Boletim de Serviço Eletrônico em 14/08/2024

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

LABORATÓRIO DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS- LATAR
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA E BIOLOGIA

 

EDITAL 01/2024 – Bolsas Técnico - UTFPR-CT

Seleção de Bolsista Nível Superior para no marco da Chamada Pública 17-2023- PESQUISA BÁSICA E APLICADA - EDIÇÃO OUTUBRO ROSA da Fundação Araucária

Laboratório de Tratamento de Águas Residuárias- LATAR- Departamento Acadêmico de Química e Biologia-DAQBI.

 

A professora Claudia Regina Xavier, vinculada ao Departamento Acadêmico de Química e Biologia -DAQBI da UTFPR, comunica que no período de 14 a 23 de agosto de 2024 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer a 01 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível superior, com recursos oriundos da Chamada Pública 17/2023 – Pesquisa Básica e Aplicada – Edição Outubro Rosa (Fundação Araucária), de acordo com os procedimentos e critérios descritos abaixo.

 

CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS

A quantidade de cotas no marco do Edital é de 1 bolsa técnico de nível superior.

A bolsa destina-se a candidato(a) que tenha curso de graduação concluído e consistirá em 24 parcelas no valor mensal de R$ 1.375,00. O recurso financeiro para a parcela de bolsa-técnico é proveniente do orçamento já disponibilizado pela Fundação Araucária.

São requisitos para os candidatos:

Ter concluído curso de graduação em Bacharelado ou Tecnologia em Química ou Química Ambiental;

O (A) bolsista deverá ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 40 horas semanais, no Laboratório de Tratamento de Águas Residuárias e aqueles de analise química das matrizes oriundas do tratamento na UTFPR-CT Sede Ecoville;

Estar desvinculado (a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício de qualquer natureza durante a vigência da bolsa.

Parágrafo único: Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do supervisor do laboratório

 

DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital, preenchendo o formulário (ANEXO I) e anexando ao formulário uma cópia atualizada de seu currículo lattes DOCUMENTADO e com a pontuação previamente calculada – conforme ANEXO II (em documento único e formato pdf). Ambos os documentos devem ser encaminhados para o e-mail: gtef.latar@gmail.com. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.

 

DO PROCESSO DE SELEÇÃO

A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.2 do presente edital, na página da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação do Campus Curitiba (https://www.utfpr.edu.br/documentos/pesquisa-e-pos-graduacao/dirppg-ct). Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os classificados que tiveram suas inscrições homologadas, em ordem alfabética.

Será ofertada 1 (uma) cota de bolsa já atribuida pela CP 17/2023 da FA. Com um total de 24 meses de pagamentos. O resultado será previsto com a lista dos candidatos organizados respeitando a ordem de classificação.

A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:

Avaliação do currículo lattes (peso 6,0), sendo que pontuação do currículo lattes será calculada segundo critérios estabelecidos no ANEXO II;

Prova de conhecimentos técnicos na área de atuação do LATAR (peso, 4,0).

Em caso de empate terá a preferência o (a) candidato (a) com menor tempo de egresso de curso do item 1.3 a. Se persistir o empate terá prioridade o (a) candidato (a) de maior idade.

 

DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO

Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 6.6 do presente edital na página da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação do Campus Curitiba (https://www.utfpr.edu.br/documentos/pesquisa-e-pos-graduacao/dirppg-ct), e o (a) candidato(a) aprovado(a) em primeiro lugar deve enviar até a data estabelecida no item 6.7 os seguintes documentos:

ANEXO III: Declaração institucional, onde o supervisor e o bolsista declaram que não haverá acúmulo de bolsa de qualquer outra natureza e que o candidato não manterá vínculo empregatício enquanto permanecer na condição de bolsista desta chamada.

ANEXO IV: Plano de Trabalho do Bolsista de acordo com documento disponibilizado na Chamada Pública 17/2023 da Fundação Araucária, preenchido e assinado pelo(a) candidato(a) a bolsa e pela professora Claudia Regina Xavier

Após a divulgação dos resultados da classificação, o(a) proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.5.

O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: gtef.latar@gmail.com .

Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão formada por 3 (três) docentes indicados pela DIRPPG-CT e de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

Os casos omissos serão analisados por uma Comissão de 3 (três) professores do Departamento Acadêmico de Química e Biologia especialmente designada para este fim.

Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.

