|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-CP |
|
|
EDITAL 009/2024 – DIRGRAD-CP
APOIO A PROJETOS DE ENSINO HOMOLOGADOS
A Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Campus Cornélio Procópio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção do primeiro bloco de discentes bolsistas e voluntários para atuarem nos projetos de ensino homologados no EDITAL 004/2024 – DIRGRAD-CP.
1. DO OBJETO
O presente edital tem como objetivo selecionar discentes, regularmente matriculados nos cursos de graduação da UTFPR Campus Cornélio Procópio, que integrarão as equipes de desenvolvimento de projetos de ensino homologados no EDITAL 004/2024 – DIRGRAD-CP, que solicitaram apoio e estão descritos no Anexo I deste edital.
2. PREÂMBULO
Os projetos de ensino, homologados no Edital 004/2024, deverão desenvolver atividades no contexto do Edital conforme cronograma aprovado nas documentações apresentadas nos links no Quadro 1.
Quadro 1 - Links dos Projetos de Ensino Homologados e Vagas abertas.
Coordenação do Projeto de Ensino Homologado |
Link do Projeto de Ensino |
Vaga(s) solicitada(s) |
Márcio Jacometti e Ulisses Pereira Rosa Borges |
https://drive.google.com/open?id=1Z7ANHVlWbOjtMN4exV6qazK8KxO0tL8x |
03 |
Marcos Antonio de Souza Lourenço |
https://drive.google.com/open?id=1JmIpxxa9n5mutt73MH5x-GYvWCeFlcR9 |
01 |
Marcos Antonio de Souza Lourenço |
https://drive.google.com/open?id=1tYOw0Na8nFk8SgeyjnMKtw2CRWI6o4kR |
01 |
Fabio Kenji Suguimoto |
https://drive.google.com/open?id=1nGx_So3EMk_jS7zdgGjiMPm51GZHAV86 |
01 |
Jair de Oliveira |
https://drive.google.com/open?id=1KfRGIptculggrJzLi32yjTWzLfOQCLkO |
01 |
Evandro Estevão Marquesone |
https://drive.google.com/open?id=17SE2WwtfzY-Ao8B7tJ716zneS_68yLOp |
01 |
Francisco Pereira Junior |
https://drive.google.com/open?id=1cRefx9Z1D2vSVXbmTj4eyyLXa6m53BHE |
01 |
Débora Aparecida Francisco Albanez |
https://drive.google.com/open?id=19amUPp5n80frwDAoEDS8P_2JbOeTvGV7 |
00 |
Guadalupe Estrelita dos Santos Menta |
https://drive.google.com/open?id=1eCHWQpCW11bDZXlGliKU19lQNTyOI-E0 |
01 |
Este edital deverá atender os projetos que solicitaram a participação de alunos bolsistas e discentes voluntários. Os projetos homologados que ainda não tenham solicitado bolsistas poderão solicitar à medida que justifiquem a participação dos colaboradores em seus projetos homologados, e para tanto, serão apresentados novos editais de seleção de bolsistas.
3. ATRIBUIÇÕES DOS DISCENTES BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS
3.1 O discente bolsista deverá desenvolver uma carga horária de 15 horas/aula semanais.
3.2 O discente bolsista deverá trabalhar nas atividades descritas no Anexo 1 (e mais detalhadamente no Plano de Trabalho).
3.3 Os discentes bolsista deverá apresentar relatório mensal no link https://forms.gle/dfWZ4cHdV66cZe3w8, sempre entre os dias 24 e 26 de cada mês, com exceção do último relatório que deverá ser enviado pelo coordenador do projeto.
