Boletim de Serviço Eletrônico em 09/08/2024

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS DOIS VIZINHOS

PROGR. POS-GRAD. EM AGROECOSSISTEMAS -DV

 

EDITAL nº 01/2024

 

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTICAMPI EM AGROECOSSISTEMAS, NÍVEL MESTRADO, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CAMPI DOIS VIZINHOS E SANTA HELENA (FLUXO CONTÍNUO)

 

1.APRESENTAÇÃO

1.1 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Agroecossistemas (PPGSIS), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), torna público que estão abertas as inscrições do processo seletivo para ingresso de alunos no PPGSIS, em fluxo contínuo, totalizando 20 vagas. O referido Edital encontra-se publicado em site do PPGSIS e no quadro de avisos das DIRPPG’s dos campi Dois Vizinhos e Santa Helena.

1.2 O Programa de Pós-Graduação Multicampi em Agroecossistemas objetiva formar recursos humanos com notório conhecimento em agroecossistemas, em áreas de pesquisa que envolvam a sustentabilidade dos processos de produção, enfatizando a relação equilibrada entre o meio ambiente e os agroecossistemas e primando pela busca de sistemas de produção sustentáveis, com foco no desenvolvimento e sustentabilidade agrícola.

 

2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: AGROECOSSISTEMAS

O PPGSIS apresenta uma área de concentração em Agroecossistemas e duas linhas de pesquisa a saber:

2.1 Linha de pesquisa 1: Manejo e Tecnologias de Produção em Agroecossistemas: busca desenvolver estudos relacionados aos sistemas de produção e estratégias de manejo para o aumento sustentável de produtividade em agroecossistemas, com projetos relacionados ao:

a) Manejo da fertilidade do solo e uso de plantas de cobertura;

b) Sistemas de preparo de solo e seus efeitos na microbacia;

c) Sistemas de produção com rotação versus sucessão de culturas, com ou sem uso de cultivo consorciado;

d) Estratégias de manejo das culturas anuais (soja, milho, trigo): qualidade de sementes;

e) Biologia e manejo fitossanitário de plantas daninhas;

f) Indução de resistência e controle biológico no manejo de doenças;

g) Sustentabilidade e tecnologias de produção inovadoras no setor hortifrúti;

h) Composição química e bioatividade dos óleos essenciais das Plantas Medicinais, Condimentares e Aromáticas, Cultivos Protegidos, Cultivos Hidropônicos e em Substratos de Hortaliças, Sistema Plantio Direto de Hortaliças, Plantas Alimentícias Não Convencionais;

i) Adaptação e manejo sustentável de fruteiras de clima temperado e subtropical.

2.2 Linha de pesquisa 2: Sistemas Integrados e Biodiversidade: busca desenvolver estudos em sistemas integrados para avaliar a produção agrosilvipastoril, bem como o seu efeito em fatores estruturantes (solo, água e biota), no contexto de conservação da biodiversidade nos Agroecossistemas.

a) Caracterização e a avaliação dos recursos genéticos visando sua inserção no sistema produtivo e a sua conservação;

b) Avaliação da resposta de Indicadores Biológicos da água e dos solos em Agroecossistemas;

c) Determinação do efeito de produtos fitossanitários sobre insetos-praga, agentes de controle biológico e organismos não-alvos, bem como o potencial como indutores de resistência;

d) Análise das questões socioeconômicas dos Agroecossistemas.

2.3 O candidato deverá concorrer a uma das linhas de pesquisa do programa, conforme indicado no item 4 do presente Edital.

 

3. DO PERÍODO, LOCAL E PROCESSO DE INSCRIÇÃO

3.1 As inscrições em fluxo contínuo poderão ser realizadas em qualquer tempo, durante a validade deste edital (12 meses), sendo obrigatoriamente realizadas neste endereço eletrônico.

3.2 Não serão aceitas inscrições cuja solicitação não venha acompanhada de toda a documentação relacionada no item 3.4.

3.3 Poderão inscrever-se candidatos portadores de diploma de cursos de graduação plena nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Ambientais e áreas afins, reconhecidos oficialmente pelo MEC, respeitando-se as demais normas vigentes da UTFPR.

