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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PONTA GROSSA PROG. DE POS-GRAD EM BIOTECNOLOGIA-PG |
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EDITAL nº 03/2024
reabertura
A Coordenação e Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Biotecnologia (PPGBIOTEC), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no uso de suas atribuições conforme dispõe seu Regulamento Interno, torna público o período de inscrições para candidatos(as) à bolsa de estágio pós-doutoral júnior (PDJ), no âmbito da Chamada Pública 14/2022 Iniciativa Amazônia+10/Paraná.
1. BOLSA
1.1 Este processo de seleção visa a concessão de 1 (uma) bolsa de pós-doutorado, provenientes da Chamada Pública 14/2022 Iniciativa Amazônia+10/Paraná com duração de 12 meses, improrrogáveis. A bolsa será implementada imediatamente após a publicação do resultado final
1.2 O valor mensal e atual da bolsa de Pós-doutorado Junior (PDJ) é R$5.125,00 (cinco mil, cento e vinte e cinco reais).
1.3 Os(as) candidatos(as) selecionados(as) irão desenvolver pesquisas no contexto do Projeto “Projeto Amazônia Sustentável – Promovendo a inclusão social pelo acesso à energia elétrica e água de qualidade de comunidades locais amazônicas" do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Biotecnologia (PPGBIOTEC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), contemplado na Chamada Pública 14/2022 Iniciativa Amazônia+10/Paraná. Igualmente, irão atuar em conjunto com os docentes do PPGBIOTEC, visando melhorar os indicadores do programa, desenvolvendo atividades tais como: produção de artigos científicos qualificados, livros ou capítulos com discentes/egressos, oferta de cursos de redação científica, análise estatística, colaboração em disciplinas do PPG, colaboração em atividades de campo e experimentos laboratoriais, entre outras atuações que colaborem para elevação do status do PPGBIOTEC de programa emergente para consolidado.
Parágrafo único. As atividades científicas a serem desenvolvidas pelos(as) bolsistas estarão inseridas no contexto das Linhas de Pesquisa Biomoléculas e Bioprocessos Industriais / Biotecnologia Aplicada à Agropecuária e Agroindústria do PPGBIOTEC.
1.4 As bolsas serão concedidas aos(às) candidatos(as) com título de doutor, com formação em Biotecnologia ou áreas afins tais como Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra ou outras áreas em que a formação ou experiência do candidato esteja associada à Biotecnologia, conforme documentos norteadores da CAPES da área Área 48 (Biotecnologia), com experiência prévia comprovada em estudos relacionados a processos biológicos e biotecnológicos, e análises estatísticas dos dados.
2. DOS CRITÉRIOS PARA CANDIDATURA
2.1 Possuir o título de doutor obtido em instituição nacional ou estrangeira, mediante a apresentação de diploma oficial e válido, emitido há no máximo 3 (três) anos, a contar da data da implementação da bolsa ou declaração de conclusão de curso devendo o bolsista entregar o título de doutor em até 6 meses a contar da data da implementação da bolsa;
2.2 Não ser docente da UTFPR;
2.3 Não estar vinculado a quaisquer outros programas de bolsas da CAPES ou de outra agência de fomento (federal, estadual ou municipal);
2.4 Não possuir inadimplência de qualquer natureza com a Fundação Araucária ou qualquer outro órgão da Administração Pública Federal, direta ou indireta;
2.5 Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;
2.6 Ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil e portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;
2.7 Ter disponibilidade para início imediato, mediante formalização do termo de concessão da bolsa junto à Fundação Araucária;
2.8 Ter currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq;
2.9 Desenvolver em conjunto com seu orientador, plano de atividades da pesquisa de pós-doutorado a ser realizado durante até 12 meses;
2.10 Elaborar relatórios para apreciação do orientador;
2.11 Incluir o nome do orientador nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, cujos resultados contaram com a participação efetiva deste;
2.12 Responsabilizar-se pela identificação visual obrigatória da Fundação Araucária como financiadora da Chamada Pública 14/2022 – Iniciativa Amazônia +10/Paraná, nas publicações de trabalhos apresentados em eventos de qualquer natureza e em qualquer meio de divulgação.
2.13 Possuir experiência e conhecimentos prévios relativos a:
2.13.1 Avaliação de Processos Biológicos e Biotecnológicos;
2.13.2 Microbiologia;
2.13.3 Processos de adsorção e tratamento de água;
2.13.3 Análises estatísticas de dados físicos, químicos e biológicos;
2.13.3 Redação Científica em Língua Inglesa.
Parágrafo único. Ao se inscrever para seleção o candidato declara conhecer e concordar com os termos deste Edital, bem como o Regulamento de Residência Pós-Doutoral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná disponível para consulta em: https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=2193532&id_orgao_publicacao=0
3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
3.1 O Processo Seletivo será conduzido por Comissão do PPGBIOTEC especificamente estruturada para este fim e composta de 3 (três) docentes do Programa.
