Boletim de Serviço Eletrônico em 26/07/2024

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS PATO BRANCO
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS PATO BRANCO
DIR. DE RELAC. EMPRES. E COMUNITARIAS-PB
DEP. DE APOIO E PROJ. TECNOLOGICOS-PB

Via do Conhecimento, Km 1 - CEP 85503-390 - Pato Branco - PR - Brasil

Telefone: (46) 3220-2511 - www.utfpr.edu.br

 

EDITAL nº 20/2024

 

SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE APOIO TÉCNICO (NÍVEL II) PARA ATUAR EM PROJETO DO NAPI SUDOESTE “CONSOLIDAÇÃO DO NOVO ARRANJO DE PESQUISA EM SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA”, DA FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA

 

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Pato Branco (UTFPR-PB) por meio da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC-PB) no uso de suas atribuições regimentais torna público o presente Edital, para a seleção de bolsista, na modalidade de Apoio Técnico (Nível II), no âmbito do PROJETO: NAPI SUDOESTE “CONSOLIDAÇÃO DO NOVO ARRANJO DE PESQUISA EM SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA”, com a Fundação Araucária.

APRESENTAÇÃO

O NAPI SUDOESTE DO PARANÁ é um dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação que fazem parte dos NAPIs que compõem o ecossistema da Fundação Araucária, cujo objetivo é promover a articulação da Academia, Empresas, Governo e Sociedade Civil Organizada para a coprodução de conhecimento e inovação.

O NAPI Sudoeste tem seu foco na investigação de biomoléculas/produtos naturais, energias sustentáveis, e sistemas agrobioalimentares orgânicos.

PERÍODO, LOCAL DA INSCRIÇÃO E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

As inscrições estarão abertas no período de 26 a 31 de julho de 2024.

Os documentos previstos no item 2.3 deste Edital deverão ser encaminhados, em formato .pdf, para o seguinte endereço: rcardoso@utfpr.edu.br.

São requisitos para o candidato concorrer à bolsa:

I- Ser brasileiro ou possuir visto permanente no País;

II - Possuir Currículo Lattes (ou equivalente ao país de origem) que demonstre capacitação para atuar no desenvolvimento de atividades, na área onde será disponibilizada a bolsa (vide item 3.3);

III - Dedicar-se integral e exclusivamente às atividades previstas pelo supervisor, por meio de elaboração e execução de um plano de trabalho inicial, bem como apresentar um Relatório Final até 60 (sessenta) dias após o término da bolsa;

IV - Bolsista 1 - Possuir o título de Químico. Título obtido há no máximo 3 (três) anos, a contar quando da implementação da bolsa;

V - Bolsista 2 - Possuir curso superior e experiência em gestão financeira de projetos.

VI – Os títulos devem ter sido obtidos em cursos avaliados e reconhecidos pelo CNE/MEC.

VII - Não ter vínculo empregatício ou estatutário;

VIII - Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada sua seleção pela Comissão de Seleção.

IX - Não ser aposentado ou estar em situação equiparada.

X - Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do coordenador/supervisor do projeto

Caso o candidato não atenda qualquer um dos requisitos, sua inscrição não será homologada.

No ato da inscrição o candidato deverá anexar os seguintes documentos, em um único arquivo, em formato .pdf e capacidade que não ultrapasse 10 MB; O nome do arquivo deverá ser nome e sobrenome do candidato e a bolsa de interesse (Bolsista 1 ou Bolsista 2), ex.: Fulano.de.Tal – Bolsista X.pdf.:

Cópia do diploma e do histórico escolar da graduação (contendo o coeficiente de rendimento ou similar);

Currículo atualizado e disponível na Plataforma Lattes (ou equivalente ao país de origem);

 É vedada a inscrição extemporânea.

Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital.

Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas no processo de inscrição, dispondo aos Membros da Comissão de Seleção o direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

VAGAS E RECURSOS FINANCEIROS

 O Projeto " NAPI SUDOESTE “CONSOLIDAÇÃO DO NOVO ARRANJO DE PESQUISA EM SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA"" dispõe de 2 (duas) vagas para bolsista Apoio Técnico (nível II).

A duração da bolsa do item 2.3-IV é de até 3 (três) meses, com possibilidade de prorrogação. A duração da bolsa do item 2.3-V é de até 7 meses com possibilidade de prorrogação.

A Bolsa Apoio Técnico (nível II) será disponibilizada nas seguintes áreas:

a) Bolsista 1- Química com experiência profissional em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação relacionados a atividades experimentais com microrganismos (bioprospecção) e derivatização química de macromoléculas.

b) Bolsista 2 – Gestão de projetos com experiência em gestão financeira de projetos.

c) O valor da bolsa será de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) mensais, que serão depositados em conta bancária em nome do bolsista.

A implementação e prorrogação da bolsa fica condicionada a autorização por parte do órgão de fomento (Fundação Araucária).

O bolsista exercerá suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR.

A carga horária será de 40 (quarenta) horas semanais de atividades.

Os horários de atividades do bolsista será definido em comum acordo com os supervisores dos bolsistas vinculados ao NAPI Sudoeste.

 A formalização da bolsa ocorrerá por meio de Termo de Acordo específico entre a Instituição e o estudante bolsista mediado pela DIREC-PB.

O Termo de Acordo de Estágio pode ser rescindido a qualquer momento, a critério do coordenador do NAPI Sudoeste ou por solicitação do bolsista, mediante comunicação prévia com pelo menos 30 dias de antecedência.

No caso de rescisão antecipada a DIREC-PB poderá chamar o próximo candidato da lista de bolsistas classificados no presente edital.

O novo Termo de Acordo terá vigência durante os meses remanescentes da Bolsa.

O recurso financeiro é proveniente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, destinado à bolsas para este fim, conforme Termo de Convênio para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (convênio PD&I) Nº 282/2022 PDI, firmado entre a Fundação Araucária e a FUNTEF-PR. Os valores serão repassados para a FUNTEF-PR em parcelas, conforme o cronograma físico-financeiro constante do Plano de Trabalho. As despesas deste Convênio estão devidamente reguladas pela fonte de recursos do Fundo Paraná, instituído pela Lei nº. 12.020/1998.

4. JULGAMENTO E SELEÇÃO

O processo de seleção da bolsa será coordenado pela Comissão de Seleção.

O julgamento e seleção dos candidatos será efetuado por uma banca examinadora, constituída por dois docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

 A seleção será feita mediante avaliação do Currículo Lattes (CL), de acordo com pontuação contida no Anexo 01 deste Edital, Coeficiente de Rendimento ou similar (CR), e entrevista (EN).

Avaliação do Currículo Lattes (CL):

O Currículo Lattes será avaliado e valorado de acordo com a pontuação contida no Anexo nº 01 deste Edital, elaborada pela Comissão de seleção.

Na entrevista serão considerados aspectos relacionados as atividades que serão desenvolvidas pelo: Bolsista 1 – Produção microbiana de exopolissacarídeo e derivatização química da molécula. Bolsista 2 – gestão financeira e documental de projetos.

A entrevista será feita de forma não presencial via Google meet, cujo link será fornecido pela banca por email.

As datas e horários da entrevista serão informadas quando da divulgação do Edital de Homologação de Inscrições, que deverá ocorrer até o dia 05/08/2024.

 Cálculo da Nota Final (NF):

A Nota Final (NF) será calculada pela seguinte fórmula:

NF = 0,25 CL + 0,25 CR + 0,5 EN

Em caso de empate, os critérios utilizados, em ordem decrescente, serão:

I - Maior pontuação no Currículo Lattes;

II - Maior pontuação na entrevista;

III - Candidato de mais idade.

