Boletim de Serviço Eletrônico em 20/08/2024

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS LONDRINA

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Câmpus Londrina

 

EDITAL Nº 03/2024 - PPGMAT

 

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO EM 2025 NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA – PPGMAT

 

 

I. DA DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

 

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática – PPGMAT, dos campi Cornélio Procópio e Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é um Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). O curso de Mestrado Profissional destina-se aos portadores de diploma de graduação, obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC, habilitados para ministrar a disciplina de Matemática em diferentes níveis de escolaridade, inclusive aqueles habilitados para a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O PPGMAT visa oportunizar a esses profissionais capacitação em nível de mestrado, possibilitando que reflitam e repensem suas práticas docentes, reorientando-as de forma fundamentada nos aspectos que forem necessários, bem como que se desenvolvam enquanto pesquisadores na área.

 

II. DOS REQUISITOS

 

Poderão participar do Exame de Seleção portadores de diploma de graduação, obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC, habilitados para ministrar a disciplina de Matemática em diferentes níveis de escolaridade, concorrendo segundo uma das duas modalidades a seguir:

a) Graduados em Matemática;

b) Graduados habilitados para o exercício da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

III. DAS ATIVIDADES LETIVAS

 

As aulas serão ministradas nos campi Cornélio Procópio e Londrina da UTFPR, conforme horário a ser divulgado na página do Programa (http://portal.utfpr.edu.br/site/ppgmat). Para os aprovados no processo seletivo do qual trata este Edital, a previsão de início do curso é no primeiro semestre letivo de 2025.

 

 

IV. DAS VAGAS OFERTADAS

 

1) Serão ofertadas 21 (vinte e uma) vagas para Alunos Regulares, distribuídas nas linhas de pesquisa do Programa.

 

2) Do total de vagas ofertadas, em atendimento a Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021 e Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022, serão reservadas:

i) até 07 vagas (30% do total de vagas) para pessoas autodeclaradas negras, de acordo com a classificação prevista na Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021.

ii) No caso de haver inscrição de ao menos uma pessoa autodeclarada indígena, serão adicionadas 02 vagas para concorrência exclusiva deste público.

iii) No caso de haver inscrição de ao menos uma Pessoa com Deficiência (PcD), serão adicionadas 02 vagas para concorrência exclusiva deste público.

3) Os candidatos indígenas ou com deficiência que optarem pelas cotas, concorrerão exclusivamente a estas vagas reservadas.

4) Caso haja sobra de vagas dentre os candidatos de ampla concorrência, estas poderão ser preenchidas por candidatos que tenham optado pelas vagas reservadas desde que tenham obtido aprovação no processo seletivo.

 

V. DA INSCRIÇÃO

 

1) A inscrição será realizada via internet, exclusivamente, de 05 de setembro de 2024 a 08 de outubro de 2024.

2) Para se inscrever, o candidato deverá observar os seguintes procedimentos:

a) Preencher integralmente o Formulário de Inscrição de acordo com as instruções presentes neste Edital, disponível em: https://abre.ai/ppgmat-utfpr.

b) Preencher integralmente o Formulário de “Envio de Documentação para Inscrição no PPGMAT - 2025”, disponível em https://forms.gle/v5jjUpYQrErY1MG57 , até o dia 08 de outubro de 2024, contendo os seguintes arquivos, salvos na extensão .pdf:

i) Arquivo 1: o Formulário de Inscrição devidamente preenchido e ASSINADO, gerado a partir do item V.2.a;

ii) Arquivo 2: Projeto de Pesquisa, de acordo com as indicações do Anexo I deste Edital;

iii) Arquivo 3: Memorial Descritivo, de acordo com as indicações do Anexo II deste Edital;

iv) Arquivo 4: os documentos abaixo listados, nesta ordem, digitalizados e combinados em um único arquivo na extensão .pdf (se necessário, utilizar sites ou softwares que mesclam arquivos na extensão .pdf):

· Documento de identificação, para brasileiros, que especifique RG e CPF, com foto e órgão expedidor/UF;

· Certidão de Nascimento ou Casamento;

· Diploma de curso de Graduação, frente e verso, ou declaração de Conclusão de Curso assinada pelo representante IES de Graduação.

