Boletim de Serviço Eletrônico em 14/06/2024

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS PONTA GROSSA
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS PONTA GROSSA
DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-PG
DEP. ACADEMICO DE MATEMATICA-PG

Av Monteiro Lobato, s/n - Km 04 - CEP 84016-210 - Ponta Grossa - PR - Brasil

Telefone: (42) 3220-4800 - www.utfpr.edu.br

 

EDITAL nº 17/2024 - DIRPPG-PG

SELEÇÃO DE BOLSISTA TÉCNICO PARA O GRUPO DE PESQUISA "O ENSINO E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA" - PROGRAMA DE APOIO A GRUPOS DE PESQUISAS NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS, LINGUÍSTICA E ARTES

 

O Grupo de Pesquisa "O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência", vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia do Campus Ponta Grossa da UTFPR, contemplado com recursos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) no Edital PROPPG 11/2024, comunica que no período de 17 a 20 de junho de 2024 estarão abertas as inscrições de candidatos para concorrer a 01 (uma) vaga de bolsista-técnico para apoiar o Grupo de Pesquisa nas atividades de: Otimizar a página (Website) do grupo de pesquisa; Auxiliar no desenvolvimento das atividades previstas nos projetos homologados com a pesquisa bibliográfica no que se refere as tecnologias digitais e a educação especial; Divulgar o Website do grupo de pesquisa; Auxiliar no desenvolvimento do III Workshop de Educação Inclusiva.

 

1. CARACTERIZAÇÃO DA(S) BOLSA(S)

1.1 A bolsa técnico destina-se a discentes regularmente matriculados em cursos de graduação ou cursos de pós-graduação stricto sensu da UTFPR.

1.2. Estão previstas 01 (uma) cota de bolsa, no período de 12 meses no valor mensal de R$ 815,00, por cota de bolsa.

1.3. O recurso financeiro para pagamentos desta bolsa-técnico será proveniente da PROPPG, do Programa de Apoio a Grupos de Pesquisas nas Áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Letras, Linguística e  Artes.

1.4. Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, de todos os membros participantes do Grupo de Pesquisa indicado.

1.5. São requisitos para os candidatos, além de se enquadrar no item 1.1:

a) Não pode ter vínculo empregatício, exceto no ensino na rede /pública ou privada;

b) Dedicar-se às atividades previstas no Plano de Trabalho do Bolsista;

c) Estar recebendo apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação com outras, exceto aquelas de programas oficiais que possuem objetivos assistenciais, de manutenção ou de permanência;

d) Apresentar relatório técnico, de sua autoria, para o Supervisor com os resultados obtidos no desenvolvimento do Plano de Trabalho vinculado a sua bolsa, quando solicitado;

e) Devolver à UTFPR, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos anteriormente não sejam cumpridos;

f) Possuir conta bancária em seu nome, não podendo ser conta conjunta, em qualquer banco.

g) Participar, sempre que solicitado pelo Supervisor, de eventos correlatos a este Edital, organizados pela UTFPR.

 

2. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

As despesas destinadas a este Edital, são recursos do Tesouro e fazem parte da Ação Institucional de Apoio a Grupos de Pesquisa nas Áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Artes, Letras e Linguística da PROPPG, aprovados no COUNI.

 

3. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 7.1 do presente edital, preenchendo o formulário (ANEXO I) e anexando ao formulário uma cópia atualizada de seu currículo lattes DOCUMENTADO e com a pontuação previamente calculada – conforme ANEXO II (em documento único e formato pdf) e um documento comprovando seu CR – Coeficiente de Rendimento atual no curso em que está matriculado. Estes documentos devem ser encaminhados para o e-mail: gpensinoeinclusao@gmail.com . Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.

 

4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 7.2 do presente edital, na página https://www.utfpr.edu.br/estrutura/pesquisa-e-pos-graduacao/dirppg/ponta-grossa . Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os participantes, seguindo a ordem de classificação.

4.2 A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:

a) Pontuação do Coeficiente de Rendimento do Aluno (que deve enviar o histórico com o rendimento acadêmico no ato de sua inscrição) (peso 4,0).

b) Avaliação do currículo lattes (peso 6,0), sendo que pontuação do currículo lattes será calculada segundo critérios estabelecidos no ANEXO II;

4.3 Critérios de desempate

Havendo empate na classificação dos candidatos, o desempate será feito com base nos seguintes critérios, em ordem sequencial:

a) Maior coeficiente de rendimento;

b) Candidato de maior idade.

 

5. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO

5.1 Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 7 do presente edital na página https://www.utfpr.edu.br/estrutura/pesquisa-e-pos-graduacao/dirppg/ponta-grossa

5.2 Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.4.