3.4 O pedido de inscrição deverá ser acompanhado dos seguintes documentos:

  1. Carteira de identidade (RG) ou passaporte, se estrangeiro;

  2. CPF;

  3. Diploma de graduação plena ou documento equivalente, tal como declaração de provável concluinte, emitida pela IES de origem;

  4. Histórico Escolar do Curso de Graduação;

  5. Se profissional com vínculo empregatício, apresentar documento indicativo da intenção do empregador ou da autoridade competente, em liberar o candidato por período integral ou parcial, em caso de aprovação no processo seletivo;

  6. Uma via atualizada do Currículo Lattes (CVLattes);

  7. Formulário de pontuação do CVLattes preenchido e documentado (Anexo 1);

  8. Plano de Trabalho preenchido (Anexo 2).

ATENÇÃO: Estes itens deverão ser carregados em UM ARQUIVO ÚNICO, em formato PDF, e com digitalização de boa qualidade (documentos legíveis). O arquivo descrito deve ser nomeado com o nome do candidato, sobrenome e a sigla do Programa de Pós-graduação. Exemplo: Nome_Sobrenome_PPGSIS.

OBSERVAÇÃO: O arquivo deverá conter no máximo 10.0MB.

3.5 Os Anexos 01 e 02 são partes integrantes e inseparáveis deste Edital;

3.6 Os portadores de título de graduação plena obtido no exterior deverão apresentar o documento de reconhecimento do mesmo, termo de acordo ou tratado internacional;

3.7 As informações prestadas no formulário de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, reservando-se ao PPGSIS o direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa, preenchimento integral e legível do formulário e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos;

3.8 O PPGSIS não se responsabiliza pelo não recebimento da inscrição do candidato no presente Edital, cabendo ao mesmo entrar em contato com o Programa, via e-mail (ppgsis-dv@utfpr.edu.br), para confirmar tal recebimento;

3.9 A relação das inscrições homologadas será publicada nos quadros de aviso da Secretaria da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação (DIRPPG), em ambos os campi, e no site do PPGSIS, conforme as datas limites estabelecidas no cronograma (ver subitem 6.4);

3.10 A interposição de recursos na fase de homologação das inscrições está prevista neste Edital e segue o cronograma estabelecido no subitem 6.4. O recurso deverá ser solicitado presencialmente junto à secretaria do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Agroecossistemas – PPGSIS ou por via eletrônica (e-mail: ppgsis-dv@utfpr.edu.br) enviado à coordenação do PPGSIS, com a devida identificação e fundamentação do recurso interposto. A comissão de seleção, juntamente com a coordenação do PPGSIS, fará a análise dos recursos e, posterior devolutiva, conforme cronograma pré-estabelecido.

3.11 Os(as) candidatos(as) presentes na lista final de inscrições homologadas, com ou sem recurso, estarão aptos(as) a participar do certame, conforme etapas contidas no item 5.

 

4 – DAS VAGAS E MATRÍCULAS

4.1. Este processo de seleção visa o preenchimento de até 20 vagas, sendo estas distribuídas em:

a. Linha 1: Manejo e Tecnologias de Produção em Agroecossistemas – 10 vagas

b. Linha 2: Sistemas Integrados e Biodiversidade – 10 vagas

4.1.1 O candidato deverá selecionar uma das linhas de pesquisa do PPGSIS, bem como o campus de vínculo, devendo indicar ambas as escolhas no ato da inscrição.

4.1.2 O candidato que for classificado fora do limite de vagas da linha desejada poderá ser convidado a ingressar no programa pela outra linha de pesquisa, mediante a consulta de interesse.

4.2. Do total de vagas ofertadas, em atendimento a Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021 e Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022, serão reservadas:

4.2.1 30% do total de vagas para pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas), de acordo com a classificação prevista na Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021.

4.2.2 No caso da inscrição de ao menos uma pessoa autodeclarada indígena, será adicionada 01 vaga para as 20 vagas disponibilizadas,  para concorrência exclusiva deste público.

4.2.3 No caso da inscrição de ao menos uma PcD, será adicionada 01 vaga para as 20 vagas disponibilizadas, para concorrência exclusiva deste público.

4.2.4 Para o candidato que concorrer à vaga prevista para negros (pretos ou pardos) deverá entregar Auto declaração ASSINADA em que se enquadra nesta categoria.

4.2.5 Para o candidato que concorrer à vaga prevista para indígena deverá entregar cópia do registro administrativo de nascimento indígena (RANI) ou declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena e assinada pela liderança competente.