· Histórico escolar do curso de Graduação com informação de Coeficiente de Rendimento ou equivalente;

· Currículo no formato Lattes do CNPq, atualizado, acompanhado dos documentos comprobatórios de itens avaliados na Análise de Currículo (ver Anexo IV deste Edital).

 

Os candidatos estrangeiros devem apresentar os documentos descritos em V.2.b.iv, com as seguintes variações:

· Diploma de Graduação, reconhecido no Brasil, ou com o selo consular da Embaixada Brasileira no verso, ou com o selo de Apostilamento de Haia;

· Passaporte com foto e dados pessoais, para turmas realizadas no Brasil.

 

Tais documentos podem ser aceitos nos idiomas: Inglês, Francês e Espanhol. Documentos estrangeiros em outros idiomas devem ser apresentados com tradução juramentada.

 

v) Arquivo 5: Para os candidatos que desejam concorrer às vagas reservadas, deverá encaminhar a documentação prevista nos Arts. 8º, 9º, 11º. da Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021, em função da vaga pretendida:

Para candidato que concorrer a vaga prevista para negros (pretos ou pardos) deverá entregar Autodeclaração ASSINADA em que se enquadra nesta categoria (ver Anexo V).

Para candidato que concorre à vaga prevista para indígena deverá entregar cópia do registro administrativo de nascimento indígena (RANI) ou declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena e assinada pela liderança competente.

Para candidato que concorre à vaga prevista para Pessoa com Deficiência (PcD) deverá entregar laudo médico atestando sua deficiência, emitido nos últimos 12 (doze) meses indicando o tipo, grau e nível de deficiência.

 

3) As inscrições homologadas serão publicadas, em ordem alfabética, na página do Programa (http://portal.utfpr.edu.br/site/ppgmat) no dia 15 de outubro de 2024.

4) Da lista homologada, cabe recurso por meio de declaração de próprio punho, dirigida ao PPGMAT e encaminhada para o e-mail sel-ppgmat-ld@utfpr.edu.br, entre os dias 16 a 17 de outubro de 2024. Caso haja recurso, o resultado será publicado no dia 18 de outubro de 2024, na página do Programa (http://portal.utfpr.edu.br/site/ppgmat).

 

 

VI. DO PROCESSO SELETIVO

 

1) O processo seletivo será constituído pelas etapas descritas a seguir:

i) Prova sobre Ensino de Matemática (classificatória);

ii) Análise de Projeto de Pesquisa e Arguição (eliminatória);

iii) Análise de Currículo (classificatória).

 

2) Serão considerados aprovados na etapa de caráter eliminatório os candidatos que obtiverem nota mínima 6 (seis), do total de 10 (dez).

 

VII. DA PROVA SOBRE ENSINO DE MATEMÁTICA

 

1) A Prova sobre Ensino de Matemática será realizada de modo remoto síncrono (online) e por videoconferência no dia 31 de outubro de 2024, das 19h30min às 23h, em link a ser divulgado junto com a lista de inscrições homologadas;

2) O candidato deverá acessar a sala de videoconferência com, no mínimo, 15 (quinze) minutos de antecedência, portando seus documentos originais (Carteira de Identidade e CPF para brasileiros, e Passaporte para estrangeiros). Não será aceita cópia da Carteira de Identidade ou de Passaporte, ainda que autenticada, nem protocolo dos documentos. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização da prova, o documento de identificação original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento expedido há 90 (noventa) dias, no máximo, que ateste o registro da ocorrência em órgão policial.

3) A Prova sobre Ensino de Matemática será composta de questões dissertativas. Ela avaliará a capacidade de interpretação, de escrita, de argumentação, de coerência e de articulação de conhecimentos na área de Ensino de Matemática e conhecimentos matemáticos. No caso de candidatos que tenham solicitado a prova para “Graduados em Matemática”, as questões poderão abordar tópicos de Matemática do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; e os candidatos que tenham solicitado a prova para “Graduados habilitados para o exercício da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, as questões poderão abordar tópicos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Adicionalmente, devem ser considerados os itens elencados no Anexo III como bibliografia recomendada.

4) A conexão com a Internet necessária para acessar a videoconferência em que será disponibilizada a Prova sobre Ensino de Matemática é de responsabilidade do candidato.