3.2 As etapas do processo consistirão em:
a) Inscrições: envio integral da documentação exigida conforme item 4 deste Edital;
b) Análise documental e homologação de inscrições;
c) Análise e pontuação curricular (produção científica) conforme item 5 deste Edital;
d) Classificação e divulgação dos(as) candidatos(as) aprovados(as);
e) Interposição e análise de recursos;
f) Divulgação do resultado final.
4. DA INSCRIÇÃO
4.1 As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por e-mail: ppgbiotec@utfpr.edu.br;
4.2 Serão aceitos apenas documentos em formato PDF (máximo 10 Mb).
4.3 Documentação a ser enviada:
a) Diploma de Doutorado ou declaração de conclusão de curso, conforme disposto no item 2.1;
b) Cópias do CPF e RG (ou RNE, no caso de candidatos estrangeiros);
c) Comprovante de residência;
d) Ficha de Inscrição preenchida e assinada (Anexo A);
e) Tabela de pontuação da produção científica preenchida pelo candidato (Tabela 1);
f) Currículo Lattes atualizado ou equivalente (apenas em caso de candidatos estrangeiros), acompanhado de documentos comprobatórios (comprovar inclusive Percentil Scopus com extrato da plataforma) na sequência que consta na Tabela 1.
4.4 Os itens listados acima DEVERÃO ser carregados em UM ARQUIVO ÚNICO, em formato PDF, e com digitalização de boa qualidade (documentos legíveis) com no máximo 10 Mb. O arquivo descrito deve ser nomeado com o nome do candidato, sobrenome e a sigla do Programa de Pós-Graduação. Exemplo: Nome_Sobrenome_PPGBIOTEC.
4.5 É de responsabilidade exclusiva do candidato o preenchimento correto, a veracidade e legibilidade das informações prestadas e documentos digitalizados.
4.6 O horário limite para a inscrição será até às 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília, da data descrita no item 6 do presente edital.
4.6.1 Recomenda-se realizar a inscrição com antecedência, uma vez que o PPGBIOTEC não se responsabilizará por aquelas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e de congestionamentos.
4.6.2 Caso a inscrição seja feita fora do prazo, ela não será considerada para avaliação dentro do presente edital.
4.6.3 A ausência de qualquer documentação obrigatória implicará no indeferimento da inscrição e eliminação do(a) candidato(a).
5. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
5.1 A pontuação final será o resultado dos pontos obtidos na análise curricular (produção científica), considerando o período de 2019 a 2024 (mais o ano corrente).
5.2 A análise curricular seguirá a soma das pontuações obtidas nas produções científicas constantes na Tabela 1.
Tabela 1. Pontuação da produção científica do(a) candidato(a)*.
Percentil Scopus ano 2022 (conforme Scopus preview - Scopus - Sources: Highest percentile) |
Pontuação por item |
Pontuação Solicitada Preenchido pelo(a) candidato (a) |
Pontuação Validada pela Comissão |
Amax = Percentil ≥ 97 |
2 |
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≥ 87,5 |
1 |
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≥ 75 |
0,85 |
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≥ 62,5 |
0,7 |
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|
≥ 50 |
0,55 |
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≥ 37,5 |
0,4 |
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≥ 25 |
0,25 |
|
|
≥ 12,5 |
0,1 |
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Livros completos (Editoras internacionais com corpo editorial) |
1 |
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Livros completos (Editoras nacionais e universitárias com corpo editorial) |
0,85 |
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Capítulos de livros (Editoras internacionais com corpo editorial) |
0,55 |
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Capítulos de livros (Editoras nacionais e universitárias com corpo editorial) |
0,4 |
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Trabalhos completos em eventos na área de Biotecnologia, Engenharias ou correlatas (limitados a 10 trabalhos) |
0,1 |
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Demonstração de Proficiência em língua Inglesa (seguindo as normas de Resolução 2018 01 - PPGBIOTEC - Suficiência em Língua Inglesa — Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR) - certificado de até 05 anos |
0,2 |
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Participação em Projetos de Pesquisa devidamente registrados |
0,2 |
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Curso de estatística e/ou redação científica ministrado (pontuação integral) ou assistido (metade da pontuação) - cada 10 horas |
0,2 |
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( ) pontos |
( ) pontos |
*Observações:
a) Para comprovação de publicação de artigo científico deverá ser anexada cópia da primeira página do trabalho. Para comprovação de capítulo ou livro deverá ser anexada cópia da primeira página do trabalho constando o nome dos autores e a capa da obra. Para comprovação de resumos em eventos deverão ser anexados cópias de todas as páginas do documento publicado em periódico ou em anais de congressos. Grifar/destacar o nome do proponente nas publicações.
b) O Percentil Scopus do ano 2022 deve ser demonstrado com extrato da plataforma, demonstrando as revistas apontadas.
c) A pontuação de livros e capítulos será atribuída pela Subcomissão de Seleção, mediante avaliação dos documentos comprobatórios e com base nos critérios da Área de Biotecnologia.
5.2.1 Após a verificação e validação da pontuação em conformidade com a Tabela 1, será atribuída nota 10,0 (dez) para o(a) candidato(a) que obtiver maior pontuação e os(as) demais serão normalizados em relação a este.