4.2.6 Para o candidato que concorrer à vaga prevista para pessoa com deficiência deverá entregar laudo médico atestando sua deficiência, emitido nos últimos 12 (doze) meses indicando o tipo, grau e nível de deficiência.

4.3 A relação de docentes orientadores está publicada no site do PPGSIS

4.4 Será disponibilizado pelo PPGSIS, dentre as 20 vagas, uma para servidores de Instituições Públicas Federais de Ensino Superior, segundo Regulamento específico da PROPPG aprovado pelo COPPG em 21/06/2012, sendo que o candidato servidor deverá se submeter igualmente a todas as regras do processo seletivo definidas neste edital de seleção.

4.5 Em caso de mais de um servidor público federal aprovado nas subáreas deste Edital será utilizada a maior nota do Currículo Lattes para critério de tomada de decisão no processo de seleção e classificação.

4.6 As vagas não preenchidas por servidores públicos federais poderão ser realocadas a critério do Colegiado do PPGSIS.

4.7 Após a seleção, a matrícula dos(as) candidatos(as) aprovados(as)/convocados(as) somente será efetivada mediante a apresentação de cópia física dos seguintes documentos:

  1. Carteira de identidade (RG) ou do passaporte, se estrangeiro;

  2. CPF;

  3. Certidão de nascimento ou casamento;

  4. Diploma de graduação plena ou documento equivalente, tal como declaração de provável concluinte, emitida pela IES de origem;

  5. Histórico Escolar do Curso de Graduação;

4.8 Os documentos poderão ser recebidos na secretaria do PPGSIS ou enviados pelo Correio. As cópias deverão estar autenticadas em cartório ou, se entregues pessoalmente, podem ser autenticadas in loco por servidor público concursado, desde que o documento venha acompanhado do original para fins de checagem. O recebimento de documentos pelo Correio será aceito em dois endereços: a) Dois Vizinhos: Estrada para Boa Esperança, km 04, s/nº, Bairro São Cristóvão, Dois Vizinhos, Paraná, CEP: 85.660-000, Caixa Postal nº 157; b) Santa HelenaProlongamento da Rua Cerejeira, s/nº, Bairro São Luiz, Santa Helena, Paraná, CEP: 85.892-000.

4.9 A convocação para matrícula será realizada em até 05 dias úteis após a divulgação do resultado final (ver quadro o item 6.4).

 

5. DO PROCESSO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO

5.1 O processo de seleção para o Curso de Mestrado em Agroecossistemas será realizado pela Comissão de Seleção do PPGSIS.

5.2 A seleção será realizada em duas etapas.

a. Primeira etapa – CLASSIFICATÓRIA E ELIMINATÓRIA – Avaliação do Currículo Lattes documentado (equivalente a 60% da nota final): Os currículos devem estar organizados conforme o disposto no Anexo 01 do presente Edital e serão avaliados e valorados de acordo com a pontuação e critérios contidos no próprio Anexo 01 deste Edital. A nota obtida no Anexo 01, referente ao Currículo Lattes, será dividida por 10, sendo a nota final entre 0 e 10 pontos.

b. Segunda etapa – CLASSIFICATÓRIA E ELIMINATÓRIA - Defesa de um Plano de Trabalho (equivalente a 40% da nota final), de forma remota, com pelo menos dois membros da Comissão de Seleção. A defesa à distância será realizada via Google Meet ou qualquer outra ferramenta similar. A lista dos classificados com o horário da defesa será divulgada em sítio específico do PPGSIS. O aluno que não estiver disponível para a defesa no horário agendado estará automaticamente desclassificado. A arguição e a defesa do plano de trabalho serão pontuadas de acordo com o disposto no Anexo 02. As notas atribuídas serão de 0 a 10, sendo que os candidatos que obtiverem média inferior a 6,0, nesta etapa, estarão automaticamente desclassificados deste Edital.

5.3 A não pontuação ou pontuação zero (0,0) do candidato em qualquer uma das etapas, o torna automaticamente desclassificado do processo de seleção.

5.4 Em caso de empate entre os candidatos, o critério a ser adotado para desempate será o número de artigos publicados com maior Qualis. O candidato que apresentar maior número de artigos com Qualis A1 terá preferência. Em se mantendo o empate, parte-se para os Qualis abaixo, A2, A3, A4, respectivamente. Na manutenção do empate, a preferência será pelo candidato de idade superior.