O período de validade do presente edital é de 24 meses a partir da data de divulgação do resultado final.

Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.

 

DATAS IMPORTANTES

 

6.1

Período de Inscrição

De 14 a 23/08/2024

6.2

Divulgação das inscrições homologadas

26/08/2024

6.3

Prova de conhecimento técnico

27/08/2024

6.4

Resultado preliminar da seleção

30/08/2024

6.5

Interposição de Recursos

02 a 03/09/2024

6.6

Divulgação do resultado dos recursos interpostos e do resultado final do Edital

A partir do dia 04/09/2024

6.7

Envio dos documentos de contratação descritos no item 4.1

Até o dia 06/09/2024

 

Curitiba, 14 de agosto de 2024.

 

Profa. Dra. Claudia Regina Xavier

Laboratório de Tratamento de Águas Residuárias


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIA REGINA XAVIER, PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO, em (at) 14/08/2024, às 11:00, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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ANEXO I do EDITAL № 01/2024

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

EDITAL 01/2024

Seleção de Bolsista Nível Superior

 

NOME COMPLETO:

CURSO DE FORMAÇÃO:

E-MAIL:

 

Descreva a experiência prévia que possui na operação de equipamentos instrumentais de análise:

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

Obs: anexar cópia atualizada do currículo lattes documentado

________________________________________________________________________________

Para preenchimento após a classificação

 

CLASSIFICAÇÃO: ___________

 

 

ANEXO II do EDITAL № 01/2024

 

Critérios para a pontuação do Currículo Lattes

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar o período de 2019-2023 (últimos cinco anos).

 

Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos vigente na data de publicação do edital)

Atividade

Pontos por ocorrência

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela comissão

 

 

a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES

A1

10

 

 

 

A2

8,5

 

 

 

B1

7,0

 

 

 

B2

5,5

 

 

 

B3

4,0

 

 

 

B4

2,5

 

 

 

B5

1,0

 

 

 

C

0,7

 

 

 

b) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES.

internacional

1,0

 

 

 

nacional

0,5

 

 

 

c) Patente (pedido ou registro)

 

3 e 7 respectivamente

 

 

 

d) Livro científico***

 

5

 

 

 

e) Capítulo de livro***

 

2

 

 

 

* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.

** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.

***Necessariamente com ISBN

 

Publicações em eventos

Atividade

Pontos

Pontuação máxima por atividade

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela Comissão

a) Trabalho completo***

Internacional/Nacional*

1,0

4,0

 

 

 

regional/local**

0,3

1,0

 

 

 

b) Resumo (simples ou expandido)***

Internacional/Nacional*

0,5

2,0

 

 

 

regional/local

0,2

1,0

 

 

 

*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.

** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.

***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.

 

Pontuação de experiência profissional

 

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação máxima por atividade

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela Comissão

a) Monitoria*

0,3

1,0

 

 

 

b) Iniciação científica/tecnológica*

0,5

-

 

 

 

c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação*

0,5

-

 

 

 

d) Atividade profissional de ensino*

0,5

2,0

 

 

 

e) Atividade profissional técnica na área de Química*

1,5

-

 

 

 

f) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída

Mestrado (1,0)

Doutorado (2,0)

2,0

 

 

 

e) Pós-graduação – Stricto Sensu em andamento

Mestrado (1,0)

Doutorado (2,0)

2,0

 

 

 

*Pontuados por semestre (proporcional)

 

 

ANEXO III - DECLARAÇÃO INSTITUCIONAL

(Preenchimento individual)

 

 

Eu, ___________________________________________________________________________, CPF:_____________________________, RG:____________________________________, candidato(a) à bolsa- técnico nos termos de Bolsas Técnico da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, na Chamada Pública 17-2023- PESQUISA BÁSICA E APLICADA – EDIÇÃO OUTUBRO ROSA, DECLARO que, caso seja contemplado(a), tenho ciência e concordo em não acumular bolsa de qualquer outra natureza ou manter vínculo empregatício enquanto permanecer usufruindo da Bolsa Técnico desta Chamada Pública.

 

_____________________, _____ de____________de 2024.

 

 

 

 

 

(Assinatura)

Nome do candidato: Link do Currículos Lattes:

E-mail: Telefone:

 

 

 

 

 

(Assinatura e Carimbo)

Nome do Supervisor: Campus da UTFPR: E-mail:

Telefone:

 

 

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.033125/2024-52 SEI nº 4339154