5) Para a realização da Prova sobre Ensino de Matemática, o candidato deve apresentar os documentos listados no item 2. O candidato deverá ficar ciente que, no momento da realização de Prova sobre Ensino de Matemática, a videoconferência será gravada, para uso exclusivo do Exame de Seleção.

6) Será eliminado da Seleção o candidato que:

a) não entregar o material da prova ao término do tempo estabelecido;

b) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais, por exemplo plágio ou inteligência artificial, para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa da Seleção;

c) identificar-se em qualquer parte da prova que não seja o espaço reservado para esse fim.

7) A lista com os candidatos classificados, de acordo com o tipo de vaga que concorrem, em ordem decrescente de pontuação na Prova de Ensino de Matemática será divulgada no dia 06 de novembro de 2024, na página do Programa (http://portal.utfpr.edu.br/site/ppgmat). Em caso de empate, terá preferência o candidato com maior idade.

8) Da lista divulgada, cabe recurso por meio de declaração de próprio punho dirigida ao PPGMAT e encaminhada para o e-mail sel-ppgmat-ld@utfpr.edu.br, entre os dias 07 e 08 de novembro de 2024. Caso haja recurso, o resultado será publicado no dia 11 de novembro de 2024, na página do Programa (http://portal.utfpr.edu.br/site/ppgmat).

 

VIII. DA ANÁLISE DE PROJETO DE PESQUISA E ARGUIÇÃO

 

1) Para os candidatos classificados na Prova sobre Ensino de Matemática até a posição de número 40 na ampla concorrência; até a posição de número 10 para pessoas autodeclaradas negras; até a posição 3 para pessoas autodeclaradas indígenas; até a posição 3 para PcD, será realizada a etapa de Análise de Projeto de Pesquisa e Arguição.

2) Na Análise de Projeto de Pesquisa serão avaliadas:

i) correções sintática e ortográfica de acordo com as normas da Língua Portuguesa;

ii) coerência entre o Projeto de Pesquisa e a proposta de Produto Educacional;

iii) consistência da fundamentação teórica;

iv) adequação dos procedimentos metodológicos.

3) A Arguição será referente ao Projeto de Pesquisa e ao Memorial Descritivo. Na Arguição será avaliada a habilidade do candidato de defesa do Projeto de Pesquisa e do Memorial Descritivo por ele enviados no momento da inscrição para a seleção.

4) A Arguição será realizada de modo remoto síncrono (online) e por videoconferência. Informações sobre o horário e o acesso serão divulgadas no dia 11 de novembro de 2024 na página do Programa (http://portal.utfpr.edu.br/site/ppgmat).

5) A Arguição será realizada entre os dias 12 e 22 de novembro de 2024. A conexão com a Internet necessária para acessar o ambiente virtual em que será realizada a Arguição é de responsabilidade do candidato.

6) O candidato, no momento da Arguição, deverá ficar ciente que a seção de Arguição será gravada, para uso exclusivo do Exame de Seleção.

7) Esta etapa será avaliada por, pelo menos, três docentes do Programa, que atribuirão nota de 0 (zero) a 10 (dez) para o Projeto de Pesquisa e nota de 0 (zero) a 10 (dez) para a Arguição, sendo consideradas as médias das notas por eles atribuídas.

8) A nota desta etapa será a média dos itens avaliados, sendo considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota mínima 6 (seis).

9) A lista dos candidatos aprovados nesta etapa será divulgada no dia 03 de dezembro de 2024, na página do Programa (http://portal.utfpr.edu.br/site/ppgmat).

10) Da lista divulgada, cabe recurso por meio de declaração de próprio punho dirigida ao PPGMAT e encaminhada para o e-mail sel-ppgmat-ld@utfpr.edu.br, entre os dias 04 e 05 de dezembro de 2024. Caso haja recurso, o resultado será publicado no dia 06 de dezembro de 2024, na página do Programa (http://portal.utfpr.edu.br/site/ppgmat).

 

IX. DA ANÁLISE DE CURRÍCULO

 

1) A Análise de Currículo terá caráter classificatório e será realizada de acordo com a pontuação estabelecida no Anexo IV.

2) A pontuação de cada candidato será computada pela Comissão de Seleção a partir dos documentos comprobatórios que deverão ser encaminhados no momento da inscrição, conforme orientações do item V.2.b.iv deste Edital.