5.5 A classificação dos candidatos será publicada em ordem decrescente de desempenho e por linha de pesquisa, indicando:

  1. Aprovados: candidatos aprovados no processo de seleção e aptos a matricular-se em uma das vagas do presente edital;

  2. Classificados: candidatos aprovados no processo de seleção, mas fora do limite de vagas para a linha de pesquisa pretendida;

  3. Desclassificados: candidatos que não obtiveram êxito em uma ou mais etapas do processo de seleção.

5.5.1 Os candidatos classificados poderão ser convidados a ingressar no PPGSIS em uma das linhas de pesquisa, conforme a disponibilidade de vagas, mediante a consulta de interesse.

5.6 A indicação dos orientadores será realizada após a matrícula dos candidatos selecionados, em reunião do Colegiado do PPGSIS.

 

6. CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO 

6.1 Esta seleção de alunos de mestrado por fluxo contínuo seguirá o cronograma estabelecido no quadro abaixo e terá validade de 12 meses, a partir da data de publicação do referido edital.

6.2. Após recebimento das inscrições, a Comissão de Seleção do PPGSIS fará a conferência, homologação, análise e publicação dos resultados em três etapas, conforme previsto no quadro do item 6.4.

6.3 O prazo de interposição de recursos para o resultado preliminar de cada etapa de seleção também está previsto no cronograma, sendo realizado mediante à protocolo junto à Secretaria do Programa ou via eletrônica (e-mail: ppgsis-dv@utfpr.edu.br) com a devida identificação e fundamentação do recurso interposto.

6.4 O cronograma do processo de inscrição e seleção em fluxo contínuo no PPGSIS segue o quadro abaixo:

Cronograma

1ª etapa (2024)

2ª etapa (2025)

3ª etapa (2025)

Inscrições

até 06/11/2024

até 03/02/2025

até 06/06/2025

Conferência de documentos e homologação

a partir de 11/11

a partir de 05/02

a partir de 10/06

Interposição de recurso

até 02 dias úteis da homologação

até 02 dias úteis da homologação

até 02 dias úteis da homologação

Análise de recursos, aplicação dos critérios de seleção e publicação do resultado preliminar

a partir de 27/11

a partir de 21/02

a partir de 25/06

Interposição de recurso

até 02 dias úteis do resultado preliminar

até 02 dias úteis do resultado preliminar

até 02 dias úteis do resultado preliminar

Análise de recursos e divulgação do resultado final

a partir de 04/12/24

a partir de 26/02/25

a partir de 30/06/25

 

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

7.1 A inscrição do candidato implicará na aceitação tácita das normas contidas neste Edital e das normas contidas no Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Agroecossistemas, disponível em no site.

7.2 Além dos documentos constantes no Item 3.4, o candidato que concorrer às vagas reservadas deverá encaminhar a documentação complementar prevista nos Artigos 8º, 9º e 11 da Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021, em função da vaga pretendida (ver também item 4.2). É necessário incluir esses documentos e carregá-los no arquivo único a ser enviado ao PPGSIS no ato da inscrição.

7.3 É de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas no processo de inscrição, dispondo o Programa do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa, preenchimento integral e legível do formulário e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

7.4 Perderá o direito à vaga o candidato que:

  1. não efetuar sua matrícula no Programa na data estabelecida; e/ou,

  2. não apresentar fotocópia autenticada do diploma de graduação plena ou de documento equivalente até a data da realização da matrícula.

7.5 O Curso de Mestrado tem duração de 24 meses e para obtenção do grau de Mestre em Ciências Agrárias o aluno deverá cumprir, como requisitos mínimos: a) 24 (vinte e quatro) créditos, sendo de 20 a 22 (de vinte à vinte e dois) em disciplinas e de 02 a 04 (de dois a quatro) em créditos complementares; b) ser aprovado em prova de proficiência em língua inglesa e portuguesa (quando estrangeiro não lusófono); c) desenvolver o projeto de pesquisa e ser aprovado na defesa da dissertação; d) critérios adicionais estabelecidos no regulamento ou em resoluções complementares do Programa (quando houverem).

7.6 Os casos omissos ao presente Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção e, em última instância, pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas.

7.7 Elege-se o Foro da Justiça Federal – Seção Judiciária do Paraná/Subseção de Francisco Beltrão, para a resolução de eventuais litígios que possam surgir quanto ao presente edital.

 

Dois Vizinhos, 06 de agosto de 2024.