4. DAS BOLSAS OFERECIDAS PARA 2024
Referente às Bolsas para 2024, tem-se as seguintes especificações:
a) O valor da bolsa de apoio será de R$ 600,00 (seiscentos reais), para cada período de um mês trabalhado. Cada depósito será realizado em conta bancária com titularidade do bolsista, a partir do mês subsequente a data de publicação do resultado do processo seletivo;
b) A data de referência para os pagamentos será dia 26 para cada mês, portanto, as atividades iniciadas após este dia receberão valores proporcionais;
c) Os pagamentos serão realizados no início de cada mês subsequente ao mês de referência conforme indica o Quadro 1;
d) A abertura da conta bancária deverá ser providenciada pelo estudante selecionado, caso não a possua. Enquanto não for providenciada a abertura da Conta Bancária, o recebimento fica suspenso, perdendo o direito de recebimento mês a mês, limitando-se às duas primeiras parcelas;
e) Caso, na data do depósito da segunda parcela, o estudante não tenha ainda apresentado os dados da sua conta bancária junto à coordenação do projeto, este será considerado como desistente e será chamado o próximo candidato da lista de espera.
Quadro 2 – Cronograma do processo seletivo e de pagamentos das bolsas de Apoio a Projetos de Ensino Homologados no Edital 004/2024 DIRGRAD-CP.
Parcela |
Início |
Fim |
Valor |
Observação |
- |
05/08/2024 |
09/08/2024 |
- |
Inscrições (até às 17h) |
- |
12/08/2024 |
14/08/2024 |
- |
Processo seletivo (entrevistas) |
- |
16/08/2024 |
16/08/2024 |
- |
Divulgação dos resultados preliminares |
- |
19/08/2024 |
20/08/2024 |
- |
Recursos sobre os resultados (até às 17h) |
- |
21/08/2024 |
21/08/2024 |
- |
Resultado Final |
- |
22/08/2024 |
23/08/2024 |
- |
Entrega do Plano de Trabalho |
1 |
26/08/2024 |
22/09/2024 |
600,00 |
Pagamento no início de outubro de 2024 |
2 |
23/09/2024 |
22/10/2024 |
600,00 |
Pagamento no início de novembro de 2024 (relatório 1) |
3 |
23/10/2024 |
22/11/2024 |
600,00 |
Pagamento no início de dezembro de 2024 |
4 |
23/11/2024 |
13/12/2024 |
420,00 |
Pagamento início de janeiro de 2025 (relatório final) |
Total |
2.220,00 |
|
5. DA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS
Para realizar a inscrição o candidato deverá indicar qual item do Anexo 1 pretende concorrer. Apenas será permitida uma inscrição. Caso haja mais de uma inscrição, prevalecerá a inscrição mais recente. As inscrições dos candidatos serão realizadas até o dia 09/08/2024 às 17h no formulário eletrônico https://forms.gle/HjW7cr4RmooHoxdu8.
6. DA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS
A seleção dos discentes bolsistas para cada projeto homologado seguirá os critérios apresentados no Anexo 1 deste Edital. As entrevistas serão agendadas e realizadas pelas coordenações de forma remota ou presencial (a critério da Coordenação do Projeto).
6.1 O discente candidato à bolsa, prevista neste edital, não poderá acumular quaisquer tipos de bolsas da instituição, exceto as bolsas de Auxílio Estudantil.
7. CANCELAMENTO DA CONCESSÃO.
A concessão do apoio financeiro poderá ser cancelada pela DIRGRAD-CP, por ocorrência, durante sua implementação, de fato cuja gravidade justifique o cancelamento, sem prejuízo de outras providências cabíveis em decisão devidamente fundamentada para uma ampla defesa.
8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS.
8.1 Os prazos constantes deste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.
8.2 As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional, observada a legislação vigente. As questões não solucionadas administrativamente serão dirimidas pelo foro da Justiça Federal.
8.3 Os recursos, devidamente fundamentados, deverão ser apresentados no prazo de 2 (dois) dias corridos à divulgação, ao Diretor do Campus.
8.4 O candidato ao se inscrever no presente Processo de Seleção declara ter conhecimento e aceitar as normas e condições previstas neste Edital.