3) Para efeito de computação da nota final, na Análise de Currículo será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez).

4) A classificação na Análise de Currículo será considerada pela Comissão de Bolsas do programa para compor o cadastro reserva de discentes para implementação de eventuais bolsas, de acordo com resolução específica do programa.

 

X. DO RESULTADO

 

1) A nota final do candidato será a média ponderada das etapas descritas no item (1) da Seção VI deste Edital, sendo que será atribuído peso 1 para as etapas (i) e (iii) e peso 2 para a etapa (ii).

2) O resultado com os candidatos aprovados será homologado pelo Colegiado do PPGMAT e divulgado, na página do Programa (http://portal.utfpr.edu.br/site/ppgmat), no dia 11 de dezembro de 2024.

 

XI. DA MATRÍCULA

 

1) Os candidatos aprovados deverão aguardar instruções da coordenação do curso, que serão enviadas para o e-mail apresentado no ato de inscrição, sobre o período de matrícula e o calendário para o ano de 2025. Caso o candidato não receba e-mail com as informações até 16 de dezembro de 2024, deve entrar em contato pelo e-mail ppgmat-ld@utfpr.edu.br.

2) Caso haja desistência de algum candidato, poderá ser convocado o próximo candidato classificado segundo o resultado final.

3) O candidato que não efetuar a matrícula na data estabelecida perderá o direito à vaga.

4) O candidato que realizar sua matrícula formal no Programa se tornará Aluno Regular.

5) Para a realização da matrícula, os candidatos aprovados deverão apresentar, na secretaria do programa em período determinado pela coordenação, a documentação original (ou cópia autenticada) descrita no item V.2.b.iv deste edital. A secretaria fará a conferência da documentação e a emissão de despacho de autenticidade e os documentos ficarão armazenados no processo SEI deste edital de seleção. O discente que não realizar o procedimento de conferência no ato de matrícula será impossibilitado de ingressar no curso.

 

XII. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

 

1) As informações prestadas na inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão de Seleção do direito de cancelar ou indeferir a inscrição, se forem verificadas informações incorretas, incompletas ou se o candidato não se enquadrar nas condições estabelecidas neste Edital.

2) Ao se inscrever, o candidato aceita as condições e as normas estabelecidas neste Edital, delas não podendo alegar desconhecimento.

3) Após o ingresso como Aluno Regular, o candidato deverá se atentar às condições para realização e conclusão do curso, presentes no Regulamento Interno do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.

4) O Aluno Regular terá o prazo de 12 (doze) meses, contados a partir da data de matrícula, para comprovar a proficiência em Língua Inglesa, conforme Resolução Específica do PPGMAT.

5) Os Alunos Regulares terão a opção de realizar o exame de proficiência em Língua Inglesa a ser oferecido pelo PPGMAT no primeiro mês de aula, em data e horário a serem divulgados.

6) Casos omissos no presente Edital serão resolvidos Colegiado do PPGMAT.

7) O foro da Comarca de Londrina da Justiça Federal será o órgão competente para dirimir questões do edital não solucionadas administrativamente.

8) Este edital está publicado na página do Programa (http://portal.utfpr.edu.br/site/ppgmat) e no Boletim de Serviços da UTFPR.

 

XIII. DO CRONOGRAMA

 

O processo seletivo para ingresso como Aluno Regular no curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática – PPGMAT obedecerá ao seguinte cronograma:

 

20/08/2024

Lançamento do Edital de Seleção (na página do PPGMAT)

05/09/2024 a 08/10/2024

Inscrições

15/10/2024

Resultado da homologação das inscrições (na página do PPGMAT)

16/10/2024 a 17/10/2024

Pedido de recursos para inscrições não homologadas

18/10/2024

Resultado dos pedidos de recurso para inscrições, se houver (na página do PPGMAT)

31/10/2024

Prova Escrita sobre Ensino de Matemática

06/11/2024

Divulgação dos candidatos convocados para Arguição acerca do Projeto de Pesquisa e do Memorial Descritivo.

07/11/2024 a 08/11/2024

Pedidos de Recursos para candidatos não convocados para Arguição acerca do Projeto de Pesquisa e do memorial Descritivo.

