Boletim de Serviço Eletrônico em 19/08/2024

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS FRANCISCO BELTRAO
DIRETORIA-GERAL - CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
DIR. DE GRAD.E EDUCACAO PROFISSIONAL -FB
DEP ACADEMICO DE ENGENHARIAS-FB

Av. Sete de Setembro, 3165 - CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

Telefone:  - www.utfpr.edu.br

 

EDITAL nº 4/2024 - DIREC-FB

reabertura

SELEÇÃO DE BOLSISTA

 

A Comissão responsável pela execução e prestação de contas do Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a Fundação Nacional de Saúde - Funasa e a UTFPR - Campus Francisco Beltrão, que tem como objeto o "Apoio à Elaboração de Planos de Segurança da Água (PSA) para sistemas de abastecimento de água (SAA) de 10 municípios do estado do Paraná", no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de estudantes Bolsistas para participação no Projeto "Elaboração de Planos de Segurança da Água (PSA) para sistemas de abastecimento de água (SAA) de 10 municípios do estado do Paraná".

 

DO OBJETO

Apoio da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) à Elaboração de Planos de Segurança da Água (PSA) para sistemas de abastecimento de água (SAA) de 10 municípios do estado do Paraná.

 

DOS OBJETIVOS DO EDITAL

Selecionar alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Ambiental e Sanitária, do Campus Campo Mourão, para atuarem no projeto "Elaboração de Planos de Segurança da Água (PSA) para sistemas de abastecimento de água (SAA) de 10 municípios do estado do Paraná".

 

DAS NORMAS GERAIS

A concessão da bolsa está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.

O estudante bolsista exercerá suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de 20 (vinte) horas semanais de atividades.

O estudante bolsista deverá fazer seus horários de atividades, em comum acordo com a o coordenador do projeto, não podendo coincidir com suas atividades acadêmicas regulares.

A formalização da bolsa ocorrerá por meio de Termo de Acordo específico entre a Instituição e o estudante bolsista mediado pela DIREC-FB.

O Termo de Acordo terá duração de 6 (seis) meses, sendo prorrogável por até o período máximo de 2 anos.

O Termo de Acordo pode ser rescindido a qualquer momento, a critério da DIREC-FB ou por solicitação do bolsista, mediante comunicação prévia com pelo menos 30 dias de antecedência.

No caso de rescisão antecipada a DIREC-FB chamará o próximo estudante bolsista classificado no edital. O novo Termo de Acordo terá vigência durante os meses remanescentes da bolsa concedida ao bolsista anterior.

 

DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS

O valor orçamentário para este Edital é de R$ 177.600,00 (cento e setenta e sete mil e seiscentos reais) oriundos do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 04/2022, de 13 de outubro de 2022.

Será disponibilizada 01 (uma) bolsa para as atividades do projeto, conforme descrição do quadro I.

 

DAS ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE BOLSISTA

O(a) candidato(a) selecionado(a) atuará em conjunto com os demais integrantes do projeto, visando o cumprimento dos objetivos do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 04/2022, publicado no link https://tinyurl.com/TED-FUNASA-UTFPR.

 

DAS VAGAS

Objeto deste edital destina-se ao preenchimento de 01 (uma) vaga para atuação no projeto que trata o item 1 do presente Edital.

A vaga disponível para o(a) bolsista do presente Edital está especificada no quadro I.

 

Quadro I – Vaga disponível para seleção do presente Edital.

Descrição

Quantidade de bolsas

Iniciação científica e extensão tecnológica - Apoio técnico

01

 

DA BOLSA

Este processo de seleção visa a concessão de 01 (uma) bolsa de iniciação científica e extensão tecnológica. A bolsa será implementada após a publicação do resultado final da seleção, com duração conforme descrição apresentada no quadro II.

O valor mensal das bolsas está descrito no quadro II.

 

Quadro II – Descrição do valor da bolsa mensal do(a) Bolsista em função da vaga disponível e vigência da bolsa.

Código da vaga

Descrição

Requisitos

Valor mensal (R$)

Vigência

01

Iniciação científica e extensão tecnológica - Apoio técnico no desenvolvimento do projeto

Alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Ambiental e Sanitária, regularmente matriculados na UTFPR, Campus Campo Mourão

600,00

16 meses

 

Os demais critérios estabelecidos para a candidatura (item 8 do Edital) serão igualmente condicionantes para a homologação das inscrições e concessão da bolsa.

 

DOS CRITÉRIOS PARA CANDIDATURA

· Não ser docente da UTFPR;

· Não estar vinculado a quaisquer outros programas de bolsas de outra agência de fomento (federal, estadual ou municipal), excetuando-se o Auxílio Estudantil;

· Não possuir inadimplência de qualquer natureza com qualquer órgão da Administração Pública Federal, direta ou indireta;

· Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

· Ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil e portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

· Ter disponibilidade para início imediato, mediante formalização do termo de concessão da bolsa junto à UTFPR;

· Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UTFPR;

· Não possuir vínculo empregatício, bem como não estar realizando estágio supervisionado;

· Não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.