8.5 O presente Edital será publicado no site da DIRGRAD-CP:
Cornélio Procópio, 12 de julho de 2024.
Prof. Dr. Márcio Jacometti
Diretor Geral do Campus Cornélio Procópio
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCIO JACOMETTI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 12/07/2024, às 12:24, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4278715 e o código CRC (and the CRC code) F06CADDE. |
ANEXO 1
Projeto de Ensino: Elaboração de Projeto das Instalações Elétricas de Climatização do Bloco R e Elaboração do Diagrama Unifilar das Instalações de Distribuição de Energia Elétrica da UTFPR – Campus Cornélio Procópio (UTFPR-CP)
Coordenação: Profs. Márcio Jacometti e Ulisses Pereira Rosa Borges
Critérios de Seleção:
Entrevista com o coordenador.
Serão analisados os seguintes tópicos:
Estar cursando o 6º período do Curso de Engenharia Elétrica;
Conhecimentos básicos de Elétrica;
Conhecimento básico de projeto instalações elétricas;
Ter cursado as disciplinas de projetos elétricos ou instalações industriais;
Análise de histórico escolar
As atividades que o bolsista deverá realizar (Atribuições).
Apresentação do projeto de instalações elétricas para atender às instalações de climatização em condições de ser executado e a atualização do diagrama unifilar de distribuição e cargas instaladas em conformidade com as normas técnicas;
Aprendizado e desenvolvimento profissional dos alunos bolsistas envolvidos na aplicação de soluções a um problema real da área de formação profissional.
_______________________________________________________________
Projeto de Ensino: Finalização da Seção de Testes e de Admissão do Túnel de Vento
Coordenador: Marcos Antonio de Souza Lourenço
Critérios de Seleção:
Entrevista com o coordenador e colaboradores.
Serão analisados os seguintes tópicos.
Conhecimentos básicos de Ciências Térmicas
1. Mecânica dos Fluidos;
3. Conhecimento básico de processos de fabricação;
4. Análise de histórico escolar.
As atividades que o bolsista deverá realizar (Atribuições).
- Estudo sobre a análise experimental de escoamentos de fluidos. Para isso serão utilizados livros e artigos;
- Revisão bibliográfica de aparatos experimentais do tipo túnel de vento;
- Desenvolvimento do projeto para obter a melhor configuração com os equipamentos existentes no laboratório;
- Desenho do projeto e orçamento dos materiais necessário faltantes;
- Construção do aparato experimental;
- Verificação da funcionalidade do aparato.
_______________________________________________________________
Projeto de Ensino: Projeto e Construção de uma Bancada Didática do Tipo Air-Lift
Coordenador: Fábio Kenji Suguimoto
Critérios de classificação:
● Entrevista com o coordenador e colaboradores.
Serão analisados os seguintes tópicos:
1. Conhecimentos básicos de Ciências Térmicas
2. Mecânica dos Fluidos
3. Termodinâmica
4. Conhecimento básico de projeto mecânico
5. Conhecimento básico de processos de fabricação
6. Análise de histórico escolar
As atividades que o bolsista deverá realizar (Atribuições).
- Finalizar o projeto de uma bancada de escoamento bifásico didática;
- Construir a bancada didática;
- Desenvolver um ou mais procedimentos experimentais padrão para utilização da bancada;
- Realizar testes a partir desses procedimentos;
- Realizar análises qualitativas e quantitativas do impacto de utilização nas disciplinas.
_______________________________________________________________
Projeto de Ensino: Projeto e Construção de uma Bancada Didática de Escoamento Bifásico
Coordenador: Fábio Kenji Suguimoto
Critérios de classificação:
● Entrevista com o coordenador e colaboradores.