11/11/2024

Resultado dos pedidos de recurso e divulgação dos horários de Arguição do Projeto de Pesquisa e Memorial Descritivo

12/11/2024 a 22/11/2024

Arguição do Projeto de Pesquisa e Memorial Descritivo

03/12/2024

Divulgação dos candidatos aprovados na Análise de Currículo, Arguição do Projeto de Pesquisa e Memorial Descritivo

04/12/2024 e 05/12/2024

Pedido de recursos para candidatos não aprovados na Análise de Currículo, Arguição do Projeto de Pesquisa e Memorial Descritivo

06/12/2024

Resultado dos pedidos de recurso, se houver (na página do PPGMAT)

11/12/2024

Divulgação do resultado final dos aprovados (na página do PPGMAT)

 

Londrina, 20 de agosto de 2024.

 

 

Direção Geral do campus Cornélio Procópio

 

Direção Geral do campus Londrina

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JADER OTAVIO DALTO, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 19/08/2024, às 16:26, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) JOSE AUGUSTO FABRI, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 19/08/2024, às 17:03, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SIDNEY ALVES LOURENCO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 19/08/2024, às 18:40, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 4350058 e o código CRC (and the CRC code) 735A7B21.



Anexo I

Roteiro para elaboração do Projeto de Pesquisa

 

O Projeto de Pesquisa deve ser escrito pelo próprio candidato, sendo desclassificado do processo seletivo aquele que copiar textos de outras pessoas, sem a devida citação da fonte.

 

Na capa do Projeto de Pesquisa, devem constar a identificação do candidato, o título do Projeto de Pesquisa e três palavras-chave.

 

O Projeto de Pesquisa deve ser escrito em página formato A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, contendo até oito páginas, incluindo a capa.

 

A estrutura do Projeto de Pesquisa deve conter: introdução (com contextualização do tema, justificativa, problema e objetivo), breve fundamentação teórica, procedimentos metodológicos, resultados esperados e referências.

 

O Projeto de Pesquisa deve atender à proposta do PPGMAT, prevendo a elaboração e/ou aplicação de um Produto Educacional em situações reais. Um Produto Educacional é caracterizado por um instrumento didático-pedagógico que visa auxiliar o trabalho docente. Algumas possibilidades de Produto Educacional são: mídias educacionais; protótipos educacionais e materiais para atividades experimentais; propostas de ensino; material textual (livros didáticos ou paradidáticos e outros); materiais interativos; atividades de extensão (cursos, oficinas e outros); e desenvolvimento de aplicativos.

 

Os itens referentes ao Projeto de Pesquisa avaliados serão:

 

correção sintática e ortográfica de acordo com as normas da Língua Portuguesa;

coerência entre o Projeto de Pesquisa e a proposta de Produto Educacional;

consistência da fundamentação teórica;

adequação dos procedimentos metodológicos;

defesa do Projeto de Pesquisa e da proposta de Produto Educacional.

 

 

 

Anexo II

Roteiro para elaboração do Memorial Descritivo

 

O Memorial Descritivo deve ser escrito pelo próprio candidato, sendo desclassificado do processo seletivo aquele que copiar textos de outras pessoas, sem a devida citação da fonte.

 

O Memorial Descritivo compreende uma breve exposição, pelo candidato, de modo analítico e crítico, de atividades desenvolvidas no âmbito acadêmico e profissional e de suas expectativas futuras. A escrita é livre – tanto no que se refere à estrutura do texto e ao estilo adotado –, não podendo ultrapassar o limite de cinco páginas (em página formato A4).

 

 

Anexo III

Referências recomendadas para a Prova de Ensino de Matemática

 

No caso de candidatos que tenham solicitado a prova para “Graduados em Matemática”, as questões poderão abordar tópicos de Matemática do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; e os candidatos que tenham solicitado a prova para “Graduados habilitados para o exercício da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, as questões poderão abordar tópicos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Adicionalmente, devem ser considerados os itens elencados no Quadro II como bibliografia recomendada.

