-academicos/discentes/orientacao-para-trabalhos-academicos).
APÊNDICE II
FICHA DE AVALIAÇÃO APRESENTAÇÃO E PROJETO DA DISCIPLINA SEMINÁRIOS
Discente: |
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Título do Projeto: |
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Data: |
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Elementos |
Pontuação máxima |
Pontos obtidos |
1. Apresentação (40%) |
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1.1 Vocabulário e linguagem adequados |
5 |
|
1.2 Entonação de voz |
5 |
|
1.3 Postura diante do público |
5 |
|
1.4 Motivação |
5 |
|
1.5 Adequação de conteúdo ao tempo de apresentação (até 20 min) |
5 |
|
1.6 Qualidade (tamanho e forma das letras, figuras e tabelas,quantidade de informações visuais) |
5 |
|
1.7 Domínio do assunto apresentado |
5 |
|
2. Projeto escrito (40%) |
||
2.1 Título do projeto |
5 |
|
2.2 Introdução e Revisão bibliográfica |
10 |
|
2.3 Objetivos (geral e específicos) |
10 |
|
2.4 Material e métodos |
10 |
|
2.5 Cronograma |
5 |
|
2.6 Resultados esperados |
5 |
|
2.7 Referências |
5 |
|
2.8 Escrita conforme as normas gramaticais |
5 |
|
3. Arguição (20%) |
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3.1 Habilidade em responder as perguntas |
5 |
|
3.2 Nível de conhecimento sobre o assunto |
5 |
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Total de Pontos Obtidos |
Total = |
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Nota Final (NF) = (Total de Pontos Obtidos)*0,1 |
NF = |
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Comentários adicionais e sugestões de melhoria deverão ser inseridos no Projeto.
Avaliador: ______
Assinatura:
Referência: Processo nº 23064.011086/2024-32 | SEI nº 4141033 |