  

 

Prof. Dr. Elton Celton de Oliveira

Coordenador do Programa de Pós-Graduação Multicampi em Agroecossistemas UTFPR

 

Profa. Dra. Michele Potrich

Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, Campus Dois Vizinhos

 

Prof. Dr. Everton Ricardi Lozano da Silva

Diretor Geral do Campus Dois Vizinhos da UTFPR  

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ELTON CELTON DE OLIVEIRA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 06/08/2024, às 14:26, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 06/08/2024, às 18:07, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, DIRETOR(A), em (at) 06/08/2024, às 19:06, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO N° 01 DO EDITAL N° 01/2024-PPGSIS

DISPONÍVEL EM: EDITAIS- PPGSIS- UNIVERSADADE TECNOLÓGICA DO PARANÁ UTFPR

FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO DO CVLATTES - ANEXAR COMPROVANTES*

* O currículo deve estar documentado, seguindo a mesma ordem dos itens e subitens deste formulário.

Nome completo:

 

1. Trabalhos completos e/ou resumos (simples ou expandidos) publicados e/ou aceitos em eventos (limitado a 20 pontos).

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação candidato

Pontuação PPGSIS

1.1 resumos (simples ou expandido) e trabalhos completos publicados em anais de evento técnico-científico de abrangência nacional ou internacional

1

 

 

1.2 resumos (simples ou expandido) e trabalhos completos publicados em anais de evento técnico-científico de abrangência regional ou local

0,5

 

 

Comprovante: Para cada resumo deverá ser anexado a capa do caderno de resumos do evento, folha com ISBN, bem como a primeira página do trabalho/resumo publicado, contendo a relação completa dos autores, título do trabalho, nome do evento e paginação visível.

SUBTOTAL 1

 

 

 

2. Produção científica e tecnológica (de acordo com o Qualis/ Capes Ciências Agrárias I). (Limitado a 40 pontos)

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação candidato

Pontuação PPGSIS

Autoria ou co-autoria de artigo publicado e/ou aceito em periódico científico com JCR ou QUALIS/CAPES vigente

2.1 JCR > 2,0 ou Qualis A1 e A2

10

 

 

2.2 JCR > 1,25 e ≤ 2,0 ou Qualis A3 e A4

7,5

 

 

2.3 JCR > 0,75 e ≤ 1,25 ou Qualis B1 e B2

5

 

 

2.4 JCR > 0,25 e ≤ 0,75 ou Qualis B3 e B4

2,5

 

 

2.5 JCR ≤ 0,25 ou Qualis C

1

 

 

2.6 Autoria ou Co-autoria de artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES e sem JCR

0,5

 

 

2.7 Autoria ou Co-autoria de capítulo em livro científico nacional ou internacional, com ISBN e Conselho Editorial

5

 

 

2.8 Autoria ou Co-autoria de livro científico nacional ou internacional, com ISBN e Conselho Editorial

10

 

 

2.9 Autoria ou Co-autoria de patente depositada ou concedida

10

 

 

2.10 Autoria ou Co-autoria de processos, produtos e/ou softwares registrados, porém sem patente

2,5

 

 

Comprovantes: I- Artigos: anexar a página inicial com o título do trabalho, nome do periódico, número do DOI, lista dos autores e seus endereços, paginação e ano da publicação. Se o artigo estiver somente aceito à publicação, adicionar um comprovante de aprovação no periódico, emitido pelo editor-chefe. II- Livros ou capítulos: anexar a capa, contracapa, folha contendo a ficha catalográfica, página com o conselho editorial e revisores (se houver), prefácio e sumário. No caso dos capítulos, adicionar ainda a primeira página contendo o título da contribuição e a lista dos autores.

SUBTOTAL 2

 

 

 

3. Atividades de iniciação científica, estágios e cursos de pós-graduação (limitado a 20 pontos).

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação candidato

Pontuação PPGSIS

3.1 Iniciação Científica, Tecnológica, Extensão e de Educação Tutorial (PIBIC, PIBIT, PIBEXT e PET)

0,5 ponto/mês

 

 

3.2 Programa de Iniciação à Docência (PIBID), monitorias e estágios não obrigatórios

0,3 ponto/mês

 

 

3.3 Pós-graduação Lato sensu em Ciências Agrárias concluída

5 pontos/360h (limitados a 5 pontos)

 

 

3.4 Pós-graduação Lato sensu em áreas afins concluída 

2,5 pontos /360h (limitados a 2,5 pontos)