 

Quadro II - Bibliografia recomendada para a Prova de Ensino de Matemática

Graduados em Matemática

AGUILAR JÚNIOR, C. A.; SILVA, F. O.; MOURAD, A. A. A.; MOTTA, R. G. DE A. Avaliação das aprendizagens e Feedback: uma experiência investigativa em sala de aula remota. Revista de Educação Matemática, v. 19, p. e022037, 2022. Disponível em https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/667. Acesso em 16 ago. 2022.

 

AZEVEDO, G. T.; MALTEMPI, M. V. Processo de Aprendizagem de Matemática à luz das Metodologias Ativas e do Pensamento Computacional. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, 2020. Disponível em https://doi.org/10.1590/1516-731320200061 Acesso em 16 ago. 2022.

 

MENDES, M. T.; JUSTULIN, A. M. (Org.). Produtos educacionais e resultados de pesquisas em Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2021. Disponível em: https://issuu.com/lfeditorial/docs/produtos_educacionais. Acesso em 23 de agosto de 2021.

 

 

Graduados habilitados para o exercício da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental

MENDES, M. T.; JUSTULIN, A. M. (Org.). Produtos educacionais e resultados de pesquisas em Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2021. Disponível em: https://issuu.com/lfeditorial/docs/produtos_educacionais. Acesso em 23 de agosto de 2021.

 

SERRAZINA, L. Aprender Matemática com Compreensão: Raciocínio Matemático E Ensino Exploratório. Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. v. 12, n 3. P. 1-19, 2021. Disponível em https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250302. Acesso em 16 de agosto de 2022.

 

SILVA, J. A.; BRAZ, G.; CARDOSO, I. F. Análise de Atividades Envolvendo Estimativa em Livros Didáticos dos Anos Iniciais. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 12, n. 3, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250565/pdf. Acesso em 16 de agosto de 2022.

 

 

Anexo IV

Tabela de pontuação para Análise de Currículo*

 

Descrição da atividade

Pontos

1. Trabalhos completos e/ou resumos publicados em anais de eventos (atividades realizadas a partir de 2019).

1.1 Trabalhos completos e/ou resumos publicados em anais de eventos

 

(Máximo 5 pontos)

Internacional

1,5

Nacional

1,0

Regional

0,5

2. Produção científica e tecnológica (atividades realizadas a partir de 2019).

2.1 Artigos publicados em periódicos científicos listados no Qualis Capes (2017-2020).

A1

10

A2

9

A3

8

A4

7

B1

5

B2

4

B3

3

B4

2

B5

1

C

0,5

2.2 Artigo publicado em periódico científico (com ISSN) não listado no Qualis Capes (2017-2020).

Internacional

1

Nacional

0,5

2.3 Capítulo em livro científico internacional

6

2.4 Livro científico internacional

10

2.5 Capítulo em livro científico nacional com ISSN

4

2.6 Livro científico nacional com ISSN

8

3. Atividades de iniciação científica, iniciação à docência, residência pedagógica, ensino ou extensão e pós-graduação lato sensu

3.1 Atividades de iniciação científica, iniciação à docência, residência pedagógica, ensino ou extensão, comprovadas por declaração do orientador ou da instituição

(Máximo 10 pontos)

2 (por semestre)

3.2 Pós-graduação lato sensu em áreas afins ao PPGMAT

(Máximo 10 pontos)

5 (por curso)

4. Experiência profissional

4.1 Experiência profissional: docência

(Máximo 10 pontos)

1 (por ano)

* Na comprovação dos itens 1 e 2 não é preciso apresentar cópia da produção completa. Basta apresentar a primeira página do artigo e/ou informações do livro que contenha as informações relevantes (p. ex., nome da revista - ISSN, autores, afiliação, data de publicação).

Anexo V

Modelo de Formulário de Autodeclaração

 

 

 

FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO

 

 

Nome:

 

Inscrição:

 

Declaro ser negro(a) de cor preta ou parda e assumo a opção de concorrer às vagas reservadas para negros(as), de acordo com os critérios e procedimentos inerentes à Resolução COPPG/UTFPR nº 68, de dezembro de 2021 e Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022. As informações prestadas nesta declaração são de minha inteira responsabilidade, estando ciente que poderei responder criminalmente no caso de falsidade.

 

 

 

..... de ................. de 2024

 

 

 

 

 

_____________________________

 

Assinatura do(a) Candidato(a)

 


Referência: Processo nº 23064.034444/2024-85 SEI nº 4350058