5.3 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: dirppg-pg@utfpr.edu.br

5.4 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos pela DIRPPG-PG, de acordo com o cronograma do item 7 deste edital.

 

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1 Os casos omissos serão analisados pela DIRPPG-PG, podendo ser remetidos à comissão Ad Hoc especialmente designada para este fim.

6.2 Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.

6.3 O período de validade do presente edital é de 24 meses a partir da data de divulgação do resultado final.

6.4 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada a existência de recursos financeiros na UTFPR.

6.5 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

6.6 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.

 

7. DATAS IMPORTANTES

 

7.1

Período de Inscrição

De 17 a 20/06/2024

7.2

Resultado preliminar da seleção

24/06/2024

7.3

Interposição de Recursos

25/06 a 26/06/2024

7.4

Divulgação do resultado dos recursos interpostos e do resultado final do Edital

A partir do dia 27/06/2024

7.5

Envio dos documentos do processo de seleção por parte do Supervisor para a DIRPPG

Até o dia 09/07/2024

 

Ponta Grossa, 14 de junho de 2024.

 

_________________________________

Sani de Carvalho Rutz da Silva

Supervisor

_____________________________

Luciano Augusto Lourençato

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação

 

 

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SANI DE CARVALHO RUTZ DA SILVA, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 14/06/2024, às 15:32, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCIANO AUGUSTO LOURENCATO, DIRETOR(A), em (at) 14/06/2024, às 16:18, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4221506 e o código CRC (and the CRC code) 9F79C6BC.



ANEXOS

ANEXO I do EDITAL № 17/2024

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

EDITAL 17/2024

Seleção de Bolsista Técnico para Grupo de Pesquisa

 

Nome Completo:______________________________________________________

Curso da UTFPR em que está matriculado:_________________________________

E-mail:______________________________________________________________

 

Descreva a experiência prévia que possui na área de atuação do Grupo de Pesquisa O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência:

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

 

Obs: anexar cópia atualizada do currículo lattes documentado

 

Para a comissão preencher após a classificação

CLASSIFICAÇÃO:___________

 

 

 

 

ANEXO II do EDITAL № 17/2024

1. O coeficiente de rendimento do aluno (CR), deverá ser comprovado no histórico ou declaração institucional enviada pelo aluno. O CR será pontuado de 0 a 10 pontos. Deverá ser pontuado o CR do curso em que o aluno está matriculado regularmente. Caso seja aluno de pós-graduação e ainda não tenha um CR, deverá ser usado o CR da graduação do candidato. Nesta hipótese, o candidato deverá anexar também o documento que comprove o CR de sua graduação

2. Critérios para a pontuação do Currículo Lattes

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar o período de 2019-2023 (últimos cinco anos).

2.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos vigente na data de publicação do edital na Área de Ciências Humanas/Educação/Ensino)

 

Atividade

 

Pontos por ocorrência

 

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela comissão

a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES

A1

10

 

 

 

A2

8,5

 

 

 

A3

7,0

 

 

 

A4

5,5

 

 

 

B1

4,0

 

 

 

B2

2,5

 

 

 

B3

1,5

 

 

 

B4

1,0

 

 

 

B5

0,05

 

 

 

C

0,02

 

 

 

b) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES.

internacional

1,0

 

 

 

nacional

0,5

 

 

 

c) Patente (pedido ou registro)

 

3 e 7

respectivamente

 

 

 

d) Livro científico***

 

5

 

 

 

e) Capítulo de livro***

 

2

 

 

 

* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.

** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.

***Necessariamente com ISBN

 

2.2 Publicações em eventos

 

Atividade

 

Pontos

Pontuação máxima por atividade

 

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela Comissão

a) Trabalho completo***

Internacional/Nacional*

1,0

4,0

 

 

 

regional/local**

0,3

1,0

 

 

 

b) Resumo (simples ou expandido)***

Internacional/Nacional*

0,5

2,0

 

 

 

regional/local

0,2

1,0

 

 

 

*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.

** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.

***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.

 

2.3 Pontuação de experiência profissional

 

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação máxima por atividade

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela Comissão

a) Monitoria*

0,3

1,0

 

 

 

b) Iniciação científica/tecnológica*

0,5

-

 

 

 

c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação*

0,5

-

 

 

 

d) Atividade profissional de ensino*

0,5

2,0

 

 

 

e) Atividade profissional técnica na área de Ciências Humanas (Educação -Ensino)

1,5

-

 

 

 

f) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída

 

Mestrado (1,0)

Doutorado (2,0)

2,0

 

 

 

e) Pós-graduação – Stricto Sensu em andamento

 

Mestrado (1,0)

Doutorado (2,0)

2,0

 

 

 

                                                                                                          *Pontuados por semestre


Referência: Processo nº 23064.024368/2024-08 SEI nº 4221506