Serão analisados os seguintes tópicos:
1. Conhecimentos básicos de Ciências Térmicas:
2. Mecânica dos Fluidos
3. Termodinâmica
4. Conhecimento básico de projeto mecânico;
5. Conhecimento básico de processos de fabricação;
6. Análise de histórico escolar
As atividades que o bolsista deverá realizar (Atribuições).
- Estudo aprofundado do escoamento bifásico em relação as interações físicas e formulação das
equações, além dos métodos numéricos e modelos utilizados, para isso serão utilizados livros e artigos;
- Estudo do funcionamento do sistema de escoamento bifásico ar-água horizontal, além dos parâmetros
que influenciam no seu funcionamento;
- Revisão bibliográfica de aparatos experimentais para escoamento bifásico.
- Desenvolvimento do projeto para obter a melhor configuração com os equipamentos existentes no
laboratório;
- Desenho do projeto e orçamento dos materiais necessário faltantes;
- Construção do aparato experimental;
- Instrumentação do aparato para obtenção dos dados experimentais;
- Verificação da funcionalidade do aparato.
_______________________________________________________________
Projeto de Ensino: Hackabee 5.0
Coordenador: Jair de Oliveira
Critérios de classificação:
Participação como voluntário da equipe de organização em pelo menos uma das edições anteriores do HackaBee.
Critérios de desempate:
1. Não estar matriculado no primeiro ou no último período em seu respectivo curso graduação;
2. Tiver o Maior (DA) = Coeficiente de Rendimento Absoluto (CR)*10
As atividades que o bolsista deverá realizar (Atribuições).
Sob a orientação da equipe de coordenação e de organização do evento:
· Prospectar parceiros.
· Fazer contato com parceiros do Hackabee.
· Ajudar nas atividades operacionais de organização do evento, como preparação de formulários, convites, planilhas, arte de divulgação.
· Contabilizar as horas de atuação no projeto de alunos voluntários, dos convidados e dos participantes.
· Acompanhar e monitorar os processos/atividades realizados e Controlar cronograma de atividades.
· Organizar e/ou participar de reuniões regulares e extraordinárias.
· Colaborar nos processos de encerramento do evento. Como elaboração do relatório final. Elaboração dos certificados. Entrega dos materiais e equipamentos.
· Outras atividades inerentes ao evento, principalmente, nos dias de realização do Hackabee
__________________________________________________________
Projeto de Ensino: Impulsão Aplicada
Coordenador: Evandro Estevão Marquesone
Critérios de classificação:
● Ser estudante regularmente matriculada(o) a partir do sexto período, do curso de licenciatura em matemática, com perspectiva de formatura em 2024/2. Estudantes de períodos anteriores podem participar de maneira voluntária, e poderão concorrer à bolsa caso não haja inscrição de estudante a partir do sexto período.
● Para a entrevista, a coordenação do projeto irá avaliar o histórico escolar, de forma especial o desempenho nas disciplinas: Álgebra Linear 1 e 2, as disciplinas de Cálculo, Teoria dos Números e Álgebra. Estudantes do sétimo e oitavo período terão ainda considerados o seu desempenho nas disciplinas de Análise Real 1 e 2, e Equações Diferenciais Ordinárias. Será também observado o Coeficiente de Rendimento. A pontuação final será obtida da seguinte forma:
○ Notas nas disciplinas citadas (peso 5);
○ CR Absoluto x 10 (peso 3);
○ Entrevista (peso 2).
Ponto adicional por participação em semestres anteriores: 0,2 por semestre.
As atividades que o bolsista deverá realizar (Atribuições).