 

DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O Processo Seletivo será conduzido pela equipe do projeto, designada pela Portaria 09/2023, do Reitor (Sei nº 3212815).

As etapas do processo consistirão em:

· Inscrições: envio integral da documentação exigida conforme item 10 deste Edital;

· Análise documental e homologação de inscrições;

· Análise e pontuação curricular (produção científica) conforme item 11 deste Edital;

· Entrevista conforme item 11 deste Edital;

· Classificação e divulgação do(a) candidato(a) aprovado(a);

· Interposição e análise de recursos;

· Divulgação do resultado final.

 

DA INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por e-mail (psa-parana-fb@utfpr.edu.br);

Os documentos listados no item 10.3 deverão ser carregados em UM ARQUIVO ÚNICO, exclusivamente no formato PDF (máximo 10 Mb), e com digitalização de boa qualidade (documentos legíveis). O arquivo descrito deve ser nomeado com o nome do candidato, sobrenome e código da vaga ao qual o candidato postula uma vaga, conforme Quadro II (Ex: João da Silva - Vaga 01);

Documentação a ser enviada na ordem em que se segue:

· Ficha de Inscrição preenchida e assinada (Anexo A);

· Cópias do CPF e RG (ou RNE, no caso de candidatos estrangeiros);

· Comprovante de residência;

· Pontuação da produção científica preenchida pelo candidato, conforme Tabela 1;

· Currículo Lattes atualizado ou equivalente (apenas em caso de candidatos estrangeiros), acompanhado de documentos comprobatórios;

· Histórico escolar da graduação.

O candidato deve solicitar confirmação do recebimento do e-mail em resposta ao envio da documentação de sua inscrição;

É de responsabilidade exclusiva do candidato o preenchimento correto, a veracidade e legibilidade das informações prestadas e documentos digitalizados.

O horário limite para a inscrição será até às 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília, da data limite descrita no item 12 do presente edital.

Recomenda-se realizar a inscrição com antecedência, uma vez que a DIREC-FB não se responsabilizará por aquelas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e de congestionamentos.

Caso a inscrição seja feita fora do prazo, ela não será considerada para avaliação dentro do presente edital.

 

Parágrafo único: a ausência de qualquer documentação obrigatória implicará no indeferimento da inscrição e eliminação do(a) candidato(a).

 

DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

A pontuação final será o resultado da média ponderada entre os pontos obtidos na análise curricular (produção científica), considerando o período de 2019 a 2023, e a pontuação da entrevista.

A análise curricular corresponderá a 70% da pontuação final e será obtida pela soma das pontuações validadas nas produções científicas constantes na Tabela 1.

 

Tabela 1. Pontuação da produção científica do(a) candidato(a).

Percentil Scopus (PS): ano base 2022 (https://www.scopus.com/sources)

Pontuação por item

Pontuação Solicitada
Preenchido pelo(a) candidato (a)

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Pontuação Validada pela Comissão

≥ 87,5

1

 

 

 

≥ 75

0,87

 

 

 

≥ 62,5

0,75

 

 

 

≥ 50

0,62

 

 

 

≥ 37,5

0,50

 

 

 

≥ 25

0,37

 

 

 

≥ 12,5

0,25

 

 

 

≥ 0,01

0,125

 

 

 

Não constante no Scopus, mas presente no Qualis vigente da Área de Engenharias I (considerar Qualis CAPES 2017-2020).

*Usar Qualis CAPES somente quando o periódico não tiver avaliação no Scopus.

Pontuação equivalente ao Qualis vigente da Área de Engenharias I (A1= 1,0; A2= 0,85; B1=0,70; B2= 0,55; B3= 0,40; B4= 0,25; B5= 0,10; C = 0,05)

 

 

 

Não constante do Scopus e não constante no Qualis vigente da Área de Engenharias I, a critério da Comissão de Seleção.

0 a 0,25

 

 

 

Livro científico internacional

0 a 1

 

 

 

Capítulo em livro científico internacional

0 a 0,5

 

 

 

Resumos ou trabalhos completos em eventos na área de Engenharias I (limitados a 10 resumos)

0 a 0,25

 

 

 

Resumos ou trabalhos completos em eventos em outras áreas (limitados a 10 resumos)

0 a 0,125

 

 

 

 

 

( ) Pontos

 

( ) Pontos

 

Observações:

A pontuação de artigo em periódicos não constantes do Scopus e não constantes do Qualis será atribuída mediante avaliação do periódico pela Comissão de Seleção, com base nos critérios da Área de Engenharias I.

A pontuação de livros e capítulos será atribuída pela Comissão de Seleção, mediante a avaliação dos documentos comprobatórios e com base nos critérios da Área de Engenharias I.

Para comprovação de publicação de artigo científico deverá ser anexada cópia da primeira página do trabalho. Para comprovação de capítulo ou livro deverá ser anexada cópia da primeira página do trabalho constando o nome dos autores e a capa da obra.

Para comprovação de resumos em eventos deverão ser anexados cópias da primeira página do resumo publicado em periódico ou em anais de congressos.