HOMOLOGAÇÃO DOS INSCRITOS E PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO

As inscrições deferidas/homologadas serão divulgadas conforme cronograma, através do sítio https://www.utfpr.edu.br/campus/patobranco.

Após a divulgação do deferimento das inscrições, os candidatos poderão impetrar recurso, o qual deverá ser encaminhado no prazo máximo de 1 (um) dia útil a partir da data de publicação.

O pedido de reconsideração será de responsabilidade exclusiva do candidato e deverá ser encaminhado para o e-mail rcardoso@utfpr.edu.br.

CRONOGRAMA

 

Etapa

Período ou Data

Período de inscrições

26 a 31 de julho de 2024

Divulgação de inscrições deferidas

 01 de agosto de 2024

Recurso sobre inscrições indeferidas

 02 de agosto de 2024

Resultado final – inscrições homologadas

 05 de agosto de 2024

Entrevista

 06 de agosto de 2024

Divulgação do resultado preliminar

 07 de agosto de 2024

Recurso ao resultado preliminar

 08 de agosto de 2024

Divulgação do resultado final

 09 de agosto de 2024

 

Após a divulgação do resultado preliminar, os candidatos que não foram classificados, poderão impetrar recurso, o qual deverá ser encaminhado no prazo máximo de 1 dia da data de publicação.

O recurso será de responsabilidade exclusiva do candidato e deverá ser encaminhado para o seguinte endereço: rcardoso@utfpr.edu.br. A análise do recurso será realizada pela Comissão de Seleção.

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A SELEÇÃO

O presente edital será publicado no sítio https://www.utfpr.edu.br/campus/patobranco .

Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital.

 Acarretará na eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital.

 Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

Fica eleito o foro da Justiça Federal de Pato Branco, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir eventuais dúvidas oriundas deste Edital.

 

Pato Branco, 25 de julho de 2024.

 

 

Dalmarino Setti

Diretor-Geral da UTFPR Campus Pato Branco em Exercício

 


 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) DALMARINO SETTI, DIRETOR(A), em (at) 25/07/2024, às 10:25, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GILSON DITZEL SANTOS, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 25/07/2024, às 17:50, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4295349 e o código CRC (and the CRC code) EC582438.



ANEXO 01

Critérios para a avaliação do Currículo Lattes (CL)

 

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo, elaborado e aprovado pela Comissão de Seleção. A nota final do candidato no Currículo Lattes será calculada dividindo-se por 10 a pontuação obtida neste anexo.

 

O candidato deverá, OBRIGATORIAMENTE, entregar preenchido o formulário abaixo.

 

1. Atividades e pontuação que serão consideradas na avaliação do Currículo Lattes:

 

Discriminação da atividade

Pontos por evento/publicação/ano

Preenchimento atribuídos pelo candidato

Pontos Homologados

1. Autoria (primeiro autor) de artigo publicado em periódico científico listado no QUALIS/CAPES.

 

2. Co-autoria (a partir do segundo autor) de artigo em periódico científico listado no QUALIS/CAPES (50% da pontuação).

A1

20

 

 

A2

17

 

 

B1

14

 

 

B2

11

 

 

B3

8

 

 

B4

5

 

 

B5

2

 

 

C

1

 

 

3. Autoria ou Co-autoria de patente registrada/publicada.

20

 

 

4. Autoria ou Co-autoria de capítulo de livro.

15

 

 

5. Textos em jornais de notícias/revistas

05

 

 

6. Bolsista de IC ou ITI

20 (por ano)

 

 

7. Participação em eventos, congressos, exposições e feiras

01

 

 

8. Organização de eventos, congressos, exposições e feiras

05

 

 

9. Formação Complementar (na área de seleção)

05 (a cada 10h)

 

 

OBS: Caso algum candidato ultrapasse os 100 pontos no CL, ao que obteve a maior pontuação será atribuída nota 100 e os demais terão sua nota calculada proporcionalmente.

 


Referência: Processo nº 23064.026156/2024-57 SEI nº 4295349