5.3 Será considerado(a) aprovado(a), apenas o(a) candidato(a) que atingir a nota simples 7,0 (sete pontos).
5.4 Em caso de empate, será considerado como critério de desempate maior experiência na área do projeto de pesquisa.
5.5 O resultado preliminar (classificação) será divulgado na área de editais da página institucional do PPGBIOTEC conforme cronograma (item 6).
6. CRONOGRAMA
Tabela 2. Cronograma de organização do EDITAL nº 03/2024
6.1 |
Publicação do edital |
02 de setembro de 2024 |
6.2 |
Período de inscrições |
02 de setembro de 2024 a 06 de setembro de 2024 |
6.3 |
Conferência de documentos e homologação de inscrições |
Até 10 de setembro de 2024 |
6.4 |
Interposição de Recursos |
Até 13 de setembro de 2024 |
6.5 |
Análise dos critérios de pontuação e publicação do resultado preliminar de classificação |
Até 17 de setembro de 2024 |
6.6 |
Interposição de Recursos |
Até 20 de setembro de 2024 |
6.7 |
Análise de recursos e publicação do resultado final |
Até 24 de setembro de 2024 |
7. INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS
7.1 A interposição de recurso deverá ser encaminhada exclusivamente por e-mail (ppgbiotec@utfpr.edu.br) utilizando documento assinado, devidamente justificado em formato PDF;
7.2 Os argumentos do requerente deverão estar relacionados estritamente a sua pontuação, não cabendo questionamentos acerca dos outros inscritos no Edital;
7.3 Os recursos serão analisados pela Subcomissão de Seleção do PPGBIOTEC.
8. Implementação das bolsas
8.1 A bolsa será atribuída para o candidato classificado em primeiro neste processo seletivo, os demais permanecerão em lista de espera e poderão ser chamados apenas em caso de desistência e antes da assinatura do termo de concessão;
8.2 O ingresso no PPGBIOTEC na condição de pós-doutorando ocorrerá apenas mediante a disponibilização das bolsas pela Fundação Araucária.
8.3 A matrícula e a concessão das bolsas seguirão os trâmites institucionais e serão formalizados em processo administrativo no SEI, conforme Regulamento de Residência Pós-Doutoral da UTFPR e base(s) de conhecimento relacionada(s);
8.4 O bolsista em estágio de pós-doutorado deverá cumprir 40 horas semanais de dedicação.
9. DISPOSIÇÕES FINAIS E CASOS OMISSOS
9.1 Ao se inscrever, o candidato declara estar ciente e aceitar os critérios do presente Edital, da Chamada Pública 14/2022 Iniciativa Amazônia+10/Paraná e das normas institucionais que regulamentam as atividades de pós-graduação Stricto sensu da UTFPR (Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, Regulamento de Residência Pós-Doutoral da UTFPR e Regulamento Interno do PPGBIOTEC).
9.2 Os casos omissos serão avaliados e deliberados pela Comissão de Seleção referente ao edital no 04/2022 do PPGBIOTEC e, em segunda instância, pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Dois Vizinhos (DIRPPG-DV).
9.3 Casos excepcionais serão submetidos à análise da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por solicitação da Coordenação do PPGBIOTEC e anuência da DIRPPG-DV.
9.4 Elege-se o Foro da Justiça Federal – Seção Judiciária do Paraná/Subseção de Francisco Beltrão, para a resolução de eventuais litígios que possam surgir quanto ao presente edital.
9.5 O presente Edital será publicado no Boletim de Serviço Eletrônico e será amplamente divulgado no Portal Institucional da UTFPR – Campus Dois Vizinhos/ Ponta Grossa, assim como na página institucional do PPGBIOTEC.
Nédia de Castilhos Ghisi
Coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Biotecnologia
Michele Potrich
Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação – Campus Dois Vizinhos da UTFPR
Everton Ricardi Lozano Da Silva
Diretor-Geral – Campus Dois Vizinhos da UTFPR
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EDITAL PPGBIOTEC 03/2024 - SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL
ANEXO A – FICHA DE INSCRIÇÃO
ITEM |
DESCRITIVO |
Nome completo: |
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Endereço completo: |
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CPF: |
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RG, data de emissão e órgão expedidor: |
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RNE (para estrangeiros): |
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Formação acadêmica (graduação) – Instituição e ano: |
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Formação acadêmica (pós-graduação mestrado) – Instituição, Programa de Pós-Graduação e ano da titulação: |
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Formação acadêmica (pós-graduação doutorado) – Instituição, Programa de Pós-Graduação e ano da titulação: |
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Link para CV lattes: |
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Experiência e conhecimentos prévios, conforme item 2.13 deste Edital (Limitado à 100 palavras). |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) NEDIA DE CASTILHOS GHISI, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 02/09/2024, às 09:37, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, DIRETOR(A), em (at) 02/09/2024, às 10:06, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 02/09/2024, às 11:52, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4303788 e o código CRC (and the CRC code) B82CCFBE. |
Referência: Processo nº 23064.002424/2024-45 | SEI nº 4303788 |