 

 

Comprovantes: I) Iniciação Científica, Tecnológica ou Extensionista, voluntária ou bolsista: anexar o certificado de conclusão emitido pelo departamento de pesquisa e pós-graduação ou órgão equivalente na IES, com período de atividade e carga horária (se houver). Declarações somente serão aceitas se emitidas pela diretoria de pesquisa e pós-graduação ou órgão equivalente na IES, com os mesmos dados do certificado e mencionando que este está em fase de confecção. Declarações emitidas pelos orientadores não serão contabilizadas e aceitas. Somente será contabilizada iniciação com, no mínimo, 06 meses de duração. II) No caso dos programas de Educação Tutorial, PIBID, monitorias e estágios não obrigatórios, anexar o comprovante institucional, assinado pelo responsável da área na IES, contendo o período de atividade e carga horária (mínimo de 06 meses). Não serão aceitos documentos emitidos por professores orientadores ou supervisores. III) Para comprovar a conclusão de pós-graduação, em nível de Especialização, juntar o Certificado/Diploma ou Declaração emitida pela IES, nos departamentos ou órgãos responsáveis, com período de atividade e carga horária. Se declaração, mencionar que o certificado de conclusão / diploma está em fase de confecção.

SUBTOTAL 3

 

 

 

4 Experiência profissional em empresas públicas, empresas privadas, instituições de ensino, pesquisa e extensão (limitado a 10 pontos).

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação candidato

Pontuação PPGSIS

4.1 Atividades profissionais na área de ciências agrárias

0,2 ponto/mês

 

 

4.2 Docência em ensino superior

0,3 ponto/mês

 

 

4.3 Docência em ensino fundamental ou médio

0,2 ponto/mês

 

 

Comprovante: Para cada atividade profissional declarada, o candidato deve anexar o contrato de trabalho ou documento equivalente (Ex: Extrato CNIS), devidamente assinado pelo órgão/empresa, contendo o período de vigência.

SUBTOTAL 4

 

 

 

5 Atividades Complementares (limitado a 10 pontos).

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação candidato

Pontuação PPGSIS

5.1 Formação complementar, na forma de cursos, na área de ciências agrárias (CH mínima de 15 h/cada), incluindo cursos de línguas estrangeiras (semestral). Ser monitor de cursos em eventos técnico científicos

0,5 ponto para cada (Limitado a 5 pontos)

 

 

5.2 Organização de eventos técnico-científicos na área de ciências agrárias ou afins

1,0 ponto cada

 

 

5.3 Participação como OUVINTE em palestras, minicursos, oficinas, semanas acadêmicas e outros eventos na área de ciências agrárias ou afins.

0,2 ponto para cada (Limitado a 5 pontos)

 

 

5.4 Cargos de gestão de entidades estudantis (diretório acadêmico, centro acadêmico, associação atlética/ universitária, outra)

0,5 ponto cada

 

 

5.5 Participação em empresa júnior, criação/gestão de empresa em hotel tecnológico ou incubadora de empresas

0,5 ponto/ ano/ atividade

 

 

5.6 Participação em bancas de conclusão de curso (graduação e especialização) como avaliador

1 ponto por banca

 

 

5.7 Prêmios e títulos de ordem acadêmica ou científica

2 pontos

 

 

5.8 Palestras, cursos ou mini-cursos ministrados

0,5 ponto/hora

 

 

5.9 Avaliador de trabalhos em evento técnico/científico

0,2 ponto/ evento

 

 

5.10 LIVES E VÍDEOS técnicos curtos realizados em mídia digital, em que o candidato é o apresentador do conteúdo proposto, sendo o mesmo na área de Ciências Agrárias

0,2 pontos para cada (Limitado a 5 pontos)

 

 

Comprovante: Para cada atividade declarada incluir o certificado emitido pela comissão organizadora do evento ou pelo órgão responsável pela atividade na IES. Declarações de orientadores não serão aceitas.