O plano de trabalho da(o) bolsista consistirá em dois tipos de tarefas: acompanhar a atualização de informações junto aos programas de pós-graduação de interesse, e acompanhar os(as) estudantes que tenham a pretensão de prestar algum dos exames citados no projeto. Quanto ao primeiro item, a(o) bolsista deverá, periodicamente, monitorar e atualizar as informações dos programas de pós-graduação, citadas no projeto. Qualquer alteração na ementa, bibliografia, ou forma de seleção nestes respectivos programas, bem como qualquer outra informação relevante para a seleção e ingresso em algum programa, deverá ser comunicada à coordenação deste projeto. Quanto ao acompanhamento das(os) estudantes, a(o) bolsista deverá: contribuir com o direcionamento de tópicos e temas a serem estudados; contribuir na organização de material, seja para acervo do projeto para futuras(os) estudantes, seja com sugestões de bibliografias, notas de aula, videoaulas e qualquer outro material que ajude as(os) participantes deste projeto a melhorarem seu nível de conhecimento e amadurecimento matemático.
"Sobre o que se espera da postura da(o) estudante: que tenha interesse em fazer pós-graduação em matemática, matemática aplicada ou estatística; que tenha no mínimo a disponibilidade de tempo de 15 horas-aula (de 50 minutos cada) semanais para se dedicar ao projeto; que tenha capacidade de organização de material, de estudo, ou planejamento pessoal; se esforce para ser didática(o); que tenha motivação e planejamento pessoal, para cumprir as atividades discentes, as atividades do projeto, e demais atividades pessoais, de forma produtiva; tenha disposição para rever e questionar sua própria conduta (teórica e prática) nos itens mencionados anteriormente."
_______________________________________________________________
Projeto de Ensino: Contexto Lógico
Coordenador: Francisco Pereira Junior
Critérios de classificação: Média simples entre a Fase 1 e Fase 2.
● Fase 1: A nota final desta fase será calculada por: [ ( D1 + D2 + Dn) / N ] * CO
Onde:
D1, D2... Dn é a nota da disciplina de Algoritmos 1 (EC) ou Algoritmos e Laboratório de Informática (TADS e ES) ou similares. A nota da disciplina será dividida pela média da turma para ser usada no referido cálculo.
N é a quantidade de disciplinas usadas no cálculo.
CO é o Coeficiente absoluto do aluno.
● Fase 2: Entrevista / análise de hard-skills (conhecimento sobre lógica e programação; produção de texto e vídeos) e soft-skills (comunicação, proatividade e criatividade).
As atividades que o bolsista deverá realizar (Atribuições):
● Planejar e construir Objetos de Aprendizagem (OAs) contextualizados (Ex: textos; vídeos; exercícios; ...);
● Estruturar repositórios online para suportar os OAs (Ex: Moodle; Github; ...);
● Depositar e organizar os OAs nos repositórios.
_______________________________________________________________
Projeto de Ensino: Estratégias de ensino autônomo e participativo: buscando a aplicação de metodologias ativas na graduação
Coordenadora: Profa. Dra. Guadalupe Estrelita dos Santos Menta
Critérios de classificação:
O bolsista deverá ter habilidade em se comunicar de forma oral, escrita e virtual. (0 a 10 por habilidade)
a) Apresentação oral com slides de 15 a 20 min (presencial);
b) Produção de 1 texto escrito;
c) Apresentação via Meet, de 5 a 10 min.
Ter conhecimento em edição de vídeos, ferramentas para desenhos ou similares com comprovação de certificados. (2 pontos por certificado inerente ao conhecimento solicitado, limitado a 10 pontos).
Entrevista com a coordenadora (0 a 10)
As atividades que o bolsista deverá realizar
Realizar pesquisas bibliográficas e em buscas textuais na internet acerca das metodologias ativas e suas aplicações.
Elaboração de propostas de materiais e atividades que possam auxiliar no ensino e aprendizagem das áreas diversas das Engenharias, de forma ativa e lúdica.
Auxílio à professora coordenadora no monitoramento da realização das atividades on-line e presenciais por parte de voluntários, como apresentações dos materiais elaborados.
Apresentação oral, presencial ou virtual, das propostas e atividades, segundo as perspectivas das metodologias ativas.
_______________________________________________________________
Referência: Processo nº 23064.043674/2020-10 | SEI nº 4278715 |