 

Após a verificação e validação da pontuação em conformidade com a Tabela 1, será atribuída nota 10,0 (dez) para o(a) candidato(a) que obtiver maior pontuação e os(as) demais serão normalizados em relação a este.

 

DA ENTREVISTA

A entrevista, de caráter classificatório, será realizada por videoconferência, por meio do link a ser disponibilizado aos classificados, no dia 11 de setembro de 2024, com início às 10 horas. O horário de cada candidato será publicado conforme cronograma (item 12).

 

A entrevista, irá corresponder a 30% da pontuação final do candidato, sendo atribuída nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos para esse quesito, com base nos seguintes critérios:

· Disponibilidade de horário semanal;

· Motivação para participar do Projeto;

· Experiências anteriores, com base na vaga pretendida;

· Objetivos ao participar do projeto;

· Desenvoltura e comunicabilidade na entrevista;

 

Todos os critérios possuem pesos iguais para pontuação da entrevista.

Será considerado(a) aprovado(a) apenas o(a) candidato(a) que atingir a média ponderada ≥ 7,0 (sete pontos).

Em caso de empate, será considerado como critério de desempate o maior número de artigos científicos em periódicos de maior pontuação, seguindo a estratificação de que trata a Tabela 1.

O resultado preliminar (classificação) será divulgado na área de editais da página institucional da DIREC-FB, no link https://tinyurl.com/Editais-DIREC-FB, conforme cronograma (item 12).

 

 

 

 

 

CRONOGRAMA

 

Publicação do edital

20 de agosto de 2024

Período de inscrições

20 a 31 de agosto de 2024

Conferência de documentos e homologação de inscrições

Até 04 de setembro de 2024

Interposição de Recursos

Até 06 de setembro de 2024

Entrevista

11 de setembro de 2024

Análise dos critérios de pontuação e publicação do resultado preliminar de classificação

Até 13 de setembro de 2024

Interposição de Recursos

Até 15 de setembro de 2024

Análise de recursos e publicação do resultado final

Até 18 de setembro de 2024

 

INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

A interposição de recurso deverá ser encaminhada exclusivamente por e-mail (psa-parana-fb@utfpr.edu.br) utilizando documento assinado, em formato PDF;

Os argumentos do requerente deverão estar relacionados estritamente a sua pontuação, não cabendo questionamentos acerca dos outros inscritos no Edital;

Não será permitida a inclusão de documentos na etapa de interposição de recursos;

Os recursos serão analisados pela Comissão responsável pelo projeto.

 

DA IMPLEMENTAÇÃO DA BOLSA

A bolsa será atribuída para o(a) candidato(a) classificado(a) em primeiro lugar neste processo seletivo, os demais permanecerão em lista de espera e poderão ser chamados apenas em caso de desistência e antes da assinatura do termo de concessão.

 

DISPOSIÇÕES FINAIS E CASOS OMISSOS

Ao se inscrever, o candidato declara estar ciente e aceitar os critérios do presente Edital e das normas institucionais que regulamentam as atividades da graduação da UTFPR.

Os casos omissos serão avaliados e deliberados pela Comissão responsável pelo projeto e, em segunda instância, pela Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC-FB).

Casos excepcionais serão submetidos à análise da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias, por solicitação da DIREC-FB.

Elege-se o Foro da Justiça Federal – Seção Judiciária do Paraná/Subseção de Francisco Beltrão, para a resolução de eventuais litígios que possam surgir quanto ao presente edital.

O presente Edital será publicado no Boletim de Serviço Eletrônico e será amplamente divulgado no Portal Institucional da UTFPR – Campus Campo Mourão.

 

 

Francisco Beltrão, 19 de agosto de 2024.

 

 

Profa. Dr a.. Priscila Soraia da Conceição
Coordenadora do Projeto

 

Prof. Dr. Paulo Júnior Varela
Diretor Geral em Exercício da UTFPR, Campus Francisco Beltrão

 

 

 

 

EDITAL 4/2024 - SELEÇÃO DE BOLSISTA

ANEXO A - FICHA DE INSCRIÇÃO

Dados Pessoais

Nome:

 

Sexo:

 

Data de Nascimento:

 

Estado Civil:

 

Nacionalidade:

 

Nome da Mãe:

 

CPF:

 

Número do RG (se brasileiro):

 

Data de expedição:

 

Órgão Expedidor:

 

UF de expedição (RG):

 

Passaporte
(se estrangeiro):

 

País do Passaporte:

 

Endereço Residencial

Logradouro

complemento:

 

Bairro:

 

Município:

 

Estado:

 

Pais:

 

CEP:

 

E-mail:

 

Telefones:

 

Dados Acadêmicos

Curso de graduação:

 

Instituição:

 

Ano de ingresso:

 

Período

 

Link para o currículo Lattes:

 

Link para o Orcid:

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) PAULO JUNIOR VARELA, DIRETOR(A), em (at) 19/08/2024, às 10:48, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) PRISCILA SORAIA DA CONCEICAO, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 19/08/2024, às 10:54, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4341534 e o código CRC (and the CRC code) 89C234C0.



 


Referência: Processo nº 23064.029705/2023-64 SEI nº 4341534