SUBTOTAL 5

 

 

 

TOTAL GERAL

 

 

 

 

ANEXO N° 02 DO EDITAL N° 01/2024-PPGSIS

PLANO DE TRABALHO

MODELO EDITÁVEL DISPONÍVEL EM: EDITAIS- PPGSIS- UNIVERSIDADE TECNOLÓGIA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR

1- DADOS GERAIS DO CANDIDATO

Nome Completo:

Município de residência:

Link CV Lattes (ex: http://lattes.cnpq.br/ XXXX):

Graduação em:

Pós-Graduação em (se houver):

2- EXPERIÊNCIAS PRÉVIAS E APTIDÕES

Descreva sucintamente sobre suas experiências prévias em pesquisa (projetos, iniciação científica ou inovação, TCC e outros): *texto limitado a 100 palavras*

 

 

Relate mais especificamente sobre técnicas, protocolos, análises e outras ferramentas de refinamento de pesquisa na(s) qual(is) tem alguma experiência: *texto limitado a 100 palavras*

 

 

Descreva sucintamente sobre suas experiências em extensão universitária (ações, projetos ou programas com interação e participação ativa da comunidade externa): *texto limitado a 100 palavras*

 

 

3- INSCRIÇÃO DO CANDIDATO ÀS VAGAS DO PPGSIS

Leia com atenção: Prezado candidato, primeiramente você deverá selecionar uma das linhas de pesquisa do PPGSIS (escolha sua opção). Após isso, indique, em ordem de prioridade, três temáticas de interesse, vinculadas à linha pretendida, para o desenvolvimento do futuro projeto de pesquisa da dissertação. Para saber mais sobre as linhas e temáticas do PPGSIS consulte o endereço “http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsis-dv/sobre”

OBS: O candidato que for classificado fora do limite de vagas da linha pretendida poderá ser convidado a ingressar no programa pela outra linha, mediante consulta de interesse.

Assinale a seguir a linha de pesquisa de inscrição e, em seguida, indique as três temáticas de interesse (em ordem de prioridade):

Linha 1: Manejo e Tecnologias de Produção em Agroecossistemas

Temáticas:

1-

2-

3-

Linha 2: Sistemas Integrados e Biodiversidade

Temáticas:

1-

2-

3-

Indique o campus da UTFPR ao qual se vinculará:

⃝ Dois Vizinhos                                                            ⃝ Santa Helena

OBS: O candidato classificado no campus indicado (fora do limite de vagas) poderá ser convidado pelo outro campus a ingressar no programa, mediante consulta de interesse.

4- PLANO DE ESTUDOS E ATIVIDADES NO PROGRAMA

O candidato deverá acessar a página na internet do programa (http://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsis-dv/area-academica/calendario-academico) para indicar o seu planejamento formativo.

Indique disciplinas optativas de interesse no PPGSIS (inserir 4 unidades):

1-

2-

3-

4-

Indique disciplinas optativas de interesse em outros programas (se houver), citando os PPGs em que essas disciplinas estão vinculadas:

1-

2-

3-

4-

Cronograma das atividades de ensino e pesquisa a serem desenvolvidas (considere 24 meses para conclusão do mestrado):

1- Quantos meses pretende dedicar a delimitação do tema da dissertação?:______

2- Quantos meses pretende levar para elaborar o projeto de pesquisa?:_______

3- Indique o período de tempo estimado à coleta e análise de dados (em meses): _____

4- Tempo estimado para a conclusão dos créditos em disciplinas: _________

5- Tempo estimado para obtenção da proficiência em língua inglesa: _________

Descreva o seu planejamento para divulgação científica da sua pesquisa (mídias, periódicos, livros ou capítulos, eventos, etc.): *texto limitado a 100 palavras*

 

 

 

 

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA DEFESA DO PLANO DE TRABALHO

1. Avaliação crítica e reflexiva sobre a experiência do candidato na condução e coleta de dados a campo e/ou em experimentos laboratoriais (20 pontos);

2. Avaliação crítica e reflexiva sobre a experiência do candidato com técnicas de refinamento das pesquisas, bem como de extensão universitária (20 pontos);

3. Contextualização crítica entre suas ideias de possíveis pesquisas, a relação com os Agroecossistemas e as demandas atualmente existentes na sociedade (20 pontos);

4. Coerência entre a seleção de disciplinas e suas ideias de possíveis pesquisas no programa (20 pontos);

5. Planejamento do candidato para o cumprimento do cronograma de ensino e pesquisa e para a divulgação científica (20 pontos).

 

OBS: Os candidatos serão arguidos por uma banca examinadora composta por, no mínimo, dois membros da Comissão de Seleção, em data e horário pré-determinados e divulgados na página do programa.

 


Referência: Processo nº 23064.032877/2024-04 SEI nº 4317794